Boas, como já passei por isso vou tentar dar-te uma ajuda.
Queria começar por dizer que todas as alterações são pessoais sujeitas sempre a serem questionadas.
Primeira alteração que te aconselho a fazer é colocar uma bobine geradora de luz e um volante motor mais pesado cerca de 170 gramas que o original 1º porque é importante ter luz numa mota de monte e a 2ª alteração vai ajudar a que o motor não se vá abaixo com tanta facilidade, além de ficar mais redondo em baixas rotações.
Se vais andar em trialeiras aconselho mudares a jante 19" para 18", assim vais ter mais perfil de pneu o que ajuda nas pedras.
Nas suspensões que para mim são a parte mais importante na mota, o melhor conselho é afinar muito bem para o teu peso e estilo de condução se necessário trocar as molas adequadas para o teu peso. Se não percebes nada recorre a um preparador com experiência para efectuar essa tarefa.
Arranja um descanço lateral, da sempre jeito quando é preciso parar a mota e não há nada para a encostar.
Quanto ao motor na minha opinião não é preciso de fazer nada, se o carburador estiver original e bem afinado, não vale a pena andar a inventar, o segredo é verificar a folga das valvulas, filtro de ar sempre bem limpo. O escape original é muito bom e dá um excelente rendimento.
Na transmissão usava um pinhão 14d e cramalheira 48d os originais são 13 e 47. Com a que usava tinha um pouco mais de velocidade de ponta e nas trialeiras mais complicadas nunca fiquei mal.
Outra alteração que fiz mais por precaução que por necessidade foi colocar uma vaso expansor para a água do radiador de uma WR, isto previne que a água do radiador se perca quando ferve, que neste caso vai para o deposito de água e quando arrefece volta ao radiador.
Quanto ás protecções aconselho uma boa para o cárter motor, para os radiadores e para as manetes.
Usa um excelente oleo motor e faz mudas de 25h em 25h e verifica sempre o nivel do oleo sempre que acabas a tua volta, de resto é muita diversão
Um abraço