enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)

InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrarOleo de caixa transmissão Husky TE 250 Botaof12

Oleo de caixa transmissão Husky TE 250

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
miguel5655
Promoção
Promoção

Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Empty
MensagemAssunto: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyTer Set 26, 2017 3:39 pm

Boas pessoal,

Sei que este assunto já foi debatido e há várias opiniões, sobre o óleo da caixa de transmissão para uma Husqvarna TE250 de 2015.

Existe óleo normal de motores 4 tempos e uns óleos próprios para caixa. Acham que vale a pena o óleo próprio para caixa?

No manual diz para usar o Bel-Ray EXL Mineral 4T - JASO T903 MA / SAE 10W/40. Isto é um óleo de motor 4T.

Acham que posso usar o Motul 5100 10W/40, por exemplo? Gostei bastante deste óleo e 1L fica-me a pouco mais de 8€, enquanto um especifico para caixa (MOTOREX RACING GEAR OIL 10W/40) fica-me a 18€.
Também há o MOTUL TRANSOIL EXPERT 2T 10W-40 1L que fica a pouco mais de 8€.

Acham que posso usar esse Motul e vai de acordo com as especificações da Marca?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyQua Set 27, 2017 10:25 pm

Na minha opinião só tens de respeitar a viscosidade, neste caso 10/40W e a especificação T903 MA ou MA2 (melhor ainda) é a que deves respeitar, marcas e outros óleos que dizem ser específicos de caixa de velocidades, fica ao critério de cada um.
Não dizes a especificação API que deve ser um SJ, já que dizes que recomendam um óleo mineral.
Podes usar igual ou superior, por exemplo SL, SM, SN estes 3 últimos são óleos sintéticos.
Quanto a viscosidade, depende da temperatura ambiente onde costumas usar na mota, para o clima de Portugal um 10/40W é o recomendado.
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyQui Set 28, 2017 12:17 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Na minha opinião só tens de respeitar a viscosidade, neste caso 10/40W e a especificação T903 MA ou MA2 (melhor ainda) é a que deves respeitar, marcas e outros óleos que dizem ser específicos de caixa de velocidades, fica ao critério de cada um.
Não dizes a especificação API que deve ser um SJ, já que dizes que recomendam um óleo mineral.
Podes usar igual ou superior, por exemplo SL, SM, SN estes 3 últimos são óleos sintéticos.
Quanto a viscosidade, depende da temperatura ambiente onde costumas usar na mota, para o clima de Portugal um 10/40W é o recomendado.

Excelente resposta Luis Quinta.
Tudo ao detalhe.
Sendo assim vou optar pelo Motul 5100 10W40. Gostei bastante de o usar numa LTZ que tive portanto vou continuar.
As normas deste óleo são:

API SM / SL / SJ / SH / SG
JASO MA-2

Vai de acordo com o que a marca manda.
Obrigado dirt dirt
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyQui Set 28, 2017 12:26 pm

cerveja cheers
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyTer Out 24, 2017 2:41 pm

Boas pessoal,

Acabei por comprar o Motul Transoil 10W40.
Acontece que mudei no fim de semana o óleo da caixa e acabei por notar um comportamento diferente na embraiagem. Já sentia um bocado este sintoma, mas agora sente-se mais um pouco, ou seja mesmo com a embraiagem apertada a roda faz um bocado de força, como se quisesse andar. Nada de muito exagerado mas faz.

Agora vou comentar os passos que fiz para trocar o óleo:

- Coloquei a mota no cavalete
- Deixei a mota a trabalhar 2 ou 3 minutos ao relantim, sem ter andado com ela
- Tirei o parafuso que está perto do pedal do travão e o tampão de cima
- Deixei escorrer bem o óleo
- Retirei o parafuso que mede o nível do óleo
- Voltei a colocar o parafuso que está perto do pedal do travão
- Enchi com o óleo

E aqui é que me parece que algo não ficou bem, pois retirei a mota do cavalete e apenas levou 700ml de óleo até sair óleo pelo orificio de verificar o nível de óleo.  No manual indica 800ml.  
         Fui dar uma pequena volta assim com os 700ml e notei que ao embraiar, a roda parecia sempre querer andar.

De facto acabei por não retificar o nível de óleo depois de dar a voltinha. Mas acham que pode ser esse o problema?
Ou qual o motivo para não ter levado os 800ml indicados no manual e não embraiar bem?

Desde já obrigado
LUIS QUINTA
WEC
WEC

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyTer Out 24, 2017 8:34 pm

Bem, parece-me que vazas-te o óleo velho em cima do cavalete. Não é o correto, deves faze-lo com a mota no chão inclinar para o lado por onde sai.
Se notas que a embraiagem não descola totalmente, provavelmente tens o cesto da embraiagem com cavidades nas pistas dos discos e dessa forma dificulta que descolem a frio, neste caso o óleo tem um papel secundário e neste caso o novo deve ser mais viscoso e colar mais os discos, o que não é mau, pelo contrário é melhor.
Fica atento se a quente esse efeito diminui, se assim for é mesmo do cesto. Normalmente resolve-se o problema desmontado o cesto e limar as pistas, este trabalho requer conhecimentos de oficina e exige ferramentas próprias. Se for necessário um cesto novo, prepara uns 200€ +/- depende da marca.
miguel5655
Promoção
Promoção

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyQua Out 25, 2017 2:58 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Bem, parece-me que vazas-te o óleo velho em cima do cavalete. Não é o correto, deves faze-lo com a mota no chão inclinar para o lado por onde sai.
Se notas que a embraiagem não descola totalmente, provavelmente tens o cesto da embraiagem com cavidades nas pistas dos discos e dessa forma dificulta que descolem a frio, neste caso o óleo tem um papel secundário e neste caso o novo deve ser mais viscoso e colar mais os discos, o que não é mau, pelo contrário é melhor.
Fica atento se a quente esse efeito diminui, se assim for é mesmo do cesto. Normalmente resolve-se o problema desmontado o cesto e limar as pistas, este trabalho requer conhecimentos de oficina e exige ferramentas próprias. Se for necessário um cesto novo, prepara uns 200€ +/- depende da marca.

Mais uma vez excelente explicação Luis Quinta.
Sim, é verdade vazei o óleo velho em cima do cavalete, apesar de depois ter feito como tu dizes e ter posto a mota no chão e inclinado, no entanto fiz isto por muito pouco tempo e posso não ter dado tempo para escorrer tudo. Portanto pode ter ficado algum oleo velho lá dentro. Para a próxima já não falho.

Como dizes noto que a embraiagem não descola totalmente ou pelo menos há mais dificuldade, e a quente ainda não deu para testar bem. Este óleo também deve ser mais viscoso, o que pelo que percebi é melhor. O facto de não ser um óleo mineral, não pode ter alguma relação com o problema de funcionamento da embraiagem ?

Quanto á resolução de desmontar o cesto e limar as pistas, não sei se os mecânicos aqui da zona, estão para ter esse trabalho e não me mandam dar uma volta, ou me dizem logo que para resolver tenho de meter um cesto novo. Mad  Solução mais cara para mim, mas menos trabalho e lucro igual para eles.   Sad  Sad

Vou fazer mais um teste para perceber melhor esta situação.

Já agora é grave andar com a mota assim e fazer algum passeio??

Obrigado pela excelente ajuda
Jofico
WEC
WEC
Jofico

MensagemAssunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250   Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 EmptyQui Out 26, 2017 9:10 am

É um prazer ler as ideias tão bem expostas study . Obrigado pessoal. cerveja
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/

Oleo de caixa transmissão Husky TE 250
Ir para o topo 
Página 1 de 1