enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarMontar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Botaof12
 

 Montar um vaso de expansão numa CR

Ir para baixo 
+6
paxx
jmv
hugo de jesus
geobik
saul
Bernstein
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
geobik
Verde
Verde



Mensagens : 155
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 51

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptyQua Out 27, 2010 4:14 pm


Aprofundei o assunto e é quase como dizes. São as leis da física, de facto a da gravidade aqui pouco conta. O que acontece é que com o radiador fechado a tampa abre por pressão e expele o fluido. A tampa depois vai fechar lentamente, mas entretanto forma-se uma baixa pressão no radiador e uma alta pressão no vaso que já arrefeceu. Fisicamente o liquido circulará da alta pressão (vaso) para a baixa pressão( radiador). E assim s explica o funcionamento, inclusive com o vaso abaixo do radiador.

Bernstein escreveu:
geobik escreveu:
Só o que estou ai a ver, é que acho que os vasos de expansão deviam ser montados ligeiramente acima do radiador para que a água por gravidade retornasse a este, porque o retorno não será feito por pressão pois o vaso não a tem visto ter a abertura para o excesso. Outra duvida que já investiguei: o radiador em pressão solta água para o vaso porque a tampa abre por pressão, depois a água retornará do vaso ao radiador por gravidade e antes que a tampa volte a contrair e feixe o radiador. Isto é o sistema que conheço, com o vaso junto à caixa de direcção. Os outros sistemas de origem com vasos atrás e baixos, têm de ter um sistema com diferenças de pressão que possibilitem o retorno do vaso ao radiador.

não, os "sistemas caseiros" são exactamente iguais aos "sistemas de origem"

a gravidade aqui não tem grande influencia

qd a temperatura aumenta a água sai por aumento da pressão (tal como uma panela ao lume deita agua fora ao ferver)

o retorno da agua ao radiador é pura física: qd o radiador arrefece o nivel da água baixa, e a água que está no tubo e no depósito é aspirada de novo pró radiador

qd o tubo do radiador não está ligado a um depósito de água, aquilo que é aspirado ao arrefecer é ar atmosférico

qd o tubo do radiador está mergulhado num depósito com água, é essa água que é aspirada
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptyQui Out 28, 2010 7:33 pm

geobik escreveu:

Aprofundei o assunto e é quase como dizes. São as leis da física, de facto a da gravidade aqui pouco conta. O que acontece é que com o radiador fechado a tampa abre por pressão e expele o fluido. A tampa depois vai fechar lentamente, mas entretanto forma-se uma baixa pressão no radiador e uma alta pressão no vaso que já arrefeceu. Fisicamente o liquido circulará da alta pressão (vaso) para a baixa pressão( radiador). E assim s explica o funcionamento, inclusive com o vaso abaixo do radiador.

ora agora acho que tou completamente esclarecido !
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 2:45 am

Tá feito !

tão aqui as fotos:

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img458.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img457.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img456q.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img455.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img454j.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img453b.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img452.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img451.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img450.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img449.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img448y.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img447.th



Agora o que é que lhe meto dentro do vaso?

pensei meter liquido de radiador, mas lembrei-me que li que não se devem misturar liquidos diferentes

e eu não sei que marca ela tem no radiador

Meto-lhe agua destilada ?
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 9:25 am

Mete liquido do radiador e não penses muito nisso. tem de ficar menos de meio cheio porque tem de ter espaço para a àgua que vai saír do radiador quando a mota aquecer.

Já agora gostei to trabalho que fizeste, ficou melhor do que tenho na minha mota pois a barra estabilizadoraque meteste por fora evita que os apoios dobrem.

Só me parece que conforme está o pneu é capaz de lhe bater nos saltos maiores. Testa isso porque no meu acontecia isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 10:18 am

valmeiral escreveu:
a barra estabilizadoraque meteste por fora evita que os apoios dobrem

é que inda por cima o vaso tinha o apoio para o parafuso posterior partido...

puz a abraçadeira metálica pra ficar com 2 apoios


valmeiral escreveu:
Só me parece que conforme está o pneu é capaz de lhe bater nos saltos maiores. Testa isso porque no meu acontecia isso.

Penso que não vai bater

o vaso de expansão foi montado no mm suporte que fiz pra uma bateria, que pus neste Tópico:

https://enduroportugal.forumeiros.com/oficina-f15/roubar-12-volt-a-cr-250-t831.htm

como agora troquei a bateria por uma mto mais pequena, (que pus na caixa do filtro de ar), o suporte ficou livre

e o vaso está ainda mais para fora do que estava a bateria

de qlq modo, pra ver se não batia, pus uma placa de acrilico encostada à face esq da roda, a fazer o seguimento, pra ver se inda tinha espaço livre antes do vaso (tal como tinha feito qd montei a bateria)

Ir para o topo Ir para baixo
tiago santos
Verde
Verde
tiago santos


Mensagens : 215
Data de inscrição : 27/09/2010

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 10:23 am

Bernstein escreveu:
Tá feito !


Agora o que é que lhe meto dentro do vaso?

pensei meter liquido de radiador, mas lembrei-me que li que não se devem misturar liquidos diferentes

e eu não sei que marca ela tem no radiador

Meto-lhe agua destilada ?

Nem penses em meter agua destilada lol...isso é para as baterias lol
Ir para o topo Ir para baixo
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Paços de Ferreira

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 11:12 am

está optimo.. cheers bom trabalho.. cerveja

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
geobik
Verde
Verde



Mensagens : 155
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 51

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 11:38 am

agua destilada não serve, pois sem minerais é má condutora. Podes misturar qualauer liquido de radiador, menos água pois oxida-te o motor todo.

Excelente trabalho. Tou a por um daqueles curvos à volta da coluna de direcção e mudo o CDI pra caixa do filtro. Depois posto uma fotos.

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 2:17 pm

eu tenho aqui uma garafa de liquido de radiador prós carros

a cor até é parecida, é verde claro

mas se calhar é melhor ir à loja comprar liquido pra motas


O antigo dono da mota é conhecido do dono da loja onde compro coisas prás motas

vou perguntar-lhe qual o liquido de radiador que ele usava e comprar do mm (deve ser o Ipone)


Já li em qlq sitio que não se deve por liquido de radiador dos carros nos radiadores das motas, pq são de aluminio e magnésio

isso tem fundamento ?
Ir para o topo Ir para baixo
valmeiral
Nacional
Nacional
valmeiral


Mensagens : 465
Data de inscrição : 13/08/2009
Idade : 49
Localização : Serra da Boneca

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 2:21 pm

Sempre usei liquido comprado no Pingo Doce (e concorrência) e nunca tive problemas com os meus radiadores.
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 6:13 pm

valmeiral escreveu:
Sempre usei liquido comprado no Pingo Doce (e concorrência) e nunca tive problemas com os meus radiadores.

que óptimo ouvir isso, assim escuso de gastar 7.5€ num frasco novo !
Ir para o topo Ir para baixo
nuno_gsm
WEC
WEC
nuno_gsm


Mensagens : 1632
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 43
Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 6:19 pm

valmeiral escreveu:
Sempre usei liquido comprado no Pingo Doce (e concorrência) e nunca tive problemas com os meus radiadores.

A minha agua também vem do continente ou intermarche, e problemas zerada
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/NUNOGSM
hugo de jesus
Nacional
Nacional
hugo de jesus


Mensagens : 417
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 44
Localização : sintra

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptySex Out 29, 2010 11:14 pm

eu uso do continente ou da norauto daqueles de 5 euros e nunca deu problemas... bernstein, digo-t mais uma vez, os meus parabens... o verdadeiro homem da bricolage!!! cerveja
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Montar um vaso de expansão numa CR   Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 EmptyQui Ago 11, 2011 10:43 am

EStou a retomar este Topico, pq, -tal como me haviam avisado...- a roda podia bater no vaso, no caso de saltos, e comecei a ficar com algumas marcas do pneu no plastico...

Por isso, substitui o vaso que era duma WR 450, por outro

e o escolhido foi... o de uma GSX R 1.000 !

é verdade, mas é mais fino, e parece feito de origem prá CR !

comprovem:

Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img20110809201626.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img20110809201615.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img20110809201449.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img20110809201428.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img20110809201415.th
Montar um vaso de expansão numa CR - Página 2 Img20110809201349.th
Ir para o topo Ir para baixo
 
Montar um vaso de expansão numa CR
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» vaso expansão para CRF
» Xr 250 1994 Montar a cabeça?
» Ponte Retificadora numa suzuki RMZ 250 2004
» Apresentação da minha pessoa
» mr.b33n numa AJP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: