Assunto: Suzuki RMX 450Z Sex Out 11, 2019 11:55 pm
Boa noite,
Sou proprietário de uma RMX 450 e noto algum "poço" durante a aceleração da mota, principalmente em regimes mais elevados de rotação. Anteriormente ao tive modelos 250 2T de cross e talvez seja essa diferença de "filosofia" que ache estranho. Numa pesquisa pelo YouTube , encontro algumas dicas de como melhorar o comportamento do motor.
Ex: https://youtu.be/dP9cU6stJbs
Alguém tem este modelo? Que alterações fizeram? A solução da caixa de filtro de ar, seria a melhor opção para um melhor desempenho (vistos o que noto ser a falta de ar)?
Obrigado, Cumprimentos
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1526 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Dom Out 13, 2019 11:02 am
No vídeo foi que selecionado por ti, estão bem explicadas as alterações que são precisas fazer para o motor da RMX ter mais performance!. Contudo queria te perguntar o seguinte, fazes provas ou usas a mota em estrada? Isto porque do que conheço deste modelo, a sua principal característica, é ser bastante boa para andar no monte, a sua progressividade de entrega de potência, facilita muito a condução percursos fora de estrada, coisa para a qual a mota foi pensada. Se queres algo mais bruto, o melhor é uma de motocross não tem nada haver... Na minha opinião acho que alterar a RMX não te vai resolver a questão da potência, mas sim diminuir a sua fiabilidade. No mercado encontras muitas RM450Z com matricula, acho que seria a mota ideal para quem quer potência.
Sarrafo Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 7 Data de inscrição : 23/02/2010
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Dom Out 13, 2019 12:24 pm
Boa tarde Luís. Antes de mais, obrigado pela resposta.
Anteriormente a esta moto, antes de fazer uma passagem pelas motos de estrada, tive uma Honda Cr250 e uma Yamaha Yz250. Nesse período fiz provas de RAID aqui pelo Alentejo. No entanto, agora que voltei a comprar moto de campo, o objectivo passou a ser os passeios de fim de semana e as longas tiradas (pegar no GPS e fazer um fim de semana inteiro offroad).
Quando falo em falta de potência, óbvio que estou a comparar com os modelos 2T que tive, apesar de ser uma comparação injusta. No entanto, andando eu 80% das vezes em estradões alentejanos, necessito de mais velocidade para rolar do que quando ela vem de origem. E é nos altos regimes (quando se estica um mudança, que existe um período onde parece que a moto faz "poço", parecendo que falta ar. Fora essa questão, apesar de ainda só ter feito 200km com a moto, até estou satisfeito. Motor redondo, consumo baixo e bom feedback de fiabilidade.
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1526 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Dom Out 13, 2019 12:41 pm
Em relação a tua Suzuki RMX 450, queria saber o seguinte para te tentar ajudar, tens a noção se a nível de válvulas e filtro de combustível (as motas a injecção tem filtro incorporado) estar tudo bem? Já agora a vela do motor tem quantos quilómetros?
Sarrafo Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 7 Data de inscrição : 23/02/2010
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Dom Out 13, 2019 3:07 pm
A RMX foi comprada a um colega de trabalho. Segundo informação do mesmo, foi trocadas válvulas e piston á 4 depósitos atrás, uma.reparacao de +-500€. No entanto, como gosto de ter controlo sobre as revisões, assim que comprei a mota fui colocar na oficina para uma revisão geral. Assim, óleo e filtros foram mudados. Quanto á vela, não sei dizer ao certo.
Como faço estradão, alterei a relação. De origem trás 13x51 (pinhão - Cremalheira) e tenho actualmente 14x48. Com isso consigo rolar nos estradões a 90/100 km/h e uma velocidade máxima de +-130km/h. Sei que ao trocar a relação vou perder potência na mota e a5° velocidade da rmx é mais longa que as MX. Mas foi o "poço" que fez em algumas situações que me fizeram pesquisar por dicas.
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1526 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Dom Out 13, 2019 4:15 pm
Verifica o filtro de gasolina da bomba do deposito, podes é ter falta de gasolina, pela cor da vela já vias isso, esta se estiver pobre (falta de gasolina) vai ter uma cor cinza clara no centro e preta baço nas bordas, se estivesse com pouco ar estaria preta baço por todo ou castanho muito escuro. Tu estás a suspeitar de falta de ar, mas olha que o problema pode estar precisamente na alimentação, inclusive podes ter o injector de gasolina sujo, eu ai mais por ai... Eu na minha WR450F de 2012 já de injecção (que por acaso ainda tenho mas está a venda) tinha 13/50 para andar pelo monte (zona norte) agora como a uso só para me transportar aqui por Esposende coloquei 15/47, e obtive 178km de velocidade máxima, mas claro demora um pouco a lá chegar, mas até aos 150km vai muito rápido, de realçar que a minha mota está original sem qualquer alteração na entrada de ar ou escape! Na estrada no outro dia fui ao Gerês por estradas secundárias e numa condução moderada fiz 3,5 lts aos 100km. No monte fazia entre 6 e 7 lts dependia da condução, ou se andava por caminhos mais abertos ou tortuosos.
Sarrafo Piloto de fim-de-semana
Mensagens : 7 Data de inscrição : 23/02/2010
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Seg Nov 04, 2019 1:54 pm
Obrigado pelo resposta.
Para já, a RMX está " no estaleiro". Após ter feito revisão geral, passado 60km o carreto da 4° velocidade começou a falhar. Agora com o motor aberto, fará uma mudança de componentes que precisar.
Quanto aos consumos, dos 90km que ainda consegui fazer, fez uma média de 5.5L/100km
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1526 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Suzuki RMX 450Z Seg Nov 04, 2019 7:19 pm
Pois isso é que lamento o azar, quase de certeza que isso ocorreu devido a mau uso da mota! Entretanto aqui fica um video com o teste da potência máxima da RMX
E só para comparar o da Yamaha YZ450FX (uma WR ao estilo americano)