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 CR 250 de 2001 vs 2003

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MensagemAssunto: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySex Nov 12, 2010 8:51 pm

Surgiu-me a possibilidade de trocar a minha CR 250 de 2001 por uma de 2003 (ambas matriculadas)

A minha está já com uma série de extras para Enduro: proteção de radiadores, luzes (com uma peq bateria, que não tá ligada à mota, é carregada em separado), descanso lateral, etc.

A de 2003 tem kit de luzes e depósito maior translucido, e tb lhe puseram tubos de travões em malha de aço.


A de 2003 está em bom estado, que hoje andei a experimenta-la


Só que a minha de 2001 está... imaculada, tá mm impecável !


O que acham da troca, atendendo ao facto que eu não faço motocross, mas sim passeios, trialeiras, lama, areia, pedra, etc. ?
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Jofico
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySex Nov 12, 2010 8:57 pm

Citação :
a minha de 2001 está... imaculada, tá mm impecável

Eu não trocava...
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySáb Nov 13, 2010 9:26 am

Bom, tá decidido... acho eu...

já me deram o cheque pela minha, agora acho que vou ter mm que ir buscar a de 2003

Tambem é assim, quem comprou a minha é um amigo, e vizinho, e meu companheiro mais habitual de passeios.

Aliás, ontem qd me veio dar o cheque nem levou a mota, deixou-a na minha garagem.

Olhem aqui umas fotos dela, tá mm novinha o raio da mota...

CR 250 de 2001 vs 2003 Nov005



CR 250 de 2001 vs 2003 Nov006




ah, uma coisa: a garrafa presa junto à mica é a reserva de gasolina.

quem se rir dela será castigado e ficará sem gasolina no meio do mato !
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySáb Nov 13, 2010 11:21 am

Boas,

Não tenho a certeza, mas se a de 2003 é de valvula de escape electrico (RCVALVE) fizeste mal ... pois eu também não trocava uma de valvula mecanica por uma de valvula electrica
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySáb Nov 13, 2010 5:05 pm

hondaredrider escreveu:
se a de 2003 é de valvula de escape electrico (RCVALVE) fizeste mal ... pois eu também não trocava uma de valvula mecanica por uma de valvula electrica

tb já li isso noutros sítios

sim a minha nova de 2003 tem essa tal RCVALVE

qual é o problema dela ?
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySáb Nov 13, 2010 9:02 pm

Bernstein escreveu:
hondaredrider escreveu:
se a de 2003 é de valvula de escape electrico (RCVALVE) fizeste mal ... pois eu também não trocava uma de valvula mecanica por uma de valvula electrica

tb já li isso noutros sítios

sim a minha nova de 2003 tem essa tal RCVALVE

qual é o problema dela ?

é por cabos e motor electrico, coisas que não ligam bem com água terra e areias etc ... podendo tornar-se num ponto menos positivo, pois se a valvula de escape não trabalha bem a moto não trabalha bem ....

tens de ter cuidado extra com limpeza e lubrificação dessa valvula de escape para evitares dores de cabeça.
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySáb Nov 13, 2010 9:31 pm

hondaredrider escreveu:
é por cabos e motor electrico, coisas que não ligam bem com água terra e areias etc ... podendo tornar-se num ponto menos positivo, pois se a valvula de escape não trabalha bem a moto não trabalha bem ....

tens de ter cuidado extra com limpeza e lubrificação dessa valvula de escape para evitares dores de cabeça.

okapa ! entendido !

já saquei o Manual dela, para a conhecer melhor

e tive toda tarde de volta dela a po-la ao meu gosto

amanhã inda não vou andar nela que precisa dumas coisitas: retentores nas bainhas, rolamentos na roda trazeira, soldar um fio do kit luzes, etc

no outro Domingo já a devo levar

mas já deu pra ver aquilo que disseste aqui há tempos: o tal volante magnético do kit de luzes amansa mm a mota a baixa rotação !

é tão dócil de conduzir que parece a minha DT 125...

mas qd se enrola o punho... não há duvida que é uma CR 250 !!!
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySáb Nov 13, 2010 9:40 pm

companheiro a de 2003 e muito melhor parabens pela compra, podes sempre desligar a vavula eletrica nas trialeiras fica uma moto quase de trial, boas trialeiras.
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 7:48 am

jmv escreveu:
podes sempre desligar a vavula eletrica nas trialeiras fica uma moto quase de trial

ai sim, não fazia ideia que se podia desligar a válvula !

como é que se desliga ?

é algum fio, algum parafuso, como é ?


Na de 2001, pelo que andei a ver, não era mto simples regular a válvula de escape, acho que era preciso mudar as molas.

Como me disseram pra não mexer, que podia desrregular aquilo tudo, nem tentei...


Se nesta de 2003 é mais fácil, isso é óptimo !

e dá tb pra regular a abertura, p.ex. em terreno mto escorregadio, por a abrir mais tarde ?
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 2:05 pm

Bernstein escreveu:
jmv escreveu:
podes sempre desligar a vavula eletrica nas trialeiras fica uma moto quase de trial

ai sim, não fazia ideia que se podia desligar a válvula !

como é que se desliga ?

é algum fio, algum parafuso, como é ?


Na de 2001, pelo que andei a ver, não era mto simples regular a válvula de escape, acho que era preciso mudar as molas.

Como me disseram pra não mexer, que podia desrregular aquilo tudo, nem tentei...


Se nesta de 2003 é mais fácil, isso é óptimo !

e dá tb pra regular a abertura, p.ex. em terreno mto escorregadio, por a abrir mais tarde ?

depende do circuito, mas como ja vi que percebes tambem um pouco de electricidade podes meter um switch ON/OFF para desligar e ligar a valvula...
Para regular ja nao sei se dá, pois nao sei como é o circuito, mas sempre podes tentar com uma resistência variável.
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 3:03 pm

boas e isso que disse o gandulo e tens uma moto de trial quando quiseres,boas trialeiras.
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 3:40 pm

ah...ja agora, esse switch ON/OFF pode ser perfeitamente um corta-corrente de dois estados fixos.

exemplo

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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 5:43 pm

boas e isso mesmo k esta na foto.
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 7:44 pm

ok !

então será necessário cortar a corrente ao Servo-Motor, certo ?

Atendendo ao esquema do Manual, qual fio que se interrompe:

CR 250 de 2001 vs 2003 Image1km




CR 250 de 2001 vs 2003 Image2z




ou o Branco/Preto ou o Branco/Verde ? será indiferente qlq um destes dois ?
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 8:43 pm

sim...é indiferente qualquer um deles, pois para cortar a corrente tanto pode ser antes ou depois da carga!

Tens é que ligar o corta corrente em serie com o motor...
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 9:42 pm

Gandulo escreveu:
Tens é que ligar o corta corrente em serie com o motor...

isso não percebo bem o que quer dizer

eu tava a pensar interromper um dos fios referidos com o interruptor

se quizesse que a válvula funcionasse normalmente deixava passar corrente (ON)

se quizesse impedir o funcionamento da RCValve cortava a corrente (OFF)
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 10:47 pm

Bernstein escreveu:
Gandulo escreveu:
Tens é que ligar o corta corrente em serie com o motor...

isso não percebo bem o que quer dizer

eu tava a pensar interromper um dos fios referidos com o interruptor

se quizesse que a válvula funcionasse normalmente deixava passar corrente (ON)

se quizesse impedir o funcionamento da RCValve cortava a corrente (OFF)

Bom essa válvula por si só já é meio problemática a inventar então .... ui ui ! a ideia e intenção são boas, o problema é que uma vez vais querer que a válvula funcione normalmente (ON) e ela népia .... pois não sei se estar a cortar assim a corrente ao servo é muito boa ideia ...
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 10:57 pm

é isso mesmo!...é a mesma coisa que eu disse

olha exemplo do que é em serie e em paralelo:

CR 250 de 2001 vs 2003 Serieparalelo

se quiseres meter uma resistencia variavel para regular o regime de rotação a que a valvula abre basta meteres tambem em serie!

espero que tenha ajudado
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 10:59 pm

hondaredrider escreveu:
Bernstein escreveu:
Gandulo escreveu:
Tens é que ligar o corta corrente em serie com o motor...

isso não percebo bem o que quer dizer

eu tava a pensar interromper um dos fios referidos com o interruptor

se quizesse que a válvula funcionasse normalmente deixava passar corrente (ON)

se quizesse impedir o funcionamento da RCValve cortava a corrente (OFF)

Bom essa válvula por si só já é meio problemática a inventar então .... ui ui ! a ideia e intenção são boas, o problema é que uma vez vais querer que a válvula funcione normalmente (ON) e ela népia .... pois não sei se estar a cortar assim a corrente ao servo é muito boa ideia ...

pois...se elas têm problemas por si só é uma coisa...

agora estar a abrir o circuito (quando o corta corrente estiver a off) nao faz mal nenhum...pelo contrario, faz com que a mota tenha mais baixas e o motor nao esteja sobe tensão!
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 11:07 pm

Gandulo escreveu:


....pois...se elas têm problemas por si só é uma coisa...

agora estar a abrir o circuito (quando o corta corrente estiver a off) nao faz mal nenhum...pelo contrario, faz com que a mota tenha mais baixas e o motor nao esteja sobe tensão!

não me convences ... se elas vêm a trabalhar sempre ... é sempre que têm de trabalhar pois não acredito que o departamento de competição da Honda tivesse falhado nesse ponto de desenvolvimento Very Happy ... com certeza que essa como é de cabos terá uma afinação que se possa mexer e variar mais ao gosto e as condições de terreno ... inclusivé no manual da mota deve explicar como se faz ... agora o motor andar com a valvula fechada é que põe o motor em tensão ... pois é contra-natura ... a valvula tem de abrir, pode se é alterar a forma como abre ....
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 11:18 pm

o departamento da honda se fosse perfeito tambem nao tinha utilizado esse servo que pelos vistos traz problemas!

Se tiveres a valvula fechada a unica coisa que nao acontece é ela nao ter aquele disparo, nao influencia em mais anda!
quando vais a rotações baixas e medias tar la a valvula ou nao é a mesma coisa...em altas se a valvula tiver a abrir vais ter o disparo se nao tiver a abrir nada se passa...enfim...em nada influência!

Pelo o que percebo de motores 2T é a minha opinião...
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptyDom Nov 14, 2010 11:39 pm

pessoal so o que vejo é que se a valvula não dispara, a mota pode começar a embrulhar com gasolina a mais que não é queimada, não?
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySeg Nov 15, 2010 12:13 am

geobik escreveu:
pessoal so o que vejo é que se a valvula não dispara, a mota pode começar a embrulhar com gasolina a mais que não é queimada, não?

penso que não, experimentem a ver as coisas de outra maneira:

a válvula de escape das 2 tempos cria uma câmara de rossonância variável, que faz com que, a baixa rotação, a saída dos gases não seja tão rápida nem directa.

Chegou a existir o mesmo modelo com e sem válvula: no caso da Yamaha DT 125 com e sem ypvs

eu por coincidência até tenho uma !

e na minha, apesar de lá tar escrito "YPVS" não tem a válvula (já a comprei assim, baratinha...) qd a comprei deram-me tb a válvula e o motor da válvula, numa caixa, que tá guardada para montar um dia qd eu tiver tempo...

a minha DT porta-se como as que vinha de origem sem válvula, (saída directa): não tem baixas nenhumas, e de repente dispara feita maluca...


No caso que estamos a falar seria exactamente o contrário: válvula sempre fechada

será como ter uma saida de escape mais restrita

o que posso fazer, antes de tar a cortar fios e instalar interruptores, é simplesmente desligar um fio e dar uma volta a experimentar
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySeg Nov 15, 2010 12:40 am

Bernstein escreveu:
geobik escreveu:
pessoal so o que vejo é que se a valvula não dispara, a mota pode começar a embrulhar com gasolina a mais que não é queimada, não?

penso que não, experimentem a ver as coisas de outra maneira:

a válvula de escape das 2 tempos cria uma câmara de rossonância variável, que faz com que, a baixa rotação, a saída dos gases não seja tão rápida nem directa.

Chegou a existir o mesmo modelo com e sem válvula: no caso da Yamaha DT 125 com e sem ypvs

eu por coincidência até tenho uma !

e na minha, apesar de lá tar escrito "YPVS" não tem a válvula (já a comprei assim, baratinha...) qd a comprei deram-me tb a válvula e o motor da válvula, numa caixa, que tá guardada para montar um dia qd eu tiver tempo...

a minha DT porta-se como as que vinha de origem sem válvula, (saída directa): não tem baixas nenhumas, e de repente dispara feita maluca...


No caso que estamos a falar seria exactamente o contrário: válvula sempre fechada

será como ter uma saida de escape mais restrita

o que posso fazer, antes de tar a cortar fios e instalar interruptores, é simplesmente desligar um fio e dar uma volta a experimentar

exacto...e mesmo que nao venhas a por o corta corrente troca-lhe sempre a cablagem, porque nao sabes ja quanto tempo tem e como foi tratada a actual. É uma coisa barata e que compensa! Com pouco dinheiro compras cablagem e fichas e fazes a festa!
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MensagemAssunto: Re: CR 250 de 2001 vs 2003   CR 250 de 2001 vs 2003 EmptySeg Nov 15, 2010 9:32 am

Gandulo escreveu:
o departamento da honda se fosse perfeito tambem nao tinha utilizado esse servo que pelos vistos traz problemas!

Se tiveres a valvula fechada a unica coisa que nao acontece é ela nao ter aquele disparo, nao influencia em mais anda!
quando vais a rotações baixas e medias tar la a valvula ou nao é a mesma coisa...em altas se a valvula tiver a abrir vais ter o disparo se nao tiver a abrir nada se passa...enfim...em nada influência!

Pelo o que percebo de motores 2T é a minha opinião...

Bem vamnos lá ver uma coisa antes demais ...a HONDA CR250R é uma mota de MX ! foi feita para andar 30 minutos a fundo, parar e ser revista antes de andar. mais 30 minutos a fundo ...

A utilização que lhe damos embora seja menos massacrante para o motor, pois o comum mortal não anda meia hora em ritmo de MX no mato, para tudo o resto é mais massacrante, pis andamos com a mota na água pedras durante 7 ou 8 horas ... é nessa utilização que a válvula dá problemas, não na utilização para a qual foi desenhado.
Agora andar com a valvula completamente desligada (totalmente fechada) é algo não acontece com corrente no servo pois esta nunca está totalmente fechada. Para isso com toda a certeza terás que mexer em gigleurs e outras coisas afins de carburação ... já para não falar da acumulação de residuos na camara e na própria valvula, dependendo inclusivé da % de mix que se faz .... desligar a valvula mexe com muitas coisas, e altera o proposito para que o motor foi desenhado, isso venha lá o mais pintado dizer o contrário, é a mais pura das verdades ...
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