enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarProjecto Universitário Botaof12
 

 Projecto Universitário

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
goldenboy
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/02/2011

Projecto Universitário Empty
MensagemAssunto: Projecto Universitário   Projecto Universitário EmptyTer Fev 15, 2011 2:33 pm

Meus Caros Senhores,

Sou aluno do 3º ano da licenciatura de Design na ULHT e estou a realizar um projecto que consiste numa campanha below the line sobre a AJP PR3 edição especial dos Xutos e Pontapés.
Já li um pouco sobre o Enduro e que marcas circulam na modalidade, porém gostaria de saber a verdade crua de quem experimenta, actua e conhece, daí que peço a quem quiser participar que me ajude a responder às seguintes questões:

Que necessidades e/ou motivações levaram à prática desta modalidade?
O que esperam de uma campanha de comunicação de um produto desta modalidade?
Em que marcas confiam?
Na vossa experiência a AJP tem feito um bom trabalho, é credível, comparada com as outras é forte?
Qual a vossa opinião sobre a associação a uma banda por parte de uma marca do mundo do Enduro?

Os meus sinceros agradecimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Projecto Universitário Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Universitário   Projecto Universitário EmptyTer Fev 15, 2011 4:43 pm

Começo por dizer que fizeste muito bem em tentar colher opiniões através do fórum, pois aqui encontras muita malta letrada enduristicamente e que, por isso, percebe do assunto. Não te esqueças de mencionar o EnduroPortugal na bibliografia do teu trabalho académico.

Antes de responder às tuas questões, começo por dizer que o Enduro é mais do que um desporto, é uma forma de estar na vida. Logo, existe todo um conjunto de princípios éticos que caracterizam um bom praticante desta modalidade.

Refiro, alguns, destes princípios:

- amizade e companheirismo (normalmente, o endurista não circula sozinho);
- espírito de solidariedade e entreajuda (não deixamos um companheiro no chão, ou preso numa trialeira);
- partilha (um endurista gosta de partilhar/discutir os seus conhecimentos).

Em relação às tuas questões (que tomei a liberdade de as numerar):

1 - O gosto pela sensação de liberdade, pela aventura, pela natureza e pelo desporto.

2 - scratch acho que deves especificar mais esta questão: existem imensos produtos, das mais variadas formas e feitios (motas, equipamentos, ...), que podem ser utilizados na prática desta modalidade.

3 - Eu confio em todas as japonesas e europeias; não confio nas chinesas (só confiarei quando estas apresentarem resultados desportivos).

4 - AJP: são boas motas de Enduro/lazer (não competição); óptima relação qualidade/preço. Agora, em termos de prestações (Enduro/competição) estão abaixo das verdadeiras motas de corrida, mas estas custam o dobro, ou quase. Mas, para quem não quiser saber das corridas e quiser uma mota barata e fiável, a AJP é uma óptima opção.

5 - Acho esta associação (Xutos/AJP) muito boa e que é uma mais-valia para esta marca de motos, pois faz com que a AJP ganhe mais notoriedade (toda a gente conhece os Xutos; mas, fora deste mundo do Enduro/TT, ninguém conhece a AJP).

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Adelino Sousa
Elite
Elite
Adelino Sousa


Mensagens : 564
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 43
Localização : Póvoa de Lanhoso

Projecto Universitário Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Universitário   Projecto Universitário EmptyTer Fev 15, 2011 5:23 pm

Boas...
Antes de mais parabens pela escolha do tema, apesar que podias especificar melhor.

Também na minha perspectiva poderias obter mais informações, caso apresentasses a temática tipo inquérito.
Concordo com o que o Jofico referiu... O Enduro assume-se como um estilo de vida, ligado à natureza e à liberdade que tens na escolha do teu percurso...

Quanto ao caminho e filosofia seguido pela AJP, penso ser o mais correcto, assumindo-se como uma mota de iniciação e de lazer aliada a boas prestações consumos e uma boa qualidade na relação preço e qualidade.
Aliar a AJP a uma banda como os XP, faz todo o sentido, uma vez que ambos partilham algumas filosofias, liberdade, irreverencia e espirito revelde, aliado à juventude!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vascosequeiros
Verde
Verde
Vascosequeiros


Mensagens : 143
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 59
Localização : Braga

Projecto Universitário Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Universitário   Projecto Universitário EmptyTer Fev 15, 2011 6:04 pm

Que necessidades e/ou motivações levaram à prática desta modalidade?

A principal motivação que leva à prática da modalidade é a Adrenalina, fruto dos saltos, das derrapagens e do ultrapassar de obstáculos. É a principal forma de combate ao stress acumulado durante a semana.

O que esperam de uma campanha de comunicação de um produto desta modalidade?

Boas imagens de boas execuções técnicas em trilhos /caminhos de grande beleza.

Em que marcas confiam?

Nas marcas que já tem provas dadas. As motos de Enduro são caras por isso na aquisição de uma moto de enduro há que ponderar vários aspectos: fiabilidade, preço, componentes (suspensões, manetes, guiador,etc).

Na vossa experiência a AJP tem feito um bom trabalho, é credível, comparada com as outras é forte?

A AJP tem um aspecto competitivo que é o preço. É uma boa moto para que se está a iniciar na modalidade porque tem uma condução fácil no entanto para quem pretende ter uma moto competitiva ainda não é uma moto a ter em conta devido à sua fiabilidade e qualidade dos componentes.

Qual a vossa opinião sobre a associação a uma banda por parte de uma marca do mundo do Enduro?

Não me parece que pelo facto de se lançar um modelo associado ao Xutos venha a ter repercussões nas vendas aos praticantes da modalidade. Quanto muito terá nos mais novos que lhe poderão dar uma utilização mais citadina

Ir para o topo Ir para baixo
http://sites.google.com/site/endurotest/
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

Projecto Universitário Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Universitário   Projecto Universitário EmptyTer Fev 15, 2011 7:21 pm

Boas, antes demais, passe nas apresentações, só para a gente saber mais um pouco de si, e "ver"

os conhecimentos que tem sobre o enduro e as motas em geral.

Só assim conseguirei responder ás suas questões, sem ter que recorrer a "termos" e linguagem utilizada pelos

"enduristas"



Tudo o que foi "dito", concordo e acrescento que o enduro é o único momento em que entramos em contacto directo com a
Natureza!

Falando por mim desfrutar de umas paisagens apenas acessíveis aos enduristas é de uma enorme satisfação de liberdade e poder!
Defrontarmos-nos com uma subida extremamente dificil e saber que muito dificilmente iremos conseguir, mas a emoção e o poder que a Natureza exerce sobre nós naquele momento, faz-nos ser invenciveis e uns verdadeiros guerreiros e lá vamos nós para a batalha!

Conseguindo ganhar a batalha (se for à 1ª nem se fala) o sentimento de invencibilidade, orgulho, e satisfação, vêm ao de cima de tal maneira que só nos faz querer outra "batalha" Wink

Estamos sistematicamente em alerta máximo para o que der e vier Wink


Li algures um artigo neste forum que explicava na perfeição o que é o Enduro, um pouco longo, mas vale muito a pena,penso ter sido o professor a postar.
Ir para o topo Ir para baixo
goldenboy
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/02/2011

Projecto Universitário Empty
MensagemAssunto: Re: Projecto Universitário   Projecto Universitário EmptyTer Fev 15, 2011 7:26 pm

Pessoal, as respostas foram sucintas e precisas e não vos posso pedir mais do que isso!!!
Quero agradecer a todos os que colaboraram pela prontidão e detalhe nas respostas, pois têm tudo o que precisava de saber.
Peço desculpa se algumas perguntas não estavam bem explícitas.
O meu muito obrigado e que o Enduro em Portugal se mantenha com o espírito que aqui emana.
Obrigadão
Ir para o topo Ir para baixo
 
Projecto Universitário
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Projecto Limpar portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: