Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt) |
|
| Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 | |
| | Autor | Mensagem |
---|
miguel5655 Promoção
Mensagens : 27 Data de inscrição : 28/09/2015
| Assunto: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Ter Set 26, 2017 3:39 pm | |
| Boas pessoal,
Sei que este assunto já foi debatido e há várias opiniões, sobre o óleo da caixa de transmissão para uma Husqvarna TE250 de 2015.
Existe óleo normal de motores 4 tempos e uns óleos próprios para caixa. Acham que vale a pena o óleo próprio para caixa?
No manual diz para usar o Bel-Ray EXL Mineral 4T - JASO T903 MA / SAE 10W/40. Isto é um óleo de motor 4T.
Acham que posso usar o Motul 5100 10W/40, por exemplo? Gostei bastante deste óleo e 1L fica-me a pouco mais de 8€, enquanto um especifico para caixa (MOTOREX RACING GEAR OIL 10W/40) fica-me a 18€. Também há o MOTUL TRANSOIL EXPERT 2T 10W-40 1L que fica a pouco mais de 8€.
Acham que posso usar esse Motul e vai de acordo com as especificações da Marca?
Obrigado | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Qua Set 27, 2017 10:25 pm | |
| Na minha opinião só tens de respeitar a viscosidade, neste caso 10/40W e a especificação T903 MA ou MA2 (melhor ainda) é a que deves respeitar, marcas e outros óleos que dizem ser específicos de caixa de velocidades, fica ao critério de cada um. Não dizes a especificação API que deve ser um SJ, já que dizes que recomendam um óleo mineral. Podes usar igual ou superior, por exemplo SL, SM, SN estes 3 últimos são óleos sintéticos. Quanto a viscosidade, depende da temperatura ambiente onde costumas usar na mota, para o clima de Portugal um 10/40W é o recomendado.
| |
| | | miguel5655 Promoção
Mensagens : 27 Data de inscrição : 28/09/2015
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Qui Set 28, 2017 12:17 pm | |
| - LUIS QUINTA escreveu:
- Na minha opinião só tens de respeitar a viscosidade, neste caso 10/40W e a especificação T903 MA ou MA2 (melhor ainda) é a que deves respeitar, marcas e outros óleos que dizem ser específicos de caixa de velocidades, fica ao critério de cada um.
Não dizes a especificação API que deve ser um SJ, já que dizes que recomendam um óleo mineral. Podes usar igual ou superior, por exemplo SL, SM, SN estes 3 últimos são óleos sintéticos. Quanto a viscosidade, depende da temperatura ambiente onde costumas usar na mota, para o clima de Portugal um 10/40W é o recomendado.
Excelente resposta Luis Quinta. Tudo ao detalhe. Sendo assim vou optar pelo Motul 5100 10W40. Gostei bastante de o usar numa LTZ que tive portanto vou continuar. As normas deste óleo são: API SM / SL / SJ / SH / SG JASO MA-2 Vai de acordo com o que a marca manda. Obrigado | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Qui Set 28, 2017 12:26 pm | |
| | |
| | | miguel5655 Promoção
Mensagens : 27 Data de inscrição : 28/09/2015
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Ter Out 24, 2017 2:41 pm | |
| Boas pessoal,
Acabei por comprar o Motul Transoil 10W40. Acontece que mudei no fim de semana o óleo da caixa e acabei por notar um comportamento diferente na embraiagem. Já sentia um bocado este sintoma, mas agora sente-se mais um pouco, ou seja mesmo com a embraiagem apertada a roda faz um bocado de força, como se quisesse andar. Nada de muito exagerado mas faz.
Agora vou comentar os passos que fiz para trocar o óleo:
- Coloquei a mota no cavalete - Deixei a mota a trabalhar 2 ou 3 minutos ao relantim, sem ter andado com ela - Tirei o parafuso que está perto do pedal do travão e o tampão de cima - Deixei escorrer bem o óleo - Retirei o parafuso que mede o nível do óleo - Voltei a colocar o parafuso que está perto do pedal do travão - Enchi com o óleo
E aqui é que me parece que algo não ficou bem, pois retirei a mota do cavalete e apenas levou 700ml de óleo até sair óleo pelo orificio de verificar o nível de óleo. No manual indica 800ml. Fui dar uma pequena volta assim com os 700ml e notei que ao embraiar, a roda parecia sempre querer andar.
De facto acabei por não retificar o nível de óleo depois de dar a voltinha. Mas acham que pode ser esse o problema? Ou qual o motivo para não ter levado os 800ml indicados no manual e não embraiar bem?
Desde já obrigado | |
| | | LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Ter Out 24, 2017 8:34 pm | |
| Bem, parece-me que vazas-te o óleo velho em cima do cavalete. Não é o correto, deves faze-lo com a mota no chão inclinar para o lado por onde sai. Se notas que a embraiagem não descola totalmente, provavelmente tens o cesto da embraiagem com cavidades nas pistas dos discos e dessa forma dificulta que descolem a frio, neste caso o óleo tem um papel secundário e neste caso o novo deve ser mais viscoso e colar mais os discos, o que não é mau, pelo contrário é melhor. Fica atento se a quente esse efeito diminui, se assim for é mesmo do cesto. Normalmente resolve-se o problema desmontado o cesto e limar as pistas, este trabalho requer conhecimentos de oficina e exige ferramentas próprias. Se for necessário um cesto novo, prepara uns 200€ +/- depende da marca.
| |
| | | miguel5655 Promoção
Mensagens : 27 Data de inscrição : 28/09/2015
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Qua Out 25, 2017 2:58 pm | |
| - LUIS QUINTA escreveu:
- Bem, parece-me que vazas-te o óleo velho em cima do cavalete. Não é o correto, deves faze-lo com a mota no chão inclinar para o lado por onde sai.
Se notas que a embraiagem não descola totalmente, provavelmente tens o cesto da embraiagem com cavidades nas pistas dos discos e dessa forma dificulta que descolem a frio, neste caso o óleo tem um papel secundário e neste caso o novo deve ser mais viscoso e colar mais os discos, o que não é mau, pelo contrário é melhor. Fica atento se a quente esse efeito diminui, se assim for é mesmo do cesto. Normalmente resolve-se o problema desmontado o cesto e limar as pistas, este trabalho requer conhecimentos de oficina e exige ferramentas próprias. Se for necessário um cesto novo, prepara uns 200€ +/- depende da marca.
Mais uma vez excelente explicação Luis Quinta. Sim, é verdade vazei o óleo velho em cima do cavalete, apesar de depois ter feito como tu dizes e ter posto a mota no chão e inclinado, no entanto fiz isto por muito pouco tempo e posso não ter dado tempo para escorrer tudo. Portanto pode ter ficado algum oleo velho lá dentro. Para a próxima já não falho. Como dizes noto que a embraiagem não descola totalmente ou pelo menos há mais dificuldade, e a quente ainda não deu para testar bem. Este óleo também deve ser mais viscoso, o que pelo que percebi é melhor. O facto de não ser um óleo mineral, não pode ter alguma relação com o problema de funcionamento da embraiagem ? Quanto á resolução de desmontar o cesto e limar as pistas, não sei se os mecânicos aqui da zona, estão para ter esse trabalho e não me mandam dar uma volta, ou me dizem logo que para resolver tenho de meter um cesto novo. Solução mais cara para mim, mas menos trabalho e lucro igual para eles. Vou fazer mais um teste para perceber melhor esta situação. Já agora é grave andar com a mota assim e fazer algum passeio?? Obrigado pela excelente ajuda | |
| | | Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 Qui Out 26, 2017 9:10 am | |
| É um prazer ler as ideias tão bem expostas . Obrigado pessoal. | |
| | | | Oleo de caixa transmissão Husky TE 250 | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|