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| Suspensão não invertida, quais as diferenças?! | |
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bruno103 Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 17 Data de inscrição : 14/12/2011
| Assunto: Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Seg Out 15, 2012 8:44 pm | |
| Boas pessoal, tive a ver uma Rm, e a suspensão dela não era invertida, qual é a diferença?é pior? porquê? desculpem la a pergunta, mas não percebo nada. cumprimentos. | |
| | | berto Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 10 Data de inscrição : 22/09/2012
| Assunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Ter Out 16, 2012 10:28 am | |
| Abordando apenas suspensões tradicionais: Temos para a configuração normal de uma suspensão, uma forquilha amarrada a duas mesas: Assim, a suspensão é amarrada ao quadro da moto através de duas mesas, a mesa superior (geralmente uma peça triangular, proxima do canhão da ignição) e no topo do pivot de articulação da direcção e uma mesa inferior na base do pivot de articulação da direcção. Pelas leis da fisica sabemos que as forças de travagem, curvar e outras que actuam na roda dianteira provocam esforços ao longo de toda a forquilha, sendo no entanto esses esforços maximos ao nivel da mesa inferior(prova-se facilmente pela teoria dos momentos). A suspensão é geralmente constituida por bainhas, dentro das quais trabalham jarras, logo as jarras são mais estreitas que as bainhas. Assim ao inverter a suspensão consegue-se que na zona de maior esforço (mesa inferior) o elemento resistente seja a bainha (mais larga logo mais rigida) em vez das jarras. Existe ainda outro factor importante a favor da suspensão invertida, relaciona-se com o peso suspenso e não suspenso da moto. Consideremos uma moto constituida por dois pesos, o não suspenso que está directamente em contacto com o chão e o suspenso que se encontra isolado do chão pelos elementos de suspensão da moto. Em termos de amortecimento quanto mais pesado (inercial) for um corpo mais tendência terá para manter a quantidade de movimento (Newton), assim para que o amortecimento seja eficaz pretendemos que a parte onde vamos sentados(peso suspenso) seja o mais pesada possivel em relação ao peso não suspenso. Como tal para que a parte não suspensa se mova o maximo possivel (capacidade de absorver irregularidades) e a parte suspensa se mantenha o mais estável possivel, o caminho passa por reduzir ao minimo o peso não suspenso, obtendo-se daí uma resposta mais rápida e eficaz das suspensões. Assim ao colocar a elemento mais estreito e leve(jarras) junto á roda contribui-se para a diminuição do peso não suspenso. Boas curvas
"motonline" | |
| | | ricardodacosta1 Elite
Mensagens : 678 Data de inscrição : 10/08/2009
| Assunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Ter Out 16, 2012 10:52 am | |
| - bruno103 escreveu:
- Boas pessoal, tive a ver uma Rm, e a suspensão dela não era invertida, qual é a diferença?é pior?
porquê? desculpem la a pergunta, mas não percebo nada. cumprimentos. Muito simples; Antigamente as suspensões das motas de enduro tinhão suspensões convencionais, e as motos de motocross é que começaram, a ser equipadas com suspensões invertidas. Actualmente todas as motas de off road utilizam suspensões invertidas, ao invés das convencionais... Por isso essa RM já deve ter uns anitos, daí ter as suspensões convencionais. | |
| | | Bernstein WEC
Mensagens : 1113 Data de inscrição : 15/06/2010 Idade : 60 Localização : Leiria
| Assunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Ter Out 16, 2012 11:59 am | |
| - bruno103 escreveu:
- tive a ver uma Rm, e a suspensão dela não era invertida, qual é a diferença?é pior?
porquê? Tal como já explicaram pormenorizadamente acima, a principal razão é baixar o centro de gravidade da mota, diminuindo o peso não suspenso. | |
| | | Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Ter Out 16, 2012 12:37 pm | |
| - ricardodacosta1 escreveu:
- Por isso essa RM já deve ter uns anitos, daí ter as suspensões convencionais.
Claro que sim, muitos anitos: as motas de cross vêm equipadas de origem com suspensão invertida, para aí desde 1990. A RMX (mota de enduro) é que trazia suspensão convencional (apesar de que, a partir de certa altura, penso que começou a vir também equipada com suspensão invertida). E boa explicação a do Berto . | |
| | | oskar85 Verde
Mensagens : 100 Data de inscrição : 08/10/2009 Idade : 38 Localização : Oliv. Frades - Viseu
| Assunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Ter Out 16, 2012 2:24 pm | |
| - Jofico escreveu:
- ricardodacosta1 escreveu:
- Por isso essa RM já deve ter uns anitos, daí ter as suspensões convencionais.
Claro que sim, muitos anitos: as motas de cross vêm equipadas de origem com suspensão invertida, para aí desde 1990.
A RMX (mota de enduro) é que trazia suspensão convencional (apesar de que, a partir de certa altura, penso que começou a vir também equipada com suspensão invertida). E boa explicação a do Berto . A Suzuki RM traz suspensão invertida desde 89, mas as de 96 e 97 sairam com suspensão convencional voltando às invertidas em 98. A RMX também tinha suspensão invertida de 89 a 95, passando a convencional a partir de 96. Mas atenção que estas convencionais eram melhores, ou mais eficazes, que as anteriores invertidas. Estes anos também são os tempos das famosas Marzochi Magnun convencionais muito usadas no enduro. | |
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