enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarsuspensão ganha mto ar ? Botaof12
 

 suspensão ganha mto ar ?

Ir para baixo 
+6
miguelktm
Scarz
hsilva250
hondaredrider
tiago santos
Bernstein
10 participantes
AutorMensagem
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySáb Dez 18, 2010 10:01 am

Boas pessoal !

Passa-se uma coisa com a minha CR 250 que tou a achar estranho:

acho que ganha mto ar na suspensão dianteira


A mota acabou de levar retentores na suspensão

E eu pus aquelas válvulas de descarga rápida, pra purgar o ar

O que me surpreende é que basta dar uma pequenissima voltinha, pra sir montes de ar, qd carrego nas válvulas.


P.ex. ontem estive a fazer uma peqs. afinações em casa, e a seguir fui ao café e voltei, só pra ver se estava tudo bem

são uns 1500m pra cada lado, ou seja no max 3Km, em estrada

qd voltei à garagem e purguei o ar até parecia um pneu furado: saiu montes de ar da suspensão !


Isto não é normal, pois não ?

Qual poderá ser o problema ?
Ir para o topo Ir para baixo
tiago santos
Verde
Verde
tiago santos


Mensagens : 215
Data de inscrição : 27/09/2010

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySáb Dez 18, 2010 10:17 am

Bernstein escreveu:
Boas pessoal !

Passa-se uma coisa com a minha CR 250 que tou a achar estranho:

acho que ganha mto ar na suspensão dianteira


A mota acabou de levar retentores na suspensão

E eu pus aquelas válvulas de descarga rápida, pra purgar o ar

O que me surpreende é que basta dar uma pequenissima voltinha, pra sir montes de ar, qd carrego nas válvulas.


P.ex. ontem estive a fazer uma peqs. afinações em casa, e a seguir fui ao café e voltei, só pra ver se estava tudo bem

são uns 1500m pra cada lado, ou seja no max 3Km, em estrada

qd voltei à garagem e purguei o ar até parecia um pneu furado: saiu montes de ar da suspensão !


Isto não é normal, pois não ?

Qual poderá ser o problema ?

normal não é....e a suspensão nã baba oleo?
podes ter um pequeno risco na bainha
Ir para o topo Ir para baixo
tiago santos
Verde
Verde
tiago santos


Mensagens : 215
Data de inscrição : 27/09/2010

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySáb Dez 18, 2010 10:19 am

[quote="Bernstein"]Boas pessoal !

Passa-se uma coisa com a minha CR 250 que tou a achar estranho:

acho que ganha mto ar na suspensão dianteira


A mota acabou de levar retentores na suspensão

E eu pus aquelas válvulas de descarga rápida, pra purgar o ar

O que me surpreende é que basta dar uma pequenissima voltinha, pra sir montes de ar, qd carrego nas válvulas.


P.ex. ontem estive a fazer uma peqs. afinações em casa, e a seguir fui ao café e voltei, só pra ver se estava tudo bem

são uns 1500m pra cada lado, ou seja no max 3Km, em estrada

qd voltei à garagem e purguei o ar até parecia um pneu furado: saiu montes de ar da suspensão !


Isto não é normal, pois não ?
tens k experimentar sem as valvulas..esperimenta com os parafusos de origem...pode ser problema das valvulas

Ir para o topo Ir para baixo
hondaredrider
WEC
WEC
hondaredrider


Mensagens : 1699
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 47
Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySáb Dez 18, 2010 11:39 am

tiago santos escreveu:
Bernstein escreveu:
Boas pessoal !

Passa-se uma coisa com a minha CR 250 que tou a achar estranho:

acho que ganha mto ar na suspensão dianteira


A mota acabou de levar retentores na suspensão

E eu pus aquelas válvulas de descarga rápida, pra purgar o ar

O que me surpreende é que basta dar uma pequenissima voltinha, pra sir montes de ar, qd carrego nas válvulas.


P.ex. ontem estive a fazer uma peqs. afinações em casa, e a seguir fui ao café e voltei, só pra ver se estava tudo bem

são uns 1500m pra cada lado, ou seja no max 3Km, em estrada

qd voltei à garagem e purguei o ar até parecia um pneu furado: saiu montes de ar da suspensão !


Isto não é normal, pois não ?

Qual poderá ser o problema ?

normal não é....e a suspensão nã baba oleo?
podes ter um pequeno risco na bainha

Quando perde óleo é que não tem pressão de certeza ..... se está bem vedada tem de ganhar ar.

Eu não percebo nada de suspensões, mas acho que pode estar relacionado com o Tipo e quantidade de óleo, tipo de preparação etc ... não acho que isso seja nada de mal ...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000170626281
hsilva250
Promoção
Promoção



Mensagens : 54
Data de inscrição : 07/08/2009
Localização : st tirso

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySáb Dez 18, 2010 8:32 pm

espero que estejas a fazer a purga com a roda no ar... Suspect
E que já vi muita gente a fazer a purga com a mota no chão e ainda por cima sentados em cima!!!! affraid No
Pois assim e normal que saia ar, mas claro estou a perguntar, não sei se é este o teu caso.
Pessoalmente acho esses purgadores uma das coisas mais inúteis para equipar a mota confused Basta fazer uma X em cada utilização Andou, lavou, purgou... ta feito mota na garagem pronta pra próxima cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySáb Dez 18, 2010 10:08 pm

Os purgadores são os que já vinha a usar na CR 250 que vendi, na qual se portavam normalmente

d a vendi pssei os purgadores rápidos prá nova.


Já pensei se não os teria apertado bem no inicio, e já lhes dei um reaperto.


As bainhas não babam óleo absolutamente nenhum.

Uma delas babava qd a mota estava no Consesionário, antes de eu a comprar, mas foram postos retentores e óleo novo.

Depois disso não andou uma única vez na terra, amanhã de manhã vai andar pela 1ª x


Como notei tanto ar a sair, tenho tido o cuidado de carregar nos purgadores apenas com a mota no cavalete.


Eu acho os purgadores rápidos um bom extra.

Não é necessario andar com chaves e fendas, com o risco de moer cabeças de parafusos, ou pior ainda estragar roscas,

não há risco de entrar sujidades para as roscas,

e o acesso é simples: nesta CR para conseguir um bom angulo para a chave de fendas, qd tinha os parafusos, tinha e retirar a espuma de proteção do guiador.
Ir para o topo Ir para baixo
Scarz
Promoção
Promoção
Scarz


Mensagens : 41
Data de inscrição : 14/08/2009
Localização : São Miguel Do Rio Torto

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyDom Dez 19, 2010 12:56 am

Como já aqui aconselharam, tira os purgadores e coloca os parafusos de origem. Depois experimenta a ver se ainda ganha tanto ar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.Baja2Tempos.com
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyDom Dez 19, 2010 3:21 pm

Sinceramente não sou lá grande adepto dos purgadores, não me espiram confiança...



Acho que os purgadores que o pessoal mete (entre 10 a 20€) não são fiaveis...

Os "verdadeiros" custam entre os 30 e os 50€


Porque será essa diferença de preço??



O barato sai caro asb
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyDom Dez 19, 2010 7:57 pm

Ainda não substitui os purgadores pelos parafusos, pq queria tentar evitar ter de o fazer

Ontem reapertei-os, e hoje andei umas 3h durante a manhã, e qd purguei saiu o ar normal

Vou continuar a ver...


Eu já acho caro 10€ por um par de purgadores !

Nao são apenas umas simples válvulas, como p.ex. as dos pneus ?

E até penso que deviam vir de série

Acho que nenhum de nós compraria uma moto em que tivesse de andar a desaparafusar os pipos das rodas pra ver a pressão dos pneus, não é ?

Pq a suspensões não trazem de série purgadores ?

Afinal purga-se mais vezes o ar das suspensões do que se dá ar nas rodas...
Ir para o topo Ir para baixo
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyDom Dez 19, 2010 8:25 pm

Porque é que uma KTM custa quase 10.000 e uma AJP custa 3.000?

As duas servem para o mesmo


O mesmo acontece com os purgadores


Qualidade sai caro Sad





PS: Não estou a querer dizer que a AJP não tem qualidade, aliás nem posso comentar pois nunca experimentei uma AJP
Ir para o topo Ir para baixo
hugo de jesus
Nacional
Nacional
hugo de jesus


Mensagens : 417
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 44
Localização : sintra

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyDom Dez 19, 2010 9:37 pm

bernstein... olha pelo lado positivo!!! passo a explicar, arranja uma mangueira com metro, metro e meio, guarda na sacoche... imagina q furas a roda!!! cheers tcharam... já tens utilidade para tanto ar!!!! lol! lol! cabecada agora vou tomar o comrimido q deve tar na hora!! cabecada
Ir para o topo Ir para baixo
miguelktm
Elite
Elite
miguelktm


Mensagens : 786
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 40
Localização : V.N. famalicão

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySeg Dez 20, 2010 8:36 pm

hugo de jesus escreveu:
bernstein... olha pelo lado positivo!!! passo a explicar, arranja uma mangueira com metro, metro e meio, guarda na sacoche... imagina q furas a roda!!! cheers tcharam... já tens utilidade para tanto ar!!!! lol! lol! cabecada agora vou tomar o comrimido q deve tar na hora!! cabecada



lol! lol!


Bem visto alcool
Ir para o topo Ir para baixo
miglsantos
Promoção
Promoção
miglsantos


Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/02/2011
Localização : Gondomar

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyQui Mar 03, 2011 4:45 pm

Acho que este problema não é bem um problema...vamos ver se me consigo explicar...

Penso que o ar(ou gás) que se acumula nas baínhas é derivado das transformações ao nível quimico e blá, blá que acontecem com o aumento e abaixamento da temperatura que o oleo sofre devido aos atritos internos e que varia com a intensidade de utilização, esforço, temperatura ambiente, tipo de oleo, etc.

Assim, em utilização, a pressão/temperatura desse ar é bastante maior do que quando as bainhas estão "em repouso" e a temperatura do ar/oleo desceu.

Os purgadores vieram fazer com a malta andasse sempre a "tirar o ar", mesmo quando as condições não são a das bainhas "em repouso", logo a pressão no interior é grande, logo sai muito ar...

Tirando o aspecto de que o aparecimento de ar significa que o oleo aos poucos está a perder as suas propriedades (inevitavel) e deve ser mudado com a regularidade aconselhada, o tirar do ar é feito para aliviar os vedantes e outros componentes da pressão residual ao mesmo tempo que prevenirá alguma oxidação interna.

Acho que deve ser feito, depois do treino/prova já com o ar e oleo estabilizados e, por outro lado, a mota não se vai desfazer em pedaços se não tirarmos o ar de cada vez que se anda, apenas poupa um pouco o material.

Penso ser por isso que as motos não vêm com purgadores, é uma acção de manutenção e não de se fazer de 10 em 10 min.

Isto é apenas a minha opinião pessoal e a base cientifica é próxima de zero...ou seja, vale tanto como outra qualquer...

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
Valter Nunes
Verde
Verde
Valter Nunes


Mensagens : 270
Data de inscrição : 12/03/2010
Idade : 46
Localização : Lisboa

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyQui Mar 03, 2011 6:03 pm

Bernstein escreveu:
Boas pessoal !

Passa-se uma coisa com a minha CR 250 que tou a achar estranho:

acho que ganha mto ar na suspensão dianteira


A mota acabou de levar retentores na suspensão

E eu pus aquelas válvulas de descarga rápida, pra purgar o ar

O que me surpreende é que basta dar uma pequenissima voltinha, pra sir montes de ar, qd carrego nas válvulas.


P.ex. ontem estive a fazer uma peqs. afinações em casa, e a seguir fui ao café e voltei, só pra ver se estava tudo bem

são uns 1500m pra cada lado, ou seja no max 3Km, em estrada

qd voltei à garagem e purguei o ar até parecia um pneu furado: saiu montes de ar da suspensão !


Isto não é normal, pois não ?

Qual poderá ser o problema ?

O problema está nas tão giras valvulas de descarga de ar.
Elas facilitam a vida a malta, mas quando a suspensão trabalha cria vacuo e a força desse vacuo é superior a força das molas desses purgadores deixando entrar ar.
Exprimenta tirar.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis-excelencia
Elite
Elite



Mensagens : 580
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 69
Localização : Jovim-Gondomar

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptyQui Mar 03, 2011 10:35 pm

Nem mais Valter a tua explicaçaõ é a mais lógica e real E GAZ TÒNIC
Ir para o topo Ir para baixo
miglsantos
Promoção
Promoção
miglsantos


Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/02/2011
Localização : Gondomar

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySex Mar 04, 2011 12:17 am

Acredito que isso aconteça com essas válvulas.
Mas mesmo com os parafusos acumula-se algum ar que sai quando os desapertámos, daí o meu post.

Por outro lado, reparei que quando a minha mota era nova, quase não acumulava ar nenhum e agora que já tem uns anos tem "bufado" bastante (o oléo já não é o original).

Seja qual for a razão, a solução é andar o máximo possível de roda no ar dirt vou começar a treinar... afro
Ir para o topo Ir para baixo
Bernstein
WEC
WEC
Bernstein


Mensagens : 1113
Data de inscrição : 15/06/2010
Idade : 60
Localização : Leiria

suspensão ganha mto ar ? Empty
MensagemAssunto: Re: suspensão ganha mto ar ?   suspensão ganha mto ar ? EmptySex Mar 04, 2011 2:39 pm

Mas a quantidade de ar que a minha CR 2003 ganha não é normal

É que tenho 2 termos de comparação: a WR 450, e, além disso, as válvulas que tão neste momento na CR 2003 estavam na CR 2001 que vendi, na qual se portavam normalmente
Ir para o topo Ir para baixo
 
suspensão ganha mto ar ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Suspensão a desfazer-se.
» Dúvida suspensão yz 125
» Suspensão CRF 450X
» biela de suspensão
» Sag suspensão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: