enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarEmbreagem e cabo suzuki drz 400 Botaof12
 

 Embreagem e cabo suzuki drz 400

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyDom Nov 30, 2014 3:24 pm

Para começar bem como é habitual em todos os negócios se não desse cão não era bom presságio.. Mota comprada (usada) primeira vez que a meto a trabalhar em casa para experimentar, carrego na embreagem e puf parte-se o cabo.

Até aqui tudo bem, suponho que não seja muito caro um cabo para uma suzuki drz 400 do ano 2000, de qualquer forma e pelo que andei a ver pela net em lojas parece-me que o preço deve rondar os 10-20€, também dei de caras com uma opção possivelmente á sapateiro que ficaria ainda muito mais em conta, que é utilizar uma espia comum e um serra cabos na ponta. Não é que tencione usar este método já de início mas se partir muitas vai ser um caso a pensar.

Alguém usa? ou já usou, é bom? é mau? não se recomenda porque estraga material? é uma opção como as outras?


Agora aqui vem a minha dúvida e medo maior.

Como é que funciona o sistema de uma embreagem numa mota? eu sei que a manete faz de alavanca, mas o cabo com a espia tem alguma mola interna ou é apenas um cabo comum com uma espia?


É que ao partir a espia reparei num comportamento para mim estranho que é o braço da embreagem no motor onde encaixa a espia da embreagem está livre (leve) não faz mola. É susposto este braço estar leve, ou este braço devia fazer mola, e devia ser este braço a esticar a espia?

Se o braço devia fazer mola e não faz, parece-me que vou entrar em despesas certo? pode ser embraiagem danada, pode ser apenas a mola do braço que saltou/partiu?

Ajudem-me que não estou nada tranquilo com o que acabou de acontecer.
Desde já agradeço a todos.


Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyDom Nov 30, 2014 7:27 pm

Boas

Quanto as tuas dúvidas tenho a dizer o seguinte, a embraiagem de uma mota de enduro é mais simples do que parece e talvez seja um dos componentes mais sujeito a desgaste, por isso a teu cabo cedeu affraid

O cabo + espiral não precisam de uma mola interna para funcionar, visto que a tal manivela que está no motor já a tem. O facto de tu lhe mexeres e parecer não fazer nada é normal, só quando está em carga é que ela funciona, isto é, tu com a tua força manual não a consegues movimenta, dai a tua sensação.

O meu conselho é tu comprares um cabo completo, visto que tu montares uma espiral + cabo + serra cabo é = a problemas ( fadiga, falta de fiabilidade, etc)

Vê este que comprei neste site, está aprovado, tanto o cabo bem como que o vende.

http://www.enduroportugalshop.com/epages/960428605.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960428605/Products/pec_mot_03/SubProducts/pec_mot_03-0003

Espero ter ajudado

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyDom Nov 30, 2014 11:52 pm

Ok, sendo assim fico mais descansado.

Mas já agora vou aproveitar para meter mais umas dúvidas, tem um depósito branco do lado esquerdo da mota (que se pode ver na imagem seguinte) que me parece estar vazio. Digo parece estar vazio pois não consigo ver a diferença de tonalidade onde está o nível do líquido. Que líquido é que devia estar neste depósito?? (depósito branco acima do pinhão de ataque ligeiramente á direita entre o Y do quadro.

A foto é da net, mas é igual á minha mota.
Embreagem e cabo suzuki drz 400 6052d1279689152-very-nice-2004-drz-400-dirt_bike


E já agora outra questão, esta mota não tem kick, é apenas de arranque elétrico, á bocado quando a estava a pegar, ela nem sempre respondia quando carregava no botão. Ou seja de vez em quando mal carregava o motor de arranque rodava, e se a mota não pegasse após algumas vezes, voltava a carregar e não dava sinal nenhum durante algumas vezes e depois lá voltava a rodar o motor de arranque.

Este comportamento é normal? terá haver com algum mecanismo de aquecimento, ou descompressão? ou será um mau contato qualquer? Rolling Eyes

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptySeg Dez 01, 2014 9:46 pm

O deposito a que te referes, é o vaso expansão do radiador. Quando o motor aquece o liquido do radiador vai para este deposito e depois quando arrefece volta ao radiador. Desta forma podemos continuar viagem sem nos preocupar em acrescentar liquido. Para funcionar não precisa ter liquido neste deposito mas se tiver também não faz mal desde que não esteja cheio claro.

Quanto ao comportamento do teu motor de arranque quase de certeza se deve á fraca carga da bateria. Aconselho a que seja de forma urgente sujeita a uma carga efectuada num carregador próprio de baterias de mota ou substituição da mesma, por uma nova.

Fui smota
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyTer Dez 02, 2014 10:53 am

Boas, agradeço a pronta ajuda, quanto ao vaso de expansão do radiador já compreendi, eu verifiquei e no radiador tem líquido portanto nesse ponto sem stress, depois quando for dar uma volta reparo se realmente vai algum líquido para o vaso.

Em relação á bateria é que acho mais estranho pois a mota já estava parada a algum tempo e a bateria que tinha descarregou completamente e já não deu para carregar no carregador, apesar do homem me garantir que tinha sido comprada á 1 ano e que pouco tinha sido usada, e estava nova. Comprei então uma bateria nova, e pode ser disso que esteja a falhar também, mas acho estranho porque nos carros normalmente sente-se a rodar o motor de arranque com pouca força. Neste caso na mota, quando roda roda bem e com força para pegar, mas ás vezes carrego no botão e nada.. Também estive a ver a voltagem da bateria e está boa..

Com o tempo logo vejo se descubro de onde vem o problema, mas não é da bateria de certeza porque experimentei também com a bateria ligada a um carro com os cabos para despistar e o efeito repetiu-se..
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyTer Dez 02, 2014 9:07 pm

Olha isso do deposito escusas de estar a espera se vai liquido para lá, pois quando isso acontecer a mota está bem quente. Isso normalmente acontece numa traleira onde o motor trabalha sem refrigeração.

Quanto ao motor de arranque, se já anulas-te e bem o problema da bateria que está boa, começa por analisar o botão de arranque. Este pode ter um pequeno isolamento e poderá falhar de vez em quando, já aconteceu com o meu.

Espero ter ajudado

Fui  dirt
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyQua Dez 03, 2014 10:58 am

Vou ver isso do botão assim que tiver oportunidade, mas imagino que se não for isso, talvez um fio em mau estado ou uma ficha.

Depois posto aqui o que descobrir.
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyQua Dez 10, 2014 9:39 am

Ainda não tive muito tempo, só troquei o cabo da embreagem, e o botão aparerentemente funcinonou sem problemas das duas vezes que estive de volta dela Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyQui Dez 11, 2014 11:09 pm

Ora cá estou eu de novo, no outro dia ainda reparei num pormenor que ponho na foto seguinte. E alguém me pode identificar a peça?

Embreagem e cabo suzuki drz 400 06122014_zps7fb91613

Nota-se que está algo comida por fora, não sei que liga é a peça, mas imagino que seja alúminio.
É a peça por cima da proteção na foto onde liga um tubo preto..
Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyDom Dez 21, 2014 1:40 am

Cá estou eu mais uma vez com novidades, tenho as fotos no telemóvel mas ainda não as passei para o pc.

Ora bem em relação ao que já tinha posto aqui sobre a questão de custar a pegar, agora com duas ou três voltas de uso, a mota já pega melhorzito a frio quando vou andar depois de uma semana parada.

A quente, sempre pegou e continua a pegar bem.

Tinha falado no problema do botão de arranque não dar sinal de vez em quando, quando a tentava ligar, hoje voltou a fazer o mesmo, e um amigo (que também pesca pouco de motas) atirou para o ar experimenta carregar na embraiagem ao ligar, e não é que a mota deu sinal e pegou Rolling Eyes

Depois reparei que tenho uma ficha na manete da embraiagem, de depois de lhe mexer com as mãos, a mota voltou a pegar sem embraiagem.  Alguém me consegue explicar para que serve? É algum mecanismo de segurança, ou coisa parecida? Qual o comportamento normal? Para ligar a mota devo carregar sempre na embraiagem? Ou não é suposto ter que carregar na embraiagem?


Agora outra questão, como ainda tenho pouca experiência e ando sempre no chão Razz desta vez rasguei o tubo que vem do radiador para o motor, é um tubo com duas entradas e uma saída. Isto arranja-se por aí fácil? É específico da marca/modelo, ou é comum a todas as motas de radiador? Alguém tem ideia de preços?

Escusado será dizer que fiquei a pé no meio do mato, liguei a um colega que me levou fita americana e lá tapei o rasgão e deu-me para chegar até casa. Na verdade até acho que não verteu depois de ter posto a fita, porque foi perto da zona da braçadeira (acaso dos acasos é o tubo que está na foto acima, por cima da braçadeira Cool ), e esta ficou por cima da fita a prensar a mesma. Haverá stress de dar uma voltinha com aquilo assim por agora só até chegar o tubo novo, se não estiver a verter claro? porque agora com o natal devo ter 2 ou 3 dias livres e gostava de aproveitar  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
guzz
Verde
Verde



Mensagens : 120
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 45
Localização : coimbra e arredores

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptyDom Dez 21, 2014 9:55 pm

Antes de mais, Parabéns!

Acabaste de adquirir a última grande mota Wink
Sem dúvida a última das motas fiáveis e melhor escola para aprender Wink
E com o extra do arranque eléctrico.

Quanto às dúvidas, a DRZ tem um sistema de segurança que apenas permite carregar no Motor de arrqanque com a embraiagem carregada / manete apertada, para qd estiver engatada, por exemplo...
Para não dar problemas há quem retire este sistema.
Estando a funcionar bem podes deixar estar...

De resto é só pôr gasolina e andar...

O sistema da embraigem / cabo, tb fiz o mesmo e tem servido mto bem...

Cuidado com essas fugas de líquido porque senão esse motor aquece e adeus...
Qd encheres com água, verifica se não ficou com ar, pq precisa de ser purgado...

Ir para o topo Ir para baixo
Dr_Lion
Verde
Verde



Mensagens : 101
Data de inscrição : 07/10/2014

Embreagem e cabo suzuki drz 400 Empty
MensagemAssunto: Re: Embreagem e cabo suzuki drz 400   Embreagem e cabo suzuki drz 400 EmptySeg Dez 22, 2014 10:39 am

Ora então está explicado, é o sensor da embraiagem que anda meio avariado e então deixa-me pegar a mota sem a embraiagem. Essa parte está esclarecida. Já sei como funciona, portanto tranquilo também não são mais umas gramas que me vão fazer tirar o sensor  Laughing

Focaste uma boa questão. Como faço a purga do sistema a fim de retirar algum ar que possa existir? Ligar tipo 30 segundos para não aquecer mas circular a água e voltar a adicionar água na tampa do radiador?

Agora falei em água pois é o que pus para desenrascar visto o tubo estar roto e remendado com fita americana, mas assim que levar um tubo novo leva líquido refrigerante.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Embreagem e cabo suzuki drz 400
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Barulho na embreagem
» Embreagem husquvarna fe 250
» Embreagem GASGAS
» Mota anda com a embreagem acionada
» Bomba de embriagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: