enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarFerramentas para manutenção própria  Botaof12
 

 Ferramentas para manutenção própria

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Tiago_Monteiro
Promoção
Promoção



Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 45
Localização : Cascais

Ferramentas para manutenção própria  Empty
MensagemAssunto: Ferramentas para manutenção própria    Ferramentas para manutenção própria  EmptyQua Jan 08, 2014 1:23 pm



Viva malta,

Enquanto ando a reflectir sobre a substituição ou não da minha WR 400 de 99, com a qual até agora me sinto satisfeito, ando a pensar em adquirir algumas ferramentas que ajudam na manutenção de várias partes mecânicas.
Como não sou um gajo desajeitado e tendo muito jeitinho para a mecânica (que não envolva electónica...), sempre é uma ajuda para poupar e tornar a prática deste desporto que mais me fascina - e bendita a hora em que voltei ao enduro - mais acessível.

Precisava de saber onde comprar algumas ferramentas ou então se sabem de algum link em que ensinem como fazer. Tenho no meu trabalho acesso a todo o tipo de ferramentas, engenhos de furar industriais, torno, fresa CAD, e gravadora laser. É só saber o que fazer e que materiais usar.

Já fiz, a título de exemplo, uns batentes para instalar os retentores da suspensão da frente, e seguindo à risca o manual de oficina que tenho dela, ficou como nova, e com um funcionamento 5 estrelas, para o meu estilo de e nível de condução de momento.

Preciso de trocar rolamentos das rodas, e da caixa de direcção.

Alguém tem alguma dica?

Cumprimentos, e mais uma vez um bom ano a todos,

Tiago Monteiro





Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ferramentas para manutenção própria  Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramentas para manutenção própria    Ferramentas para manutenção própria  EmptyQua Jan 08, 2014 5:20 pm

Boas Tiago

Olha quanto a ferramentas eu costumo comprar já feitas, não assim tão caras e poupam muitos euros em tempo principalmente na intervenção.

Costumo comprar na Enduroportugalshop, praticamente arranjam em dois dias.

Quanto a ferramentas para trocar os rolamentos das rodas e caixa de direção, eu cá uso martelo e ponteiro de alumínio para retirar os velhos, e para colocar, umas caixas à medida pretendida e um martelo, sempre fiz assim e nunca tive problemas.

Mas se quiseres uns sites para veres umas coisas made in casa consulta os fóruns, Embarrados e 2y4t, pesquisa no google.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Ferramentas para manutenção própria  Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramentas para manutenção própria    Ferramentas para manutenção própria  EmptyQua Jan 08, 2014 9:29 pm

Tiago_Monteiro escreveu:
Já fiz, a título de exemplo, uns batentes para instalar os retentores da suspensão da frente


Como é que fizeste os batentes ?

Eu fiz estes que pus aqui neste Topico:

https://enduroportugal.forumeiros.com/t4998-ferramentas-pra-mudar-retentores#54868


São um bocado estranhos, mas já mudaram muitos retentores, de motas minhas e de amigos !
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago_Monteiro
Promoção
Promoção



Mensagens : 42
Data de inscrição : 23/04/2013
Idade : 45
Localização : Cascais

Ferramentas para manutenção própria  Empty
MensagemAssunto: resposta   Ferramentas para manutenção própria  EmptyQui Jan 09, 2014 9:01 am

Viva Bernstein,

Eu fiz o meu num torno. Está com um aspecto muito profissional e não danifica de modo algum as baínhas da suspensão ou os retentores pois foi tudo medido à centésima de milimetro. Smile

Se encontrar fotos da peça aqui neste pc faço um post.

Entretanto, procuro fazer uma cena para mudar os casquilhos da direcção e outra para reaplicar rolamentos novos (sem ser só à martelada).

Abraço,

Tiago
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Ferramentas para manutenção própria  Empty
MensagemAssunto: Re: Ferramentas para manutenção própria    Ferramentas para manutenção própria  EmptyQui Jan 09, 2014 9:03 pm

Se não te ajeitas com o martelo sempre podes usar uma prensa mecânica, tipo as que se usam para montar as caixas de direção das bicicletas. 
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ferramentas para manutenção própria
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Manutenção KTM
» Ajuda para manutencao de moto
» Filtro de ar manutençao
» Manutenção da Moto
» Ferramentas online de visualização de informação GPS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: