enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarRMZ 250 - Aquecimento Botaof12
 

 RMZ 250 - Aquecimento

Ir para baixo 
+2
jorgejesus1974
rs_master
6 participantes
AutorMensagem
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyDom Set 02, 2012 9:42 pm

Viva pessoal,
Tenho uma rmz 250, e esta já tinha montado um vaso de expansão junto ao filtro de ar, contudo aquilo que acontece é que a mota passado um pouco de a ligar aquece mandando assim desta forma a agua para o vaso de expansão (pelo que sei é o normal), mas com o andamento essa mesma agua deveria voltar novamente para o radiador coisa que não acontece.

Os favos dos radiadores estão em bom estado e não têm sujidade entranhada no meio deles;
Ja tirei o reservatório do local onde estava e coloquei-o na parte frontal da mota mais alto que o nível do radiador e continua igual;
Ja desmontei as tubagens todas e a agua circula e a bomba de agua também funciona;

Ontem parei a mota na garagem e no vaso de expansão ficou la a agua depositada, entretanto hoje fui la e estava na mesma, a mesma so saiu do vaso quando tirei a tampa do radiador.

Sera que alguem ja teve o mesmo problema ou me pode dar alguma dica do que possa ser?

Cumps cheers
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyDom Set 02, 2012 11:00 pm

Arrow boas, pelo que parece e descreves é a tampa do radiador com problemas.
Sai agua mas não entra.
Tira o radiador fora e com a tampa montada testa-o em pressão (ar). quando a válvula(tampa) abrir, repara se entra agua depois de libertar Pressão. Claro que tens de fazer isso tudo mergulhando o radiador em agua. A válvula geralmente abre 2,5/ 3bar.
Não sou um expert na matéria, mas tentava falar com alguem com mais experiencia na área.
Espero ter-te ajudado.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyDom Set 02, 2012 11:07 pm

No vaso de expansão já tens sempre alguma agua, certo ?

O radiador manda qd aquece, mais agua, que depois, qd arrefece não retorna ?

Aquilo que me ocorre é ar no circuito

ou então a tampa como já disseram...
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 2:08 am

boas isso tem que mandar a agua para o deposito mas tem que estar mesmo quente ! ela só te manda a agua para o deposito quando a valvula de seguança ( neste caso a tampa de radiador que é como uma valvula de segurança já tem a pressão de que ela recomenta 1.1 bar 1.0 bar está escrito na tampa ) e ai liberta a agua (pressão) para fora !!!

já agora quem montou o vaso de espansão na moto ? isso ñ podes ligar só o tubo de respiro ao deposito e já está !! a tampa é tipo antiretorno

Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 1:39 pm

HUSK308 escreveu:
boas isso tem que mandar a agua para o deposito mas tem que estar mesmo quente ! ela só te manda a agua para o deposito quando a valvula de seguança ( neste caso a tampa de radiador que é como uma valvula de segurança já tem a pressão de que ela recomenta 1.1 bar 1.0 bar está escrito na tampa ) e ai liberta a agua (pressão) para fora !!!

já agora quem montou o vaso de espansão na moto ? isso ñ podes ligar só o tubo de respiro ao deposito e já está !! a tampa é tipo antiretorno



viva amigo...

Consegues me explicar melhor essa parte do fim.
O vaso ja vinha montado na mota, mas creio que nao ta bem montado.

Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 1:40 pm

Bernstein escreveu:
No vaso de expansão já tens sempre alguma agua, certo ?

O radiador manda qd aquece, mais agua, que depois, qd arrefece não retorna ?

Aquilo que me ocorre é ar no circuito

ou então a tampa como já disseram...

O vaso esta vazio.

Convem ter alguma agua no fundo do vaso é?

Desconheço na mota algum tipo de sangrador no sistema de refrigeração para poder sangrar.
Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 1:41 pm

jorgejesus1974 escreveu:
Arrow boas, pelo que parece e descreves é a tampa do radiador com problemas.
Sai agua mas não entra.
Tira o radiador fora e com a tampa montada testa-o em pressão (ar). quando a válvula(tampa) abrir, repara se entra agua depois de libertar Pressão. Claro que tens de fazer isso tudo mergulhando o radiador em agua. A válvula geralmente abre 2,5/ 3bar.
Não sou um expert na matéria, mas tentava falar com alguem com mais experiencia na área.
Espero ter-te ajudado.
Abraço

Obrigado pelas dicas amigo,irei exprimentar o que me disses-te.

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 3:34 pm

Boas...

Eu tambem tive o mesmo problema que tu na minha RM-Z e fiz da seguinte maneira...

1º meti um vaso de expanção (que a Suzuki fornece) é uma espécie de C e meti junto do CDI da mota mesmo atraz do porta farol encaixado no quadro onde rola a coluna de direção. e como fica no nivel acima do radiador, a mota quando aquece envia a agua para o vaso de expanção e depois de arrefecer volta a recuperar tudo novamente para dentro do radiador e o vaso fica completamente vazio...

2º como isto ainda não chegava para o tipo de uso que eu dava á mota, comprei uma ventoinha da Husaberg 300 2t e encaixeia no radiador que tem o tampão e meti um botão on/off junto ao punho de gás, que vai com um fio á ventoinha e o outro fio vai á caixa do filtro do ar onde eu encaixei uma pequena bataria de 12v e assim sempre que eu sinto que a mota está a aquecer muito eu ligo o botão e evito que a mota entre em sobreaquecimento....

Espero ter ajudado, mas qualquer duvida avisa Wink

Abraço

Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 8:36 pm

rs_master escreveu:

O vaso esta vazio.

Convem ter alguma agua no fundo do vaso é?

Desconheço na mota algum tipo de sangrador no sistema de refrigeração para poder sangrar.

Eu não conheço nenhum vaso de expansão que não tenha um nivel Maximo, e um nivel Minimo !

Seja de carro ou de mota...

Montei um na CR 250 (tirado de uma GSX 1100 R), e marquei-lhe um nivel minimo

Podes ver aqui:

https://enduroportugal.forumeiros.com/t1245-montar-um-vaso-de-expansao-numa-cr

Não pode haver ar nenhum no circuito, o vaso tem de ter o tubo que liga ao radiador mergulhado em agua
Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 11:16 pm

o meu receio no meio disto é que tenha a junta da colaca queimada.

Com a mota a trabalhar ao relanti e sem a tampa do radiador volta e meia aparecem umas pequenas bolhas,sera algum sintoma da junta queimada?

Vou mesmo trocar a tampa do radiador e usar outro tipo de reservatório.
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySeg Set 03, 2012 11:41 pm

Arrow Boas, isso das bolhas aparecerem é normal. a moto esta aquecer e esta parada.
não gastes dinheiro sem perceber o que esta mal.
Junto a tampa do radiador tem um respiro tens de vereficar esse mesmo respiro, pode estar ai o problema.
e o que o bernestein disse de ter ar faz sentido. tens de vereficar com calma e cuidado.
porque não procuras um mecanico para te ajudar ou um amigo que entenda para te ajudar a resolver o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyTer Set 04, 2012 8:05 am

jorgejesus1974 escreveu:
Arrow Boas, isso das bolhas aparecerem é normal. a moto esta aquecer e esta parada.
não gastes dinheiro sem perceber o que esta mal.
Junto a tampa do radiador tem um respiro tens de vereficar esse mesmo respiro, pode estar ai o problema.
e o que o bernestein disse de ter ar faz sentido. tens de vereficar com calma e cuidado.
porque não procuras um mecanico para te ajudar ou um amigo que entenda para te ajudar a resolver o problema.


Ontem fui aqui a um mecânico que ate tinha la boas motas na oficina, mas pelos visto sabia menos que eu ele.
Disse-me logo que era ou bloco estalado,ou junta ou a colaça.Depois disse-me também que a agua do vaso nunca volta de novo para o radiador,enfim.

O antigo dono da mota,quase de certeza que se enganou e que meteu limpa vidros nos radiadores e aquilo faz imensa espuma, ja tirei tudo fora e lavei ao máximo que consegui,mas ainda vai aparecendo espuma,talvez essa mesma espuma me possa estar a prejudicar.
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyTer Set 04, 2012 9:05 am

rs_master escreveu:
disse-me também que a agua do vaso nunca volta de novo para o radiador

então pra que serve o vaso de expansão ? é só pra não sujar o chão ??


E se tiveres o cilindro estalado ou a junta queimada, o óleo mistura-se com a agua, e fica com aspecto de café com leite

Como está o óleo ?


Vê lá se não foi como dizes e meteram foi algum detergente ou outra porcaria no circuito

Lava isso bem, e enche de anticongelante (vê bem no Manual como fazer)
Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyTer Set 04, 2012 1:09 pm

Bernstein escreveu:
rs_master escreveu:
disse-me também que a agua do vaso nunca volta de novo para o radiador

então pra que serve o vaso de expansão ? é só pra não sujar o chão ??


E se tiveres o cilindro estalado ou a junta queimada, o óleo mistura-se com a agua, e fica com aspecto de café com leite

Como está o óleo ?


Vê lá se não foi como dizes e meteram foi algum detergente ou outra porcaria no circuito

Lava isso bem, e enche de anticongelante (vê bem no Manual como fazer)

O oleo esta clarinho, porque foi mudado recentemente e depois disso a mota ainda nao tinha andado.Mesmo a agua nao aparece com borra de oleo, mas com a mota a trabalhar cria-se mesmo bastante espuma derivado aquilo que ele tinha metido la dentro antes de me entregar a mota.

Vou mandar varejar os radiadores para ver como fica e tentar de novo limpar ao maximo o circuito dentro do motor.
Tambem ja arranjei uma tampa nova.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyQua Set 05, 2012 1:05 am

Cilindro estalado ??colassa estalada ??? fdx andam a meter medo ao rapaz ?
isso se te tiver anticongelante do radiador para o motor é pela bomba de agua, tem o retentor a deixar passar e mistura-se com o oleo e fica o oleo tipo leite ...

mas ainda ñ viste isso do vaso de expanção ?

Se tiveres a colassa queimada , notas facilmente , tira o tampão do radiador fora a frio , metes a moto a trabalhar aceleres um bocado e vê se ela te manda agua para fora do radiador ( é sinal que a compressão da moto está a passar para o circuita da agua ...(junta lixada e ñ te veda o circuito da agua , com o a compressão) mas tb vê que a agua ñ pode estar parada tem que estar sempre a circular ...

montar vaso de expansão em moto !!!

Circuito aberto !

vaso de expansão pode estar em qualquer lado na moto alto baixo é igual mas normalmente devera estar a nivel de radiador ou mais alto ....
1º- o vaso tem duas saidas e uma tampa por onde deve ser aplicado o liquido anticongelante ,
por ex: o radiador tem um tudo de respiro que acima expliquei , quando a moto está quente com muita pressão a tampa abre para libertar essa pressão , onde veêm a sair liquido , esse tubo podem ligar a saida do vaso de expansão mais acima ( esse tubo nunca vai deixar entrar outra vez a agua por quando a moto fica a temperatura normal a tampa de radiador fecha e ñ entra nada pelo tal respiro só sai e quando está quente )...
2ª- a segunda saida o vaso de expansão a mais baixa , tem que ligar um tubo onde vá para dentro dos radiadores , NORMALMENTE ( há casos que ñ) liga-se no tubo onde então ligados os dois radiadores ( tem o radiador da tampa lado direito e o radiador esquerdo há um tubo por cima que os liga os 2 ... o tubo que vem do vaso de expansão tem que ligar ai com um T ( podem comprar um acessorio de ar comprimido e meter abraçadeiras ) tiram o diametro do tubos interiores e metem um T ...

Final - a sim quando a moto aquece a tampa de radiador abre e manda agua pelo respiro onde vai pra o vaso de expanção ,,
quando a moto fica a temperatura normal fecha a tampa , como o tubo do T está ligado o proprio circuito com a bomba de agua a traballhar vai bucar a agua que nessecita até encher outra vez os radiadores ,se o vaso tiver a cima do radiadores ele propria desce e mete os radiadores ao nivel correcto outra vez Basketball CAPIX ?

o vaso de expanção nunca deve estar cheio até cima meio mais ou menos

Circuito Fechado !
Só vai alterar a capacidade de liquido dos radiadores que é bom quanto mais liquido maisarrefece a maquina

1º- o que liga o 1ª radiador da tampa ( direito) ao radiador esquerdo, ´
em vez de ligar directo um radiador ao outro puxam o direito ( da tampa ) para uma entrada do vaso de expanção e o a outra saida do vaso de expanção ligam ao radiador esquerdo , o circuito de agua a sim é obrigado a ir ao vaso de expanção onde fica com mais liquido de radiador , ( este vaso de expanção ñ pode ter a tampa com valvula de seguança ) já que temos no radiador uma ,,, e a sim o respiro fica como estava Basketball agora escolham Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyQua Set 05, 2012 1:21 am

Quando quiserem uma reparação com garantia cá estou asb
Ir para o topo Ir para baixo
pepe
Nacional
Nacional
pepe


Mensagens : 324
Data de inscrição : 18/12/2010
Idade : 38
Localização : paços de ferreira

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyQui Set 06, 2012 8:54 pm

so fasso uma pergunta onde e que vai ligar o rezervarorio de agua ao radiador direito ou esquedo ? pk deves ligar ao esquerdo para isso e que serve o parafuso que esta la e para sangrar o sircuito ve isso
Ir para o topo Ir para baixo
rs_master
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/09/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptyQui Set 06, 2012 10:04 pm

pepe escreveu:
so fasso uma pergunta onde e que vai ligar o rezervarorio de agua ao radiador direito ou esquedo ? pk deves ligar ao esquerdo para isso e que serve o parafuso que esta la e para sangrar o sircuito ve isso

Segundo foi dito anteriormente liga no meio do tubo que liga os dois radiadores.
Nao tem nenhum parafuso o radiador.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySex Set 07, 2012 9:16 am

pepe escreveu:
so fasso uma pergunta onde e que vai ligar o rezervarorio de agua ao radiador direito ou esquedo

ligar ao dto. ou esq. é indiferente: os 2 radiadores estão ligados entre eles

Geralmente liga-se ao dto. pq é lá que está a tampa e o tubo.


pepe escreveu:
deves ligar ao esquerdo para isso e que serve o parafuso que esta la e para sangrar o sircuito ve isso

esta não percebi...

o parafuso de drenagem é pra drenar o circuito, (como o nome indica)

o que é que tem a ver com o vaso de expansão ?
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySex Set 07, 2012 1:42 pm

Há marcas que tem esses parafusos no radiador outras no cilindro isso são parafusos de sangramento do circuito de agua , em caso que tenhas que fazer manutenção tipo mudar o piston e tirar o cilindro fora ...
quando tiver montado ao meter liquido todo novo , enches os radiadores e retiras o parafuso 1 seg ou 2 para te retirar o ar , para acabares de meter o liquido ao nivel outra vez ...
mas as motos mais recentes já ñ é cumum ter isso enches , onde até dá , metes a moto a trabalhar sem tampa , tira-te o ar logo todo do circuito , acabas de meter o radiadores ao nivel outra vez Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
pepe
Nacional
Nacional
pepe


Mensagens : 324
Data de inscrição : 18/12/2010
Idade : 38
Localização : paços de ferreira

RMZ 250 - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: RMZ 250 - Aquecimento   RMZ 250 - Aquecimento EmptySex Set 07, 2012 6:10 pm

e eu tenho uma rmz de 2011 a qual pux um vazo de espançao da gaz gaz e liguei o vaso de espançao ao radiador esquerdo
na qual tem um dito sangrador ou purga como queiram chamar pois do lado direito tem a tampa e a mangueira de descarga ou de fuga de agua ou vapores que no qual quando a preçao no circuito e mt (motor quente ) a tampa alevia e sai por esse tubo assim com isto cria ar no circuito mas se este for compensado por agua pela purga ta sempre cheio o circuito a meu ver mas cada trata a sua burra como quer .

eu tanho o vasso de espançao ligado ai e tenho uma vavula de temperatura a entrada do motor e que da informaçao a ventuinha como aconteçe nos carros e uma bateria dentro do filtro de ar que recebe carga da mota e ate agora e preçizo bastante para ver a menina a fomegar so na famosa zona de lagares e que ela as vezes deita um pouco de vapores mas a levar porrada velha na pedra

Ir para o topo Ir para baixo
 
RMZ 250 - Aquecimento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» aquecimento!!!!
» RMZ aquecimento
» Problemas com aquecimento husqvarna te 450
» Aquecimento WR450f 2005
» Sheffield - Aquecimento nas escadas..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: