enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarcomo são as provas de enduro Botaof12
 

 como são as provas de enduro

Ir para baixo 
+8
Paulo Fernandes
tzr
fabio_tmr
José Brito
xico13
KEITA
jorgejesus1974
rockrider
12 participantes
AutorMensagem
rockrider
Verde
Verde
rockrider


Mensagens : 120
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 37
Localização : Évora

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptySeg Fev 06, 2012 6:48 pm

Boas pessoal não sei se existe aqui um tópico ou não, mas tenho uma dúvida, adoro ver as fotos e vídeos de enduro, e gosto muito deste desporto e quem sabe com esta nova classe não venha a participar na classe hobby, mas suscitam me certas dúvidas em relação ao que é que consiste a prova em si.
Sei que existem 3 especiais que são as extreme test, cross test e enduro test, depois tem também as ligações, e aquilo que eu queria saber é como é que somos penalizados e porque, e qual o seguimento correcto destas especiais, ao fim ao cabo desejava ter um conhecimento geral sobre como funciona uma prova de enduro.
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptySeg Fev 06, 2012 6:54 pm

Arrow boas, gostava tambem de perceber melhor o funcionamento das provas.
Ir para o topo Ir para baixo
KEITA
Verde
Verde
KEITA


Mensagens : 272
Data de inscrição : 14/01/2011
Idade : 46
Localização : BRAGA

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptySeg Fev 06, 2012 8:52 pm

melhor forma para perceber é participar na primeira e depois nunca mais esqueces

curtes o dia e tentas dar o teu melhor e ja te digo.... é do melhor

convivio e minis

abraço


dirt dirt dirt

Ir para o topo Ir para baixo
xico13
Verde
Verde
xico13


Mensagens : 111
Data de inscrição : 04/05/2010

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptySeg Fev 06, 2012 8:57 pm

Boas,

Posso tentar explicar-te mais ou menos, aqui vai:
Tal como disseste, têm 3 especiais, cross test, enduro test e extreme test. Penso que pelos nomes percebes de que se tratam.
Quanto à prova em si, durante o percurso entre as especiais existem vários CH e CP.

CH - Controlo Horário
CP - Controlo de Passagem

Basicamente, ao fazeres o percurso, tens tempo para ir de um CH ao seguinte. As penalizações ocorrem quando tu não "entrares", isto é, não chegares ao CH no tempo suposto, quer por teres sido mais rápido (penalização por avanço), quer por teres sido mais lento (penalização por atraso). Nos dois casos, penalizas o tempo que chegaste atrasado ou adiantado. Para os CPs não há quaisquer tempos, apenas tens de passar lá e anotam o teu numero para saberem que passaste lá. Basicamente servem para ver se toda a gente passa por determinados sítios e se não há atalhos.

Ou seja, tens uma carta de controlo (que serve para anotar os tempos em que passaste nos CH), e tens os tempos (conforme a classe em que entras, na Elite obviamente os tempos são muito mais apertados que nos Verdes por exemplo).
Partes para o enduro na tua hora, e tens até à hora indicada no CH1 para chegares lá. Se chegares atrasado penalizas, simples. Se chegares adiantado, convém parares um bocado antes do CH até chegar o teu minuto para entrares, porque também ocorrem penalizações por avanço.

Espero que tenham percebido mais ou menos, mas também deve vir cá mais pessoal explicar melhor Very Happy

abraço


Última edição por xico13 em Seg Fev 06, 2012 9:00 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
xico13
Verde
Verde
xico13


Mensagens : 111
Data de inscrição : 04/05/2010

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptySeg Fev 06, 2012 8:57 pm

KEITA escreveu:
melhor forma para perceber é participar na primeira e depois nunca mais esqueces

curtes o dia e tentas dar o teu melhor e ja te digo.... é do melhor

convivio e minis

abraço


dirt dirt dirt


Nem mais!
Ir para o topo Ir para baixo
José Brito
Promoção
Promoção
José Brito


Mensagens : 36
Data de inscrição : 02/11/2009
Idade : 48
Localização : Freixianda Ourém

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptySeg Fev 06, 2012 10:00 pm

Rockrider e jorgejesus

Fica o convite

Deslocas-te a Ourém, dia a combinar.

Explico-te como funciona o Enduro, fazemos os trilhos que normalmente usamos no Enduro.

Tudo parece muito complicado, mas no final é simples de perceber

Fica o convite aberto para outros membros do fórum

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
rockrider
Verde
Verde
rockrider


Mensagens : 120
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 37
Localização : Évora

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 12:32 am

penso que fiquei a perceber mais ou menos como funciona a prova, mas sim claro nada como experimentar, aqui pelo Alentejo é complicado haver provas de enduro mas nada como juntar uns trocos e ir passar um fim de semana por esses lados, e claro que aceito o convite para andar ai pelos trilhos de Ourém, pois antes de fazer qualquer prova que seja gostava de experimentar trilhos para praticar para as extreme.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_tmr
Promoção
Promoção
fabio_tmr


Mensagens : 83
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 36
Localização : Tomar

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 1:04 am

José Brito escreveu:
Rockrider e jorgejesus

Fica o convite

Deslocas-te a Ourém, dia a combinar.

Explico-te como funciona o Enduro, fazemos os trilhos que normalmente usamos no Enduro.

Tudo parece muito complicado, mas no final é simples de perceber

Fica o convite aberto para outros membros do fórum

Um abraço

Isto é que era uma grande ideia! Combinar uns passeios por esses trilhos de Ourém. Smile

Eu sou de Tomar, mas conheço pouco essa zona de Ourém... A semana passada fui com os meus amigos para a zona do Pinhal do Rei (acho que é assim o nome) à descoberta e encontra-mos lá umas picadas engraçadas. Mais engraçadas para eles, que as conseguiram subir... lol

Eu ainda estou muito verde, mas gostava de fazer uns trilhos "do género" da prova, para saber se ainda me consigo preparar minimamente para a classe hobby da prova de Ourém. Wink

Será que se podia combinar uma volta para daqui a 2 ou 3 fins de semana? Sempre dava tempo para combinar e para aparecer mais pessoal interessado do fórum (além do meu grupo), o que dizes? Assim um domingo de manhã, que é quando a maior parte do pessoal costuma andar (penso eu)...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
tzr
Promoção
Promoção



Mensagens : 38
Data de inscrição : 11/01/2011

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 11:30 am

boas

de facto, já explicaram como funciona uma prova de enduro. Não tenham medo de experimentar, que não é nada do outro mundo. O grande segredo do enduro é a calma. É meio caminho andado para não penalizar. Excepto se for calma em excesso... eheheh

no início, o enduro era complicado, os percursos eram grandes e duros (ainda se fala de um famoso enduro do porto em que penalizou toda a gente, no início dos anos noventa). Mas foi evoluindo e agora está mais simples. O formato é semelhante ao de uma prova de rali (WRC, por exemplo).

Na inscrição, as organizações dão aos pilotos uma folha com os tempos que cada um deve respeitar, desde que tira a mota do parque fechado até que a entrega no final.

Desde o inicio, os passos são simples.

Deves inscrever-te com antecedência (nas provas do nacional, tens de tirar licença junto da federação). Deves ir um dia antes para fazeres as verificações, técnicas e documentais. Nas documentais, confirmas a inscrição, mostras BI, carta, seguro e livrete. Dão-te um dossier com os numeros e a publicidade obrigatória que deves colar na tua mota. Também te dão uma folha com os tempos que tens de respeitar, ao minuto. Tipo: CH: 9h30. CH1 10h22. CH2 10h59, etc, etc. Se bem me lembro, só no CH Final, ao meter a mota em parque fechado, dá para entrar por avanço. Também tens uma folha com o grau de dificuldade entre cada sector, o que te ajuda a perceber qual a zona mais difícil e mais fácil.

Depois disso passas às verificações técnicas, antes de meter a mota em parque fechado. Deves ter já a mota pronta a correr, com autocolantes, numeros, luz, matricula, luz de stop, depósito atestado. Nestas verificações, pintam-te determinados componentes que não podes trocar durante a prova, como o quadro, motor, rodas, mica de luz, escape (podes verificar dois). Leva fita cola larga e transparente, para colar a tua tira dos tempos no guiador.

Por norma, é conveniente ires com tempo fazer as verificaçoes, pois convém ver também as especiais. Só podem ser reconhecidas a pé ou de bicicleta. Ficas com uma ideia do que vais encontrar, dos obstáculos e de qual o melhor sítio para passar.

No dia seguinte, apresentaste no Parque Fechado à hora marcada (vai 5m antes, para estares relaxado). Ao teu minuto, mandam-te entrar, tiras a mota e vais para a partida. QUando chegar a hora, pões a trabalhar e siga.

a partir daí é simples. fazer percurso (entre 40 e 50 kms), com dois ou 3 ch por volta. São esses que estão assinalados na tua folha de tempos e que deves respeitar (quando chegares lá, logo vês vários pilotos parados à entrada, pois tem umas bandeiras a assinalar o local. Os comissários, por norma, chamam-te, mas está atento ao teu minuto).
Não existe uma ordem para as especiais. Até pode haver uma EX, uma ET e duas CT, por exemplo.

Se penalizares num controlo, toma atenção aos minutos que penalizaste, pois deves somá-los aos teus tempos. Tipo, se penalizares 10m, no controlo seguinte deves entrar 10m depois da hora marcada inicialmente, e assim sucessivamente.
No final, fazem-se as contas aos tempos feitos nas especiais e somam-se as eventuais penalizações.

Em cada volta tens também uma zona de assistência. Podem meter-te gasolina, limpar a mota, olear a corrente, mas operações mais complexas, como mudar um pneu ou reparar algo só o piloto pode fazer.

O tempo que perdes na assistência nao é descontado. Por norma, tens um CH logo a seguir.


Boas curvas
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Fernandes
WEC
WEC
Paulo Fernandes


Mensagens : 1089
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 48
Localização : Fafe

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 11:37 am

KEITA escreveu:
melhor forma para perceber é participar na primeira e depois nunca mais esqueces

curtes o dia e tentas dar o teu melhor e ja te digo.... é do melhor

convivio e minis

abraço


dirt dirt dirt


ave ave ave


Foi assim que eu comecei e correu muito bem, não penalizei no meu primeiro enduro, depois disso o vicío nunca mais me largou e agradeço que ninguém me diga como se perde o "bichinho" lol! lol! lol!

Ps; Keita no primeiro CH na póvoa estive com o pepe e perguntei por ti, mas depois tive de arrancar antes de teres chegado e já não deu para te cumprimentar pessoalmente Sad quem sabe se não vai ser em Valongo

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
nacnac
Admin
nacnac


Mensagens : 3077
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 45
Localização : Braga

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 2:31 pm

Este video tb ajuda:



https://www.youtube.com/watch?v=P6BJIB__ybk

_________________

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal.com.pt
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4141
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 2:55 pm

Belo video cheers

Mesmo para quem sabe o que é o Enduro, vale a pena ver este video, pelo andamento brutal dos pilotos dirt
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
jdiogo03
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/02/2012

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 3:32 pm

Boas pessoal,
para participar nas provas é preciso ter carta do tipo A?
cumps
Ir para o topo Ir para baixo
tzr
Promoção
Promoção



Mensagens : 38
Data de inscrição : 11/01/2011

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 3:45 pm

se participares com uma moto que cumpra os critérios de A1, não, ou se fores com uma 50cc. Mas se for uma moto superior a 125cc ou de 125cc mas com mais de 15cv, então sim, REGULAMENTARMENTE sim... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCar12
Elite
Elite



Mensagens : 635
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Porto

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 4:07 pm

Pronto já te explicaram o que é uma prova e no que consiste.

Se quiseres visualizar uma vai ao youtube e mete enduro de Gois (o meu nome lá é TiagoCar12), tenho a volta completa do Enduro do fim de semana passado de Gois sem edições apenas está dividida em 3 partes, vais ver o arranque, o percurso na integra, os controles horários e as especiais ou seja tudo o que vais encontrar pela frente numa prova.

Ir para o topo Ir para baixo
jdiogo03
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/02/2012

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 5:10 pm

Obrigado pela resposta Smile
Já agora como funciona o sistema de pontuação na prova?
Ir para o topo Ir para baixo
jorgejesus1974
Verde
Verde
jorgejesus1974


Mensagens : 241
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 49
Localização : Porto

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 6:01 pm

Arrow ja estive a ver, sempre andar.
dirt gostei muito da tua prova.
Ir para o topo Ir para baixo
rockrider
Verde
Verde
rockrider


Mensagens : 120
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 37
Localização : Évora

como são as provas de enduro Empty
MensagemAssunto: Re: como são as provas de enduro   como são as provas de enduro EmptyTer Fev 07, 2012 8:41 pm

obrigado pessoal pelas dúvidas tiradas, com isto tudo e com os vídeos ainda fiquei com mais vontade de experimentar vamos lá ver quando vai ser a minha estreia nestas andanças
Ir para o topo Ir para baixo
 
como são as provas de enduro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Provas enduro/ resistência
» Provas
» fotos de provas
» WEC 2011
» Calendario provas zona margem sul

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: