O melhor é levares a bike ao mecanico, ainda mais porque nunca mudas-te os retentores, convem que seja alguem habituado a fazer isso.
As motos que tive ate hoje nenhuma delas deu esse tipo de problemas, a excepção da que tenho de momento que ja me rebentou os retentores varias vezes, inclusivamente ao fim de 2 meses de a ter comprado novinha,....
É uma questão de sorte, uma questão de fazeres bem a limpeza dos rentores e da suspensão depois de andares. Deixar um bocadinho de lama seca na bainha é meio caminho andado para dares cabo do retentor.
Podes optar por colocar umas meias de neopreme na bainha para proteger da lama,... apesar de te aumentar as fricções e de tornar a moto esteticamente mais feinha.
Quem faz a manutenção também conta muito,... ha quem prefira colocar massas mais finas e apertos menores nos retentores para diminiur as fricções mas depois a durabilidade do retentor é menor,... outros deixam o retentor mais firme e usam outro tipo de massa naquela regiam,... obtem-se maior fricção mas a durabilidade do retentor é superior.
Cuidado também com as lavagens a alta pressão a apontar para as bainhas,......
Podes andar umas voltas com a bike mesmo tendo o retentor a verter sem problema, desde que não exageres nem te desleixes. O pior mesmo é quando o oleo vai ate ao disco de travão e ficas sem travões por mais que traves,..... ja me aconteceu,...