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 Novidades para a época de 2011

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alexvieira
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 11:46 am

valmeiral escreveu:
Quanto às classes

1. Se estão a contar que os da classe Nacional vão para a elite vão ter apenas 3 ou 4 pilotos mais;
2. Os outros pilotos da Nacional ou desistem ou vão para os verdes;
3. Os Verdes que por norma são bem maduros vão ficar mais maduros aínda. Aquilo é uma classe de veteranos disfarçada;
4. Duas classes Elite? Uma já é demais.
5. Juniors? Claro que sim.




...a única coisa que falta são os Veteranos (tenho que puxar a brasa à minha sardinha), que é a classe que maior aumento do nº de pilotos tem registado ( talvez uma média de 15 por prova) e que se deixar de existir provavelmente esses pilotos vão deixar de aparecer.

Quanto aos Verdes porque não chamar Open 1 e Open 2????

... só para acabar com as ilações/correspondência que a cor verde pode ter com "pilotos com pouca experiência".
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 12:57 pm

boas

quanto as classes

elite
nacional
verdes
juniores ou promoção.

as provas ter sitios diferentes é sempre bom.

concordo com o nac quanto a vale de fraga pelas mesmas razoes

em relação á de braga, alguem sabe quem está a organizar?

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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 1:03 pm

alexvieira escreveu:
valmeiral escreveu:
Quanto às classes

1. Se estão a contar que os da classe Nacional vão para a elite vão ter apenas 3 ou 4 pilotos mais;
2. Os outros pilotos da Nacional ou desistem ou vão para os verdes;
3. Os Verdes que por norma são bem maduros vão ficar mais maduros aínda. Aquilo é uma classe de veteranos disfarçada;
4. Duas classes Elite? Uma já é demais.
5. Juniors? Claro que sim.



...a única coisa que falta são os Veteranos (tenho que puxar a brasa à minha sardinha), que é a classe que maior aumento do nº de pilotos tem registado ( talvez uma média de 15 por prova) e que se deixar de existir provavelmente esses pilotos vão deixar de aparecer.

Quanto aos Verdes porque não chamar Open 1 e Open 2????

... só para acabar com as ilações/correspondência que a cor verde pode ter com "pilotos com pouca experiência".

Agrada-me a ideia de chamar-se Open em vez de verdes e ser campeonato em vez de troféu. Eu sou um grande defendor dos veteranos em forma de campeonato e não inserido no meio dos verdes. Eu até sou defensor de uns veteranos A e B mas se houver open em vez de verdes o problema fica resolvido.

Os veteranos podiam ser era pilotos com mais do que 35 anos. Que acham da ideia???

Elite
Open
Juniors (Com limite de idade. Qual o limite? Não sei.)
Veteranos (+35?)

E todos eles campeões nacionais.

Quando se divide pouco por muitos não calha nada a cada um. Por isso é melhor começar por poucas classes e ir aumentando se necessário. Mas parece-me que nos próximos anos a tendência vai a de diminuir às classes.



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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 3:53 pm

acho que uma coisa é aquilo que todos gostávamos de ter e que seriam muitas classes a fazer justiça aos diferentes níveis, cilindradas, etc... e outra coisa é olhar à nossa realidade do momento e nesse caso, acho que seria Elite 1 e 2 (unicos campeões nacionais para não banalizar os títulos), Open 1 e 2 (concordo com o termo), Veteranos e Juniores (as idades é outra discussão)

acho que as "classes feitas por medida" não são a melhor forma de atrair gente e em vez disso, gostava de ver percursos mais selectivos (sem serem demolidores para as motas), especiais mais longas e provas de apenas 1 dia (eventualmente de 2 dias para a Elite) pois acho muito complicado conjugar o trabalho com provas de 2 dias...

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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 4:00 pm

saul escreveu:
acho que uma coisa é aquilo que todos gostávamos de ter e que seriam muitas classes a fazer justiça aos diferentes níveis, cilindradas, etc... e outra coisa é olhar à nossa realidade do momento e nesse caso, acho que seria Elite 1 e 2 (unicos campeões nacionais para não banalizar os títulos), Open 1 e 2 (concordo com o termo), Veteranos e Juniores (as idades é outra discussão)

acho que as "classes feitas por medida" não são a melhor forma de atrair gente e em vez disso, gostava de ver percursos mais selectivos (sem serem demolidores para as motas), especiais mais longas e provas de apenas 1 dia (eventualmente de 2 dias para a Elite) pois acho muito complicado conjugar o trabalho com provas de 2 dias...


qual a arazao de só os elites serem campeoes nacionais!? os verdes não fazem a corrida quase por igual!? se so eles merecem ser campeoes, que fiquem com o campeonato so para eles...a ver se fazem mais q 1 ano!!!

é das maiores injustiças q existe no CNE! Camp Nacional elite, Camp Nacional Verde... no MX tb n é assim!? no Trial...na Velocidade...enfim...ate no futebol á o campeao nacional da 2ª liga!
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 4:15 pm

acho que o titulo de "Campeão" deve ser dado a quem se distingue dos demais e em nenhuma modalidade das que referiste tens mais do que um campeão nacional na mesma categoria

acho que isso deve ser visto como forma de enaltecer os melhores e não de diminuir os demais e acho que um titulo de vencedor duma competição nacional é sempre motivo de grande orgulho portanto acho que não é injustiça nenhuma... no fundo acho que só estamos a discutir semântica em vez de lançar ideias que ajudem a promover a modalidade dirt
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 4:53 pm

em relação às corridas acho que está um bom campeonato!!

classes a minha opinião é a seguinte:
elite geral
elite 1
elite 2
verdes 1(troféu)
verdes 2(troféu)
juniores(trofeu) 16-23anos
veteranos A (campeonato nacional) percursso e extreme igual elite 35anos ...
veteranos B (troféu) percurso igual verdes 39anos ...
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 5:51 pm

saul escreveu:
acho que o titulo de "Campeão" deve ser dado a quem se distingue dos demais e em nenhuma modalidade das que referiste tens mais do que um campeão nacional na mesma categoria

é o q eu digo... campeao nacional elite, campeao nacional verdes...
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 6:30 pm

Boas

A nível dos locais das provas, promete ser um bom campeonato.
Quanto a velha história das Classes, penso que qualquer coisa que façam ira haver sempre alguém que discorde.
Se analisarmos bem o actual CNE, a classe de elite por vezes tinha 3 pilotos em cada classe, será que se fosse apenas uma só classe não era mais animado para os intervenientes, pois havia mais gente à disputa dos lugares.
Na classe nacional, assumia o lugar dos verdes, isto é, Verdes 1 passava a Nacional 1 e o mesmo cenário para os verdes 2.
Os Veteranos, iriam correr numa classe a parte com o mesmo tipo de regulamentos que os actuais.
Classe Júnior até aos 20 anos limitada a motas 125 cc, pois penso que aí e que esta a grande escola dos pilotos.
Associado a isto tudo, criava uma classe amadora para quem comprovadamente residisse na área (Distrito/Concelho) onde se disputa as provas com o mesmo tipo de condições que estão a criar para os pilotos que fazem o 1º enduro no Enduro de Loures

Resumindo

Elite
Nacional 1
Nacional 2
Veteranos
Júnior ate 20 anos motos 125 cc
Amadores (apenas para pilotos locais)

É apenas a minha opinião

Abraço a todos e viva o ENDURO
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 6:52 pm

Citação :
Júnior ate 20 anos motos 125 cc

É isto mesmo!
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 7:06 pm

penetra escreveu:
saul escreveu:
acho que o titulo de "Campeão" deve ser dado a quem se distingue dos demais e em nenhuma modalidade das que referiste tens mais do que um campeão nacional na mesma categoria

é o q eu digo... campeao nacional elite, campeao nacional verdes...

Os Verdes têm um Troféu Nacional, não um Campeonato Nacional, logo não são Campeões Nacionais, são vencedrores do Troféu Nacional de Verdes.... Cool
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alexvieira
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 8:34 pm

Na última prova do CNEna F.Foz a lista de inscritos foi:

ELITE 1 - 3 pilotos
ELITE 2 - 4 pilotos
NACIONAL - 15 pilotos
VERDES 1 - 18 pilotos
VERDES 2 - 11 pilotos
VETERANOS - 15 pilotos
PROMOÇÃO - 21 pilotos

Analisando estes dados:

Não temos "mercado" para 2 classes ELITE ( e já há vários anos)

Temos "clientes" para a NACIONAL, de onde sairão os futuros valores para a modalidade; parece-me ser uma classe de transição essencial para quem aspira "voos mais altos"

Os VERDES são a classes das "massas", essenciais para que continuem a haver corridas, pois têm um grande peso no orçamento das organizações/Federação; são classes para o piloto amador/de fim de semana quequer fazer uma "perninha na competição" sem grande pressão ou objectivos

Os VETERANOS é uma classe onde os "velhos" que ainda gostam de competir e já têm capacidade económica para o fazer por conta própria, vêm "matar o vício", competindo entre iguais - se acabar muita gente vai deixar de aparecer

A PROMOÇÂO acho bem que acabe nos moldes em que está; estou convencido que a maior parte dos pilotos transitará para os VERDES e alguns até para os VETERANOS sem "stresses"

Resumindo e concluindo, na minha opinião as classes devião ser:

ELITE (de onde sai o campeão nacional)

EXPERT (actual NACIONAL - com este nome deixa de haver confusão de que o vencedor é campeão nacional, passando a troféu)

OPEN 1 (actual VERDES 1 - troféu)

OPEN 2 (actual VERDES 2 - troféu)

VETERANOS (troféu)

JUNIOR (troféu)


Última edição por alexvieira em Sex Nov 12, 2010 11:05 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 8:51 pm

mt interessante,provas novas pode ser que dê novo folego ao enduro nacional dirt

quanto a vale da fraga,sou da mesma opiniao do nac e do benduro...prova 5*`,alias foi minha 1ª prova!!!
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MensagemAssunto: Não é oficial   Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 10:56 pm

Classes 2011

Enduro absuluto

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Verdes 1
Verdes 2

Veteranos + 40 anos

Juniores 16 aos 21 anos ( motos até 125cc 2T/ 250cc4T

Provas

Braga 1 dia
Gois 2 dias
Ourém 2 dias
Torres Vedras 2 dias
Loures 2 dias
Régua 2 dias
Lagares 2 dias
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 11:20 pm

É o que vai ser ou é o que sugeres, xtrem?

Pelo menos o que disseste em relação às provas é o que vai ser, salvo alguma mudança de planos.

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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 11:34 pm

concordo 100% com o Saul...Campeão Nacional é para 1 apenas...não pode um piloto ter o mesmo estatuto que outro onde não entram em confronto e tem percursos e provas diferentes...mas depois no fim ambos são Campeões Nacionais de Enduro!?!

Quanto as classes, ou se acaba com a Nacional e ficam 2 Elites, ou então so uma Elite e a Nacional...mas Campeão só na Elite!
O resto parece-me bem, so nos Verdes acho que devia ser como a Promoção, uma classe apenas...

Corrida em Lagares?!?! dass...lol os gajos de lá são tolos...hihi
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptyQui Nov 11, 2010 11:46 pm

pois, eu também sou da opinião de que uma classe só pode ter o título de Campeão Nacional, se tiver parâmetros próprios que a definam...

três exemplos:

1) Se a Elite tem Campeão Nacional, então a Nacional não pode ter. As classes são idênticas ou praticamente idênticas ao nível regulamentar.

2) Juniores. Aqui pode haver um Campeão Nacional. Porque não? É o Campeão Nacional Junior. O facto de ser para Juniores é precisamente o parâmetro relevante que distingue esta classe das outras.

3) Veteranos. Para mim é como os Juniores. Pode haver um Campeão Nacional de Veteranos.

Peço desculpa a quem não concorda, principalmente aos pilotos, mas é a minha opinião.


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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 7:18 am

nacnac escreveu:
pois, eu também sou da opinião de que uma classe só pode ter o título de Campeão Nacional, se tiver parâmetros próprios que a definam...

três exemplos:

1) Se a Elite tem Campeão Nacional, então a Nacional não pode ter. As classes são idênticas ou praticamente idênticas ao nível regulamentar.

2) Juniores. Aqui pode haver um Campeão Nacional. Porque não? É o Campeão Nacional Junior. O facto de ser para Juniores é precisamente o parâmetro relevante que distingue esta classe das outras.

3) Veteranos. Para mim é como os Juniores. Pode haver um Campeão Nacional de Veteranos.

Peço desculpa a quem não concorda, principalmente aos pilotos, mas é a minha opinião.



Assino por baixo...
Estou 100% de acordo contigo...

Concordo com o Ricky os gajos de lagares sao tolos e nao teem capacidade psicologoca para organizar um enduro para meninos...

Por isso é que ele vai ser na Sobreira Vale da Fraga...
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 10:09 am

lol...na Sobreira só se tirares de lá a maquina e fica mesmo o salto completo do rio...hihi e pá não podes meter as pedras de gelo no meio da especial se não o pessoal pára tudo a pedir o whisky...hihi
no fds tive com o nosso amigo pussuido, ele diz que es um mimalhote porque não havia noite por ali...a ver se para lisboa levo o gajo a ver umas coisas para ele ficar com melhor ideia de nos, ou então em Vigo...hihi

Bem quanto a este tema então as corridas seria algo assim:
Ourem
Gois
Fafe
Loures / Sintra
Lagares
Oliveira do Hospital
Tomar !??!
Lousa !??!
Gouveia !??!

Figueira como faz Mundial não pode fazer nacional certo? se podesse claro que sim...

Todas de dois dias e pelos menos 7 a 8 corridas...primeira em Fevereiro e ultima em Setembro...folga em Agosto...
Outubro Novembro e Dezembro Xcountry!
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 10:13 am

nacnac escreveu:
pois, eu também sou da opinião de que uma classe só pode ter o título de Campeão Nacional, se tiver parâmetros próprios que a definam...

três exemplos:

1) Se a Elite tem Campeão Nacional, então a Nacional não pode ter. As classes são idênticas ou praticamente idênticas ao nível regulamentar.

2) Juniores. Aqui pode haver um Campeão Nacional. Porque não? É o Campeão Nacional Junior. O facto de ser para Juniores é precisamente o parâmetro relevante que distingue esta classe das outras.

3) Veteranos. Para mim é como os Juniores. Pode haver um Campeão Nacional de Veteranos.

Peço desculpa a quem não concorda, principalmente aos pilotos, mas é a minha opinião.


Concordo perfeitamente contigo. Todos nós estamos aqui a dar apenas a nossa opinião e como tal são todas válidas.

Em todas as modalidades onde existem juniores e veteranos existem campeões nacionais. Obviamente que toda a gente sabe que não são campeões absolutos mas apenas no seu escalão etário.

Eu sou da opinião que a classe Nacional devia acabar e a na Elite haver apenas uma classe. Não pensem que vão ser muitos pilotos porque não vão ser mais do que 15. Faz algum sentido haver uma classe com menos do que 15 pilotos? Eu acho que não.

Quanto aos verdes não tenho problema em que seja apenas um troféu como é actualmente, mas o termo "Verdes" causa-me alguma impressão. No entanto vivo bem com isso.

E agora uma ideia radical: E que tal nos juniors permitirem apenas 1252t ou motas 4t mas com menos do que uma determinada potência em que se podiam fácilmente enquadrar as AJP 250? São motas que custam menos de 5000€ novas e em princípio vai haver troféu apoiado pela marca. Correrem contra as 152t é justo? Acho que nas mãos certas podem ganhar.
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 11:08 am

segundo me disseram o campeonato vai ser mais ou menos por esta ordem:

gois - Fevereiro
ourem - Março
régua - maio
braga - Junho
torres vedras - Setembro
loures - Outubro
lagares (ou lá ao lado) - Outubro

mas isto ainda muito pode mudar!!!

e quanto classes acho que era bom pilotos com um certo nível não puderem ir para classes inferiores isto afasta aqueles pilotos amadores!!
por exemplo 2007 - joao rato
2008 - luis ferreira / tomas neves
2009 - não me lembro bem mas acho que esteve um nível ideal
2010 - elias rodrigues


as classes venha o que vier eu vou na mesma!! gosto de enduro e enquanto puder vou lá andar...
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 11:28 am

Resumindo e concluindo, na minha opinião as classes devião ser:

ELITE (de onde sai o campeão nacional)

EXPERT (actual NACIONAL - com este nome deixa de haver confusão de que o vencedor é campeão nacional, passando a troféu)

OPEN 1 (actual VERDES 1 - troféu)

OPEN 2 (actual VERDES 2 - troféu)

VETERANOS (troféu)

JUNIOR (troféu)


O facto de o vencedor do troféu de VETERANOS OU JUNIOR ser campeão nacional ou vencedor do respectivo troféu nacional não me parece ser relevante.

O que eu acho imperativo, se realmente querem ver mais pilotos no CNE, é que as corridas sejam maioritariamente de 1 dia, com uma de 2 dias a meio do campeonato e a última tb de dois dias.
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 11:31 am

Fabio Pereira escreveu:
2009 - não me lembro bem mas acho que esteve um nível ideal

2009 - Nuno Oliveira/Claudio Belchior

Campeonatos bem disputados ate a ultima prova
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 11:32 am

Citação :
E que tal nos juniors permitirem apenas 1252t ou motas 4t mas com menos do que uma determinada potência em que se podiam fácilmente enquadrar as AJP 250? São motas que custam menos de 5000€ novas

Concordo com esta "ideia radical": a classe JUNIOR, da qual pode sair um Camp. Nacional Junior, deve estar aberta apenas a 125 (2 ou 4T) e 250 4T com potência limitada (como por exemplo: AJP, KLX, antigas XR, ...) - Isto porque são motas relativamente económicas (na aquisição e manutenção) e que se equilibram em termos prestacionais.

Agora se vão permitir nesta classe qualquer 250 4T, então quem pilotar uma 125 (excelente classe de iniciação, e que podem ser legalmente conduzidas a partir dos 16 anos - idade de um junior, que poderá continuar a ser até aos 20, 21 ou 23 no máximo) estará muito desfavorecido.
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MensagemAssunto: Re: Novidades para a época de 2011    Novidades para a época de 2011  - Página 4 EmptySex Nov 12, 2010 9:04 pm

ou perberam mal o q eu disse ou sou eu q n estou a entender...

Modalidade: ENDURO

Classes: Elite, Verdes, etc..

Campeoes Nacionais: CN ELITE; CN VERDES; CN ETC...

Qual é o problema!? eu sou da opiniao q dos verdes tem q sair 1 campeao...eles sao 70/80% do campeonato, merecem tanto ou mai do q os outros!

Ora vejam o WRC, quantos campeoes do mundo vao existir no domingo, no RAC?!? 4 e é so uma modalidade!

(quanto ás provas...tb ja me constou q seja esse o calendário...de locais)
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