enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarYamaha DT 50 LCDE Botaof12
 

 Yamaha DT 50 LCDE

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySeg Jul 02, 2018 11:53 am

Pois é caros amigos do Forum, decidi comprar uma DT 50 para a minha filha de 11 anos apreender a andar de mota.
Meus amigos tenho a vos dizer que foi a melhor coisa que fiz, porque além de tudo, está deve ser a mota mais fácil de 50cc e com mudanças, de conduzir e por consequência a melhor para apreender.
A versão que comprei é do ano de 2002, já tem arranque eléctrico!
Como a minha filha tem 11 anos e 1,50 de altura e a DT por ter rodas 17 atrás e 19 a frente, e altura ao chão ser realmente baixa, e o peso total da mota ser abaixo dos 90kg, facilita muito o ganho de confiança.
Com a mota parada, a minha filha põe os 2 pés no chão e consegue manobrar com a mota (bastante importante).
Depois outra característica deste modelo, o arranque eléctrico, não é porque uma 50cc a 2 tempos custe a pegar, mas sim porque quando se está apreender, pela quantidade de vezes que o motor vai abaixo, o botãozinho, ajuda sempre.
E agora o motor, meu amigos, esta 50cc é realmente surpreendente, que facilidade em arranque e entrega de potência mesmo em muito baixas rotações, digamos que só precisa mesmo da embraiagem para arrancar e mudança de velocidade, depois posso dizer que não precisa, mesmo muito devagar (eu a caminhar normalmente ao lado da mota), nunca é preciso embraiar para o motor funcionar, realmente surpreendente. E mesmo assim quando se acelera o motor responde e rapidamente sobe de rotações !!!
Outra vantagem deste motor da pequena "grande" Yamaha DT 50 LCDE, é o facto de aquecer muito pouco mesmo estando muito tempo ao relanti e em situação de arranques sucessivos, realmente muito bom.
De salientar que este modelo só tem um radiador e tem autolub.
A nível ciclistico, a mota está original (aliás toda a mota está original) e após uma revisão profunda de manutenção, com lubrificações e mudanças de óleo, tudo funciona perfeitamente. Esta mota nunca foi elogiada no comportamento fora de estrada mas para o efeito que a comprei vai servir perfeitamente. Além do mais apesar de ser baixa na altura do assento, reparei que tem uma distância do motor ao chão muito considerável (o cavalete de levantar a minha WR entra sem ser preciso pegar na mota !!!)
O único problema que tive com e a mota foi o escape que entupiu, e o motor não desenvolvia embrulhava, cheguei a pensar que era falta de ar na admissão, ou problemas de carburador, ou a parte eléctrica (bobine ou CDI) mas não, era mesmo o escape entupido. Com uma pistola de ar quente queimei tudo, que fumarada aquilo fez, chegou mesmo a pegar fogo. Mas ao menos ficou com o escape limpinho e voltou a funcionar perfeitamente.
Fica então a partilha de mais uma experiência minha com uma mota que tem muita história em Portugal, chegou a haver uma versão que tinha escrito na decoração original da mota, "cabo da roca" em japonês.
Enfim, de certo que muitos de vos apreendeu a andar de mota com uma DT 50 mas de certeza que existem muitos de vos que estão na duvida na mota que comprar para ensinar os filhos ou outros a dar os primeiros passos no mundo das motas de mudanças e aqui a Yamaha DT50LC sem dúvida, e na minha opinião é a melhor opção. (não esquecer que esta mota tem matricula e pode ser conduzida por jovens de 14 anos, no meu tempo era aos 16)

Yamaha DT 50 LCDE 69729710
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4135
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptyQua Jul 04, 2018 9:46 am

Fantástico!  cheers

A DT LC é uma motinha que faz parte da história da malta da nossa geração. Todos andamos, pelo menos numa… Era a cinquentinha mais procurada pelos adolescentes de finais dos anos 80 e década de 90. À porta dos liceus, havia sempre várias. Agora, é raro ver uma e, quando vejo, é com saudade. Confesso que desconhecia esta versão mais recente, com arranque eléctrico…

E para cinquentinha, o motorzinho respondia bem. Havia muita malta que sacava cavalos… Aliás, quem tinha uma DT, tinha que aprender a sacar: “já sacas?” – Era a pergunta que a malta fazia, aos novos donos de DT`s. Andar numa DT, era um espectáculo!  dirt

LUIS QUINTA escreveu:
O único problema que tive com e a mota foi o escape que entupiu,

Havia muita malta que a primeira coisa que fazia, após retirar os piscas, espelhos e manómetros (e colocar uma mica de enduro, hp para quase toda a gente), era arranjar uma ponteira, para ficar com um cantar mais bonito.

LUIS QUINTA escreveu:
Esta mota nunca foi elogiada no comportamento fora de estrada mas para o efeito que a comprei vai servir perfeitamente.

Claro que vai. Então, no final dos anos 80 e princípios de 90, lembro-me de as ver no nacional de enduro (classe 50cc dos verdes). E aproveito para partilhar aqui a foto duma em prova (com capacete GPA, quase todos tivemos (eu por acaso tive), ou quisemos ter, um capacete destes):

Yamaha DT 50 LCDE Monsar10
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
burnout
Nacional
Nacional
burnout


Mensagens : 461
Data de inscrição : 03/03/2011
Idade : 48
Localização : Valbom - Gondomar

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptyQua Jul 04, 2018 11:55 am

eu não tive, tive uma yaamha BW´s, mas sempre sonhei com uma

agora nem se pode comprar, parece que têm ouro, pois pedem 1500€ por uma DT toda escafiada e mitrada
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptyQua Jul 04, 2018 12:07 pm

Pois isso é verdade, eu para encontrar esta tive que ser bastante paciente...e por um acaso encontrei-a num stand, Yamaha Machado em Vila do Conde, estava impecável e a um preço muito bom!!!

Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4135
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 06, 2018 9:37 am

Nos anos 90 era assim, por todas as cidades deste país, que víamos DT´s a andar dirt :

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 06, 2018 9:44 am

Agora é mesmo raro ver alguém a "sacar uns cavalos pelas ruas" mas de certa forma ainda bem, é uma manobra arriscada e que pode causar acidentes graves.
Penso que estas novas gerações estão mais sensibilizadas para o civismo na estrada e de certa forma cientes dos perigos.
Ir para o topo Ir para baixo
burnout
Nacional
Nacional
burnout


Mensagens : 461
Data de inscrição : 03/03/2011
Idade : 48
Localização : Valbom - Gondomar

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 06, 2018 1:45 pm

também dava para andar com essas brincadeiras porque as ruas andavam muito mais vazias

ate havia picanços nas ruas, hoje só mesmo em auto-estradas e mal
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 06, 2018 6:37 pm

Já agora, alguém me pode arranjar o manual de serviço desta mota, estou farto de pesquisar na net e só encontro o da LC (não serve) e o manual de utilizador.
Esta mota é de 2002, obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4135
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 06, 2018 7:51 pm

Pois é, é verdade que LC é diferente de LCDE scratch :

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptyTer Jul 17, 2018 3:58 pm

Parabéns pela nova aquisição, sempre um "Yamaha" fanático Wink

A DT foi a 1ª mota de sonho Wink, embora na altura sem o arranque eléctrico…
Nesta altura estão "estupidamente" inflacionadas, por estar na moda tudo o que é "vintage", mas é sem dúvida uma excelente escolha e sendo mais baixa que a concorrência (rodas 19 e 17), uma vantagem para os mais novos…

Tive amigos há procura de 50cc para os filhos se iniciarem no Mini-enduro e não está fácil...
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptyTer Jul 17, 2018 7:48 pm

A série DT só foi a 1º modelo da Yamaha dedicado a uma utilização TRAIL Enduro. Foi um autentico sucesso 1ºnos nos Estados Unidos e depois no resto do mundo.
A DT 50 foi daquelas motas impulsionadoras de muitas paixões e eu com 16 anos fui mais um ferrado pelo "bicho".
Agora estou a tentar mostrar a minha filha o melhor do mundo das 2 rodas, andar na terra.
Realmente é certo que o fenómeno DT 50 está ao rubro, e eu que o diga, não foi nada fácil arranjar uma DT 50 no estado e pelo preço que consegui.
Descobri no outro dia que o motor desta LCDE tem um veio de equilíbrio, isto é, compensa as vibrações da cambota. Realmente estranhava uma 50cc a 2 tempos com vibração nula, impecável, e agora percebo o porquê da facilidade de utilização do motor, realmente uma verdadeira Yamaha Made In Japan.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4135
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 20, 2018 9:28 am

guzz escreveu:
A DT foi a 1ª mota de sonho Wink, embora na altura sem o arranque eléctrico…
Não há dúvida de que a DT faz parte da história, da malta da nossa geração dirt ...
Esta foi a 1ª que me lembro de ver surgir no mercado, nos finais dos anos 80 smota :

Yamaha DT 50 LCDE Dt50lc10
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1523
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Yamaha DT 50 LCDE Empty
MensagemAssunto: Re: Yamaha DT 50 LCDE   Yamaha DT 50 LCDE EmptySex Jul 20, 2018 9:40 am

Velhos tempos, a Yamaha nesse tempo era realmente uma marca especial, ainda hoje o é, mas de uma forma diferente.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Yamaha DT 50 LCDE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Yamaha wr400f de 1998 com carburador da yamaha 426
» Comparativo entre YAMAHA WR450F de 2007 e YAMAHA WR450F 2012
» Old School Newbie :)
» Yamaha 450 f
» Yamaha WR 250 2T

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Testes-
Ir para: