É verdade que as Honda CRF tem fama de desafiarem com alguma facilidade no que respeita a válvulas.
Esse problema foi praticamente resolvido a partir de 2009.
A causa em concreto não sei, mas tenho conhecimento de que muitas não tem esse problema porque estão bem afinadas de carburação, isto é, estes motores da Honda gostam de misturas ricas em detrimento de pobres.
Manter o filtro sempre limpo e usar óleo de qualidade com trocas bastante frequentes, também ajuda.
Quanto as Suzuki, as primeiras são poucos robustas devido talvez ao projecto, mas desde 2006 que mudaram bastante e ficaram bastante fiáveis.
Contudo a fiabilidade deste tipo de motas, depende bastante do uso que lhe damos.
Muitos por falta de manutenção outros por usarem estas motas em situações extremas, acabam por destruir algo que a partida era robusto.
Em conclusão, óleos de má qualidade, carburação mal afinada, filtros sujos, poucas mudanças de óleo e filtro, usar a mota em trialeiras e levar a que aqueça bastante, andar em rotações muito altas durante muito tempo, etc, todas estas situações, são praticamente fatais para a diminuição da fiabilidade.