Compreendo a tua admiração, mas a realidade é que essas motas da Honda são um pouco frágeis, mesmo sendo usadas em lazer.
Como a Honda optou por separar a lubrificação do motor e da caixa de velocidades, a quantidade de óleo que anda para lubrificar o pistão, cambota, biela, válvulas, árvore de cames, corrente de distribuição, acaba por ser muito pouco, cerca de 800ml, e com isto aquece bastante mais que por exemplo um motor tipo o da Yamaha que até usa um compartimento fora do motor para arrefecer o dito óleo, que no caso da Yamaha lubrifica todo o motor e caixa de velocidades. Com isto não quero dizer que são más motas, o que se passa é que a Honda preferiu fazer uns motores 250 e 450 leves a pensar mais num uso de competição e não tanto nuns motores robustos tipo Yamaha, que são mais pesados, mas aguentam muita mais porrada.
O que deves trocar como é obvio, vai ser depois de abrir e verificar o que está mal, mas o que te disse na minha 1ª resposta devera ser substituído e verificado.
Depois desse arranjo, na minha opinião deves usar sempre óleo de motor 100% sintético, trocar o óleo do motor de 20 em 20h e trocar sempre o filtro. O óleo da caixa podes trocar de 40 em 40h.