enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrarQue 125 trail adquirir? Botaof12

Que 125 trail adquirir?

Ir para baixo 
+5
oskar85
wrz
joints
HuskyBoy
Jofico
9 participantes
AutorMensagem
Jofico
WEC
WEC
Jofico

Que 125 trail adquirir? Empty
MensagemAssunto: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQua Mar 17, 2010 11:43 pm

Pessoal,

Um amigo meu pediu-me um conselho, mas eu gostava de ouvir (neste caso, ler) as vossas opiniões.

O meu amigo pretende utilizar a proveitosa "Lei das 125" (conduzir legalmente uma 125, tendo apenas carta de automóvel) e, por isso, gostava de comprar uma 125 trail, à qual irá dar a seguinte utilidade:

- uma vez que ele trabalha no estrangeiro afro , a mota será utilizada apenas nos períodos de férias (2 ou 3 por ano);
- a mota servirá para ele fazer deslocações calmas, pela estrada nacional, desde a sua casa (em Vila do Conde) até Esposende (são aproximadamente 20 km), para se encontrar com os amigos cerveja ;
- e servirá também para ele fazer uns passeios na terra: pegar na mota e ir com ela até ao monte, com tranquilidade...

Em termos de orçamento, será para adquirir, uma mota nova, até 3500€, 4000€, no máximo!

Os modelos que ele tem em vista, são os seguintes:

- Yamaha XT 125R;
- Yamaha WR 125R;
- Kawasaki KLX 125 (esta acho que não existe, pelo menos em Portugal...);
- Husqvarna WRE 125;
- Aprilia RX 125;
- AJP PR4 125 Enduro.

Os modelos a 2T desta lista, ultrapassam o orçamento e, por isso, são eliminados.
E dos modelos a 4T eu sugiro a WR 125R dirt . - O que acham desta sugestão? Aconselham outros modelos, para além destes?

E acho que, para esta utilização, é melhor uma 125 4T, do que uma 125 2T - Concordam?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
HuskyBoy
Elite
Elite
HuskyBoy

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 1:18 am

Boas

eu também iria para a WR por uma questão de números é a que apresenta mais cavalos 15 se não me engano também a acho bonita.

mas ele pode escolher sempre as 2t mas em segunda mão têm mais potência dão sempre outro gozo
joints
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 8:26 am

bem eu dessas escolhia a WRE sem duvida, por ser 2T, por ter mais potência, por ter boa supensão, por ser bonita, por ser Husqvarna, pena é ser a mais cara... :d

se for caso de ir para uma 4T, escolhia sem duvida a AJP, por ser nacional, por ser barata, por ter o chassis em aluminio/aço, por ser fiavel, por ser leve, por ser bonita, leve, maneavel e com boa suspensões e travões

é uma questão de gosto, mas a WR é pesada e com suspensões pouco eficazes em Enduro pelos comentários que tenho lido....

mas o teu amigo que não se esqueça, 15 cv numa moto de Enduro, são pouquinhos Smile

tens aqui uns ensaios, se dominares o francês

http://www.ajpmotos.fr/actu_AJP.php?choix=104&cat=Presse

Última edição por joints em Qui Mar 18, 2010 9:38 am, editado 2 vez(es)
wrz
Verde
Verde
wrz

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 9:32 am

AJP
oskar85
Verde
Verde
oskar85

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 10:05 am

Boas...

Eu já tive uma AJP e posso-te dizer que é uma boa mota para o que o teu amigo pretende... Tem bom comportamento no enduro (dentro das suas limitações) e com a trasmissão de origem também não se queixa muito para fazer o trajecto que indicas (desde que ele não queira passar dos 100 km/h.
Dentro da AJP tens a PR3 e a PR4. Se ele tiver até 1,75m de altura pode ir pra PR3 que é mais pequena, mais leve, mais maneável e em última instância com melhores prestações...

Para o enduro acho que a AJP é a melhor opção, mas só para estrada acho que a WR dá luta...

Cpmts
oskar
nacnac
Admin
nacnac

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 10:56 am

Se ele quer nova e as 2T estão eliminadas por excederem o orçamento, então a dúvida é mesmo entre a WR e a PR. Qual é a diferença de preço entre as duas?

Assim de repente ia para a AJP. Mas é necessário fazer-se uma comparação mais rigorosa.

http://www.enduroportugal.com.pt
Jofico
WEC
WEC
Jofico

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 12:37 pm

Sim, por esta lista (e eliminando as 2T) a dúvida fica entre a WR e a AJP.

Comparando:
- WR (refrigeração líquida; 15 cv; 133 kg; 3725€)
- AJP (refrig. ar; 12,6 cv; 105 kg; 3225€)

A diferença de preço é de 500€, que eu lhe disse que podem ser gastos na aquisição de um equipamento TT, apesar de que as incursões dele na terra serão em ritmo de passeio (e com máquina fotográfica, para parar e tirar fotos quando vir uma paisagem bonita). Mas mesmo assim, eu acho que ele deve comprar equipamento.

As deslocações em alcatrão serão por estrada nacional e não AE, por isso a velocidade não é importante.

Ele desconhecia a marca AJP. Eu falei-lhe na marca e no modelo e ele viu fotos e gostou, mas pergunta-me: será que a mota é fiável?
Eu acho que sim, mas não conheço ninguém que tenha uma, para poder perguntar.

Mas vendo bem as coisas, entre estes 2 modelos, e tendo em conta as características de ambos (preço incluído), eu comprava a AJP.

No entanto, eu lembrei-me: e porque não uma Yamaha DTR? (28 cv; 109 kg; 3725€)

Ele diz que a potência não é importante (é mais importante a fiabilidade), mas as 125 4T são tão pouco potentes...

Vou falar-lhe na DTR! dirt

Agradeço as vossas opiniões.

PS: enviei-lhe o link, deste tópico, para ele, em outro Continente, ir acompanhando as opiniões do pessoal.
joints
Verde
Verde

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 1:06 pm

Entre a DTR e a WRE eu comprava a WRE, comporta-se melhor no monte............... Cool
A DTR é mais pesada e as suspensões são inferiores ( são opiniões ).

a potência não é importante agora, mas daqui a algum tempo, vai ser Very Happy

Comparando:
- WR (refrigeração líquida; 15 cv; 133 kg; 3725€)
- AJP (refrig. ar; 12,6 cv; 105 kg; 3225€)

acho que os -500€ e os menos 30kg falam por si!!!!

das opiniões que tenho lido na net, a AJP é muito fiavel, tem um motor baseado na arquitectura Honda XL e segundo se fala é indestrutivel ( desde que tenha óleo dentro Razz )

outra coisa...

se calhar numa moto destas, ver o mercado de usados talvez seja a melhor opção, existem bons negócios e seria um investimento bem menor, mais tarde, depois de ganhar calo no mato, trocava por uma Enduro "a sério".

e sim, comprar equipamento ( capacete, botas, colete, joelheiras, cotoveleiras, luvas ) é fundamental !!!!!

o chão magoa muito e no monte cai-se muitas vezes!
Jofico
WEC
WEC
Jofico

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 2:31 pm

De todas as 2T, a única que está dentro do orçamento (até 4000€, máximo) é a DTR. No entanto, para TT precisa de alguma preparação (pelo menos uns pneus diferentes e uns aros de alumínio, logo, tem que se gastar mais dinheiro).

Pelas opiniões que estou a colher aqui (obrigado pessoal!), penso que talvez a AJP seja a melhor opção.
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 2:33 pm

A AJP PR4 é sem dúvida a melhor aposta de todas.

Aqui em Lagares existem muitas AJP a andar no monte todos os fins de semana e não conheço nenhum caso de avarias do tipo de ter que ir a empurrar a mota para casa. Quem conhece esta zona sabe que as motas têm que ser muito fiáveis para aguentarem este tipo de terreno pois é muito escorregadio com muita pedra e muitos ribeiros.

Quem fala em falta de potência da AJP é porque nunca viu um verdadeiro piloto a conduzir esta mota. Já andei muitas vezes com o Pinto (dono da AJP) e não é fácil acompanhar o ritmo do homem na sua PR4.

É a mota que eu tenho a conselhado aos meus amigos que querem se iniciar no Enduro ou comprar uma mota para dar umas voltas no verão.

Já tive uma DTR e não tem nada a ver com a AJP.
andréferreira
Elite
Elite

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptyQui Mar 18, 2010 5:58 pm

Jofico.

Comecei no enduro em 1992 numa yamaha dt125r,ainda hoje considero uma excelente moto para se começar a dar as primeiras voltas no monte.Muito fiável e de fácil preparação de motor.
Além de hoje em dia ter um mercado paralelo de peças baratas como outro modelo não tem.Importante para quem começa...
Jofico
WEC
WEC
Jofico

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySex Mar 19, 2010 7:09 pm

O meu amigo, depois de ler o que o pessoal aqui escreveu ficou entusiasmado com a AJP.
Mas agora a dúvida dele, e minha também, é que modelo AJP escolher:

- PR3 125 Enduro Pro (12,6 cv; 99 kg; 3425€)
- PR4 125 Enduro (12,6 cv; 105 kg; 3225€)

Penso que a pequena diferença, que se reflecte no peso e no preço, entre estes 2 modelos, está na ciclística. Mas não sei qual será melhor comprar, para uma utilização de asfalto e entradas esporádicas na terra, em ritmo de passeio.

Ele quando regressar da ex-colónia afro vai procurar um concessionário AJP e outro Yamaha para poder, ao vivo e a cores, tirar as suas conclusões finais.

No entanto, mais opiniões (sobre estes 2 modelos AJP e para este tipo de utilização) serão bem-vindas.
nacnac
Admin
nacnac

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySex Mar 19, 2010 8:18 pm

Há uma coisa que eu não gosto em algumas AJP´s que é a altura do assento ao solo muito reduzida. E penso que é esse o caso das PR3 que tem apenas 840mm de altura. A PR4 já tem 940mm o que me parece um valor bem mais interessante.
Mas isto pode ser apenas uma implicação minha, mas se eu quisesse uma mota baixa comprava uma pit bike..lol

Agora a PR3 tem a vantagem de ter a versão PRO, que é uma solução interessante com suspensões marzocchi e outros extras. Mas será que isso é importante para ele?

http://www.enduroportugal.com.pt
oskar85
Verde
Verde
oskar85

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySex Mar 19, 2010 8:36 pm

A diferença entre a PR3 e a PR4 é essencialmente no tamanho das rodas. A PR3 tem rodas de 85cc e a PR4 tem rodas normais...
Já tinha falado em cima na altura do teu amigo. Se ele tiver mais de 1,75m é capaz de parecer um gigante em cima da PR3..
A PR3 tem a vantagem de ter a possibilidade de ter umas suspensões todas xpto, mas para a potência que têm não serão assim tão necessárias, principalmente para o uso que lhe pretende dar, mais soft...
piminho74
WEC
WEC
piminho74

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySex Mar 19, 2010 9:04 pm

eu iria para a AJP,parece-me ser a mais versatil,e´ economica e fiavel!! se a escolha for a 2t iria p a DTR, mota mt fiavel, foi c uma que comecei a andar na terra, alias ainda a tenho, vai ficar de recordaçao!!!porta-se mt bem no monte apesar d que aquelas suspensoes deixarem mt a desejar!!
HuskyBoy
Elite
Elite
HuskyBoy

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySáb Mar 20, 2010 2:04 am

a http://www.italianjob.pt/ está a fazer uma campanha muito interessante para a WR 125 Que 125 trail adquirir? WR125-My2010-1

sente a diferença
Jofico
WEC
WEC
Jofico

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySáb Mar 20, 2010 2:23 pm

Sim, é verdade, é uma campanha muito interessante.

Este modelo está tabelado a 6900€. Esta campanha baixa o preço para 5599€, mas acresce as despesas de documentação (que não faço ideia dos valores concretos, mas ficará bem abaixo dos 6900€).

No entanto, isto para além de ultrapassar o orçamento (4000€) do meu amigo, não é viável para o tipo de utilização que ele quer dar (estrada e com umas voltinhas esporádicas no monte, a ritmo de passeio).

Por isso, volto a dizer (ele vai ler isto): AJP!!!
piminho74
WEC
WEC
piminho74

MensagemAssunto: Re: Que 125 trail adquirir?   Que 125 trail adquirir? EmptySáb Mar 20, 2010 6:58 pm

esta mota e excelente,ainda hoje andei numa...e c preço destes nem na china lol!
mas c o jofico diz o orçamento e limitado,acho que a AJP e uma optima escolha...

Que 125 trail adquirir?
Ir para o topo 
Página 1 de 1