Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Ter Nov 15, 2016 3:40 pm
Boas, Já tenho um Ajp pr5 à um ano, 4000km de uso, mas desde que a comprei que raramente liga à primeira (enquanto está fria). Já mandei para a fábrica, fizeram revisão completa, chegaram a trocar centralina e sistema de combustivel, notei uma grande diferença, ficou com um ronco muito mais forte e andava muito mais. Entretanto tem estado parada pois não posso andar (proibido pelo médico até ao ano novo). Mesmo parada mais de uma semana, liga sempre à segunda tentativa ou terceira. De resto à mota é 5 estrelas. Gostave de saber se mais alguem tem estas manhas (pois eu acho que devem ser todas assim) Que é que voces acham sobre isto ? Tenho colegas meus com grandes marcas (Ktm, Honda, Suzuki e assim) que também lhe acontecem isto. Gostava de saber se é normal? Minha primeira mota por isso não percebo nada disso.....
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Ter Nov 15, 2016 10:36 pm
Na minha opinião acho que uma mota de injecção de combustível, deveria pagar logo na 1ª tentativa. Eu tenho uma WR450F de 2007 de carburador e a frio pega quase sempre a 2ª mas isto sim é normal, por a carburador a gasolina não ter uma bomba para puxar. Nas de injecção, já tem bomba que desta forma optimiza a chegada de combustível ao motor e aliado ao facto de ter sensores que determinam qual a quantidade certa de gasolina a ser injectada, então deveria arrancar logo ao premir o botão de arranque. Por acaso também tenho uma de injecção, uma Yamaha YBR250 de estrada e pega sempre a 1ª mesmo a frio.
DanielSantosOliveira Promoção
Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Qua Nov 16, 2016 10:14 am
LUIS QUINTA escreveu:
Na minha opinião acho que uma mota de injecção de combustível, deveria pagar logo na 1ª tentativa. Eu tenho uma WR450F de 2007 de carburador e a frio pega quase sempre a 2ª mas isto sim é normal, por a carburador a gasolina não ter uma bomba para puxar. Nas de injecção, já tem bomba que desta forma optimiza a chegada de combustível ao motor e aliado ao facto de ter sensores que determinam qual a quantidade certa de gasolina a ser injectada, então deveria arrancar logo ao premir o botão de arranque. Por acaso também tenho uma de injecção, uma Yamaha YBR250 de estrada e pega sempre a 1ª mesmo a frio.
Boas, Obrigado pela resposta, também tenho uma a carburador e essa sim liga sempre à primeira, Ajp Pr3 125cc, Ontem experimentei uma coisa na Pr5, que foi, deixar o dedo no botão de arranque até ligar, ou seja, normalmente eu carregava no botão até fazer o barulho do motor a trabalhar e depois largava logo ( assim ela ia abaixo passado 1 segundo ), ontem experimentei deixar o botão de arranque ligado mais do que o tempo de o motor dar a primeira badalada e assim já ficou ligada sem ir abaixo..... Gostava de saber se isto estraga alguma coisa na mota ? Ou se estou a fazer alguma coisa de mal.
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Qua Nov 16, 2016 12:43 pm
Esse procedimento no meu ponto de vista é que é o correto. Eu na YBR 250 também faço assim.
DanielSantosOliveira Promoção
Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Sex Nov 18, 2016 10:49 am
LUIS QUINTA escreveu:
Esse procedimento no meu ponto de vista é que é o correto. Eu na YBR 250 também faço assim.
Muito Obrigado, só gostava de fazer mais uma pergunta. Por exemplo, eu quando estou a andar com a mota na estrada, se for com pouco acelerador ela começa tipo a cuspir (o acelerador está mesmo no mínimo só mesmo para ir com o balanço, sem engine braking, mota ainda fria),parece que se desliga e liga muito rápido, mas isso nota-se, pois para de acelerar e volta. Quando a mota está quente já é raro isso acontecer, mas mesmo assim acontece. Também já me disseram que eu tenho que dar calor à mota, mas eu gosto de andar devagar e apreciar a paisagem. Tentei fazer aquilo de ligar a mota e manter o dedo no e-start e funciona já não vai abaixo, muito obrigado. Irei fazer um vídeo para demonstrar.
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Sex Nov 18, 2016 12:50 pm
Esse comportamento de falhar a frio com pouco acelerador não é normal, numa de injecção muito menos.
DanielSantosOliveira Promoção
Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Ta tudo a ser resolvido. Seg Nov 21, 2016 2:20 pm
LUIS QUINTA escreveu:
Esse comportamento de falhar a frio com pouco acelerador não é normal, numa de injecção muito menos.
Telefonei para o stand onde a comprei, e eles falaram com a fábrica e já vão retirar todas as peças do sistema de combustivel e injecção tal como as eletricas....... Basicamente só o motor é que fica o mesmo, o resto é tudo mudado..... Espero que com tudo isto, fique bem... Gosto muito da forma como a AJP trata das falhas e dos erros cometidos por eles, sendo tudo trocado pela garantia... Como eles tratam os clientes é simplesmente uma maravilha. Vamos ver se corre bem.
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Seg Nov 21, 2016 7:47 pm
Vai correr de certeza, fossem todos como eles. Não tenho e nunca tive AJP, mas sempre que falo com alguém que tenha o feedback é o melhor, tanto das motas como da assistência, pena é a marca não ter capacidade para fazer motas ainda mais competitivas e apelativas...pelo menos esta é a minha opinião.
Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Ter Nov 22, 2016 9:02 am
LUIS QUINTA escreveu:
, pena é a marca não ter capacidade para fazer motas ainda mais competitivas e apelativas...pelo menos esta é a minha opinião.
Sim realmente é pena, mas repara que a génese da marca é ser enduro "low cost". Mas, por esta razão, acho que se deviam ver mais AJP`s a rolar. Talvez a marca ainda seja pouco publicitada...
DanielSantosOliveira Promoção
Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Ter Nov 22, 2016 11:23 am
Jofico escreveu:
LUIS QUINTA escreveu:
, pena é a marca não ter capacidade para fazer motas ainda mais competitivas e apelativas...pelo menos esta é a minha opinião.
Sim realmente é pena, mas repara que a génese da marca é ser enduro "low cost". Mas, por esta razão, acho que se deviam ver mais AJP`s a rolar. Talvez a marca ainda seja pouco publicitada...
----------------------------------------------------------- Sim, lá nisso tens razão, é uma boa marca, para quem não quer competir e andar todos os dias sem preocupações. Tinham que apostar em grande na publicidade, para ver se a marca ganhava um terreno.....
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Ter Nov 22, 2016 8:26 pm
Não sei até que ponto uma AJP seja assim tão fiável para ser usada todos os dias. Apesar de ser uma marca que se nota ter muito cuidado com os pormenores, os motores são de origem Chinesa e não demonstram robustez, pelo menos não me passam essa imagem. Mas na minha opinião uma das razões para a marca não estar a vender muito é sem duvida nenhuma por estar a apostar numa gama de motas exageradamente humildes em termos tecnológicos e sem grandes novidades há já a alguns anos, a prova disso são as vendas de 1000 unidades ano...
DanielSantosOliveira Promoção
Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Qua Nov 23, 2016 9:51 am
LUIS QUINTA escreveu:
Não sei até que ponto uma AJP seja assim tão fiável para ser usada todos os dias. Apesar de ser uma marca que se nota ter muito cuidado com os pormenores, os motores são de origem Chinesa e não demonstram robustez, pelo menos não me passam essa imagem. Mas na minha opinião uma das razões para a marca não estar a vender muito é sem duvida nenhuma por estar a apostar numa gama de motas exageradamente humildes em termos tecnológicos e sem grandes novidades há já a alguns anos, a prova disso são as vendas de 1000 unidades ano...
----------------------------------------------------- Não tenho visto ninguém a queixar-se do motor das Ajp's, apesar de ser motor de origem Chinesa (Zongshen), estes motores têm dado muito que dizer, pois já não é a primeira Pr5 que encontro com mais de 20000km's ou até 30000km's com peças originais, basicamente só fazendo a manutenção habitual (óleo e filtros). Essas 1000 unidades de que estás a falar devem ser só em Portugal, porque para os outros países acho que se estão a sair bem. Em termos de tecnologia, acho que não estão assim tão mal.... ----------------------------------------------------- Que tipo de motas é que achas que deveria ter sido uma melhor escolha para mim, normalmente é o dia-a-dia (20km's dia), com o Fim-De-Semana a fazer mais ou menos 200km's monte...... ?
Jofico WEC
Mensagens : 4172 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 50 Localização : Esposende
Assunto: Re: Ajp Pr5 2016 (Problema com arranque) Qua Nov 23, 2016 11:03 am
LUIS QUINTA escreveu:
... e não demonstram robustez, pelo menos não me passam essa imagem.
Por acaso, não concordo contigo , não tenho essa ideia das AJP, que até participam, e com sucesso, em provas de hard enduro. E isto já não é como antigamente. Hoje em dia, os chineses também produzem produtos de qualidade (fazem de tudo, com muita ou pouca qualidade).
Eu acho a AJP uma mota excelente para o dia-a-dia. Barata e com baixa manutenção, que durante a semana pode ser utilizada para ir para a escola ou para o trabalho, e ao fim-de-semana pode ser usada para praticar TT, com os amigos. Mota versátil e que serve perfeitamente para um uso diário.
LUIS QUINTA escreveu:
gama de motas exageradamente humildes em termos tecnológicos e sem grandes novidades há já a alguns anos,
Por isso, são baratas (enduro "low cost").
DanielSantosOliveira Promoção
Mensagens : 20 Data de inscrição : 15/11/2016 Idade : 28
Assunto: Tudo resolvido.... Ter Jan 10, 2017 11:44 am
Tirem o DBKILLER/SILENCIADOR/BAFFLE, pois assim a mota fica a funcionar muito melhor.......... Quase sem problemas nenhuns
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Isto que eu disse já é mais manha da mota...Quem quer saber como combater é simples : Quando for para ligar a mota pela primeira vez, simplesmente deixem o dedo no Botão até ficar ligada. Para a ligar quando está quente, a maior parte das vezes não é preciso acelerador, mas para se ter acerteza que não falha, mal ela der a primeira badalada do motor acelerar um bocado como se fosse para ligar uma de carburador, só mesmo para fazer um Braap. Se alguma vez ficar maluca (com relenti instável) desliguem que ela volta logo ao normal. Quando acabarem a volta, e estiverem em casa, simplesmente façam um reset a centralina, para tirar qualquer erro que possa ter acumulado. O reset a centralina é feito assim : Ligar a chave até a bomba acabar de trabalhar(fazer o barulho de puxar), não dar ao arranque. E depois desligar durante 1 minuto. Fazer isto 3 vezes para se ter acerteza que fez o reset.... Unico problema que se tem com a mota, de resto a mota é 5estrelas. Grande compra para quem está a começar e mesmo para todos os que já têm muita experiencia.