Ando cheio de vontade de comprar uma Honda XR250R.
A minha preferência vai para os trilhos tipo endureiros, lentos, carreiros, singletracks a tender para o técnico, com umas subidas mais trialeiras. É o que faço a larga maioria das vezes que ando de mota.
Apesar disso, algumas vezes por ano também faço uns percursos tipo Todo-terreno, tiradas longas em caminhos florestais mais abertos, realizadas com outro grupo de amigos em que alguns têm motos4.
A minha EXC 250 de 2001 serve muito bem estes dois propósitos, mas ando a sentir uma vontade estúpida de comprar uma XR250R pós-1996 (última geração).
O apetite por estas motas vem duma certa nostalgia do final da década de 90/início de 2000, quando nos montes de Portugal só havia crosseiras puras (CRs, RMs, YZs e KXs) e os mais velhos ou ajuizados andavam de XRs 600, 400 e 250.
O aspecto arcaico das XR - já na altura me pareciam uns dinossauros - com depósitos de gasolina quase redondos, cabeçorros enormes cravados de alhetas de refrigiração, farol traseiro na parte de cima do guarda-lamas e as suas suspensões tradicionais, tem um charme que não consigo explicar.
Já experimentei uma 400R, gostei mas achei-a gorda demais.
A 250R teria alguma validade no tipo de utilização que faço, ou acham que faz mais sentido sentar-me e esperar que a vontade passe?