Com este tópico pretendo iniciar uma discussão sobre o treino técnico no Enduro.
Nunca me considerei um piloto de Enduro, porque técnicamente não sou muito dotado e porque também nunca o encarei como um desporto (nunca treinei para melhorar a minha técnica, vou para o monte ou provas apenas para me divertir), mas ao longo dos anos tenho andado e acompanhado alguns pilotos conceituados que treinam para obter melhores resultados.
Nestes anos que contactei com vários pilotos constatei que o método que mais utilizam é reaklizar mangas de 20, 30 ou 40 minutos numa pista.
Quanto a mim este método é correcto para os praticantes de motocross pois a modalidade é praticada por mangas onde a "consistência" da condução é muito importante. Mas para a classificação nas provas Enduro a rapidez com que se faz cada especial, que consiste apenas numa volta e que leva entre 5 e 8 minutos é essencial.
Assim, quando passamos 20 minutos a dar voltas a uma pista obrigatóriamente temos que adoptar um ritmo mais baixo do que fariamos em prova porque senão não aguentariamos. Portanto, estou a trabalhar a técnica a uma velocidade inferior a que deveria utilizar em prova.
No meu entender o que devemos fazer é exactamente o inverso, ou seja, treinar em pistas com distancias menores que as especiais de Enduro e fazê-la a um ritmo superior aquele que fariamos em prova. Em cada repetição que façamos teremos que nos preocupar em ser o mais rápido possível com perfeição, utilizar a técnica correcta em momento.