Hoje em dia quase todas a mota de enduro e não só tem arranque elétrico. Tal sistema obriga a que a instalção elétrica esteja equipada com uma bateria. Normalmente as motas vem com bateria de chumbo. Estas baterias além de serem pesadas tem uma durabilidade curta, principalmente numa mota, isto porque não são usadas diariamente.
Por isso aqui fica a solução, comprar bateria de lítio.
https://www.enduroportugalshop.com/collections/baterias/products/bateria-hjtx5l-fp-skyrich-ion-litio-com-indicador-de-carga-ytx4l-bs-ytx5l-bs
Este link é a titulo exemplificativo.
Estas baterias além de serem bem mais leves que as de chumbo são mais potentes, isto é, além de terem 12v como as de chumbo e a compatibilidade de referencias em termos de entrega da potencia (amperagem) são mais fortes.
Outra grande vantagem é o facto de aguentarem muito mais tempo a carga, mesmo que a mota esteja sem andar durante muitos meses. Outro fator em seu favor é o facto de que em 5 minutos de carga conseguem atingir os 95% da sua carga máxima.
Portanto aqui fica uma sugestão, sempre que tenham necessidade de trocar de bateria, pensem bem e invistam numa bateria de lítio.
Esta dica tanto serve para todo o tipo de motas atuais.