enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarSuspensão não invertida, quais as diferenças?! Botaof12
 

 Suspensão não invertida, quais as diferenças?!

Ir para baixo 
+2
berto
bruno103
6 participantes
AutorMensagem
bruno103
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/12/2011

Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Empty
MensagemAssunto: Suspensão não invertida, quais as diferenças?!   Suspensão não invertida, quais as diferenças?! EmptySeg Out 15, 2012 8:44 pm

Boas pessoal, tive a ver uma Rm, e a suspensão dela não era invertida, qual é a diferença?é pior?
porquê?
desculpem la a pergunta, mas não percebo nada.
cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
berto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/09/2012

Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?!   Suspensão não invertida, quais as diferenças?! EmptyTer Out 16, 2012 10:28 am

Abordando apenas suspensões tradicionais:

Temos para a configuração normal de uma suspensão, uma forquilha amarrada a duas mesas:

Assim, a suspensão é amarrada ao quadro da moto através de duas mesas, a mesa superior (geralmente uma peça triangular, proxima do canhão da ignição) e no topo do pivot de articulação da direcção e uma mesa inferior na base do pivot de articulação da direcção.

Pelas leis da fisica sabemos que as forças de travagem, curvar e outras que actuam na roda dianteira provocam esforços ao longo de toda a forquilha, sendo no entanto esses esforços maximos ao nivel da mesa inferior(prova-se facilmente pela teoria dos momentos).

A suspensão é geralmente constituida por bainhas, dentro das quais trabalham jarras, logo as jarras são mais estreitas que as bainhas.

Assim ao inverter a suspensão consegue-se que na zona de maior esforço (mesa inferior) o elemento resistente seja a bainha (mais larga logo mais rigida) em vez das jarras.

Existe ainda outro factor importante a favor da suspensão invertida, relaciona-se com o peso suspenso e não suspenso da moto. Consideremos uma moto constituida por dois pesos, o não suspenso que está directamente em contacto com o chão e o suspenso que se encontra isolado do chão pelos elementos de suspensão da moto.

Em termos de amortecimento quanto mais pesado (inercial) for um corpo mais tendência terá para manter a quantidade de movimento (Newton), assim para que o amortecimento seja eficaz pretendemos que a parte onde vamos sentados(peso suspenso) seja o mais pesada possivel em relação ao peso não suspenso.

Como tal para que a parte não suspensa se mova o maximo possivel (capacidade de absorver irregularidades) e a parte suspensa se mantenha o mais estável possivel, o caminho passa por reduzir ao minimo o peso não suspenso, obtendo-se daí uma resposta mais rápida e eficaz das suspensões.

Assim ao colocar a elemento mais estreito e leve(jarras) junto á roda contribui-se para a diminuição do peso não suspenso.

Boas curvas


"motonline"
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?!   Suspensão não invertida, quais as diferenças?! EmptyTer Out 16, 2012 10:52 am

bruno103 escreveu:
Boas pessoal, tive a ver uma Rm, e a suspensão dela não era invertida, qual é a diferença?é pior?
porquê?
desculpem la a pergunta, mas não percebo nada.
cumprimentos.

Muito simples;

Antigamente as suspensões das motas de enduro tinhão suspensões convencionais, e as motos de motocross é que começaram, a ser equipadas com suspensões invertidas.

Actualmente todas as motas de off road utilizam suspensões invertidas, ao invés das convencionais...

Por isso essa RM já deve ter uns anitos, daí ter as suspensões convencionais.

Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?!   Suspensão não invertida, quais as diferenças?! EmptyTer Out 16, 2012 11:59 am

bruno103 escreveu:
tive a ver uma Rm, e a suspensão dela não era invertida, qual é a diferença?é pior?
porquê?

Tal como já explicaram pormenorizadamente acima, a principal razão é baixar o centro de gravidade da mota, diminuindo o peso não suspenso.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4145
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?!   Suspensão não invertida, quais as diferenças?! EmptyTer Out 16, 2012 12:37 pm

ricardodacosta1 escreveu:
Por isso essa RM já deve ter uns anitos, daí ter as suspensões convencionais.
Claro que sim, muitos anitos: as motas de cross vêm equipadas de origem com suspensão invertida, para aí desde 1990.

A RMX (mota de enduro) é que trazia suspensão convencional (apesar de que, a partir de certa altura, penso que começou a vir também equipada com suspensão invertida).
E boa explicação a do Berto cerveja .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
oskar85
Verde
Verde
oskar85


Mensagens : 100
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 38
Localização : Oliv. Frades - Viseu

Suspensão não invertida, quais as diferenças?! Empty
MensagemAssunto: Re: Suspensão não invertida, quais as diferenças?!   Suspensão não invertida, quais as diferenças?! EmptyTer Out 16, 2012 2:24 pm

Jofico escreveu:
ricardodacosta1 escreveu:
Por isso essa RM já deve ter uns anitos, daí ter as suspensões convencionais.
Claro que sim, muitos anitos: as motas de cross vêm equipadas de origem com suspensão invertida, para aí desde 1990.

A RMX (mota de enduro) é que trazia suspensão convencional (apesar de que, a partir de certa altura, penso que começou a vir também equipada com suspensão invertida).
E boa explicação a do Berto cerveja .

A Suzuki RM traz suspensão invertida desde 89, mas as de 96 e 97 sairam com suspensão convencional voltando às invertidas em 98.

A RMX também tinha suspensão invertida de 89 a 95, passando a convencional a partir de 96. Mas atenção que estas convencionais eram melhores, ou mais eficazes, que as anteriores invertidas.

Estes anos também são os tempos das famosas Marzochi Magnun convencionais muito usadas no enduro.

Ir para o topo Ir para baixo
 
Suspensão não invertida, quais as diferenças?!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Suspensão invertida preço
» WR450F - 2003 a 2007 - Quais as diferenças visíveis a "olho nú"
» CNE 2011 - Góis
» Qual mota comprar?
» pneus quais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: