enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarTrocar liquido radiador Botaof12
 

 Trocar liquido radiador

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Trocar liquido radiador Empty
MensagemAssunto: Trocar liquido radiador   Trocar liquido radiador EmptyDom Abr 12, 2015 1:23 pm

Ora bem, tive um furo num dos tubos e está resolvido, no entanto para experimentar usei água.

Agora quero trocar a água do circuito pelo líquido, a mota é uma Suzuki drz400.

O tubo em y que apanha o fundo dos 2 vasos do radiador e junta para o motor não me dava muito jeito tirar.. qual tubo posso tirar para conseguir tirar a água do sistema e voltar a encher com líquido?

Desde já agradeço a ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Trocar liquido radiador Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar liquido radiador   Trocar liquido radiador EmptyDom Abr 12, 2015 7:35 pm

Boas

As imagens que por vezes valem mais que 1000 palavras e o incrível é que no mundo da "net" há sempre um bacano que mostra que se fazem as coisas que temos dúvidas scratch .

https://www.youtube.com/watch?v=lH5Jo6P5iYM

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Trocar liquido radiador Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar liquido radiador   Trocar liquido radiador EmptySeg Abr 13, 2015 9:47 am

Bem pensado, por acaso não me lembrei de procurar lá, há uns meses já tinha pesquisado algumas coisas, mas com tanto que fazer um gajo esquece-se das coisas mais básicas.


No entanto nesse video o gajo refere que para esvaziar os radiadores é preciso inclinar a mota (coisa que ele não faz no video), consegues explicar melhor essa manobra ou não é necessário?

Da outra vez quando tirei o líquiado foi mesmo desapertando e desencaixando o tubo que encaixa na peça onde ele tira o parafuso.

Outra questão curiosa é aquele parafuso para libertar a pressão, por acaso creio que já reparei numa coisa do estilo no radiador da minha, mas isso significa que o circuito de refrigeração é fechado e não deita fora quando aquece se se andar com líquido em excesso como nos carros, isto não é perigoso? Question


Abraço, e agradecido pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Trocar liquido radiador Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar liquido radiador   Trocar liquido radiador EmptySeg Abr 13, 2015 1:05 pm

Boas

A forma mais correta é como ele faz no video, isso de inclinar é um pormenor que só vai facilitar em retirar mais liquido usado (o que fica dentro da bomba no motor)
Quanto ao parafuso, isso significa que o fabricante acha necessário um respiro para facilitar a saída de todo o liquido usado, isto porque a pressão atmosférica ajuda nesse aspecto. Por exemplo, para retirar o liquido do radiador convém tirar a tampa, facilita bastante o vazamento, no caso da tua além de retirar a tampa o respiro deve ser usado para facilitar.
Agora o teu circuito é igualzinho a todos os outros, só que no caso da tua, quando ferve o liquido vai para o vazo expansor e não se perde.
Na questão do vazo expansor (deposito) verifica se também tem água, se tiver convém vazar. Depois ao colocar o novo liquido basta colocares ao nível entre o mínimo e máximo do deposito e não precisas de fazer mais nada.
Pelo processo que fazes não garantes de todo que o liquido seja todo retirado do circuito, como tens água lá dentro e de certeza água mineral (destilada não tem tanto problema) convém retirar toda, pois a sua capacidade corrosiva acaba por causar danos no circuito de refrigeração.

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Trocar liquido radiador Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar liquido radiador   Trocar liquido radiador EmptySeg Abr 13, 2015 1:53 pm

Obrigado pela explicação mais detalhada Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
 
Trocar liquido radiador
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Radiador
» LIquido de refrigeraão
» Liquido anticongelante DRZ 400
» Escorrimento Liquido Anti-congelante kTM 250 SX-F 2008
» Radiador

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: