enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarMotorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Botaof12
 

 Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?

Ir para baixo 
+3
pirata127
Ricardo8
flyaway
7 participantes
AutorMensagem
flyaway
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/08/2012

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQua Ago 29, 2012 11:03 pm

Eu tenho uma dúvida que me anda a comer o miolo todo...

Eu gosto muito de enduro. Fico bastante espumado quando vejo a malta a subir grandes trilhos e andar por caminhos bastante acidentados e de grande dificuldade, até mesmo para passeios pedrestres.

Uma mota de 4T tem um sistema de lubrificação diferente da mota de 2T, sendo certo que independetemente da aceleração do motor, os componentes do mesmo estão em constante banho de óleo.
Na moto a 2 tempos, a admissão do óleo de lubrificação dos componentes do motor é feita (quanto não se opta pela mistura directa) pelo sistema de autolubrificação, que é comandado na propoção certa de acordo com o que se puxa no acelerador.

A minha dúvida persiste mesmo neste último ponto... Tudo o que subir, tem que naturalmente descer...
Normalmente quando se faz uma descida de mota, recorre-se, para além dos travões, ao auxilio do motor para ajudar a diminuir a velocidade. Neste caso, na descida se o motor estiver a auxiliar a travagem tem naturalmente uma rotação superior à que seria espectável para uma determinada posição do cabo do acelerador/cabo do sistema de autolubrificação (uma vez que ambos os cabos estão interligados).
Pelo que me parece, se formos a descer um caminho com uma inclinação na ordem dos 25%, com a 1ª velocidade engrenada, o punho do acelerador na posição do relantim e o motor a 6.500 rpm, parece-me que há um grande défice de lubrificação, porque o óleo que está a entrar para o sistema é em quantidade igual à que a mota teria se estivesse parada ao relantir (+/- 1.500 rpm).

Como é que a malta das motorizações de 2 tempos faz nestes casos? Puxam a embraiagem e só travam com os travões ou têm outra técnica?
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo8
Verde
Verde
Ricardo8


Mensagens : 133
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 29
Localização : Évora

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQua Ago 29, 2012 11:23 pm

Eu nao serei a pessoa mas indicada para te rps a isso porque tenho 1% de experiencia e nao sei se fasso bem se mal nesse caso mas eu tambem uso o motor para travar a mota.
Ir para o topo Ir para baixo
pirata127
Nacional
Nacional
pirata127


Mensagens : 324
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 46
Localização : Faial-Açores

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 12:21 am

Desculpa mas fiquei confuso com este topico...depois de ler isto, pergunto?


Já andas-te de moto?


Ir para o topo Ir para baixo
pirata127
Nacional
Nacional
pirata127


Mensagens : 324
Data de inscrição : 08/10/2009
Idade : 46
Localização : Faial-Açores

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 12:28 am

depois de ler a tua apresentaçao, suponho que ja andaste de moto...


O motor-travão é utilizado em ambos os motores...embora os 4T tenha mais "efeito"...

Quanto a descer....na minha opinião..nunca carregar na embraiagem e utilizar so os travões. As descidas sao feitas sem entrar pormenores com termos técnicos, é descer e "sentir" o que a moto precisa para dominá-la.

Não sei se respondi á tua questão.

Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 7:46 am

flyaway escreveu:
Como é que a malta das motorizações de 2 tempos faz nestes casos? Puxam a embraiagem e só travam com os travões ou têm outra técnica?

eu não conheço motas de enduro com autolube, só conheço com mistura

mas a questão é igualmente válida

no meu caso, se tiver de percorrer uma certa distancia com a mota em desaceleração, p.ex. de vez em qd vou puxando a embraiagem, e dou umas aceleradelas, pra lubrificar o cilindro
Ir para o topo Ir para baixo
flyaway
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/08/2012

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 9:07 am

Imagina que a descida é em estrada de alcatrão, tem uma inclinação de 20%, 2 km de distância e pretendes descer a 50km/h.
Vais travando com o motor e de vez em quando mandas gazadas com a embraiagem puxada para lubrificação?



Bernstein escreveu:
eu não conheço motas de enduro com autolube, só conheço com mistura

mas a questão é igualmente válida

no meu caso, se tiver de percorrer uma certa distancia com a mota em desaceleração, p.ex. de vez em qd vou puxando a embraiagem, e dou umas aceleradelas, pra lubrificar o cilindro
Ir para o topo Ir para baixo
J.Marques
Verde
Verde
J.Marques


Mensagens : 225
Data de inscrição : 31/03/2010
Idade : 42
Localização : Torres Vedras - Turcifal

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 9:50 am

Podes descer a vontade na velocidade e inclinação que quiseres que a moto esta sempre lubrificada! Apesar do carburador estar fechado o proprio aumento da rotação faz com que mesmo com o acelerador ao ralenti exista mais sucção/admissão pelo proprio aumento da rotação e assim aumenta sempre a entrada de gasolina e oleo!

Ainda assim existe de facto um decrescimo de lubrificação, mas não é grave,...

Nos motores de Kart directos é que é particularmente mais grave porque ai as rotações são sempre extremamente elevadas e nas desacelerações após grandes rectas pode haver problema,.... dai se tapar o filtro de ar na entrada das curvas após longas rectas,.... isso permite lubrificação extra e gasolina disponivel para uma saida de curva mais "explosiva" ao tapares o filtro enriqueces a mistura,.... arrefeces o motor e lubrificas.


Mas nos Karts falamos de rotações de 18000 RPM ou mais,...nas motos não existe esse stress,.... tu a 6 ou 7000 rpm, so a sucção normal leva-te a lubrificação necessaria,....
Ir para o topo Ir para baixo
XR 400 R
Verde
Verde
XR 400 R


Mensagens : 141
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 58
Localização : Assafora, Sintra

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 9:52 am

É isso mesmo Flyaway.

Eu trabalhei em 2 Equipas no C. Nacional de Velocidade 125 Racing ( entre 1994 e 1997 )e de vez em quando acontecia que:

" nas desacelarações no final da recta da Meta do Autódromo do Estoril, havia Pilotos que agarravam o piston por simplesmente não o lubrificarem. Era necessário dar umas acelaradelas entre as mudanças de caixa para assim lubrificar o cilindro ".

A maior diferença que vejo entre a Velocidade e o Enduro é precisamente a velocidade a que as motas vão, nas desacelarações ou reduções.

Enquanto que no Enduro se consegue controlar a rotação com a travagem e mantê-la a médios regimes, na Velocidade uma desacelaração no fim de uma recta grande leva o motor a regimes acima das 12.000 rpm.

Por isso à que lubrificá-lo. E com um bom Oleo.

Para além disso, no Enduro uma redução não demora tanto tempo como na Velocidade.

Estou eu convencido disto, mas ...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aventuraoutdoor.com.pt
J.Marques
Verde
Verde
J.Marques


Mensagens : 225
Data de inscrição : 31/03/2010
Idade : 42
Localização : Torres Vedras - Turcifal

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 9:57 am

Sim José,... partilhas da mesma teoria do que eu,... de facto na velocidade é parecido com os Karts,.... no Enduro esse problema não se coloca!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 4:04 pm

flyaway escreveu:
Imagina que a descida é em estrada de alcatrão, tem uma inclinação de 20%, 2 km de distância e pretendes descer a 50km/h.

Tu vais fazer enduro em alcatrão??? Tu no monte podes apanhar uma descida com +/- 200/300 metros mais do que isso é difícil e neste espaço de tempo o cilindro nunca deixa de estar lubrificado e como tal no final de descida podes acelerar á vontade que não tem nenhum mal para o motor... mas não te esqueças de meter óleo de boa qualidade e de fazer a muda com regularidade.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
flyaway
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/08/2012

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 7:24 pm

Eu estou a residir na costa Norte da Ilha de São Miguel, o que é uma zona pouco regular. Se me apatecer ir dar uma volta até à praia dos mosteiros (distância de 23 km), acontece que nos últimos 2km, é sempre a descer...
Se me aptececer ir dar umas voltas até à Lagoa das 7 Cidades, pelo Maranhão, quando chegar aos 800m de altura, depois é sempre a descer até à lagoa. No regresso, apanho a tal descida de asfalto com inclinação de 20% e alguns km de comprimento.

Eu acho que para uma condução despreocupada (relativamente à lubrificação) e tendo em consideração este tipo de geografia, comprei a moto errada. Deveria ter optado por uma a 4T.

Meti um pistão novo em Maio, e passado 300 km o pistão foi à vida, com uma grande depressão na cabeça e vela derretida!
Os últimos 40km foram percorridos em canadas, terrenos acidentados e estradas de asfalto nas 7 Cidades, onde fiz longas descidas (bastantes kms mesmo) sempre com o auxilio do motor, porque a DTR a travar... Deus me livre, não vale um peido!

Depois quando cheguei a casa é que me pus a fazer contas de cabeça, e pus-me com experiências e reparei que com o aumento da rotaçao do motor (em descida), a bomba de óleo não abre, quando eu julgava que a admissão de óleo era controlada tanto pelo acelerador como pelo aumento do regime de aceleração do motor.
O material ficou assim:
Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Pistao2

E a vela neste estado:
Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Velaqm
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 7:34 pm

Boas....

Pelos vistos vives mesmo na montanha Wink mas mesmo assim o pistão está preto e húmido, isso significa que teve lubrificação, por isso o problema deve ter sido outro....

Quanto á vela ter derretido, não admira muito porque a vela que tu tens metido BP5ES não é a vela apropriada para uma DTR125.... a vela mais aconselhada é a NGK BR8ES.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
flyaway
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/08/2012

Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? Empty
MensagemAssunto: Re: Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?   Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível? EmptyQui Ago 30, 2012 8:15 pm

É a vela que tenho agora... a anterior já vinha na mota e o mecânico quando trocou o pistão não reparou que a vela era inapropriada.

Paulo Fernandes escreveu:


vela mais aconselhada é a NGK BR8ES.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
 
Motorização 2T - auxilio do motor na travagem é possível?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» KLX 250 mais enduro possivel!!!
» com a tecnologia de hoje, tudo é possível.
» Possível avaria parte eléctrica YZ250F 2007
» Boas noites caros enduristas
» motor rmz 250

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: