Assunto: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Seg maio 16, 2022 2:38 pm
Boa tarde companheiros! Como estão? Chamo-me Rodrigo tenho 17 anos e possuo uma CR250 de 1999 á cerca de 1 ano e meio. Comprei a mota com um balão FMF gnarly, visto que ela era usada para enduro e ele foi feito para dar baixas/médias... Porém quero tirar o máximo partido da mota, na minha zona é mais matas e caminhos do que picadas/trilhos travados, ou seja baixas é algo que não me faz grande falta. Estou com relação original, e queria saber se colocar um FMF fatty fará muita diferença visto que é um investimento elevado Não pretendo vender o gnarly, pois por ventura posso dar umas voltas em outros trilhos. O gnarly de certa forma "limita" a alta rotação, ou seja chega a um ponto que a mota parece que não desenvolve? Realmente fará uma diferença considerável na alta rotação ao colocar um fatty? A mota vai parecer mais solta em altas?
Outra pequena coisa, vou precisar alterar a carburação? Pois seria chato ter que mexer na carburação sempre que trocar o balão... Agradeço imenso quem poder ajudar, é a primeira vez que faço um tópico no site, toda a ajuda é bem-vinda, todo o aprendizado em relação a 2 rodas é uma alegria
burnout Nacional
Mensagens : 467 Data de inscrição : 03/03/2011 Idade : 48 Localização : Valbom - Gondomar
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qua maio 18, 2022 12:25 pm
Boas
Em relação ao escape não te posso ajudar, mas uma coisa te posso garantir, na carburação vais ter de mexer de certeza.
Já experimentaste acertar a carburação para altas mesmo com esse escape ? Pode sair uma boa surpresa
Jofico gosta desta mensagem
L4KI7 Piloto de fim-de-semana
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qua maio 18, 2022 12:51 pm
burnout escreveu:
Boas
Em relação ao escape não te posso ajudar, mas uma coisa te posso garantir, na carburação vais ter de mexer de certeza.
Já experimentaste acertar a carburação para altas mesmo com esse escape ? Pode sair uma boa surpresa
Desde já obrigado pela ajuda Ainda não experimentei fazer isso, porém eu queria ter 2 escapes, o objetivo é comprar o fatty para tirar o máximo partido das altas, ou seja o máximo partido do motor visto que ele foi feito para andar em altas, e o gnarly para ter baixas caso fosse fazer umas trialeiras ou assim E apenas ir alterando consoante a situação, mas visto que tenho que mexer na carburação sempre que trocar tenho que decidir se fico com este ou compro um fatty, mas para isso preciso saber se vale mesmo a pena e se faz uma boa diferença em altas, pq se a diferença imperceptível não vai adiantar muito... O meu objetivo é sentir o verdadeiro motor de uma CR, principalmente desta que dizem ser os motores mais "fortes", melhor dizendo menos lineares e mais explosivos
Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 9:32 am
Obrigado! Assim que ela sair do mecânico posto umas fotos da máquina
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 12:23 pm
Eu montei esse escape na minha YZ 250 e fiquei com mais força em baixas e medias rotações, ideal para enduro
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 1:30 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Eu montei esse escape na minha YZ 250 e fiquei com mais força em baixas e medias rotações, ideal para enduro
Colocaste o gnarly? Tinhas o original ou o fatty? Perdeste muita força nas altas? Desculpa as perguntas todas, mas queria mesmo saber se o comportamento da mota em altas rotações muda muito Abraço
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 5:11 pm
Meti o gnarly, para andar em muito baixas e médias rotações é melhor que o original, que era o que usava,.Em altas ficou menos violenta, mas não notei menos potência. O colega que tem uma exc 300 fez o mesmo e também notou muito em relação ao original, por isso na minha opinião é mesmo um bom investimento para que quer ter mais força em baixas e médias rotações, sem comprometer a potência máxima. O fatty pelo que oiço dizer incrementa potência em altas e médias, e em baixas fica parecido ao original.
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 7:45 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Meti o gnarly, para andar em muito baixas e médias rotações é melhor que o original, que era o que usava,.Em altas ficou menos violenta, mas não notei menos potência. O colega que tem uma exc 300 fez o mesmo e também notou muito em relação ao original, por isso na minha opinião é mesmo um bom investimento para que quer ter mais força em baixas e médias rotações, sem comprometer a potência máxima. O fatty pelo que oiço dizer incrementa potência em altas e médias, e em baixas fica parecido ao original.
Em baixas fica muito morta com o original? Quanto às altas, ela dá a sensação de estar mais solta com o escape original?
LUIS QUINTA WEC
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 8:09 pm
Acho que não te consigo explicar mais, lamento. Lê com atenção o que eu escrevi, no meu humilde ponto de vista, está tudo bem explicado.
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 8:27 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Acho que não te consigo explicar mais, lamento. Lê com atenção o que eu escrevi, no meu humilde ponto de vista, está tudo bem explicado.
Agradeço imenso a ajuda, e eu consegui entender o que explicou porém quero saber mesmo se vale a pena a compra e se tem realmente bastante impacto nas altas e se perde MUITO das baixas Peço desculpa por tantas perguntas
LUIS QUINTA WEC
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 8:32 pm
Na minha opinião tu não sabes o que pretendes, daí essas dúvidas...!!!
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 8:43 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Na minha opinião tu não sabes o que pretendes, daí essas dúvidas...!!!
Querer eu quero os 2! Porém é caro e visto que vou ter que mexer na carburação sempre que trocar queria ter certeza que vou dar uso ao fatty e não gastar 250€ para ficar encostado na parteleira Se eu conseguisse trocar de balão sem mexer na carburação, eu compraria sem tanto receio, mas se eu compro e não tenho uma surpresa tão grande como estou a pensar ter eu vou acabar por usar mais o gnarly e visto que vou ter que mexer na carburação ao trocar eu vou acabar por nem o usar... Daí as dúvidas
LUIS QUINTA WEC
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 9:29 pm
Quem te disse que trocar de balão de escape vai precisar de mexer na carburador....enfim!!! Se comprares um FMF é garantido que vai ser melhor que o original isto porque as marcas fazem um escape o mais polivalente possível que satisfaça todas as situações. A FMF estudou um para melhorar a resposta a baixas e médias o rotações que é o modelo gnarly , e o fatty para melhorar as médias e altas. Te garanto se tiveres o motor bem afinado, para o escape original,carburador, vela, lamelas, válvula de escape pistão tudo em condições, se lhe colocares um fatty para teres mais potência em altas ou um gnarly para as baixas, é impossível não notar, eu era um pouco descrente, mas depois de o colocar, é bem diferente para melhor, sem dúvida um excelente upgrade.
Assunto: Re: FMF gnarly vs fatty faz muita diferença? Qui maio 19, 2022 9:51 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Quem te disse que trocar de balão de escape vai precisar de mexer na carburador....enfim!!! Se comprares um FMF é garantido que vai ser melhor que o original isto porque as marcas fazem um escape o mais polivalente possível que satisfaça todas as situações. A FMF estudou um para melhorar a resposta a baixas e médias o rotações que é o modelo gnarly , e o fatty para melhorar as médias e altas. Te garanto se tiveres o motor bem afinado, para o escape original,carburador, vela, lamelas, válvula de escape pistão tudo em condições, se lhe colocares um fatty para teres mais potência em altas ou um gnarly para as baixas, é impossível não notar, eu era um pouco descrente, mas depois de o colocar, é bem diferente para melhor, sem dúvida um excelente upgrade.
Talvez me tenha explicado mal, mas eu já tenho um FMF gnarly, e como disse o rapaz em cima, teria que mexer na carburação, também já andei a pesquisar e do pouco que encontrei disseram que tinha que mexer na carburação A mota neste momento está no mecânico pois parti o motor e aproveitei para refazer de A a Z Eu também sei que o fatty é para médias e altas, mas a questão é apenas se faz muita diferença apenas nas altas, pois alguma diferença eu sei que vai fazer visto que o propósito é esse, mas eu estou a pensar que vou ter uma surpresa enorme ao trocar e pode não ser isso que vai acontecer, daí as perguntas todas, a diferença é mesmo grande ou é só uma mera diferença que não vale os 250€