enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarProteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Botaof12
 

 Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?

Ir para baixo 
+7
Diabolicus Engineering
ToNiC
racdias
fabio_tmr
Bernstein
ArTuRiX
piruças
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
piruças
Promoção
Promoção



Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/01/2014

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySeg Jan 13, 2014 11:56 pm

neste meu regresso às motos de terra, estou a investir nas proteções para poder andar mais descansado e, para além de umas boas botas, comprei uma proteção cervical Alpinestars BNS SB.

pensava usar a BNS com o meu colete integral  mas acontece que não são compatíveis: se usar por cima do colete, a frente do "colar" fica muito alta e prende-me o capacete; se usar por baixo por baixo do colete, levanta a traseira e prende também o capacete.

há aqui alguém a usar estes "colares"? como fazem/fizeram em relação ao colete?

eu queria ver se evitava estar a arrancar partes da proteção das costas ao colete para poder enfiar o "colar", mas também não me apetece muito estar a gastar mais quase 200eur num colete específico e compatível com a BNS...

a proteção cervical é esta:

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Alpinestars_bionic_neck_support_sb
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 11:17 am

Sim nos sabemos qual é a cervical!! E qual é o colete??
Essa cervical vai ser difícil porque a protençao das costas tem umas cenas altas logo no inicio o que vai fazer que por dentro do colete o mesmo fique muito para fora e logo vai te dar mau posicionamento do mesmo ou a frente ou a traz! Acho que será a frente...
O colete não alarga um bocadinho na zona do pescoço???
Ou espera por alguem que tenha um igual que diga que colete usa...
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 12:42 pm

piruças escreveu:
comprei uma proteção cervical Alpinestars BNS SB.

Eu acho essas proteções cervicais perigosas.

Já procurei, exaustivamente, na Net, testes independentes, estudos, ensaios, etc, sobre esse tipo de proteções cervicais rigidas, mas não encontrei absolutamente nada.

Encontro explicações dos pps fabricantes, que dizem, obviamente, que é muito seguro

Agora estudos independentes...  nada !


Já tive uma ao pescoço, (era pra a comprar), muito parecida com essa, a Alpinestars Bionic:

http://www.fc-moto.de/Alpinestars-Bionic-Neck-Suppert-SB/pt


Mas não me atrevi a ir andar de mota com ela


Acho preferível as proteções tipo "Donut" em espuma compacta

Penso que dão mais proteção em caso de hiperextensão, hiperlateralização, e hiperflexão

No caso desta Bionic, o apoio posterior permite ainda uma grande extensao do pescoço, o apoio lateral é pequeno, e o apoio anterior é quase inesistente. (sim, eu sei que o pescoço é feito pra fletir prá frente, mas se for muito rápido, algum apoio é bem vindo...)


A outra questão é andar aos saltos de mota com uma peça de plastico rigido à volta do pescoço...

Em caso de impacto a pp proteção pode causar lesões, enquanto uma rodela de esponja não causa lesões de certeza absoluta.


Gostava era de ver uns testes com Crash Test Dummies, mas não há nada...
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 12:51 pm

Eu percebo, tenho Brace leatt e esponja, e é melhor que não usar nada, e a mim o Brace Leatt penso piamente que ja me salvou de problemas numa queda, sei que faz lesões nas costelas num grande impacto mas o principal é a coluna e isso já me safou... não me lembro o nome do piloto que gerou estes sistemas mas se veres o video foi um salto pequenino e sem grande velocidade e a consequência foi a morte, acho que me sinto muito mais protegido, mas também gostaria de ver mais testes...
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 1:03 pm

ArTuRiX escreveu:
tenho Brace leatt e esponja

não percebi bem:

tens 2 proteções: um Leatt Brace, e uma proteção de espuma, certo ?

Costumas andar com qual delas ?
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_tmr
Promoção
Promoção
fabio_tmr


Mensagens : 83
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 36
Localização : Tomar

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 1:13 pm

A questão de usar estes cervicais é que a maior parte do pessoal não usa nada devido ao desconforto das esponjas.
Eu só tenho esponja mas aquilo já chateia, pois já caí várias vezes (uma delas este fim de semana) porque em subidas ou descidas não consigo levantar a cabeça para ver além da pala do capacete, e quando vejo os obstáculos já estou em cima deles e...  cabecada cens 
Outra desvantagem é que a esponja bloqueia bastante a entrada de ar no capacete, o que com este tempo faz embaciar os óculos num ápice, tornando impossível andar com eles (pelo menos os meus).
Assim que possa também compro um destes cervicais, no entanto também me parece que em casos extremos as esponjas (em especial as mais altas, como a minha, da Polisport) protejam de forma mais eficaz que estas. Tal como disse o Bernstein.
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 1:27 pm

fabio_tmr escreveu:
A questão de usar estes cervicais é que a maior parte do pessoal não usa nada devido ao desconforto das esponjas.

Tem graça, eu sinto-me extremamente confortavel com a esponja !

Um destes fins de semana, esqueci-me dela, e tive que voltar a casa, que sentia-me completamente desprotejido em cima da mota !

Acho que só pensava: "se vou ao chão parto o pescoço..."


fabio_tmr escreveu:
em subidas ou descidas não consigo levantar a cabeça para ver além da pala do capacete, e quando vejo os obstáculos já estou em cima deles

Eu tenho 2 esponjas, e já decorei com qual equipamento devo usar cada uma: com o casaco Alpinestars uso a da Polisort, com o da Hein Gerike uso a da Hebo, se andar só com camisola uso tb a Hebo

ao fim de pouco tempo decoramos a melhor maneira de as emparelhar com tal blusão, ou tal capacete

como são baratas não me arruinou comprar duas, (até pq uma comprei aqui usada no Forum)


fabio_tmr escreveu:
a esponja bloqueia bastante a entrada de ar no capacete, o que com este tempo faz embaciar os óculos num ápice, tornando impossível andar com eles (pelo menos os meus).

Olha, isso é que nc me aconteceu, nem nc tinha ouvido falar, p.ex. de outras pessoas que usam esponjas
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 1:49 pm

Eu uso Brace leatt claro! A esponja deixei para a minha namorada de moto4... só pelas duvidas hihiihihhiihii Twisted Evil

Eu não sinto desconforto nenhum com Brace mas claro limita os movimentos mas só na serra é que pode ser lixado mas é habito só, quanto a esponja dei-me pior é como dizes é um desatino a mim até rodava a volta do pescoço tinha de apertar bem mais, mesmo assim fugia, mas já vi umas da UFO muito superiores e ergonómicas mas ja vão para os 70€!!! este da Alpinestar ainda incomoda menos... Gosto muito do Atlas porque para lavar é muito superior, só que a traz não há coletes tem de ser por baixo e eu tenho o da Leatt próprio...


Última edição por ArTuRiX em Ter Jan 14, 2014 1:56 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 1:53 pm

ArTuRiX escreveu:
Eu uso Brace leatt claro! A esponja deixei para a minha namorada de moto4... só pelas duvidas hihiihihhiihii Twisted Evil 

Tás a ver... se ela for da minha opinião, vai achar que foste simpático em dar o mais seguro a ela, e ficar para ti com o mais perigoso... é bem !
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_tmr
Promoção
Promoção
fabio_tmr


Mensagens : 83
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 36
Localização : Tomar

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 2:23 pm

Bernstein escreveu:

Um destes fins de semana, esqueci-me dela, e tive que voltar a casa, que sentia-me completamente desprotejido em cima da mota !

Acho que só pensava: "se vou ao chão parto o pescoço..."

Penso exactamente o mesmo!
Nunca saí de casa sem ela e apesar do desconforto de a usar, sinto-me ainda mais desconfortável se não a levar.

Tenho então de experimentar uma com uma esponja mais baixa, porque se calhar tenho o pescoço um pouco mais curto que o normal, ou não sei... Antes de investir centenas de euros vou testar uma esponja diferente. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
piruças
Promoção
Promoção



Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/01/2014

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 9:48 pm

ArTuRiX escreveu:
Sim nos sabemos qual é a cervical!! E qual é o colete??
Essa cervical vai ser difícil porque a protençao das costas tem umas cenas altas logo no inicio o que vai fazer que por dentro do colete o mesmo fique muito para fora e logo vai te dar mau posicionamento do mesmo ou a frente ou a traz! Acho que será a frente...
O colete não alarga um bocadinho na zona do pescoço???
Ou espera por alguem que tenha um igual que diga que colete usa...

o colete é o Acerbis Koerta:

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? ACERBISKOERTA

já o tenho há uns 6 ou 7 anos e comprei-o quando andava no downhill de bicicleta.
o colete em si é até bastante completo em termos de proteção e também o considero confortável por isso tenho uma certa pena que não dê com a BNS.
Ir para o topo Ir para baixo
piruças
Promoção
Promoção



Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/01/2014

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyTer Jan 14, 2014 10:07 pm

Bernstein escreveu:
piruças escreveu:
comprei uma proteção cervical Alpinestars BNS SB.

Eu acho essas proteções cervicais perigosas.

Já procurei, exaustivamente, na Net, testes independentes, estudos, ensaios, etc, sobre esse tipo de proteções cervicais rigidas, mas não encontrei absolutamente nada.

Encontro explicações dos pps fabricantes, que dizem, obviamente, que é muito seguro

Agora estudos independentes...  nada !


Já tive uma ao pescoço, (era pra a comprar), muito parecida com essa, a Alpinestars Bionic:

http://www.fc-moto.de/Alpinestars-Bionic-Neck-Suppert-SB/pt


Mas não me atrevi a ir andar de mota com ela


Acho preferível as proteções tipo "Donut" em espuma compacta

Penso que dão mais proteção em caso de hiperextensão, hiperlateralização, e hiperflexão

No caso desta Bionic, o apoio posterior permite ainda uma grande extensao do pescoço, o apoio lateral é pequeno, e o apoio anterior é quase inesistente. (sim, eu sei que o pescoço é feito pra fletir prá frente, mas se for muito rápido, algum apoio é bem vindo...)


A outra questão é andar aos saltos de mota com uma peça de plastico rigido à volta do pescoço...

Em caso de impacto a pp proteção pode causar lesões, enquanto uma rodela de esponja não causa lesões de certeza absoluta.


Gostava era de ver uns testes com Crash Test Dummies, mas não há nada...

esta proteção é precisamente a Alpinestars Bionic -> B(ionic) N(eck) S(upport) S(pecial) Blend) = BNS SB.

as proteções cervicais não pretendem dar apoio ao pescoço. o propósito delas é evitar que o pescoço sofra uma hiper-extensão em caso de queda, com tudo de mau que isso pode significar.

no meu caso, que sou bastante "volumoso" e uso tamanhos grandes, comprei a BNS SB em XL, o maior tamanho disponível.
de acordo com os esquemas que há pela net, o tamanho é o adequado para mim e efetivamente poisa de forma natural no peito e nas costas, tal como se pretende.

se não tiver o colete e for só com o jersey, a BNS encaixa perfeitamente nas clavículas e em redor do pescoço e fica a uma distância do capacete que, à partida, faz parecer que nada faz mas, se "forçar" o pescoço (sem criar desconforto, claro!) o capacete bate mesmo na BNS, o que me leva a crer que em caso de queda irá funcionar bem e evitar males maiores.

partindo do princípio que, seja qual for o colete que vou usar, irá sempre haver alguns centrímetros a mais em altura por cima dos ombros, a BNS irá ficar mais perto do capacete e, teoricamente, irá funcionar ainda melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyQua Jan 15, 2014 8:45 am

fabio_tmr escreveu:
Tenho então de experimentar uma com uma esponja mais baixa, porque se calhar tenho o pescoço um pouco mais curto que o normal, ou não sei...

Tens que experimenta outras de modo a sentires conforto.
É claro que o rodar da cabeça não é tão fácil como andar sem nada, mas isso é com todas


fabio_tmr escreveu:
Antes de investir centenas de euros vou testar uma esponja diferente. Smile

São assim tão caras ??? (EDIT: já tive a ver custam 250€)
A Alpinestars Bionic que tive em casa custava-me 100€, e era nova !
Quem a mandou vir é um rapaz pequeno, e comprou a M, e aquilo ficava-lhe a dançar, mm ajustado no minimo, e não a usou.
Ir para o topo Ir para baixo
racdias
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/03/2014

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySeg Mar 03, 2014 4:36 pm

eu quero comprar uma cervical mas com tanta escolha não sei qual a melhor para se usar com um colete integral . o meu é da adrenaline.

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Xt6rp
Ir para o topo Ir para baixo
ToNiC
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/05/2010

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyQua Mar 05, 2014 3:00 pm

Tenho um Leat Brace e não dispenso o uso quer em enduro quer em DH em btt.
Que me lembre já o senti a "funcionar" 2 vezes...

Acho que não devem comparar as esponjas com uma protecção cervical.
Aterrem de cabeça e vejam se a esponja protege alguma coisa em termos de hiperextensão do pescoço.

Na minha opinião a esponja é só para aumentar o conforto dimuindo o cansaço no pescoço.
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyQui Mar 06, 2014 3:48 pm

Boas
Eu respeito todas as opiniões e cada um sabe de si, mas considero o Brace Leatt(ou o Alpinestar ou outros) essencial!!!
a esponja também, é diferente, mas é melhor que nada, isso é que não faço...
Sobre o colete esse drenaline eu tive um e não vais ter como usar cervical, porque a trás é fácil e dá, pões por baixo do colete junto as costas, o problema é a frente bate nos plásticos do peito do colete e ficas sem poder mexer a cabeça e não dá para por baixo também!!!! E quase todos são assim!!
A única que dá é as tipo esponja, a UFO tem uma muito boa, pequena e faz o contorno do corpo por exemplo... Não tens ninguém que te empreste um? isso é que era bom mas quase 100% que com esse nao vai dar!
Ir para o topo Ir para baixo
Diabolicus Engineering
Promoção
Promoção
Diabolicus Engineering


Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/02/2014
Localização : Ponte de Lima

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySáb Mar 08, 2014 2:43 pm

Leatt Brace, é caro mas não há melhor no que toca a protecção para a coluna.
Em seguida as da EVS mas uns furos abaixo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.diabolicus.pt
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySáb Mar 08, 2014 7:15 pm

Diabolicus Engineering escreveu:
Leatt Brace, é caro mas não há melhor no que toca a protecção para a coluna.
Em seguida as da EVS mas uns furos abaixo.


Diz-me uma coisa:

fazes essas afirmações com tanta certeza, baseando-te em quê ??

Em que é que te fundamentas ?

Em que estudos, em que testes, em que ensaios ?

É que eu continuo à procura, pq é um assunto que me interessa imenso, e não encontro nada !

É que se não te baseias em nada, mas apenas na tua opinião, penso que deverias dizer "na minha opinião", ou "eu acho que", ou "eu penso que", ou qlq coisa do género.
Ir para o topo Ir para baixo
Diabolicus Engineering
Promoção
Promoção
Diabolicus Engineering


Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/02/2014
Localização : Ponte de Lima

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySáb Mar 08, 2014 9:23 pm

Bernstein, deste tipo de equipamento, falo por experiência própria, já os experimentei e porque aconselho todos os nossos pilotos do karting a utilizá-lo.

Eu entendo que ainda assim não é suficientemente forte o argumento para ti, mas neste equipamento em específico, não considero estar enganado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.diabolicus.pt
ABrás
Verde
Verde
ABrás


Mensagens : 231
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : Alvaiázere

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySáb Mar 08, 2014 9:32 pm

Sou dos que não usa nenhum por enquanto, realmente ainda não li nada que prove que uns sao melhores que o outro, para mim é estranho ter de andar com um molho de plástico à volta do pescoço, estou a ponderar um dos de esponja pequenos...
pelo youtube existem uns videos uns mais recentes que outros de testes...
https://www.youtube.com/watch?v=XO6PNMbsRKg

mas se são teste fiáveis ou não...era um bom estudo para uma das poucas revistas da modalidade fazerem...
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySáb Mar 08, 2014 10:01 pm

Diabolicus Engineering escreveu:
Bernstein, deste tipo de equipamento, falo por experiência própria, já os experimentei e porque aconselho todos os nossos pilotos do karting a utilizá-lo.

Eu entendo que ainda assim não é suficientemente forte o argumento para ti, mas neste equipamento em específico, não considero estar enganado

Uma vez um Homem sábio disse:

"Os perigosos não são os que procuram a verdade, são os que já a encontraram"


Então se o que estás a dizer não é baseado em qualquer estudo/teste, até porque não os há, mas apenas na tua opinião, experimenta começar as frases por "na minha opinião", ou "eu acho que", ou "eu penso que", que fica mais bonito.
Ir para o topo Ir para baixo
Diabolicus Engineering
Promoção
Promoção
Diabolicus Engineering


Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/02/2014
Localização : Ponte de Lima

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyDom Mar 09, 2014 9:13 am

A minha opinião é fundamentada num teste feito por mim Wink 

Foi lapso meu e da próxima não volta a acontecer a questão de não dizer, na minha opinião....

Mas não consideras o vídeo que foi aqui postado, bastante elucidativo?
Achas que a espuma faria aquele trabalho todo de absorção de energia/impacto?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.diabolicus.pt
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptyDom Mar 09, 2014 6:32 pm

Já tive oportunidade de expressar a minha opinião, neste Topico e em outros, e nem seria correcto para com os outros utilizadores estar a repetir.


Em relação ao Video. o video mostra aquilo que sabemos, e que nunca ninguem pos em causa: que é um dispositivo pra impedir movimentos excessivos do pescoço (pra usar linguagem simples e não termos médicos).


Mas o video é da autoria do fabricante do dispositivo, e mostra exactamente, o que ele quer que mostre.


Apresenta duas situações que nem me parecem ser muito usuais no enduro:

um impacto directo no capacete, (passar a grande velocidade debaixo duma arvore, e bater com a cabeça num ramo p.ex.),

e um abalroamento por trás, (pode acontecer, tb não me parece muito habitual).


E basta ler a discussão abaixo do video, no youtube, pra ver que há grandes duvidas, da utilização do protector em situações reais.

São sobretudo levantadas duvidas qt à possibilidade do dispositivo causar lesões, devido à sua estrutura rigida.

Enquanto não se fizerem testes, comparando diversos modelos, por entidades independentes, em situações padronizadas, com sensores de força no dumie, etc, etc, etc, apenas podemos conjecturar...


Fundamentar a nossa opinião num teste...  ok...  a gente na vida fundamenta as nossas opiniões naquilo que experimenta

Agora afirmar que existe uma hierarquia, que o melhor é o modelo "x", depois uns furos abaixo o modelo "y", e que o modelo "z" não presta ???

Com base em quê ??  Em UM teste ???  Acho que é ir longe demais.


Se eu acho que um protector de espuma faria o mesmo ?

A resposta mais honesta é: não sei

O que é que penso ?

Penso que até poderia proteger melhor, pois acho que a distancia que o capacete precorre até contactar o protector geralmente é menor, (mas pode ser maior...), que a energia é distribuida por uma superficie mais ampla, (mas tb pode ser menos ampla...),

e não tem partes rigidas, que possam transmitir essa energia, concentrando-a em superficies corporais pequenas, ou pior, que possam deformar ou partir, e causar ferimentos por contusão ou perfuração

Mas como dá bem pra ver, tenho muitas duvidas, e nenhumas certezas...
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySeg Mar 10, 2014 10:26 am

Bom, tenho de pesquisar eu?? hehehe
eu não precisei de testes bastou vestir um só (quase) isso bastou, e sentir nas quedas que já parti um, mas na altura também fiz pesquisa, e encontrei alguns e chegaram para me convencer!! Mas também basta ver a quantidade de pilotos que usa, será só por motivos comercias ou de marketing? Não me parece, mas é como digo, respeito todas as opiniões, mas eu não deixo de usar, sei que tem o problema de aleijar ou mesmo partir costelas numa queda grande por vários testes até mesmo da concorrência, mas protege o pescoço, prefiro partir a costela do que o pescoço...
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? Empty
MensagemAssunto: Re: Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?   Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral? EmptySeg Mar 10, 2014 12:38 pm

Ninguem ficou com a ideia que não não se deva usar proteções rigidas, pois não ?

Espero bem que não !!


Como disse acima:

"(...)nunca ninguem pos em causa: que é um dispositivo pra impedir movimentos excessivos do pescoço(...)"

A opção de não usar é, na minha opinião, um perigo !

As proteções rigidas defendem uma das zonas mais criticas do nosso corpo: o pescoço.


A única questão em que não há unanimidade, é que, na opinião de alguns, (entre os quais me encontro), há outro tipo de proteção cervical, as de espuma, que tb protegem a mesma zona, com a vantagem de não terem partes rigidas.


E que por mais, e melhores, que sejam as proteções, não há maneira de por ninguem invulnerável !
Até o Super-Homem tem a Kriptonite...
Ir para o topo Ir para baixo
 
Proteção cervical - quem usa? - por dentro ou por fora do colete integral?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vá para fora cá dentro...
» Colete proteçao interior
» COLETE INTEGRAL FOX Tam. M
» Colete integral
» COLETE INTEGRAL XL FOX c/fotos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Compras :: Geral-
Ir para: