enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarMudar oleo wr 250 F de 2002 Botaof12
 

 Mudar oleo wr 250 F de 2002

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
migmon
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/01/2017

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyQua Jan 11, 2017 7:03 pm

Viva,
Comprei a pouco tempo uma WR 250F de 2002, e gostaria de ser eu a mudar o oleo do motor, mas estou com algumas duvidas.
gostaria de saber qual a quantidade de oleo a meter com troca de filtro de oleo.
Gostaria tambem de saber se se mete o oleo pelo sitio onde tem a vareta de nivel, no quadro da moto.

desde já agradeço pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyQui Jan 12, 2017 8:57 am

Bem as trocas de óleo de motor, até são tarefas muito fáceis de fazer em casa, contudo que não tenha noções de como funciona o sistema de lubrificação da mota ou não tenha ferramentas adequadas, o melhor mesmo é entregar a quem sabe.

A tua mota tem um sistema de lubrificação de cárter seco. Isto quer dizer que quando o óleo está frio encontra-se no cárter do motor, mas quando está quente encontra-se no quadro.
Como deves fazer a troca de óleo com o motor quente, terás que desapertar o parafuso do fundo que está no tubo frontal do quadro e também o que está no cárter do lado esquerdo por debaixo do pedal das mudanças.
Aconselho-te também a trocar o filtro de óleo, para isso tens de tirar o três parafusos que prendem uma pequena tampa que está do lado direito do motor junto á bomba de água.
Por precaução deves também desapertar a mangueira que aperta no tubo da frente do quadro da mota, por lá dentro tem um filtro que deve ser limpo se tiver sujidade.
Em termos de quantidades são 1.3 L com a troca de filtro e 1.2 L sem trocar filtro (não aconselho). 
Aproveita e observa bem o filtro, caso tenha muita sujidade ou partículas douradas e de alumínio, o melhor é desmontar o motor e ver o que precisa de manutenção.
Estes motores são bastante robustos, atrevo-me a dizer que deve ser o 250 4 tempos de motocross enduro mais robusto, mas quando sujeitos a maus tratos, tipo mudanças de óleo tardias sem trocas de filtro e usar óleos de pouca qualidade, acabam por dar problemas.
Atenção que para colocar o óleo é pelo parafuso (plástico) que está no lado esquerdo.
Para verificares o nível, colocas a mota a trabalhar cerca de 3 minutos e depois de desligar podes ver o nível na vareta no quadro.
Vou colocar um link com o manual técnico da mota em questão, lá está tudo em pormenor, bom trabalho.

https://www.yamaha-motor.eu/pt/servico/manuais-proprietario/index.aspx

Só tens de escolher o que pretendes e fazer o download.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
migmon
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/01/2017

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyQui Jan 12, 2017 10:27 am

Viva,
Muito obrigado pela ajuda, mas agora surgiram mais 2 duvidas ehehehe
estive a ler o manual, e falam em 1,6L com troca de filtro.
Outra coisa, a minha moto, não tem parafuso (plástico) que está no lado esquerdo, terei de meter pelo sitio de medição do nível??
Muito obrigado mais uma vez.

Mudar oleo wr 250 F de 2002 S1q5o7

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Rkbm7n
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyQui Jan 12, 2017 11:04 am

Pois, desculpa mas estive a ver o manual da de 2003, que foi a que tive. Essa até já tinha arranque eléctrico e a tua de 2002 não.
Na realidade há diferenças até mesmo nesse mesmo orifício para inserir o óleo no motor que no teu caso vai ter de ser pela vareta. Usa um funil pequeno e alto para te ajudar na tarefa. 
E sim pelo que diz o manual da de 2002 tens mesmo de cumprir com as quantidades lá descritas.
Tudo o resto que te disse acerca de mudar filtro e analisar se está sujo e o tipo de sujidade mantenho e aconselho-te vivamente a fazer.
A versão da tua mota na realidade foi a WR250F mais potente que saiu para o mercado, tenho um teste da de 2002 na Moto Verde (Espanha) da altura e esse motor de origem desenvolvia 39cv  Shocked.
A que tive já só tinha 36cv Exclamation pelo que li na altura tinha haver com o sistema de arranque eléctrico que obrigou a Yamaha a montar uma árvore de cames diferente. Portanto tens ai um motor e pêras vê lá se o estimas...
Ir para o topo Ir para baixo
migmon
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/01/2017

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyQui Jan 12, 2017 11:22 am

Luis Quinta,
Muito obrigado pela ajuda, nem sei como agradecer.

Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyQui Jan 12, 2017 11:50 am

Quando tiveres alguma dúvida não hesites... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
PauloNovo
Promoção
Promoção



Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/04/2014

Mudar oleo wr 250 F de 2002 Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar oleo wr 250 F de 2002   Mudar oleo wr 250 F de 2002 EmptyTer Jan 17, 2017 6:53 pm

Boas.

Mudar o óleo é muito simples. Eu também quando comprei a minha mota wr250f 2004 também estava um pouco reticente se devia ser eu a mudar ou não, mas depois da primeira vez uma pessoa chega a conclusão que é super facil e que pode poupar uns trocos e mudar mais regularmente.

Aconselho a mudares o filtro do óleo, não é mais 5e que fazem a diferença.

Cumptos
Ir para o topo Ir para baixo
 
Mudar oleo wr 250 F de 2002
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» mudar o oleo?
» Assunto: mudar email
» Mudar vedante ou amortecedor novo
» Dicas para mudar um pneu.
» O que deve mudar no T.N. Extreme

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: