Os radiadores de uma mota de monte, funcionam pressurizados e o liquido refrigerante circula mediante uma bomba de água que está no motor.
A tampa do radiador funciona também como válvula de segurança, isto é, quando o liquido aquece, a válvula da tampa (mola do tampão) cede e deixa escapar o excesso de pressão. É óbvio que nesta fase também sai liquido mas num estado de vapor.
Problemas que possam existir neste circuito, os mais frequentes são fuga de liquido na bomba (vedantes do veio) junta da culassa danificada o que origina que o liquido se escape para a camara de combustão, mangueira rota, radiador furado, enfim tudo que esteja relacionado com fuga.
Pode também ocorrer, mais raramente, a bomba ficar sem as pás da turbina, ocorrer um entupimento num dos tubos.
O liquido deve ser mudado a cada 2 a 5 anos dependendo da quantidade da mistura de água desmineralizada com etilenoglicol quanto mais água, com mais frequência se deve trocar, normalmente as marcas aconselham usar um liquido 50%/50%. Quanto mais etilenoglicol mais capacidade tem para temperaturas baixas e elevadas e lubrifica melhor todo o circuito. O ideal era só água pois arrefecia melhor e até era mais barato, mas como desvantagem a água causa mais desgaste do circuito (corrosão) e ferve aos 100º o que se torna complicado principalmente quem faz circuito muito lentos.
Pelo que descreves deves ter uma fuga, que aparentemente deve ser pela tampa, mas o melhor é verificar tudo.