enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarGasolina Botaof12
 

 Gasolina

Ir para baixo 
+5
ricardodacosta1
carlos silva
Bernstein
paxx
Canario94
9 participantes
AutorMensagem
Canario94
Promoção
Promoção
Canario94


Mensagens : 99
Data de inscrição : 09/12/2010
Idade : 29
Localização : Esposende

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Gasolina   Gasolina EmptyQui Jan 06, 2011 9:35 pm

Boas pessoal.

Eu tive cá a pensar na minha moto meto gasolina 98.

A gasolina 98 e 95 sao iguais para min.

Se meter 95 na minha moto sera que fod* o motor???

Gostava de saber o que aconselhao Gasolina 98 ou 95 e quais sao as diferencas.
Ir para o topo Ir para baixo
paxx
Elite
Elite



Mensagens : 625
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Paços de Ferreira

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptyQui Jan 06, 2011 9:38 pm

Laughing Laughing Laughing até às 90 octanas estás à vontade... Wink

Ha quem use 98, outros 95 mas no fundo é tudo a mesma me`ª^*......é pra queimar... Twisted Evil

Abraço

p.s- nas minhas motas sempre meti o que calhou, fossem elas a 2T ou 4T...
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptySáb Fev 05, 2011 8:05 am

Canario94 escreveu:
Gasolina 98 ou 95 e quais sao as diferencas.

A diferença da 95 pra 98 é a maior octanagem, que se reflete numa maior resistencia à auto-detonação

não é, como já ouvi dizer, "dar + potência" ou "queimar + rápido"

A auto-detonação é a mstura ar/gasolina iniciar a inflamação antes do piston passar o PMS (e ptt, antes da faísca da vela)

ou seja, qd o piston ainda vai a subir, o que faz o motor sofrer forças no sentido oposto à rotação normal


Isto pode acontecer se a mistura for sujeita a grande compressaõ/temperatura

Penso que como grande parte das nossas motos TT são motas de competição com grandes taxas de compressão, e k por x atingem temperaturas de funcionamento elevadas, qt maior a octanagem, menor o risco de auto-detonação

Agora se a 95 é capaz de tar à altura ? penso que sim, mas quem for entendido da área que confirme

Gasolinas de menor octanagem é que são desaconselhadas; dantes havia gasolina de 91 não havia ?
Ir para o topo Ir para baixo
carlos silva
WEC
WEC
carlos silva


Mensagens : 897
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 29
Localização : celorico de basto

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptySáb Fev 05, 2011 12:41 pm

Bernstein escreveu:
Canario94 escreveu:
Gasolina 98 ou 95 e quais sao as diferencas.

A diferença da 95 pra 98 é a maior octanagem, que se reflete numa maior resistencia à auto-detonação

não é, como já ouvi dizer, "dar + potência" ou "queimar + rápido"

A auto-detonação é a mstura ar/gasolina iniciar a inflamação antes do piston passar o PMS (e ptt, antes da faísca da vela)

ou seja, qd o piston ainda vai a subir, o que faz o motor sofrer forças no sentido oposto à rotação normal


Isto pode acontecer se a mistura for sujeita a grande compressaõ/temperatura

Penso que como grande parte das nossas motos TT são motas de competição com grandes taxas de compressão, e k por x atingem temperaturas de funcionamento elevadas, qt maior a octanagem, menor o risco de auto-detonação

Agora se a 95 é capaz de tar à altura ? penso que sim, mas quem for entendido da área que confirme

Gasolinas de menor octanagem é que são desaconselhadas; dantes havia gasolina de 91 não havia ?
Penso que explicaste tudo isso de meter 95 ou 98 é a mesma coisa claro 98 é mais cara do que a 95,mas uma vez estava nas bombas a atestar o deposito e estava lá um individo com um GNR fora do serviço diz-me ele para mim mete 98 dá mais tesão e eu disse-lhe logo para que meter 98 se é mais cara e eu chego já ao Viso e derreto já lá a gasolina toda, e tesão não noto diferença já meti 98 e andou o mesmo,por isso eu sempre meti na minha 95 pois é mais barata e é para gastar dirt
Ir para o topo Ir para baixo
http://motobasto.blogspot.com/
ricardodacosta1
Elite
Elite
ricardodacosta1


Mensagens : 678
Data de inscrição : 10/08/2009

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptySex Fev 25, 2011 6:30 pm

Boas,

Tanto de mota como de carro, já experimentei as duas e não senti qualquer diferença de andamento nem de longevidade de KLM, senti diferença foi no bolso...
Ir para o topo Ir para baixo
carlos silva
WEC
WEC
carlos silva


Mensagens : 897
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 29
Localização : celorico de basto

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptySex Fev 25, 2011 6:39 pm

ricardodacosta1 escreveu:
Boas,

Tanto de mota como de carro, já experimentei as duas e não senti qualquer diferença de andamento nem de longevidade de KLM, senti diferença foi no bolso...
Exactamente Ricardo eu é igual já meti uma vez da 98 e não notei diferença também nunca mais meti da 98 agora sempre meto 95 pois é para derreter dirt
Ir para o topo Ir para baixo
http://motobasto.blogspot.com/
Nuno Vidal
Promoção
Promoção
Nuno Vidal


Mensagens : 85
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 41
Localização : Póvoa de Varzim

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptySex Fev 25, 2011 6:55 pm

Na minha ex, CRF450R de 2007, notava diferenças quando usava 95 ou 98, com 98 a mota ficava um bocado mais viva. Mas era uma diferença pequena, a potência da mota com 95 já chegava e sobrava para um piloto de fim de semana como eu. Mas que há diferenças, para mim há. Agora acho que depende muito da mota, na minha actual GG EC 300 já não noto quase diferença nenhuma, por isso vai mesmo da mais barata... dirt
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo_Cardoso
Nacional
Nacional
Eduardo_Cardoso


Mensagens : 314
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 35
Localização : Barcelos

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptyDom Fev 27, 2011 7:40 pm

Eu em voltas normais uso sempre 95, mas quando é para competiçao é sempre 98, e antigamente a 100 da BP que agora passou a 98!
Nota-se diferença principalmente em motores mais pequenos e quando vamos em altos regimes em que exploramos a potencia toda do motor, quando nao se consegue andar sempre com a mota ao maximo essas pequenas diferenças nao se notam!
Mas que faz diferença faz!
Nao ha qualquer problema em utilizar a 95 Wink
Ir para o topo Ir para baixo
carlos silva
WEC
WEC
carlos silva


Mensagens : 897
Data de inscrição : 31/05/2010
Idade : 29
Localização : celorico de basto

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptyDom Fev 27, 2011 7:44 pm

Eduardo_Cardoso escreveu:
Eu em voltas normais uso sempre 95, mas quando é para competiçao é sempre 98, e antigamente a 100 da BP que agora passou a 98!
Nota-se diferença principalmente em motores mais pequenos e quando vamos em altos regimes em que exploramos a potencia toda do motor, quando nao se consegue andar sempre com a mota ao maximo essas pequenas diferenças nao se notam!
Mas que faz diferença faz!
Nao ha qualquer problema em utilizar a 95 Wink
Eu sempre uso 95 pois e para derreter e é por isso mais vale meter da mais barata que assim ainda poupo uns euritos para os proximos litros que meta...
Ir para o topo Ir para baixo
http://motobasto.blogspot.com/
Luis-excelencia
Elite
Elite



Mensagens : 580
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 69
Localização : Jovim-Gondomar

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptyDom Fev 27, 2011 10:58 pm

Naõ metas gasoleo senaõ vais preso pela descoberta E GAZ TÒNIC
Ir para o topo Ir para baixo
nzb
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/11/2010

Gasolina Empty
MensagemAssunto: Re: Gasolina   Gasolina EmptySex Mar 04, 2011 11:46 pm

Bernstein escreveu:
Canario94 escreveu:
Gasolina 98 ou 95 e quais sao as diferencas.

A diferença da 95 pra 98 é a maior octanagem, que se reflete numa maior resistencia à auto-detonação

não é, como já ouvi dizer, "dar + potência" ou "queimar + rápido"

A auto-detonação é a mstura ar/gasolina iniciar a inflamação antes do piston passar o PMS (e ptt, antes da faísca da vela)

ou seja, qd o piston ainda vai a subir, o que faz o motor sofrer forças no sentido oposto à rotação normal


Isto pode acontecer se a mistura for sujeita a grande compressaõ/temperatura

Penso que como grande parte das nossas motos TT são motas de competição com grandes taxas de compressão, e k por x atingem temperaturas de funcionamento elevadas, qt maior a octanagem, menor o risco de auto-detonação

Agora se a 95 é capaz de tar à altura ? penso que sim, mas quem for entendido da área que confirme

Gasolinas de menor octanagem é que são desaconselhadas; dantes havia gasolina de 91 não havia ?

Boas, é isso mesmo e mais , essa auto-detonaçao que ocorre antes de tempo derrete os cilindros todos, cria depositos de carvao minucusculos no cilindro, resultado da má queima da mistura , que por sua vez criam nessas areas hot-spots (onde o carvao se deposita, a parede do cilindro aqueçe muito mais que o devido). Devido á descoordenaçao da explosao fora do tempo, o motor tambem vai ganhar folgas , folgas estas que aceleram todo o processo de desgaste do motor, pistons partidos,bielas e por ai fora no pior dos casos.

Já para nao falar na obvia perca de potencia....imaginem-se a empurrar alguem num baloiço fora do tempo certo,a mesma relaçao existe entre o piston e a explosao Wink

Comprei á pouco uma RMX450Z com zeros Km e alem de só gastar s/chumbo 98 ainda lhe adiciono mais um bocadinho octanas.

Faço isto porque tive um quad Suzuki LTR 450 (tem o mesmo motor da RMX) , que mesmo com 98 oct se ouvia o som caracteristico da auto-detonaçao.

Mal adicionei octanas extra á gasolina 98 o som de pinging (auto-detonaçao) desapareceu e o motor ficou um bocadinho mais "cheio" , o suficiente para se notar.

Claro que se forem ler os manuais eles permitem gasolinas com muito poucas octanas, mas eles querem é vender motas em o mais paises possiveis e quando o motor partir quem paga o arranjo somos nós e nao eles.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
 
Gasolina
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A gasolina
» YZ450F 2013 conversão para enduro
» Verte gasolina
» Torneira de gasolina com reserva
» Depósito gasolina kxf

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: