enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarSuzuki rm 125 Botaof12
 

 Suzuki rm 125

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
blazer
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/02/2015

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptyQui Dez 31, 2015 4:52 pm

Boas pessoal, adquiri hoje uma suzuki rm 125 de 1994, mas não trabalha, o antigo proprietário disse que andou nela normalmente e depois sentiu o motor a "prender" e carregou na embraiagem e ela foi abaixo depois disso nunca mais pegou. O motor não esta "agarrado" até porque carregando no kick com a mão ele prende e tem compressão, ate sai um bafo de ar pelo escape, sente-se. O que poderá ser a causa dela não pegar? Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptyQui Dez 31, 2015 6:28 pm

Na minha opinião o melhor mesmo é abrir o motor e analisar, os motores a 2 tempos tem essa vantagem de se poder reparar sem se gastar muito dinheiro.
Mas sempre podes fazer as seguintes tentativas: 1º tira a vela fora e com o cachimbo metido, encosta ao cilindro ou outra parte metálica da mota e dá ao kik, verifica se a faísca da vela é boa e já agora limpa a vela. 2º desmonta o carburador e faz uma limpeza geral, limpa também o filtro de ar. 3º esvazia o deposito e faz uma nova mistura de gasolina com óleo a 2%. 3º desmonta o escape e faz uma limpeza, verifica também com está a saída do motor e estado da válvula de escape, com uma lanterna já podes ver se existem riscos no pistão.
Se depois disto tudo o motor não arranca, é como já disse, o melhor mesmo é desmontar e verificar o cilindro, pistão e segmentos. Verifica também se a biela tem folga na vertical e se não tem muita lateral. Verifica também se a cambota gira sem nenhum atrito.
Muitos motores gripam e não ficam presos, e até tem alguma compressão, mas na verdade os danos causados por esse gripar, provocam perdas de compressão suficientes para não deixar o motor arrancar.
Neste link tem o esquema da mota toda com preços praticados na Europa https://www.motorcyclespareparts.eu/suzuki-parts/off-road/rm125-1994.aspx
Boa sorte
rendeer
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Óleo valva de compressão    Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 3:16 pm

Olá será que algem me pode esclarecer comprei uma crf 450 o antigo dono ponha óleo de motor 10. 30 tudo até aqui normal, só que eu agora mudei o óleo e aconselharam me a por óleo 10_60 eu pus o óleo só que agora começou a babar óleo por a válvula de compressão é normal? Se algem me poder ajudar agradeço
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Óleo valva de compressão    Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 3:16 pm

Olá será que algem me pode esclarecer comprei uma crf 450 o antigo dono ponha óleo de motor 10. 30 tudo até aqui normal, só que eu agora mudei o óleo e aconselharam me a por óleo 10_60 eu pus o óleo só que agora começou a babar óleo por a válvula de compressão é normal? Se algem me poder ajudar agradeço
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 3:24 pm

Qual foi a quantidade de óleo que se meteu no motor?
Quando trocaram o óleo do motor , também trocaram o filtro do óleo?
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 3:37 pm

Sim troquei filtro e óleo disserem me que é o melhor óleo que há
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 3:38 pm

O óleo está ficou a nível
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 6:17 pm

Depois de mudares o óleo do motor, tens de o colocar a funcionar durante no máximo 5 minutos e verificares o nível ao fim de 2 minutos. Confirma se está normal.
Essa fuga de óleo na "válvula de compressão"pode ser por excesso de óleo, dai a minha pergunta da quantidade de óleo e se trocaram o filtro, ou então uma junta que tenha ido a vida.
Para o nosso clima eu acho que um 10w40 ou no máximo um 10w50 é o ideal.
10w30 ou 10w60 acho tanto no 1º caso para climas frios e o 2º para climas quentes com temperaturas acima dos 50º ser um exagero.
Sempre ouvi dizer que os óleos 10w60 são para os motores das KTM e não para os outros.
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 6:45 pm

O que achas que devo fazer andar um bocado para ver o que acontece ou devo mudar
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 6:57 pm

Qual é a diferença entre o 10_40e o 10_60 o vendedor do confecionario Honda é que me aconselhou o 10_60. Obrigado pelas as ajudas
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySex Jan 01, 2016 8:49 pm

Tem haver com as viscosidades, um óleo mais viscoso tipo 10w60 nas motas Japonesas é para andar em temperaturas ambiente muito altas tipo 50º. Isto quer dizer que a temperaturas baixas tem mais dificuldade em fluir pelo circuito de óleo. Portanto o 10w quer dizer que o óleo a temperaturas muito baixas mantém uma viscosidade baixa e o 60w indica que em temperaturas altas o óleo vai manter uma viscosidade ideal.
O que se passa é que tu aqui em portugal, a não ser no verão no interior, não encontras temperaturas superiores a 45º, logo não faz sentido andar com um óleo que em temperaturas ambiente de 20º, o óleo vai ser mais viscoso originando dificuldades em fluir pelo circuito, aumentando até a pressão no circuito podendo a longo prazo danificar as bombas de óleo e não lubrificar convenientemente as peças vitais do motor. Estas causas como disse não são imediatas e fazem-se sentir a longo prazo.
Na minha opinião se queres usar um óleo de qualidade deves procurar um 10w para uma viscosidade a baixas temperaturas e uma viscosidade no máximo 50w, sendo o 40w para muitos casos o ideal.
Para uma excelente protecção deves procurar óleos 100% sintéticos com especificação API SL ou superior neste caso SN ou SM. Este tipo de especificação é uma qualificação do óleo em termos de qualidade da sua refinação e garantem uma protecção extra em usos extremos como é caso de motas de todo terreno.
Na caixa de velocidades deves procurar usar óleos com uma graduação similar à que usas no motor 10w50 ou 10w50 mas que sejam JASO MA2, pois esta especificação garante que são compatíveis com sistemas de embraiagem húmidas (discos de embraiagem em banho de óleo) (já não servem os de automóvel)
Na minha opinião deves também em te preocupar em fazer mudança de óleo muito frequentes tipo de 20 em 20 horas (500km) e mudar sempre o filtro do óleo. Em todas as mudanças verifica com atenção o filtro do óleo para ver se tem limalhas, caso afirmativo, nestas motas está na hora de o abrir e verificar o que precisa de ser substituído, antes de que haja uma falha catastrófica. O óleo da caixa podes fazer 1000 km ou mais ou menos entre 30 a 40horas com o mesmo óleo.
Outro conselho que te vou dar é ver a folga das válvulas com regularidade e verificares a corrente da distribuição.
Caso continues com dúvidas nas viscosidades e para não te acreditares em tudo o que os vendedores dizem, aqui fica o manual da tua mota. Procura a tabela que explica isso das viscosidades e pelo que leio a viscosidade ideal é a 10w40 e em termos de especificações eles sugerem uma baixa, mas eu aconselho vivamente as que disse acima.
http://owners.honda.com/assets/OWNERLINK/model/own_man/powersports/2005/2005_CRF450r.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Davidpinto
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/01/2016

Suzuki rm 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Suzuki rm 125   Suzuki rm 125 EmptySáb Jan 02, 2016 11:52 am

Sim levei a moto ao mecânico ele diz que é a aquela junta da parte superior do bloco obrigado pelas dicas
Ir para o topo Ir para baixo
 
Suzuki rm 125
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Suzuki tr 250
» Suzuki gs 500
» Suzuki DR 350 Se
» suzuki
» Suzuki RMZ 250 / 05

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: