| Rodagem mota 2T depois de mudar piston | |
|
+3TiagoCar12 nuno_gsm oskar85 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
oskar85 Verde
Mensagens : 100 Data de inscrição : 08/10/2009 Idade : 38 Localização : Oliv. Frades - Viseu
| Assunto: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Qui maio 06, 2010 6:03 pm | |
| Boas...
Pra semana vou mandar mudar o piston e segmentos, descarbonizar as valvulas e o escape e mais uns promenores como medida preventiva, à minha Suzuki RMX250. Como sabem comprei-a usada em Janeiro e não sei como está a nivel de desgaste e agora comecei a ouvir um bater no motor e achei por bem tratar da operação... A minha dúvida é, depois é necessário fazer algum tipo de rodagem? Se sim, como?
Cpmts oskar | |
|
| |
nuno_gsm WEC
Mensagens : 1632 Data de inscrição : 11/09/2009 Idade : 43 Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Qui maio 06, 2010 6:16 pm | |
| nunca menos de 3 depositos. cumps | |
|
| |
TiagoCar12 Elite
Mensagens : 635 Data de inscrição : 04/09/2009 Localização : Porto
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Qui maio 06, 2010 11:52 pm | |
| Boas. tendo eu bastante experiência nas 2T e tendo uma presentemente.... Como apenas meteste pistão e segmentos basta andares meia hora devagar (até 70%) do acelerador. Posto isto podes dar cavilha á vontade | |
|
| |
nuno_gsm WEC
Mensagens : 1632 Data de inscrição : 11/09/2009 Idade : 43 Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sex maio 07, 2010 12:09 am | |
| | |
|
| |
hondaredrider WEC
Mensagens : 1699 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 48 Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sex maio 07, 2010 10:19 am | |
| - Car12 escreveu:
- Boas.
tendo eu bastante experiência nas 2T e tendo uma presentemente....
Como apenas meteste pistão e segmentos basta andares meia hora devagar (até 70%) do acelerador.
Posto isto podes dar cavilha á vontade Ou seja, nesse dia não andes no alcatrão nem grandes rectas que são os unicos sitios onde se enrrola mais de 70% do acelarador de uma 250 2T... Eu como ando em sitios pouco abertos e com muita pedra nunca fiz rodagem a trocar o piston, apenas andei normal | |
|
| |
valmeiral Nacional
Mensagens : 465 Data de inscrição : 13/08/2009 Idade : 50 Localização : Serra da Boneca
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sex maio 07, 2010 1:19 pm | |
| Eu acho que deves fazer uns 3/4 depósitos de rodagem.
Eu tive a minha gasgas durante 4 anos e mudava pistão de ano a ano e fiz sempre isso. Era o ano todo a rodar fortemente e quando trocava ao fim de um ano era apenas para andar sempre com muitas baixas pois ele durava mais tempo.
A rodagem passa por um depósito a rolar a 50% do punho de gas e com mais óleo na mistura e vais aumentando ao gas e reduzindo no óleo da mistura nos depósitos seguintes.
Depois tendo óleo não tens problemas de motor.
PS: atenção que essas motas davam problemas com a válvula de escape que se desapertava qq coisa e estragava o pistão. | |
|
| |
oskar85 Verde
Mensagens : 100 Data de inscrição : 08/10/2009 Idade : 38 Localização : Oliv. Frades - Viseu
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sex maio 07, 2010 2:16 pm | |
| Boas...
Obrigado pelas opiniões. Já vi que existem várias teorias. Vamos ver que mais opiniões vão aparecer.
PS: Precisamente por saber que as valvulas de escape costumam dar problemas (comecei a ouvir uns barulhos esquisitos) é que resolvi fazer-lhe a manutenção e já que o cilindro estava aberto, praticamente com a mesma mão de obra vai levar piston e segmentos.
Já agora, aconselham que tipo de piston? Já ouvi falar de uns grafitados. Vale a pena ou é só uma maneira de gastar mais dinheiro?
Cpmts oskar | |
|
| |
paxx Elite
Mensagens : 625 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 44 Localização : Paços de Ferreira
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sex maio 07, 2010 2:37 pm | |
| Ha uns anos tive uma yz 125 e quando vinha do mecânico pra casa dei-lhe um bocadinho com o punho fechado....foi logo de volta pró mecânico (agarrou o piston)... Neste momento tenho uma 250 a dois tempo de enduro e quando lhe mudo o piston faço 2 a 3 depositos com mistura mais rica do que o costume (3%) e tento nao abusar muito nem aquecer demais a mota. Depois desses 2 ou 3 depositos é sempre a dar-lhe... abraço | |
|
| |
nuno_gsm WEC
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sex maio 07, 2010 3:11 pm | |
| | |
|
| |
smok3 Piloto de fim-de-semana
| Assunto: Re: Rodagem mota 2T depois de mudar piston Sáb maio 08, 2010 12:51 am | |
| a minha opiniao em relacao a isso e um pouco diferente das que ja li aqui, eu falo pela minha experiencia nao so nas motas de estrada como de tt sendo minha ou de clientes: cilindros com tartamento a nikasil ou similar a cota de folga para os mesmos ronda as 4 centesimas de 80cc a 144cc dai para cima a folga vai aumentando um pouco!tambem varia um pouco dependendo da marca do piston e da utilizacao. o oleo de mistura tb tem um papel muito importante seja qual for o motor na rodagem nunca se deve de utilizar menos 3% na mistura nem que se se esteja a utilizar por ex um motul 800 apos a montagem do piston/s 15 a 20 minutos ao relantin depois deixar arrefecer o motor por completo depois mais 15 minutos a rolar a 1/4 de gas deixar arrefecer novamente e por fim mais 15 minutos 1/2 gas feito isto podem rolar a fundo os cilindros com camisa em ferro comvem que rodem mais um pouco pois as dilatacoes de material sao um pouco diferentes. | |
|
| |
| Rodagem mota 2T depois de mudar piston | |
|