Boas
Essa questão dos óleos deixa muita gente confusa, no entanto com um bocado de bom censo até é fácil.
Quanto a questão de sintético semi ou mineral depende um bocado da utilização que dás a mota.
Por exemplo se a usas para deslocações diárias pouco exigentes a nível de rotação, um mineral chega, para enduro um semi chega, para altas rotações constantes, tipo motocross ou super motard um sintético sem dúvida.
Agora claro se quiseres usar um sintético e andas na estrada ou fazes enduro, o motor agradece pois estragar não estraga bem pelo contrário.
Tem atenção é a graduação do óleo, que no teu caso deve ser um 10/40, e que seja indicado para embraiagens com a especificação JASO MA. No caso de motas com caixa de velocidades e embraiagem separada do motor esta questão não se pôem, o que não é o teu caso.
Lembrar que a graduação do óleo deve ser escolhida mediante a temperatura ambiente que custumamos utilizar a mota.
Em climas quentes utilizar graduações altas e em climas frios utilizar graduações baixas.
No nosso clima temperado, um 10/40 serve perfeitamente, no entanto um 100% sintetico por norma tem graduações mais abrangentes tipo 10/50 ou 5/40, que também se adecuam ao nosso clima.
Vê este link que tem excelentes preços em óleos de qualidade: http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Categories/%22Acess%C3%B3rios%20Moto%22/Oleos/4_Tempos
Fui