enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarAfinação carburador Yz 250 Botaof12
 

 Afinação carburador Yz 250

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Joaquim Duarte
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/12/2018

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptyQua Dez 19, 2018 1:15 pm

Boa tarde, amigos tenho uma yz 250 de 2004 a qual deita muito óleo pelo escape, uma vez que este fica todo babado de óleo em pouco tempo, também reparei que a vela também fica totalmente preta de óleo, acho que não é normal! Penso que esteja com um consumo muito rico e por isso já desci um ponto a agulha do carburador, mas continua na mesma, tenho montados no carburador os giclers 48/180 e faço a mistura a 2%! Alguém me pode dar ideias ou sugestões do que será e que fazer mais para resolver o problema?!! Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptyQua Dez 19, 2018 10:44 pm

Pelo que descreves tens um "problema" muito simples de resolver, passas a fazer uma mistura a 1,75% e vais ver que tudo se resolve.
Usa é óleo 100% sintetico e a 1,75% evita andar muito tempo (estrada ou areia) em altas rotações.
Usar a mistura a 2% é mesmo para quem anda sempre ao "ataque" , com o motor em altas rotações continuas.
Não é por de vez em quando levar a mota ao máximo que se deve andar com uma mistura de óleo alta.
Outro factor que influência bastante é a qualidade do óleo, por isso se deve usar um óleo 2 tempos 100% sintético.
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Duarte
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/12/2018

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptyQua Dez 19, 2018 11:54 pm

Boa noite, obrigado Luís também já me lembrei disso, mas como a mota já tem uns anos e no manual ainda recomendam a mistura a 3%, não queria arriscar abaixo dos 2, mas como dizes isso é a mistura para quem anda sempre a fundo! Vou experimentar a sugestão, até porque uso um óleo que penso ser muito bom, o Motul 710 2T com tecnologia ester! Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptyQui Dez 20, 2018 12:00 am

Pois, o fabricante tem que sempre dar uma valor referência, neste caso uma YZ é uma mota de motocros.
Como sabes no motocross, um piloto já com algum nível, faz mangas de 20 a 30 minutos, quase sempre a fundo e a regimes altos.
Quando se usa uma mota destas nos caminhos do monte, se reparares usas mais as baixas e médias rotações e o óleo se tiver em quantidades excessiva sai pelo escape sem ser devidamente queimado, originando a que a vela fique preta e queime mal.
Uma boa maneira de ver se a quantidade de óleo está correta é realmente observar a cor da vela, esta tem que estar com uma cor parecida com café com leite mais para o escuro.
Ir para o topo Ir para baixo
Joaquim Duarte
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/12/2018

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptyQui Dez 20, 2018 11:23 pm

Sim tens razão, o fabricante tem que se precaver e dar um valor para a mistura recomendável para quem as leva ao extremo...não é o meu caso! Já tinha ideia que ver a cor da vela dizia alguma coisa, dai ter ido vê-la e pensar que seria excesso de gasolina e por isso ter baixado a agulha do carburador...se calhar foi errado!! Já agora sabes de alguma vantagem em ter a agulha mais acima ou será que a posso usar assim, um ponto abaixo do original?!
Ir para o topo Ir para baixo
Élioo
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/05/2021

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptySeg maio 31, 2021 11:33 am

Boas..

Prontos para o testamento..

Este tema para mim é dos mais difíceis numa mota a 2t... Tenho uma yz 250 de 1997 completamente reconstruída, ou seja, praticamente nova. Antes de isso ela tinha me vindo a isolar muitas velas, era quase uma por depósito, uma coisa de outro mundo. Colocou-se a hipótese de ser a parte elétrica, compressão baixa (devido ao cilindro ovalizado ou pistão já cansado), lamelas, carburador etc. O que é certo é que depois de reparar todo o motor melhorou ligeiramente mas não resolveu o problema. Meti mãos a obra, medir toda a parte elétrica, ver lamelas etc. Tudo parecia estar dentro dos parâmetros do manual. Foi desta forma que decidi focar-me apenas no carburador. A segunda Guerra começou... Configurei o carburador como na origem (versão Japão), gigler 172, 48, agulha N3VF ranhura 3, 1-3/4 de volta de ar, boia a meio da tolerância, filtro de ar limpo etc. Resultado, a mota deita-me óleo e óleo queimado pela ponteira, faz poço quando rodo punho bruscamente etc. Mais estralho de tudo, a mota em baixas numa descida sem acelarar ou acelerando no mínimo quando desengatada dá a sensação que lhe está a faltar gasolina, uma espécie de relanti instável. Continuando, baixei a agulha, fechei e abri ar poucas melhorias.. Decidi colocar um gigler de baixas 45 uma vez que o meu problema se encontra em baixas até médias. Com esse de 45 pouco se notou, volta a subir e a descer a agulha abrir e fechar ar etc. Um processo por tentativas ver se melhora ou piora, já para não falar nas dezenas de vezes que é preciso tirar a vela para ver o estado dela nas três faixas principais (baixas, médias e altas).
Resultados poucos satisfatórios.
Posto isto há ainda uma coisa que ainda me "assustou" mais, a configuração do carburador para EUROPA manda enriquecer a mistura! Ora se ela assim já é o que é o que fará com a mistura mais rica! Mas como sou curioso e gosto de perceber aquilo que faço lá vou eu.. Gigler 172, 52, agulha N4VF ranhura 3, 1-1/4 volta de ar, boia a meio da tolerância, filtro de ar limpo etc.
Vocês perguntam, agora deve estar uma torneira de óleo no escape certo? E eu digo, praticamente igual! Provavelmente melhor na resposta do acelerador ainda, posso andar ao relanti rodo a fndo e a mota responde sem embrulhar! Agora o problema está lá na mesma e não gosto do que vejo, em baixas-médias deita óleo queimado a mais e andar devagar dá a sensação que a mota vai engasgadinha de todo quando na realidade rodo punho e tenho uma resposta imediata!
Quase para terminar... Ainda não estando do meu agrado porque vou fazer meter novamente o gigler de 48 e vou subir o nível da boia par ao mínimo como diz o manual para tentar combater aquela sensação da falta de combustível em regimes de lentas (isto na configuração origem japão, ou seja inicial)

Há um desafio que quero deixar aqui a todos e que eu estou a tentar perceber o porquê e como interfere na carburação, é o ajuste do relanti (na rodinha)!!!!!!!!!!!!!!
- Se desapertar (subindo o "pistãozito") a mota melhora a queima da gasolina e visivelmente deita menos óleo do escape, mas continua a fazer poço se rodar bruscamente o punho (com mota desengatada).
- Se apertar (descendo o "pistão") a mota queima pior mas por outro lado deixa de fazer o tal poço e acelera limpo!!

Encontrei a volta certa do parafuso do relanti até ela deixar de fazer poço mas dessa forma a mota também não tem relanti, para-me se tirar a mão do punho.

Portanto está aqui um mistério que tem muita influência na matéria.

Para já estou a pensar apostar no gigler de minimas 52 subindo o nivel da boia para o minimo para entregar mais gasolina em baixas e depois compensar com a "subida" do parafuso do relanti uma vez que este permite uma espécie de entrada de mais ar daquilo que eu começo a ver. NÃO CONFUNDAM PARAFUSO/RODINHA DE AJUSTE DO RELANTI COM O PARAFUSO DO AR!!!!

Isto é um processo lento e de paciência para quem queira deixar a mota o mais afinada possivel, mas é o que é..
Se não melhorar mais vou colocar a hipótese de ser a guilhotina do carburador com desgaste e adimite mais ar, o difusor onde passa a agulha também já com desgaste e admite mais gasolina, o corpo do parafuso do relanti com desgaste etc. Todos estes fatores podem perfeitamente ter influência e acabam por interferir na afinação e nunca se conseguir obter uma queima certa.

Para já é isto depois dou o meu feedback desta grande guerra que tenho tido.

Resumindo, quando adquiri a mota a 10 anos era raro isolar uma vela e queimava minimamente bem, com mistura 3% como diz no manual, depois em pouco, ou seja, à 3anos para cá mais ou menos foi ficando assim. O motor foi reconstruído este ano a luta do momento tem sido esta.
Agora quero chegar ao antes e não abdico dos 3% com óleo Yamalube 2R ou Castrol A747
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Afinação carburador Yz 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Afinação carburador Yz 250   Afinação carburador Yz 250 EmptySeg maio 31, 2021 8:33 pm

É verdade que este tema é dos mais complexos nas motas a 2 tempos, e só com experiência e conhecimento é que se conseguem resultados.
As variantes que condicionam a afinação de um carburador de uma mota a 2 tempos de "competição" são muitas, o estilo de condução, terreno (modalidade), temperatura ambiente, pressão atmosférica, humidade, altitude, etc, são factores a ter em conta.
Um dos indicadores mais fiáveis de ver se a carburação está boa, é a cor da vela de ignição, contudo é preciso perceber o que se está a ver e interpretar os dados.
Resumindo, carburar uma 2 tempos tem muito que se lhe diga e realmente é preciso perceber muito bem como funciona um carburador.
Na minha YZ250 de 2006, eu uso uma agulha NECW na posição 2, gigler do máximo 168, mínimo 42 no inverno e 40 no verão, a boia está regulada para 6mm altura, o parafuso da mixtura ar gasolina é feito por "sensações" e só ligo ao facto de se tiver menos de uma volta o gigler do mínimo está pobre, mais de 2 voltas está rico, e faço neste momento uma mistura a 2.5%, Desta forma tenho um comportamento bastante bom pois tenho baixas médias rotações muito fortes e nas altas consigo alongar muito mais, também ajuda a culassa de YZ250X (menos compressão)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Afinação carburador Yz 250
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» dicas para afinar o carburador de mota 2t
» motor honda crf afinaçao
» Afinação Standart Suspensão
» Gas gas ec 125 afinação da valvula de escape
» Material diverso de yamaha yz450f de 2007

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: