Assunto: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Sáb Jul 21, 2018 6:43 pm
Ola amigos! Sou novo no fórum e vim pedir ajuda de quem tem experiência com Motocross motor 2 Tempos, adquiri uma YZ 125 de 2008.
O problema é quando vou a puxar por ela, ela de vez em quando engasga e vai abaixo... numa tarde aconteceu me duas vezes... depois outra coisa que me aconteceu duas ou tres vezes, é q fica a acelarar sozinha uns 10 segundos, carrego no botao pra desligar e ela nao desliga... vai abaixo ...
queria saber se podiam ajudar, queria ter uma ideia do que pode ser
obg
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Dom Jul 22, 2018 11:28 pm
Num motor a 2 tempos, a verificar quando temos problemas desses, limpar o escape, limpar o carburador, trocar de vela (colocar uma recomendada pela marca uma NGK BR9EVX), filtro de ar limpo e lubrificado, verificar se a torneira da gasolina está limpa e se o respiro do deposito está desobstruído, verificar o estado das lamelas. Se depois de tudo isto em condições continuar com problemas, então temos que ver a parte eléctrica.
joaopedro635 Piloto de fim-de-semana
Assunto: Re: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Seg Jul 23, 2018 7:55 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Num motor a 2 tempos, a verificar quando temos problemas desses, limpar o escape, limpar o carburador, trocar de vela (colocar uma recomendada pela marca uma NGK BR9EVX), filtro de ar limpo e lubrificado, verificar se a torneira da gasolina está limpa e se o respiro do deposito está desobstruído, verificar o estado das lamelas. Se depois de tudo isto em condições continuar com problemas, então temos que ver a parte eléctrica.
tem um escape novo da fmf, meti vela nova tambem, filtro de ar novo e lubrificado, a torneira tambem esta limpa... tem algum video onde possa ver como limpar um carburador ?? pode ser dos discos de embraagem ?
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Seg Jul 23, 2018 8:52 pm
Da embraiagem não me parece nada que tenha a ver com o que descreves. Dizes que colocas-te uma vela nova, tens a certeza que é uma NGK BR9EVX ou de outra marca compatível? Contudo fica aqui um video com uma limpeza de um carburador de um YZ125 de 1996 (penso que muito identifico ao da tua)
Começo é a suspeitar da instalação eléctrica, PIK-UP, CDI (ECU), Bobine de alta. Vou deixar-te aqui também o link da Yamaha onde encontras um manual que tem tudo acerca da tua mota. https://www.yamaha-motor.eu/pt/servico/manutencao/manuais-proprietario/index.aspx Este link vai abrir uma página do site oficial da Yamaha, aqui seleccionas o que pretendes. Estive a ver o manual que corresponde a tua mota e não consigo colocar aqui o link directo. Alguma dúvida, coloca aqui para se tentar resolver
Assunto: Re: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Sáb Jul 28, 2018 3:24 pm
Boas, parece me ser do carburador, ja o abri e dei lhe uma limpeza, agora falta afinalo... afinei a minha maneira e ela esta diferente, responde mais rapido... o parafuso do ar dei lhe duas voltas ao pa tras, como diz no manual da yamaha.. agora o outro nao consigo saber em que posiçao o meter .... aperteio um pouco e ela responde bem, ma so que quando aperto a embraiagem ela fica com a rotaçao alta faz muito barulho..
obrigado pela ajuda que deste.
LUIS QUINTA WEC
Assunto: Re: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Sáb Jul 28, 2018 7:47 pm
Esse aumento de rotação pode ser relacionado com a embraiagem, isto é, se houver uma fricção excessiva nos discos de embraiagem, por exemplo a viscosidade do óleo da caixa, origina a esforço por parte do motor para vencer essa fricção. O fenómeno de carregares na manete da embraiagem e ela aumentar de rotação é então porque ao libertares os discos do cesto, o motor fica liberto desse esforço extra e assim aumenta a rotação. Acho que fiz entender. O barulho pode ser de um rolamento já com desgaste ou até mesmo uma peça solta. Melhor era inspeccionar, com o manual de serviço e ferramentas, tens condições para o fazer. Tenta é retirares as tampas sem estragar a junta, é menos esse que gastas.
Assunto: Re: AJUDA yz 125 ( acelera sozinha e vai abaixo ) Dom Jul 29, 2018 2:26 pm