enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarAjuda para trabalho académico Botaof12
 

 Ajuda para trabalho académico

Ir para baixo 
+3
miglsantos
Jofico
mk_
7 participantes
AutorMensagem
mk_
Promoção
Promoção
mk_


Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 32
Localização : Vila Real

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQua Mar 30, 2011 5:35 pm

Olá pessoal, venho pedir a vossa ajuda num trabalho que vou fazer para a universidade. Decidi falar sobre o enduro visto que é uma modalidade pouco divulgada no nosso país (assim como outras tantas) e como não sei grande coisa acerca da mesma gostava que me pudessem dar informações tais como: no que consiste, como funciona a nivel de campeonato tanto nacional como internacional, que preparações exige ao condutor e ao motor, campeões da modalidade, quais as várias categorias dentro da modalidade, entre outras coisas que saibam. Agradecia imenso a vossa ajuda, com alguma urgência Neutral cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4142
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQua Mar 30, 2011 6:00 pm

Começo por dizer que é com agrado que vejo um aspecto que é muito positivo para o Enduro, que é o facto de começarem a proliferar trabalhos académicos sobre esta modalidade.

Recentemente estiveram cá uns colegas teus da Lusófona, mas para um trabalho muito mais especificado do que o teu.

Vê aqui: https://enduroportugal.forumeiros.com/t1853-projecto-universitario

e aqui: https://enduroportugal.forumeiros.com/t1858-trabalho-design-sobre-a-moto-ajp-pr3

Agora o que tu queres saber, é muito vasto: queres saber TUDO sobre o Enduro.

E para começar, consulta o que foi escrito para os teus colegas e aguarda mais respostas, pois aqui há muito pessoal letrado no assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
mk_
Promoção
Promoção
mk_


Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 32
Localização : Vila Real

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQua Mar 30, 2011 10:33 pm

Jofico escreveu:
Começo por dizer que é com agrado que vejo um aspecto que é muito positivo para o Enduro, que é o facto de começarem a proliferar trabalhos académicos sobre esta modalidade.

Recentemente estiveram cá uns colegas teus da Lusófona, mas para um trabalho muito mais especificado do que o teu.

Vê aqui: https://enduroportugal.forumeiros.com/t1853-projecto-universitario

e aqui: https://enduroportugal.forumeiros.com/t1858-trabalho-design-sobre-a-moto-ajp-pr3

Agora o que tu queres saber, é muito vasto: queres saber TUDO sobre o Enduro.

E para começar, consulta o que foi escrito para os teus colegas e aguarda mais respostas, pois aqui há muito pessoal letrado no assunto.

Olá Jofico, curiosamente também sou estudante de Design, Gráfico neste caso, já vi os links, no entanto não falam do desporto em si mas da sensação que causa a quem o pratica, o que também me é util para o trabalho mas precisava de saber mais acerca do desporto, principalmente como funcionam as provas e td isso, não é necessário ser muito detalhado, toda a informação que me puderem transmitir será bem vinda. Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
miglsantos
Promoção
Promoção
miglsantos


Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/02/2011
Localização : Gondomar

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQui Mar 31, 2011 11:16 am

Boas,
Parabéns pelo tema do trabalho!
Sei bem a seca que podem ser esses trabalhos, mas quando é sobre um tema que gostámos torna-se um gosto fazê-los.
Deixo aqui a minha pequena contritbuição...

O Enduro é em essencia uma modalidade de regularidade, era mesmo conhecido por regularitá, isto ainda antes de existir em Portugal.
Isso pretenderia significar que não se tratava de um desporto de velocidade pura ou técnica elaborada, mas antes de realçar a polivalencia do praticante e a capacidade de percorrer os trilhos de forma rapida e eficaz independentemente dos obstáculos (desconhecidos) que lhe aparecessem e normalmente em grandes extensões, obrigando tanto a boa preparação fisica como a bom conhecimento da mota em termos dinamicos e mecanicos, já que as avarias podiam surgir a qualquer momento e em sitios bastante isolados.

Ao nível prático na competição funciona em termos gerais como os rallys, tens "troços" de ligação, onde és obrigado a cumprir um horário, i.e não podes chegar antes nem depois ao controlo horário (CH) senão tens uma penalização em tempo. Isto é para garantir que tens a tal "regularidade", sem teres que vir a "dar 200 à hora" pelo percurso (que normalmente inclui atravessar/circular em estradas).
Depois, como no rally, tens zonas cronometradas ou "especiais" agora designadas "enduro test", "cross test", "extreme test" e mais recentemente as especiais espectaculo (à noite), onde tentas andar o mais rápido que consegues para fazer o menor tempo possível.
Estes especiais são delimitadas e em zonas proprias para maior segurança.
As especiais estão englobadas no tempo que tens para fazer o percurso e os resultados saem da soma dos tempos nas especiais acrescido de penalizações que tenhas tido por entrar cedo ou tarde num dos (CH).
Para garantir que não te " perdes", tens também alguns controlo de passagem(CP) onde és obrigado a passar. Por vezes tens que parar para "picar o ponto", outras é só passar de forma a que os fiscais vejam o teu numero.

Desde há uns anos para cá que o enduro em Portugal procura seguir as normas da FIM com bastante sucesso por isso o melhor que tens a fazer é sacar os regulamentos geral e especificos(classes) do site da Federação Portuguesa de Motociclismo(www.fpm.pt), vem lá tudo bastante bem explicado...

Não me alongo mais para não chatear a malta, mas há muito mais a dizer sobre Enduro que é apenas o melhor desporto (para quem pratica porque para quem vê às vezes até a mim chateia), por isso se precisares de mais "material" é só dizer Smile

Cumps,
Migl


Ir para o topo Ir para baixo
springfield
Verde
Verde
springfield


Mensagens : 168
Data de inscrição : 21/02/2011
Idade : 39
Localização : da Bila...

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQui Mar 31, 2011 11:30 am

Boas. Acho muito bom esse teu interesse... Na minha opinião também acho que é um desporto pouco divulgado em Portugal! Aliás, quase todo o desporto motorizado passa um bocado ao lado dos portugueses!

Olha, posso saber de onde és e para que Universidade é? Penso que te consigo "arranjar" uma pessoa a quem possas perguntar tudo o que quiseres sobre Enduro...... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
HL
Verde
Verde
HL


Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 47
Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQui Mar 31, 2011 11:32 am

Complementando e para consulta:

http://www.fim-live.com/en/sport/sport/enduro/ (federação Internacional de Motociclismo)

http://en.wikipedia.org/wiki/Enduro (Wikipedia inglesa, que foi onde supostamente o enduro começou...vale o que vale)

http://www.ultimatemotorcycling.com/isde-enduro-history (sobre os seis dias de Enduro- uma das vertentes competitivas do Enduro)

Bom trabalho!!
Ir para o topo Ir para baixo
mk_
Promoção
Promoção
mk_


Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 32
Localização : Vila Real

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQui Mar 31, 2011 12:27 pm

springfield escreveu:
Boas. Acho muito bom esse teu interesse... Na minha opinião também acho que é um desporto pouco divulgado em Portugal! Aliás, quase todo o desporto motorizado passa um bocado ao lado dos portugueses!

Olha, posso saber de onde és e para que Universidade é? Penso que te consigo "arranjar" uma pessoa a quem possas perguntar tudo o que quiseres sobre Enduro...... Wink

Eu sou de Vila Real mas estou a estudar em Barcelos no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, ou como nós lhe chamamos, IPCA. Agradeço imenso a tua disponibilidade mas de ontem para hoje recolhi bastante informação acerca do enduro e o problema é que a apresentação do trabalho é já amanhã! O trabalho consiste numa apresentação de 20 min sobre um tema à nossa escolha e eu escolhi o enduro. Penso que com os dados que o pessoal já me deu aqui posso fazer uma boa apresentação. Ainda ontem de tarde andava desesperado por não ter quase informação nenhuma e agora já tenho bastante! Obrigado a todos pela vossa ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
joints
Verde
Verde



Mensagens : 262
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 50
Localização : Viana do Castelo

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptyQui Mar 31, 2011 2:09 pm

podias contactar a malta de Braga, Barcelos, Esposende, Pt. Lima e Viana que anda aqui a solta no forum Smile

https://enduroportugal.forumeiros.com/t542-nostalgia-enduro-nacional-antigos-pilotos-e-maquinas?highlight=nostalgia

penso que ler este tópico também te poderá ajudar muito.

Tempos houve em que muita gente sabia o que é o Enduro. Twisted Evil

Ir para o topo Ir para baixo
mk_
Promoção
Promoção
mk_


Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 32
Localização : Vila Real

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptySeg Abr 04, 2011 9:38 am

boas pessoal, já fiz a apresentação e correu bem, acho que transmiti bem a mensagem. Agradeço a todos pela preciosa ajuda, foram impecáveis Wink abraço
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptySeg Abr 04, 2011 11:26 am

ninguém filmou? curtia ver isso..

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
mk_
Promoção
Promoção
mk_


Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 32
Localização : Vila Real

Ajuda para trabalho académico Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda para trabalho académico   Ajuda para trabalho académico EmptySeg Abr 04, 2011 3:01 pm

nacnac escreveu:
ninguém filmou? curtia ver isso..

por acaso não Smile
Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda para trabalho académico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda para piloto do Brasil
» Questionário para um trabalho
» Deslocação para o trabalho aos comandos da mota de enduro
» Re: ajuda para minha mãe
» yz 250 Ajuda para endurizar a moto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: