enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarMontar um vaso de expansão numa CR Botaof12
 

 Montar um vaso de expansão numa CR

Ir para baixo 
+6
paxx
jmv
hugo de jesus
geobik
saul
Bernstein
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyQui Out 21, 2010 5:28 pm

Boas !

gostava de pedir, a quem soubesse, uma dicas de como montar um vaso de expansão numa CR

Algumas dúvidas:

- Altura de colocação do vaso ?

deve ficar abaixo do nível do bocal do radiador, ou é indiferente ?


- Ligações ?

pelo que tive a ver na minha WR, no vaso há 2 tubos: um que entra por cima e outro que sai por baixo

esses tubos ligam os 2 ao tubo de drenagem do radiador ?

por um "T" simples, ou algum deles tem de levar algum tipo de válvulas anti-retorno ?


Obrigado !
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 7:10 pm

nada ?...

Crying or Very sad


pelo que andei a tentar descobrir na Net, parece-me que afinal o tubo superior do vaso não liga a nada, e o inferior vai directo ao radiador

ninguem sabe nada do assunto ?...
Ir para o topo Ir para baixo
saul
Verde
Verde
saul


Mensagens : 117
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : Fig. Foz

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 7:20 pm

vou fazer um esforço para te ajudar, baseado na minha memoria e base teorica sobre carros, já que não costumo olhar para motas que precisam de vasos de expansão...

a base do vaso de expansão deve estar à mesma altura do topo do radiador (ou ligeiramente superior) de forma a evitar a entrada de ar no circuito

o radiador deve estar ligado atraves do tubo que sai pela parte superior da tampa, ou seja, so quando a mola da tampa recolhe devido ao aumento de pressão é que esse tubo faz a comunicação com a parte inferior do vaso

o tubo superior é para escoar o vaso no caso deste se encher demasiado Wink
Ir para o topo Ir para baixo
geobik
Verde
Verde



Mensagens : 155
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 51

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 8:11 pm

tenho tambem um para montar. deve ficar acima da tampa do radiador. <entra pelo tubo inferior e escapa pelo superior. So tenho uma duvida: o liquido sai do radiador quando a tampa abre por pressão, mas quando arrefece para retornar ao radiador não encontra a saida fechada?
Ir para o topo Ir para baixo
saul
Verde
Verde
saul


Mensagens : 117
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : Fig. Foz

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 8:41 pm

nalguns casos penso que há um tubo de retorno... mas de qualquer forma deve-se verificar o nivel do circuito sempre que o liquido no vaso atinge o nivel maximo

mas sinceramente sera melhor alguem com experiencia se meter neste assunto porque foi problema com que nunca tive de lidar (tirando algumas experiencias com carros antigos)
Ir para o topo Ir para baixo
hugo de jesus
Nacional
Nacional
hugo de jesus


Mensagens : 417
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 44
Localização : sintra

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 8:58 pm

boas... na minha wr esta assim, o tubo superior sai em direcçao ao vaso e entra na parte de baixo do mesmo. t tubo q sai da parte superior do vaso é apenas um dreno para o q esta a mais... nao é necessario t`s nem nada disso... queres montar a tras ou á frente como as gas gas?
Ir para o topo Ir para baixo
jmv
Promoção
Promoção



Mensagens : 77
Data de inscrição : 11/10/2010

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 9:14 pm

compra o de uma gas gas em espanha sao baratos e facil adaptar
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 9:27 pm

hugo de jesus escreveu:
boas... na minha wr esta assim, o tubo superior sai em direcçao ao vaso e entra na parte de baixo do mesmo. t tubo q sai da parte superior do vaso é apenas um dreno para o q esta a mais... nao é necessario t`s nem nada disso...

tb tenho um WR mas inda não estudei o percurso dos tubos nela

queria 1º ter umas noções teóricas pra entender melhor


hugo de jesus escreveu:
queres montar a tras ou á frente como as gas gas?

tava pensar montar atrás

no sitio onde pus a bateria que tá neste Topico:

https://enduroportugal.forumeiros.com/oficina-f15/roubar-12-volt-a-cr-250-t831.htm

aí passa a estar o vaso de expansão

A bateria de vai ser substituida por 3 baterias de telefone sem fios, pequenissimas, e passa pra debaixo da mica

Ir para o topo Ir para baixo
hugo de jesus
Nacional
Nacional
hugo de jesus


Mensagens : 417
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 44
Localização : sintra

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySex Out 22, 2010 9:34 pm

entao é isso mesmo, basta 2 tubos, como disse anteriormente e já esta... mas estuda o da wr... e faz igual. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptySáb Out 23, 2010 8:23 pm

A minha maior dúvida agora é se a tampa do radiador é compativel com um vaso de expansão

ou seja, se deixa a agua regressar ao radiador

pelo que andei a ver na Net, parece que sim

algumas pessoas puseram recipientes (alguns simples garrafas), e dizem que funciona tudo bem

mas não referem se tiveram de trocar a tampa do radiador


EDIT:

olhem o que vi no eBay: http://cgi.ebay.co.uk/COOLANT-CATCH-TANK-CRF-YZF-KTM-KXF-RMZ-250-450-150-85-/330483363794?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item4cf257efd2

dizem que é só montar...
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 12:30 pm

Arranjaram-me um vaso de expansão duma WR 450 que fica mm a matar na CR !

vou monta-lo e depois ponho umas fotos


Mas há uma coisa que ninguem se entende:

os radiadores acoplados a vasos de expansão precisam de ter alguma tampa especial que permita o retorno da água ?

inda ontem, numa oficina dum concessionário, mm entre os mecânicos, não havia consenso...

a resposta final foi: experimente pra ver se dá...

vou experimentar...
Ir para o topo Ir para baixo
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Paços de Ferreira

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 1:04 pm

As tampas dos radiadores sao exactamente iguais com ou sem vaso de expansão; um bom exemplo sao as YZ convertidas para WR ( o Valmeiral tem uma).

Ja fiz essa aplicação numa RMZ250 que tive. Na altura apliquei o vaso de uma DTR (debaixo do guarda-lamas traseiro) e fazia o serviço. O liquido volta ao radiador porque quando sai (quando ferve) cria vácuo e mal arrefeça "puxa" a agua novamente para o radiador.

Antes de colocar na RMZ tambem falei com o meu mecânico que me respondeu da mesma maneira que te responderam a ti : "experimenta"... Laughing Laughing

Montar um vaso de expansão numa CR Rmz_3

Aqui tens o site a explicar mais ou menos o funcionamento da coisa..
http://www.rlrproducts.com/



Abraço


Última edição por paxx em Ter Out 26, 2010 2:13 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 2:02 pm

permitam-m uma pergunta:

o vaso é unica e simplesmente ligado ao respiro do radiador?

sai 1 tubo do respiro e liga ao vaso - dps temos o vaso - e dps é no vaso que temos o respiro é isso?

a minha mota é uma crf450r quais os pontos favoráveis e existem no meu caso pontos desfavoráveis?

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Paços de Ferreira

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 2:30 pm

O tubo que está ligado ao radiador da tua mota (que deita o excesso pro chao) terá de ser substituido por um mais longo que por sua vez vai ligar à parte inferior do vaso expansor que poderás colocar. Os vasos têm duas ligações; uma para esse tubo que vem do radiador e outro ligado à parte mais alta do reservatorio para que quando ele encha deite o excesso fora. Sem esse tubo de respiro nao se conseguia criar o efeito de vacuo, nem tão pouco circulava o liquido porque nao "existia" circuito.

Na foto que tem em cima (RMZ) o tubo que vai pra cima é o respiro e o que vai pra baixo é que liga ao radiador.

Quanto à vantagem : em situações de sobreaquecimento o liquido que é "cuspido" pelo radiador fica no reservatorio e volta mais tarde ao radiador e assim sendo nao tens que te preocupar se tens agua ou nao no radiador.
Na minha opiniao todas as 4 Tempos de enduro deveriam ter esse reservatorio pois aquecem muito em trialeiras e um radiador sem agua é o cabo dos trabalhos... cabecada Já nas 2T nao acho necessário pois elas atingem metade da temperatura de uma 4T e mesmo que deite água fora nunca é nada de mais..

Quanto às desvantagens....a meu ver não há!! lol!

O principio de funcionamento do vaso é o mesmo dos carros (todos carros têm um)..

Esta foto é de um vaso de um TOYOTA.. lol! Como podes ver tem dois buracos pras mangueiras (em cima respiro /em baixo liga ao radiador) e a tampa para acrescentar agua ao reservatorio. é o mesmo principio das motas mas este é maior e não dá muito jeito metê-lo na tua "laica"... dirt

Montar um vaso de expansão numa CR Images?q=tbn:ANd9GcRy2S8R7f2IcEYGNSmpdGeu9TnlUoqN4Ro9Brt1DShfD2r_fZo&t=1&h=192&w=194&usg=__sppOsrL2h4zrxUuDMkJ6_3bkW1o=

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 2:34 pm

Boas,

Eu tenho um vaso da wr montado na minha yzf e já uso desde à uns anos para cá nas minhas motas. Tem o defeito de ser caro mas dura muitos anos porque é bastante robusto.

Acho que é um acessório imprescindível para que gosta de trialeiras mais lentas em que as motas têm tendência a sobreaquecer.

A montagem é muito fácil pois, como foi dito, basta ligar um tubo á saída do respiro do radiador e este liga ao vaso de expansão. O vaso de expansão tem um tubo de respiro para quando este fica cheio de forma a não rebentar com excesso de pressão.

Eu montei o meu na extermidade superior do sub-quadro do lado oposto ao escape. Aproveitei o parafuso que aperta o guardalamas traseiro e fiz mais um furo no subquadro para o segundo apoio.

O exemplo que está na fotografia do pax tb não deve ser má ideia pois o meu tem como defeito por vezes embarrar no pneu traseiro quando uso pneus mais largos.

Para as extremes isso e o ventilador são duas coisas que não dispenso. O ventilador serve para manter a temperatura baixa e quando este falha, ou me esqueço de ligar, tenho sempre o vaso de expansão para não ficar sem àgua no radiador.
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 2:45 pm

o vaso dps de montado deitam agua ( anticongelante ) certo? e tem de tapar a entrada do tubo k vem do respiro do radiador?

o respiro dps passa a ser no vaso no tubo k nao é tapado com agua?

esta certo o raciocinio?

algo deste genero

Montar um vaso de expansão numa CR Fill2
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Paços de Ferreira

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 2:53 pm

NUNO_GSM escreveu:
o vaso dps de montado deitam agua ( anticongelante ) certo? e tem de tapar a entrada do tubo k vem do respiro do radiador?

o respiro dps passa a ser no vaso no tubo k nao é tapado com agua?

esta certo o raciocinio?


Certo... cheers

Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 3:00 pm

tasse, vou então tirar 1 noite pa bricolar 1 bocado e acima de tudo testar nas trialeiras, dps dou feedback.

gracias
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
Malheiro
WEC
WEC
Malheiro


Mensagens : 1320
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 43
Localização : Ponte de Lima

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 3:16 pm

ui ui o que irá sair daqui??? lol! lol! lol! lol! lol! lol!

na brinca farrapo lol!
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 3:40 pm

Malheiro escreveu:
ui ui o que irá sair daqui??? lol! lol! lol! lol! lol! lol!

na brinca farrapo lol!


Montar um vaso de expansão numa CR IMG_0898
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
geobik
Verde
Verde



Mensagens : 155
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 51

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 4:31 pm

Só o que estou ai a ver, é que acho que os vasos de expansão deviam ser montados ligeiramente acima do radiador para que a água por gravidade retornasse a este, porque o retorno não será feito por pressão pois o vaso não a tem visto ter a abertura para o excesso. Outra duvida que já investiguei: o radiador em pressão solta água para o vaso porque a tampa abre por pressão, depois a água retornará do vaso ao radiador por gravidade e antes que a tampa volte a contrair e feixe o radiador. Isto é o sistema que conheço, com o vaso junto à caixa de direcção. Os outros sistemas de origem com vasos atrás e baixos, têm de ter um sistema com diferenças de pressão que possibilitem o retorno do vaso ao radiador.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago santos
Verde
Verde
tiago santos


Mensagens : 215
Data de inscrição : 27/09/2010

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 5:10 pm

geobik escreveu:
Só o que estou ai a ver, é que acho que os vasos de expansão deviam ser montados ligeiramente acima do radiador para que a água por gravidade retornasse a este, porque o retorno não será feito por pressão pois o vaso não a tem visto ter a abertura para o excesso. Outra duvida que já investiguei: o radiador em pressão solta água para o vaso porque a tampa abre por pressão, depois a água retornará do vaso ao radiador por gravidade e antes que a tampa volte a contrair e feixe o radiador. Isto é o sistema que conheço, com o vaso junto à caixa de direcção. Os outros sistemas de origem com vasos atrás e baixos, têm de ter um sistema com diferenças de pressão que possibilitem o retorno do vaso ao radiador.
Pessoal so uma coisa..os tubos tem de ser proprios para o radiador certo?por causa das temperaturas
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 7:17 pm

alguem sabe onde posso arranjar akeles vasos XPTO como tem nas imagens?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyTer Out 26, 2010 7:59 pm

o da WR que me arranjaram hoje custou-me 20€ (já vem com tampa e mangueiras)

novo custa 45€ (com tampa mas sem mangueiras)

o da DTR novo, com tampa mas sem mangueiras custa 30€
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR EmptyQua Out 27, 2010 12:02 am

geobik escreveu:
Só o que estou ai a ver, é que acho que os vasos de expansão deviam ser montados ligeiramente acima do radiador para que a água por gravidade retornasse a este, porque o retorno não será feito por pressão pois o vaso não a tem visto ter a abertura para o excesso. Outra duvida que já investiguei: o radiador em pressão solta água para o vaso porque a tampa abre por pressão, depois a água retornará do vaso ao radiador por gravidade e antes que a tampa volte a contrair e feixe o radiador. Isto é o sistema que conheço, com o vaso junto à caixa de direcção. Os outros sistemas de origem com vasos atrás e baixos, têm de ter um sistema com diferenças de pressão que possibilitem o retorno do vaso ao radiador.

não, os "sistemas caseiros" são exactamente iguais aos "sistemas de origem"

a gravidade aqui não tem grande influencia

qd a temperatura aumenta a água sai por aumento da pressão (tal como uma panela ao lume deita agua fora ao ferver)

o retorno da agua ao radiador é pura física: qd o radiador arrefece o nivel da água baixa, e a água que está no tubo e no depósito é aspirada de novo pró radiador

qd o tubo do radiador não está ligado a um depósito de água, aquilo que é aspirado ao arrefecer é ar atmosférico

qd o tubo do radiador está mergulhado num depósito com água, é essa água que é aspirada
Ir para o topo Ir para baixo
 
Montar um vaso de expansão numa CR
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» vaso expansão para CRF
» Xr 250 1994 Montar a cabeça?
» Ponte Retificadora numa suzuki RMZ 250 2004
» Apresentação da minha pessoa
» mr.b33n numa AJP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: