enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrarLivro de receitas de técnicas de condução Botaof12
 

 Livro de receitas de técnicas de condução

Ir para baixo 
+22
carlos pepe
Henriques
xeno
KEITA
Kazal83
milo-rafael
kosta
Scarz
sapinho034
ricoxambers19
Malheiro
MottaGuedes
pestana
hsilva250
HuskyBoy
nfreitas
nacnac
ricardodacosta1
paxx
piminho74
hondaredrider
Professor
26 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Professor
Verde
Verde
Professor


Mensagens : 210
Data de inscrição : 20/11/2009
Localização : Universo

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySex Nov 20, 2009 10:27 am

Alguns já conheciam, mas para quem não conhece aqui vai : (esta frase é da Linda de Susa)

Pinheiros :
Os pinheiros são um elemento natural com o qual os motociclistas se deparam por vezes de modo inesperado. De facto e falando com conhecimento de causa existe uma técnica muito simples de os evitar; quando por algum motivo existir um pinheiro no vosso caminho ao invés de se preocuparem em desviar-se dele apontem directamente para o mesmo; se por acaso esta técnica não resultar e vos for dada uma segunda oportunidade então o problema será provavelmente da mota.

Eucaliptos :
A técnica é similar á dos pinheiros com a agravante que nos eucaliptos de idade adulta geralmente não se tem segunda oportunidade.

Pedras :
Muitas vezes nos trilhos que todos percorremos nos nossos passeios de mota encontrámos pisos com diferentes variedades de pedras; ora são pedras soltas, pedras presas no chão , calhaus, rochas, bezegol, mármore, pedras escondidas, lajes com musgo, com degraus, redondas, bicudas, a subir a descer etc.; em suma estão lá para nos dificultar a vida e a forma como as devemos encarar varia com a forma das mesmas e com as nossas aptidões e conhecimento do terreno. Sendo assim e cientes que a maioria das motas de enduro dos nossos dias são submetidas aos mais duros testes e que dificilmente qualquer deste tipo de pedras possa ser de facto um obstáculo o que devemos fazer é tentar passá-las com o máximo de velocidade possível; e isto porquê?
Porque segundo as leis da física e da gravidade e essas merdas todas, quanto maior for a velocidade maior será a distância a que seremos catapultados e como geralmente as pedras estão em caminhos ladeados por campos ou solos mais arenosos mais vale aterrar num campo de batatas que nas ditas pedras; atenção que isto não se aplica em estradas ladeadas por grandes declives a não ser que andem de parapente.
Tenham também cuidado com um tipo de pedras que eu não referi mas que são muito perigosas; as lápides. É que se encontrarem estas pedras tenham atenção a dois factores:
O primeiro é que provavelmente estão a andar dentro de um cemitério e o segundo é que as lápides estão geralmente colocadas na vertical.

Animais :
Os animais são nossos amigos. Pelo menos é o que se diz. Eu embora não tenha razão de queixa, já conheci algumas vacas nos meus passeios ( e fora deles também ), a verdade é que também não fiz nenhuma amizade por aí além. Mas pelo sim e pelo não mais vale não entrarmos em confronto directo com este tipo de animais, especialmente os de grande porte. Por isso se avistarem alguma manada destes animais, abrandem e procedam aos rituais normalmente utilizados na via pública; sinalizem com a mão se vão efectuar uma ultrapassagem ao dito animal e façam-na de forma calma e ordeira , ou imobilizem a mota e liguem os 4 piscas aguardando também pacientemente que os animais parem e nos deixem passar ou escolham o seu caminho; nunca se sabe se no meio destes bois não estará um agente da autoridade á paisana.
Existem outros animais menos perigosos e que nos podem ensinar grandes técnicas de condução; por exemplo os coelhos que têm uma grande técnica de derrapagem; ou que podem ser preciosos aliados numa situação mais aflitiva no meio do monte como as ovelhas e os canixes brancos.

Trajectórias e posição de condução :
A posição de condução é essencial na nossa performance e bem estar na mota.
A posição ideal não existe; isto é, a sua forma cientifica; é por isso que para a encontrarmos devemos ter bem assente o seguinte : o nosso posicionamento na moto deve ter em conta estes factores : conforto, bom compromisso entre condução sentada e de pé. Li algures que um piloto profissional de renome mundial, disse que a forma de encontrarmos a melhor posição na moto era sentado na mesma de olhos fechados visualizar os mais diversos obstáculos e situações possíveis de encontrar-mos em treino ou em prova. De facto é uma boa dica desde que respeitem algumas regras; a primeira é terem a mota num cavalete resistente se não caem e a segunda é não visualizarem provas como as maratonas africanas se não demoram muito tempo a afinar o volante. Outra dica que me foi revelada por fontes seguras ,como é óbvio, é experimentarem andar um dia com um volante daqueles tipo crucifixo, que têm mais largura que a mota tem de comprimento; depois disso garanto-vos que qualquer posição é boa.
As trajectórias estão associadas á posição de condução pelo simples facto de que se não estamos bem na moto não podemos ter uma condução decente.
A trajectória é de forma abreviada o caminho que devemos efectuar para perder o menos tempo possível numa curva antecipando a entrada na mesma e possibilitando que a saída seja feita em aceleração. Para isso é preciso ter em conta além do terreno, a travagem o posicionamento do nosso corpo na mota, o tipo de curva e se possível qual a curva seguinte de modo a avaliarmos se a saída deve ser feita em aceleração e em que direcção. É preciso conhecer bem a mota para decidirmos qual a velocidade ideal para cada tipo de curva e definir se o nosso andamento é o de corrida ou ligação.
São portanto muitos factores a ter em conta e se pensarmos em todos eles a conduzir a moto o mais certo é comermos as fitas da especial. Por isso o treino é fundamental assim como o instinto e citando outro grande piloto o fundamental a reter aqui é o seguinte “ geralmente quando acaba uma recta existe uma curva que pode ser para a esquerda ou para a direita e que é quase sempre mais lenta que a recta .“ Peço desculpa por não dizer o nome dos pilotos mas estes pediram-me anonimato.

Saltos :
É o sonho da maior parte dos praticantes, depois dos cavalinhos só com uma mão. Eu por mim posso gabar-me de executar na perfeição o Super-man sem mota, quer dizer eu começo o salto com a mota mas depois acabo sem ela.
Mas adiante; os saltos estão intimamente ligados ao motocross e supercross, e de facto são estas as modalidades que melhor nos preparam para os mesmos. Nos enduros de hoje não há especial que não tenha um salto e em alguns deles mais técnicos vê-se bem a diferença entre os pilotos de enduro e aqueles que praticam motocross. Só que no enduro não temos hipótese de treinar o salto ( em corrida ) e por isso o treino especifico é fundamental para nos dar experiência de como devemos lidar com os saltos. Medir a distância dos saltos é um dos indicadores de como depois na especial o poderemos encarar, ou seja se temos tomates para o dar ou não; e ás vezes no caso dos enduros nem sempre a audácia é boa companheira.
Portanto se tiverem oportunidade o que devem fazer é o seguinte ; escolher um local apropriado para poderem treinar os saltos de forma gradual, ou seja de um pequeno para depois ir aumentando. Devem começar por saltos de 5cm e treinar até conseguirem andar com aqueles saltos de plataforma,
tipo “Drag queens”. Só mais um conselho; não se esqueçam que se por acaso um salto correr mal mais vale largar a mota do que tentar segurá-la para que esta não se estrague – elas nunca se magoam, somos sempre nós. Por isso e pensando bem podem realmente optar se querem trem de aterragem ou hidroplanagem .( este é portanto um conselho nulo ) (como os outros)

Trialeiras e Subidas impossiveis :
Nunca percebi verdadeiramente porque é que as trialeiras dão tanto gozo.
Dámos cabo do físico ,das motas só porque escolhemos o sitio mais estúpido para passar. Então se for um daqueles caminhos em que vemos as cabritas montanhesas a transpirar, melhor. Então que podemos fazer para melhorar a nossa abordagem a uma trialeira. Primeiro devemos ter pensamento positivo; devemos dizer para nós próprios não vamos conseguir mas tá um lindo dia. Depois devemos ser realistas; não vamos conseguir mas pelo menos o dia tá bonito. Se já tivermos alguma experiência devemos mostrar autoconfiança; assim do género de te virares para o teu colega e dizeres; ó pá tou cheio de confiança que não vou conseguir mas tá bom tempo não tá.
Nas trialeiras é essencial este á vontade; temos que olhar para a trialeira e como dizem os pescadores pegar o touro pelos cornos. Temos que visualizar a trialeira como se fosse uma autoestrada e quando virarem de costas ou ficarem atolados é porque cairam no separador. Já agora mais vale levarem via verde que quantas menos vezes pararem melhor.
Outra dica é que nem sempre é bom seres o primeiro a subir uma trialeira;
é lindo tar cá em baixo e ver uma subida cheia de cafeteiras a ferver; é a chamada hora do chá; claro que podes tentar subir em primeiro mas não vais conseguir e como vai estar um dia bonito mais vale descansares cá em baixo.
Uma palavrinha só para as subidas impossíveis – são impossíveis.

Descidas íngremes e possiveis :
As descidas acompanham um bocado a ideologia das trialeiras com a vantagem de que a lei da gravidade é muito mais permissiva e dá-nos sempre um empurrãozinho. A treta de que tudo o que sobe desce é por isso verdade e o contrário não. Portanto o que devem fazer numa descida ingreme, é escolher uma relação de caixa baixa e tentar dosear o travão da frente e de trás para que não bloqueiem. O corpo deve estar puxado para trás para fazer peso na parte posterior da mota de modo a dar espaço para no caso de queda termos espaço para impulsionarmos o nosso corpo para a frente dando um ligeiro mortal encarpado e caindo sobre ambos os pés. Parece difícil mas não é; só nunca fiz por motivos políticos mas podem consultar o site do Jackie Chen, onde ele explica detalhadamente como se faz.
Outra forma bastante eficaz de descer é a chamada técnica de separação de bens. Consiste em apontar a mota engrenada para a descida, largar a embraiagem e a mota ao mesmo tempo e depois calmamente ir ter com ela.
Quando chegares á beira da mota dá-se a comunhão de bens adquiridos.
Se por azar a descida for mesmo muito íngreme e o lançamento da mota for um bocado além do esperado pode dar-se a viuvez indesejada.

Pisos enlameados e areia :
A condução em lama parece assustar muita gente, mas é um terreno onde se vê a destreza de um piloto, e mal se aprendam alguns dos truques que vos vou dar vão ver que não há razões para receios e até vão parecer porcos numa pocilga. Primeiro de tudo não usem um equipamento novo ou lavado porque se vão sujar. Segundo tentem andar á frente dos vossos colegas e acelerem a fundo quando eles tiverem colados á vossa roda traseira. Não tenham medo de cair nas travagens, ao fim e ao cabo chegam mais depressa á curva se forem a rastejar pelo chão fora. Têm é de ser rápidos a levantar-se. O barro e a lama agarram-se á mota tornando-a mais pesada, endureçam as suspensões para ficar mais duras. Se ás vezes ficarem duras de mais amoleçam para ficar mais moles. Tentem conduzir sempre em cima da mota e virados para a roda da frente. Coloquem o corpo bem centrado mais ou menos a meio. Sempre que estiverem a conduzir de pé não se sentem e tentem olhar o mais para a frente possível para não olharem para trás.
Na areia a técnica é exactamente igual tirando algumas diferenças; a primeira é que andar na areia não tem nada a ver com andar na lama. Primeiro o travão traseiro quase não se usa, podem mesmo tirá-lo para perder peso. Ao desacelarar a própria mota trava por si própria. Devem colocar o corpo mais para trás de modo a fazer peso sobre a roda traseira, não se preocupem muito com a roda da frente; se quiserem até a podem tirar para perder peso. Se não morarem perto da praia ou de algum deserto podem treinar naqueles montes de areia que tem á beira das obras. Quando acharem que já dominam razoavelmente a mota em pisos de areia aproveitem o verão para andarem nas praias e fazerem especiais entre guarda-sóis e tachos de merenda; assim do género : guarda sol amarelo contorna pela direita, guarda sol verde pela esquerda, panela de feijão com arroz de frango, panados, cozido á portuguesa e garrafão de 5 litros, zona de abastecimento e fila de 6 toalhas com moreninhas de fio dental com o rabinho para o ar é a chamada zona espectáculo. Se for um motocross na praia é a zona dos whopps.

Riachos e poças:
As passagens de água , os riachos, as poças, as cascatas, tudo o que meta água tem a sua beleza. Porque é que nos nossos passeios e nas provas de enduro fica sempre bonito uma passagem de água. Porque é sempre bonito deixar um amigo passar um riachozito pequenino e ficar na esperança que sejam areias movediças ou que o gajo vai cair na água. Nada nos dá tanto prazer que ver o desgraçado estendido no meio de água com a mota a flutuar, cheio de peixes cagotos dentro dos óculos. Por isso meus amigos e porque isto é uma selva em vez de ficares á espera da desgraça alheia, quando fores atravessar uma passagem de água, pára a mota, sai da mota e vai a pé até dentro do rio para que possas ver a profundidade e qual o melhor sitio para passar. Não custa nada e só molhas os pézinhos. E depois aproveitas e quando o teu colega for a passar tu dás-lhe um empurrão.
Ir para o topo Ir para baixo
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 48
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySex Nov 20, 2009 2:04 pm

FDX !!!!! desculpem a expressão mas é de facto o que me ocorre dizer ....

Adorei, porque é este o espirito com que ando de mota !!!!

Parabéns Professor .... o meu amigo está lá no ponto !!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
piminho74
WEC
WEC
piminho74


Mensagens : 1168
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 42
Localização : esposende

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySex Nov 20, 2009 7:15 pm

mt bem professor!!vou ter k ler isto bem...
Ir para o topo Ir para baixo
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 44
Localização : Paços de Ferreira

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySáb Nov 21, 2009 12:56 am

Laughing Em grande... Wink Sem comentários....o texto diz tudo... Laughing Laughing

Abraço

P.s- nao te esqueças da secçao das apresentaçoes... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyDom Nov 22, 2009 9:57 pm

Excelente, escelente, excelente, eu também encaro o enduro desta forma Very Happy Very Happy Very Happy

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 46
Localização : Braga

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySeg Nov 23, 2009 1:48 pm

O Sr. Professor está de volta ave ave

Atenção que ele antes de escrever estes textos inspiradores fuma daquelas coisas que fazem rir..digo eu..se não fuma, parece.. Very Happy

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
nfreitas
WEC
WEC
nfreitas


Mensagens : 821
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Braga

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySeg Nov 23, 2009 6:15 pm

sem dúvida que é uma grande aquisição para o blog lol!

o meu grande amigo professor parece tar com vontade de nos inspirar com algumas das suas pérolas geek

Bem haja cheers
Ir para o topo Ir para baixo
HuskyBoy
Elite
Elite
HuskyBoy


Mensagens : 521
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 38
Localização : Santarém

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyTer Dez 08, 2009 2:12 am

Só li um bocadinho e ......... no comment Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
hsilva250
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 07/08/2009
Localização : st tirso

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyTer Dez 08, 2009 1:24 pm

Só agora e que vi o teu post, e so tenho pena de não o ter lido mais cedo!
muito bom ave ave
lol! lol! banana
Ir para o topo Ir para baixo
pestana
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/08/2009

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyDom Jan 10, 2010 9:07 pm

Esse gajo merece um "oscar" ou um "grammy" ou ter o titulo de "sir"...ou mais uma malga de vinho carrascao e um charuto esquisito para o inspirar.
Ir para o topo Ir para baixo
MottaGuedes
Verde
Verde
MottaGuedes


Mensagens : 195
Data de inscrição : 23/03/2010
Idade : 49
Localização : Lisboa

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Mar 25, 2010 1:28 pm

É pá... BRILHANTE!!! Sem palavras mesmo!!! ave ave ave

Isto é algo para se guardar e ler sempre q o dia estiver menos alegre. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Malheiro
WEC
WEC
Malheiro


Mensagens : 1321
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 43
Localização : Ponte de Lima

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Mar 25, 2010 1:33 pm

isto está do MALHÃO, do melhor... parece um hino. ave ave ave ave ave ave ave ave ave
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 46
Localização : Braga

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Mar 25, 2010 2:43 pm

Por acaso o professor anda desaparecido à uns tempos..

..provavelmente está arrumado numa valeta qualquer deste nosso portugal depois de uma noite hard..

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 48
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Mar 25, 2010 2:51 pm

nãããããã deve andar a testar as motas do amigo farinholi ... afinal está aí o mundial á porta !!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
ricoxambers19
Verde
Verde
ricoxambers19


Mensagens : 182
Data de inscrição : 28/04/2010
Idade : 40
Localização : ponte de lima

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui maio 13, 2010 10:25 pm

k moca!!muito a frente.. ave ave

afro afro c a pa mim isso tambem so la vai com uma fumaça Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
sapinho034
Promoção
Promoção



Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/08/2010
Idade : 34
Localização : Arreciadas

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySex Ago 27, 2010 4:30 am

Brutal. Já tinha lido, mas é sempre bom recordar.
Ir para o topo Ir para baixo
Scarz
Promoção
Promoção
Scarz


Mensagens : 41
Data de inscrição : 14/08/2009
Localização : São Miguel Do Rio Torto

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Set 02, 2010 10:04 pm

Também já tinha lido Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.Baja2Tempos.com
kosta
Promoção
Promoção
kosta


Mensagens : 23
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 49
Localização : Lisboa (arredores)

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Set 02, 2010 11:20 pm

Continua assim ... parabens! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
milo-rafael
Nacional
Nacional
milo-rafael


Mensagens : 487
Data de inscrição : 06/01/2011
Localização : NORTE

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyDom Jan 09, 2011 4:49 pm

nacnac escreveu:
O Sr. Professor está de volta ave ave

Atenção que ele antes de escrever estes textos inspiradores fuma daquelas coisas que fazem rir..digo eu..se não fuma, parece.. Very Happy

pois pois
depois é isto Suspect Suspect


smota
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroparatodos.com
Kazal83
Elite
Elite
Kazal83


Mensagens : 601
Data de inscrição : 30/10/2009
Localização : Longe

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Mar 03, 2011 7:57 pm

Esta 5 estrelas.

Mas acho que devia trucar o nome de professor para filosofo.
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
KEITA
Verde
Verde
KEITA


Mensagens : 272
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 47
Localização : BRAGA

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Mar 03, 2011 10:34 pm

MUITO BOM

dirt dirt dirt
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 47
Localização : marco de canaveses

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQua Mar 16, 2011 1:19 pm

Infelizmente para mim só hoje vi este post.Doi-me tanto a barriga(de me rir tanto)como se tivesse feito 500 abdominais.
Simplesmente fantástico ave ave ave
Este post deveria dar direito a um premio do forum.
Já agora,porque não criar um premio anual para o post mais engraçado?É só uma ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/05/2011

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Jun 02, 2011 10:37 pm


Parti-me todo a rir

O espírito do enduro está lá todo. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
carlos pepe
Verde
Verde
carlos pepe


Mensagens : 231
Data de inscrição : 12/01/2011
Idade : 46
Localização : braga

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptyQui Jun 02, 2011 11:09 pm

excelente
Ir para o topo Ir para baixo
CROE
Verde
Verde
CROE


Mensagens : 137
Data de inscrição : 20/04/2011
Idade : 40
Localização : Santa Comba Sobreira

Livro de receitas de técnicas de condução Empty
MensagemAssunto: Re: Livro de receitas de técnicas de condução   Livro de receitas de técnicas de condução EmptySex Jun 03, 2011 12:33 am

Ganda lol!...

Ainda não tinha lido 1/4 e já estava a amar ler esta citação!!! Muito fixe...

Isto é o enduro na sua realidade pura!

Saudações ao Prof. cerveja
Ir para o topo Ir para baixo
 
Livro de receitas de técnicas de condução
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Carta de conduçao
» tecnicas de enduro
» Treino da técnica de condução para o Enduro
» Tecnicas de motocross con Jean Michel Bayle
» Duvida acerca da carta de condução.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Técnica de condução-
Ir para: