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 Técnica dá sempre jeito

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MensagemAssunto: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyDom Ago 16, 2009 9:46 pm

Este tópico serve para os mais sabidos em matérias de enduro e TT poção dar dicas ou explicar como se faz ...

Deixo aqui a minha duvida, passagem de canais de água ou ribeiros quando estes têm pedras qual o melhor método de os atravessar ?



Cump.
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyDom Ago 16, 2009 10:13 pm

Caro amigo, sinceramente acho que não haverá muita técnica nesta questão... Depende muito da largura do ribeiro, sua profundidade, tamanho das pedras, existencia de lodo, etc etc

Também conta muito o fisico do piloto e a sua forma de abordar a dificuldade.

Por exemplo o campeoníssimo Paulo Marques, devido à sua perna curta, tinha muitas dificuldades quando os rios eram mais largos e era normal vê-lo a sair da moto e levá-la à mão. Já o meu mestre Mendonça tinha aversão aos ribeiros e por isso falta de confiança. Como resultado entrava a medo e quase sempre acabava de cabeça dentro de água lol!

Se o ribeiro for estreito, +- igual ao comprimento da moto, acho que se deve entrar com confiança e aceleração, levantando a frente. Se alguma coisa acontecer o mais provável será caír já na outra margem e o objectivo principal será atingido, ou seja, não deixar afogar literalmente a moto.

Se for mais largo então será necessário ir com cuidado. Se as pernas forem longas, o ideal será ir em cima dela e se necessário equilibrar pondo os pé nas pedras, embora se escorregarmos temos o "caldo entornado". Se a perna for curta, então deve-se sair da moto e levá-la com o máximo de cuidado.

Acima de tudo não deixar cair a moto dentro de água, pois certamente temos o dia estragado!!!
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptySeg Ago 17, 2009 12:34 am

Obrigado pelas dicas nfreitas
Pode não ter muita técnica mas quando aparecer um obstáculo destes é um problema, também não gosto nada nada de ficar com os pés molhados Razz
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Set 01, 2009 4:30 pm

Uma dica muito importante..caso estejas num passeio e não em competição, ou seja tens tempo, e o ribeiro ou rio for largo para a outra margem..para antes de passares deixa arrefecer um pouco a mota , para não ter um choque termico muito forte, e de preferencia levanta os tubos de respiro se vires que vais andar uns metricos dentro de agua!! Smile Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptySeg Set 07, 2009 10:41 pm

Ora viva

Aqui fica uma sulução para os tubos:

Os tubos de respiro do carburador virados para cima muitas vezes não funciona…
Mas ha uma maneira de resolver esse problema.
Na saida do carburador onde começa os tubos de respiro metam um T e deixem uma ponta para baixo como de origem e a outra para cima debaixo do deposito.
Nunca mais vai abaixo a nao ser quando a agua passa para cima do filtro.

Quanto á tecnica para atravessar uma linha de agua não sei a melhor mas eu na duvida acelarava dirt dirt dirt

Pardal voa cobra rasteja
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQui Nov 19, 2009 2:28 pm

Boas...

Para subir picadas... Em pé ou sentado? Eu ajeito-me melhor sentado, mas não será mais eficaz de pé?

Dedos na manete... Eu custumo usar dois em cada manete, mas tenho visto pessoal que so usa um... Qual a vantagem?


Cpmts

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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQui Nov 19, 2009 4:17 pm

oskar85 escreveu:
Boas...

Para subir picadas... Em pé ou sentado? Eu ajeito-me melhor sentado, mas não será mais eficaz de pé?

Dedos na manete... Eu custumo usar dois em cada manete, mas tenho visto pessoal que so usa um... Qual a vantagem?


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eu para subir trialeiras de pedra ou das mais tecnicas, sempre a pe, e nao uso embraiagem , força no volante e enrola gaz.
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQui Nov 19, 2009 6:31 pm

oh Alfagt, isso do enrolar o gaz é quando tens essa hipotese. Se antes a subida tiveres alguma curva ou obstáculo lá se vai o gaz todo lol!

Caro jovem amigo, para se subir trialeiras a regra nº1 é tentar andar o máximo de tempo de pé, pois enquanto tiveres os pés bem fixos no patins terás a certeza que o máximo de peso estará sobre a roda de trás que é onde necessitas de tracção. Por outro lado, enquanto estiveres de pés poderás manter mais facilmente o equilibrio e ser "dono" da direcção. Experimenta e verás a diferença, pois logo que te sentas a tendência será tirar de imediato os pés dos patins. A partir desse ponto terás muito mais dificuldade em manter a direcção, a moto vai levar-te para onde quiser e terá de ser a acelerador e a embraiagem a fazer o trabalho de controlo da moto.

O único problema de fazer de pé é a força que é necessário fazere que rápidamente se acaba. De pé também é mais dificil fazer curvas apertadas, por isso se a trialeira for muito sinuosa já se torna mais dificil manter de pé.

Mas tenta ter sempre como principio nº1 manter os pés nos patins ok?

E não te esqueças de ver o máximo de filmes, como por exemplo o filme do Taddy que está postado aqui no forum. Vê como ele faz quase tudo de pé Wink
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQua Ago 18, 2010 11:27 pm

De facto andar o maximo tempo de pé é o melhor. Se fizerem um pouco de BTT, as pernas aguentam tudo. Para mim por vezes o problema são subidas pedregosas, com degraus e inclinadas, em que para se subir de pé e de seguida é necessário algum ritmo, que por vezes é um pouco rápido para a segurança que o terreno dá.

É como diz o freitas, sentas-te os pezinhos vão logo ao chão e apartir dai manda a burra. De pé, são as pernas que guiam a mota. Depois também é muito mais seguro andar de pé, controla-se melhor a mota nuam situação extrema. Com velocidade é proibido andar sentado, numa cangocha é chão na certa. Mas claro, falar é facil, no terreno são outros 5 Wink
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Set 13, 2011 1:41 am

É pá, se a distãncia fôr curta levanta bem a frente o suficiente para chegar ao outro lado sem apanhares uma molha nos óculos. se fôr uma distãncia longa...da-lhe gaz e faz áquaplanagem com o corpo bem para tráz...vais ver que é fixe!!! lol!

As vezes é isto que faço, menos a parte da áquaplanagem, que só faço em algumas possas de água com pouca altura, tanto curtas como longas.

Resumindo tens que tirar bem as medidas a cada ribeira, porque normalmente nao se vê o que está dentro de água e há sempre diferenças. Pessoalmente o que menos gosto é nao saber se a mota passa a ribeira toda sem se afogar!!

cump.
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 9:55 am

vou dar três exemplo e digam-me se a minha teoria está correcta Wink

- vou num caminho com alguma lama Razz se for sentado a bixa foge para onde ela quiser tanto a roda de trás com a roda da frente certo? então para ela não fugir basta ir em pé meio inclinado?

-vou numa descida cheia de pedras soltas o que devo fazer ir em pê e utilizar o travão de trás?
-e a subir a mesma cheia de pedras soltas como faço para não lhe perder o controlo?


ps:sou novo nisto desculpem se as perguntas são demasiado estúpidas mas este sábado passado foi andar e tive estes três situações e não sobe qual a melhor maneira para desfrutar mais da moto
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 10:05 am

_RM_ escreveu:
vou dar três exemplo e digam-me se a minha teoria está correcta Wink

- vou num caminho com alguma lama Razz se for sentado a bixa foge para onde ela quiser tanto a roda de trás com a roda da frente certo? então para ela não fugir basta ir em pé meio inclinado?

-vou numa descida cheia de pedras soltas o que devo fazer ir em pê e utilizar o travão de trás?
-e a subir a mesma cheia de pedras soltas como faço para não lhe perder o controlo?


ps:sou novo nisto desculpem se as perguntas são demasiado estúpidas mas este sábado passado foi andar e tive estes três situações e não sobe qual a melhor maneira para desfrutar mais da moto

Tudo sempre de pé hihihihi cheers

Numa descida nunca bloquear a roda de traz usar sempre mais o travão da frente e de pé com o cu mais a traz possível!!
A subir nao sei que moto usas mas faz toda de pé e em 2ª porque se usas a 1ª se precisares de dar gaz faz logo cavalo e perdes o controlo, resumindo sempre de pe em 2ª a dar-lhe gaz hihihihi
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 10:33 am

ArTuRiX escreveu:
_RM_ escreveu:
vou dar três exemplo e digam-me se a minha teoria está correcta Wink

- vou num caminho com alguma lama Razz se for sentado a bixa foge para onde ela quiser tanto a roda de trás com a roda da frente certo? então para ela não fugir basta ir em pé meio inclinado?

-vou numa descida cheia de pedras soltas o que devo fazer ir em pê e utilizar o travão de trás?
-e a subir a mesma cheia de pedras soltas como faço para não lhe perder o controlo?


ps:sou novo nisto desculpem se as perguntas são demasiado estúpidas mas este sábado passado foi andar e tive estes três situações e não sobe qual a melhor maneira para desfrutar mais da moto

Tudo sempre de pé hihihihi cheers

Numa descida nunca bloquear a roda de traz usar sempre mais o travão da frente e de pé com o cu mais a traz possível!!
A subir nao sei que moto usas mas faz toda de pé e em 2ª porque se usas a 1ª se precisares de dar gaz faz logo cavalo e perdes o controlo, resumindo sempre de pe em 2ª a dar-lhe gaz hihihihi


uso uma ktm 250 exc Razz

tenho um bocado de receio de usar muito o travão da frente é que se a roda vira um pouco puff lá fui eu
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 11:07 am

Tens de conhecer o teu travão!!! não podes carregar a fundo!!! por isso vê-se os pilotos usar 1 ou 2 dedos porque é suficiente para ter sensibilidade!! treina e vais ver que descidas acentuadas é melhor que o traseiro que as vezes depende da afinação é mais difícil de controlar para não bloquear!!! E se bloqueias o traseiro ela também vai para onde quer e a queda e mais que certa também!!!
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 11:09 am

Boas!

O meu pequeno contributo:

A subir, preferencialmente de pé...dar gás sempre antes dos obstáculos (regos, pedras, degraus) para que a inércia resolva alguns problemas. Na eventualidade de desiquilibrio assegurar sempre um pé nos patins...caso contrário a tracção vai à vida!

A descer...se vires o fim da descida e conseguires ler bem o terreno, descer com a moto numa mudança onde o motor não trave muito e ir ajustando com os dois travões...Mais uma vez a inércia pode ser nossa amiga. Ahh e sempre de pé, claro!

As passagens de água...acho que já referiram tudo! Tem muito a ver com o nível que se queira arriscar, também. Há um vídeo no youtube duma passagem de água onde o Ruben, o Maio, o Patrão e o Paulo Gonçalves tem abordagens diferentes e são todos excelentes pilotos! https://www.youtube.com/watch?v=0U939YtEl_U

Saludos!
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 11:32 am

Bom dia, 3 ultimas menssagens neste topico e sempre a aprender mais alguma coisasinha!
Agora a minha questão que já me levou a chão varias vezes...vou a andar normal encontro um pinheiro atrevessado, façilmente para alguns param fazem uma cavalada, e passam logo a roda da frente... infelizmente eu bem tento...mas não consigo, a roda fica sempre do lado de cá... como faço parado, dou-lhe acelarador com embreagem apertada, solto a embreagem e puxo a suspensao (ou melhor penso que puxo) e nada... a teimosa não passa... como fazem?
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 11:38 am

Aqui está uma explicação de alguém que percebe!
https://www.youtube.com/watch?v=5J5VBgahMUQ&feature=related

Saludos
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 12:17 pm

e na lama? como devemos passar para a moto não fugir muito? Razz
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 2:13 pm

_RM_ escreveu:
e na lama? como devemos passar para a moto não fugir muito? Razz

Um kit de unhas e uns bons pneus hahahhahahaaaaa Twisted Evil

É boa pergunta depende da lama hihihi
há dois fins de semanas a trás mesmo sem chover a uns 3 meses cá na minha zona numa pista que tenho cá para treinar, há uma zona em que estava um possa de lama com 1 metro quadrado se tanto e eu na boa passei por cima a olhar para trás a 20 a hora para ver se via a tartaruga da minha namorada vinha a seguir-me... resultado?
Fiquei estendido no chão!!!!! cheers
levantei-me e pus a mesma questão! Fui tentar passar a lama mas de pé e com mais força e por pouco não fiquei agrafado numa alfarrobeira!!! mas aquela lama é diferente muito escura e escorregadia como nunca vi e mais tarde disseram-me que aquela lama e quase intransitável por isso continuo com a mesma duvida mas como não chove!!!!
Mas penso que de pé e com a transferência de peso para a roda de traz é sempre a melhor forma!!!
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 2:21 pm

porque por exemplo em partes que fica gelo (porque eu aqui tenho temperaturas de -6ºc ou ate mesmo -10ºc) e depois derrete fica um pouco de lama não muita claro, eu passei e senti a roda da frente a escorregar mas tambem ia sentado depois pensei vou voltar a passar e aconteceu o mesmo grrr mas passei lá mais devagar e a roda de tras voltou a escorregar mas e melhor a de tras que a da frente Razz mas neste sabado volto la e se tiver lama outra vez vou passar em pé ver o que faz a roda da frente Razz


ps: esqueci-me de perguntar na subida e nas descidas onde devo aplicar o peso? na roda de tras certo? ou para subir e preciso peso na da frente?
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 6:20 pm

_RM_ escreveu:


ps: esqueci-me de perguntar na subida e nas descidas onde devo aplicar o peso? na roda de tras certo? ou para subir e preciso peso na da frente?

Boas...

Eu nas subidas faço sempre de pé na mota com os pés bem firmes no pousa pés e corpo ligeiramente inclinado para a frente...

Nas descidas também faço de pé mas com o corpo ligeiramente inclinado para traz e aproveito o travão do motor meto a 2ª velocidade (depende da descida) e uso o travão da frente para controlar a mota..... e resulta sempre bem andar assim Wink

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyTer Fev 14, 2012 7:35 pm

Paulo Fernandes escreveu:
_RM_ escreveu:


ps: esqueci-me de perguntar na subida e nas descidas onde devo aplicar o peso? na roda de tras certo? ou para subir e preciso peso na da frente?

Boas...

Eu nas subidas faço sempre de pé na mota com os pés bem firmes no pousa pés e corpo ligeiramente inclinado para a frente...

Nas descidas também faço de pé mas com o corpo ligeiramente inclinado para traz e aproveito o travão do motor meto a 2ª velocidade (depende da descida) e uso o travão da frente para controlar a mota..... e resulta sempre bem andar assim Wink

Abraço

muito obrigado Wink neste fim de semana vou por todas as vossas dicas em prática Very Happy Very Happy smota
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQua Fev 15, 2012 11:03 am

Tens aqui no Fórum imensos filmes retirados do Youtube, quer de corridas, quer de passeios.

Pega nestas informações que te estão a dar e depois nesses filmes tenta identificar as tecnicas aplicadas nas diversas situações. Vê com atenção como os pilotos fazem, repete a imagem as vezes que necessitares até entenderes como funciona. Depois tenta fazer tu.

Se possível, procura andar com pessoas que têm experiência, procura pistas de motocross ou de enduro onde ande pessoal, e vê como fazem, aprende com quem sabe. É sempre melhor assim Wink
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQua Fev 15, 2012 11:06 am

nfreitas escreveu:
Tens aqui no Fórum imensos filmes retirados do Youtube, quer de corridas, quer de passeios.

Pega nestas informações que te estão a dar e depois nesses filmes tenta identificar as tecnicas aplicadas nas diversas situações. Vê com atenção como os pilotos fazem, repete a imagem as vezes que necessitares até entenderes como funciona. Depois tenta fazer tu.

Se possível, procura andar com pessoas que têm experiência, procura pistas de motocross ou de enduro onde ande pessoal, e vê como fazem, aprende com quem sabe. É sempre melhor assim Wink


o pior é que na minha zona não há pistas :S
eu agora ando a aprender no meio do mato Razz e vou tentar conhecer pessoal que da as voltinhas dos fim de semana para começar a andar com eles e ver o que eles fazem Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Técnica dá sempre jeito   Técnica dá sempre jeito EmptyQua Fev 15, 2012 1:33 pm

_RM_ escreveu:
eu agora ando a aprender no meio do mato Razz e vou tentar conhecer pessoal que da as voltinhas dos fim de semana para começar a andar com eles e ver o que eles fazem Very Happy

Sim, é obrigatório conhecer pessoal e evitar andar sozinho, não só para aprender mas para ter alguém presente caso haja alguma queda, o que acaba por ser mais importante.
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