Colocar uma ponteira diferente ou colectores numa mota a 4 tempos tem muito que se lhe diga. embora não pareça.
O facto de libertar-mos mais ou estrangular-mos mais os gases de escape, além de alterar a performance pode diminuir a fiabilidade do motor.
Há um raciocínio simples de fazer, se entra pouco ar+gasolina e sai muito ar de escape, diminui o rendimento e diminui a fiabilidade, se entra muito ar+gasolina e sai poucos gases de escape acontece o mesmo, diminui o rendimento e a fiabilidade do motor. O ideal é o que entra sai, e a côr da vela diz muito disso.
O facto de fazer mais barulho não quer dizer que ande mais e pode acontecer o que já disse.
Na tua mota que ainda é de carburador, tens de verificar se a côr vela se altera com essa modificação e ajustar se necessário.
Óbvio que se alterares por uma ponteira homologada para Enduro aposto que não vais notar nada o que por uma lado é bom, talvez uma sonoridade um pouco diferente e uma poupança de gramas.
Agora se optares por uma de Motocross ai já é diferente, o que já expliquei.
Na minha opinião a original é a ideal, adoro o som que faz, além do mais, mantém o motor a trabalhar de forma mais afinada e fiável, mas são gostos.
Quanto a marcas tens de ver a questão preço qualidade(peso) e qual a homologação em decibéis.