enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarescolha de mota Botaof12
 

 escolha de mota

Ir para baixo 
+3
wilsonvicen7e
Jofico
cfsb19
7 participantes
AutorMensagem
cfsb19
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/12/2012

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: escolha de mota   escolha de mota EmptySáb Dez 22, 2012 7:32 pm

Boas, sou novo por aqui e queria comprar uma mota usada. tenho 16 anos e mais ou menos 1.70m
estive a pesquisar mas não sei bem que moto hei-de comprar, vi estas:
yamaha yz125
yamaha yz85
KTM sx 85

por favor dêem a vossa opinião sobre estes modelos e se possível aconselhem outros modelos
aguado resposta Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4142
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptySáb Dez 22, 2012 8:45 pm

Boas,

É simples, dos modelos que apontas: Yamaha YZ125 (já não tens idade, nem tamanho/altura, para andar de 85cc).

O mercado é vasto, por isso, para que o pessoal te possa dar uma opinião válida, tens que dizer:
  • que utilização queres dar à tua mota (tipo de piso: pistas, caminhos sinuosos, estradões, trialeiras...)?

  • também queres andar na estrada (com 16 anos, podes conduzir legalmente uma 125)?

  • queres uma mota económica, em termos de manutenção, ou não te importas muito com isso?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
cfsb19
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/12/2012

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptySáb Dez 22, 2012 9:46 pm

obrigado pela resposta! Smile
eu não costumo andar muito, dou um passeio ao fim-de-semana a ando uma vez ou outra de semana.
costumo andar mais em caminhos de serra e fazer trialeiras de vez em quando dirt
andar na estrada ou não é indiferente mas se fosse matriculada, melhor.
quanto à manutenção quero uma mota fiável e que não dê problemas

já agora uma 250cc a 4t será muito "bravo" para mim?
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4142
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptySáb Dez 22, 2012 10:39 pm

Isto (1ª mota: 125 vs 250 4T) já foi falado aqui no fórum e a minha resposta foi esta:

"Deixa que te diga que, uma vez que és um iniciado, deves escolher uma mota não muito potente e que te permita uma adaptação fácil.

E aqui a tua opção é entre uma 125 2T ou uma 250 4T: ambas têm vantagens e desvantagens!

Começando por uma grande vantagem, senão a principal (em tempos de crise), da 125 2T é o preço. Esta tem um custo de aquisição consideravelmente mais baixo: é entre 1500€ a 2000€ mais barata que uma 250 4T.
E depois, vem o custo de manutenção e aqui a 125 também é muito mais económica, ou seja, as despesas com oficina são maiores numa 4T.

Falando do rendimento do motor e aqui, a grosso modo, posso dizer que as 250 4T são mais rápidas, para além de que permitem uma condução mais fácil (o que é importante para um iniciado), pois tu na 125, se queres andar rápido (que estas andam - é preciso é saber puxar por elas) tens que ser muito agressivo: conduzir em alta rotação e muito em cima da embraiagem.

E para concluir esta breve explicação, acho que posso colocar as coisas deste modo:

- Se ainda és jovem e gostas de "explodir" em cima de uma mota, sendo agressivo na condução (atenção: isto é fora de estrada, e de preferência em pistas - enduro test ou cross test) e passar momentos (e porque não horas?) a não pensar em mais nada na vida (esquecer tudo, seja de bom ou de mau), a não ser deliciar-te com o belíssimo som de um 2T a guinchar em alta rotação, então compra uma 125 2T;

- Se já não és muito jovem, não tens problemas orçamentais (é que tendo em conta as grandes diferenças de custo, tem que se colocar obrigatoriamente esta questão), não te sentes muito agressivo, antes preferes poder ser rápido mas com alguma calma, porque a preparação física também não é muita e, além disto, queres alguma comodidade e não estás com paciência para ir com a garrafinha de óleo (para a mistura) atrás de ti, então compra uma 250 4T".
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
cfsb19
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/12/2012

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptyDom Dez 23, 2012 1:37 am

já me ajudou muito, obrigado!
o meu maior medo é que a 250cc seja muito "bruta" para mim, afinal já ando de mota à 3 anos mas a experiência também não é muita.
se calhar a yz125 seria mesmo a melhor opção. Very Happy
muito obrigado pelas respostas, foram bastante úteis.
Ir para o topo Ir para baixo
wilsonvicen7e
Verde
Verde
wilsonvicen7e


Mensagens : 215
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 28
Localização : Fátima

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptyQui Dez 27, 2012 2:16 am

Boas

Tenho uma cr125 de 2003 à venda por 2000eur caso te interesse


http://leiria-leiria.olx.pt/honda-cr125-iid-434216016
Ir para o topo Ir para baixo
ArTuRiX
Nacional
Nacional
ArTuRiX


Mensagens : 451
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 51
Localização : Loulé

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptyQui Dez 27, 2012 10:01 am

Com 16 anos vai para a 125 2t, porque se não andas há 3 anos vai-te dar escola e experiência que te falta, depois em 1 ou 2 anos logo pensas numa 250!!!! Vais ver que a 125 é a base para as outras a seguir... cheers cheers pig
Ir para o topo Ir para baixo
cfsb19
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/12/2012

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptyQui Dez 27, 2012 11:51 pm

pois vou-me ficar pela yz125 deve ser o melhor para mim
agora é só esperar que caiam uns euros na conta cabecada
Ir para o topo Ir para baixo
inescabral
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/01/2013

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: 1ª mota   escolha de mota EmptySeg Jan 14, 2013 1:32 pm

Arô,

Quero comprar a minha primeira mota, e tou a nadar na cena. Tenho carta de 125, ando numa Suzuki DR do meu pai, mas queria começar a dar uns toques a sério na serra. Andei a ver a Husqvarna wr, mas receio ser muita alta pra mim - meço por volta dos 1.66. Também me falam muito na AJP pr4, ou na honda cr, não sei qual será mais indicada, ou até mesmo a YZ.
Não sei se devo optar por uma mais confortavel pra mim como a ajp ou numa que me dê uma certa luta.

Gostava que se pronunciassem acerca disto, preciso de umas dicas, sou muito novata na coisa.
desde já Obrigada!

Ines


Ir para o topo Ir para baixo
Fredy199613
Promoção
Promoção
Fredy199613


Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/02/2012
Localização : Porto

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptySeg Jan 14, 2013 10:23 pm

Boas,
tenho 16 anos. Neste momento ando numa KTM 250 sx-f de 2006, e adoro Twisted Evil ! Ando no Douro, onde ha muitas trialeiras e coisas desse género. Antes da KTM andava de ajp 200, gostei muito, sem duvida que e das melhores motas para aprender, e um autentico tratorzinho. Agora a ktm e um avião, para fazer subidas e trialeiras já tem muita coisa que dizer. O que eu notava na AJP e que nao tinha motor para andar ao ritmo das outras motas, por isso eu tinha que ''puxar'' muito por ela, o que lhe dava um desgaste a nível de motor enorme. Em relação a KTM acho que ate e uma mota bastante fiável para motocross, visto ainda nao ter tido problemas com ela. As únicas alterações indispensáveis na KTM é por lhe um pinhão de 14 dentes e a suspensão um bocadinho mais macia (por ser uma mota de mx).
dirt dirt
Ir para o topo Ir para baixo
wilsonvicen7e
Verde
Verde
wilsonvicen7e


Mensagens : 215
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 28
Localização : Fátima

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptyTer Jan 15, 2013 5:43 pm

tenho 17 anos e actualmente uso uma crf230f que é um tanto semelhante à ajp200... Eu meço cerca de 1,68m e a crf230 alem de ser uma mota super fiável e barata é uma mota mais baixa que o normal, tem um torque muito bom para o tamanho de motor que tem, a suspensão é o suficiente para o propósito da mota. Os contras são a falta de potência em altas ( ela não desenvolve nada de jeito em altas rpm em comparação a uma mota de competição ) e o peso (+-108kg)
Agora falando de motas mais "a sério" tenho ouvido dizer que as gasgas são as mais baixas..
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

escolha de mota Empty
MensagemAssunto: Re: escolha de mota   escolha de mota EmptyTer Jan 15, 2013 7:23 pm

inescabral escreveu:
Arô,

Quero comprar a minha primeira mota, e tou a nadar na cena. Tenho carta de 125, ando numa Suzuki DR do meu pai, mas queria começar a dar uns toques a sério na serra. Andei a ver a Husqvarna wr, mas receio ser muita alta pra mim - meço por volta dos 1.66. Também me falam muito na AJP pr4, ou na honda cr, não sei qual será mais indicada, ou até mesmo a YZ.
Não sei se devo optar por uma mais confortavel pra mim como a ajp ou numa que me dê uma certa luta.

Gostava que se pronunciassem acerca disto, preciso de umas dicas, sou muito novata na coisa.
desde já Obrigada!

Ines



Antes de mais, bem vinda ao forum já que não fizeste uma apresentação correta e no local certo Wink

Para começares a andar no monte e com uma verdadeira mota de enduro compra a Yamaha WR 250 F, aquilo é uma autentica escola de condução e depois de teres mais experiência, não precisas de andar a trocar de mota tão cedo porque dá para tirar muito proveito dela depois de teres algum calo, além de ser uma mota muito fiável em termos mecânicos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
 
escolha de mota
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida na escolha
» Escolha da primeira mota para Enduro
» ajuda malta na escolha de uma mota para me iniciar no enduro
» Sera boa mota para passeios com os amigos de mota
» pneus escolha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Comprar ou trocar de moto-
Ir para: