enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarhusaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Botaof12
 

 Fusão Husaberg e Husqvarna

Ir para baixo 
+15
João Moreira
ArTuRiX
xeno
Fcs
rui miguel
HUSK308
fabio_tmr
cienta crazy
foguette
JMR
LUIS QUINTA
HL
ShowTime
Luis Carvalho
XOXAIX
19 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyQui Jan 31, 2013 5:16 pm

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  73586101514629587407752
Pois é pessoal, a BMW acaba de vender a Husqvarna à Pierer Industries AG, empresa propriedade de Stefan Pierer, grande accionista e actual CEO da KTM.

Comentava-se que Pierer venderia algumas das suas acções da KTM à Bajaj, marca indiana detentora de 39% da KTM. Mas isto não aconteceu, e este empresário tornou-se rei e senhor do TT mundial:

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Pierer
Stefan Pierer: actual CEO da KTM é também o novo dono da Husqvarna


Última edição por Jofico em Sex maio 17, 2013 10:26 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyQui Jan 31, 2013 10:39 pm

Não vejo isso como muito positivo.. Devia haver mais concorrencia e mais opções, e não o contrario..
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyQui Jan 31, 2013 11:12 pm

XOXAIX escreveu:
Não vejo isso como muito positivo.. Devia haver mais concorrencia e mais opções, e não o contrario..
É isso mesmo, por isso li também que esta jogada vai estar debaixo de olho das autoridades anti-monopólio da UE.

Isto assim, "é tudo à grande": KTM + Husaberg + Husqvarna - a partir de agora estão com o mesmo dono.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyQui maio 16, 2013 3:21 pm

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Husaberglogoinklclaim2c
husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  18456810151665720770775

Confirmado: Husqvarna e Husaberg fundem-se, sob o nome Husqvarna. As 2 marcas vão conviver durante 2014. Em 2015, Husaberg desaparecerá...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 10:39 am

Boas pessoal,

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto: Husqvarna e Husaberg fundem-se e, a partir de 2015, Husaberg desaparecerá...

Dizem que preferem ficar com o nome Husqvarna, porque é uma marca com 100 anos.

Mas, por outro lado, a marca Husaberg, apesar de ser bem mais recente (penso que tem pouco menos de 30 anos), já é uma marca com prestígio no enduro (no fundo, são umas KTM`s "kitadas" e, por isso, também um pouco mais caras). Além disso, o lema desta marca é "PURE ENDURO".

Agora, em 2015, Husaberg desaparecerá, o que pode ser lido aqui: http://enduropro.com/actualidad/husaberg-y-husqvarna-se-fusionan
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Luis Carvalho
Verde
Verde
Luis Carvalho


Mensagens : 110
Data de inscrição : 02/02/2010
Idade : 49
Localização : Braga

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 11:27 am

Oi
A fusão vai trazer coisa positivas, uma delas é sem dúvida lavar a imagem de uma prestigiada marca “Husqvarna” com mais de 100 anos
Por outro lado o consumidor perde algumas alternativas de escolha,
Estou mesmo a ver os preços (KTM, Husqvarna e Husaberg) todos iguais,
A Husaberg é da marcas mais caras.
Espero eu que a GAS GAS não seja comprada por este grupo

abraço

Ir para o topo Ir para baixo
ShowTime
Promoção
Promoção



Mensagens : 78
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 47
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 11:30 am

Jofico escreveu:
Boas pessoal,

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto: Husqvarna e Husaberg fundem-se e, a partir de 2015, Husaberg desaparecerá...

Dizem que preferem ficar com o nome Husqvarna, porque é uma marca com 100 anos.

Mas, por outro lado, a marca Husaberg, apesar de ser bem mais recente (penso que tem pouco menos de 30 anos), já é uma marca com prestígio no enduro (no fundo, são umas KTM`s "kitadas" e, por isso, também um pouco mais caras). Além disso, o lema desta marca é "PURE ENDURO".

Agora, em 2015, Husaberg desaparecerá, o pelo que pode ser lido aqui: http://enduropro.com/actualidad/husaberg-y-husqvarna-se-fusionan

Pois é Jofico, até que enfim que aparece alguem com visão e vontade de levantar a Husqvarna e pô-la no sitio que a marca merece.
Estamos a falar da marca mais antiga e com mais titulos mundiais no mundo do todo terreno nas suas variadas vertentes e que nos ultimos 20 anos tem andado com a reputação em baixo, em minha opinião, por más estratégias comerciais e falta de verbas, sim porque sem dinheiro não é facil.
Quanto à Husaberg, tenho pena, trata-se de uma marca que conseguiu, graças ao tal Senhor que domina a coisa, um estatuto de marca elitista e vai acabar por desaparecer. Pelo menos é o que se fala.
Mas ok, regressa às origens.

Agora só questiono uma coisa, qual o valor que estas motas vão ter no futuro?
Quem as tem, será que vai ser penalizado no ato da venda?
Será que por toda a gente saber que no fundo, pelo menos estas ultimas, são KTM`s mais "apuradinhas", o problema da desvalorização não vai afetar as motas desta marca?

A ver vamos, eu espero que não, até porque tenho uma e quando a quiser vender não quero ser muito penalizado.
Para finalizar, parece que no futuro vou ter que comprar mais uma husqvarna, e se assim for, será a terceira.

Mas para já é a Husaberg que me dá alegrias cheers
Ir para o topo Ir para baixo
HL
Verde
Verde
HL


Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 47
Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 11:39 am

Boas!

Eu tenho uam FE390 de 2011. E nunca mais aquele motor deverá ser adoptado. Tenho a moto à pouco tempo mas tem pormenores fantásticos... que se vê logo que é uma "endureira" pura.

Sinceramente, acho que as 3 motos deverão ser muito iguais no futuro (custos de mercado, economias de escala, produção em massa, etc). Sustento esta opinião, porque basta observar as hsb2013 e as ktm 6days!

Resta saber quais das 3 vai ser a escolhida para experiências piloto!!

Resta também saber, se para efeitos DAKAR, as Husqy que papel (forma) terão!

Saludos!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1526
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 1:17 pm

Ironia do destino, sim isto até dava um filme.

Em 1987, a Husqvarna pertencia aos Suecos, era o orgulho nacional no que respeita a industria motociclistica, no entanto como já nessa altura se viviam tempos difíceis a nível económico, muito por causa das japonesas, a Husqvarna viu-se obrigada a ser vendida para perseguir a sua história de sucessos. Foi então comprada pelo grupo Italiano que englobava a Cagiva e outras marcas.

Como tudo na vida, nem todas as decisões são de consensos. Um grupo de Engenheiros da antiga Husqvarna que acharam que deveria continuar a existir um projecto 100% Sueco no campo motociclistico, decidiram criar a Husaberg, nome inspirado na aldeia onde foi montada a fábrica.

Logo no inicio foi campeã mundial de Enduro na época de 1988 na classe 500 e dai em diante é o que todos sabemos.

Sempre fui adepto desta marca porque apostaram desde logo nas 4 tempos e em criar uma mota igual para as provas e para vender. Sempre apostados em fazer uma mota eficaz em todos os sentidos. Em 2002 tinham ainda na FE400 a mota de enduro a 4 tempos mais leve do mercado com arranque eléctrico.

Agora ironia do destino, a marca que originou o nascimento do nome Husaberg, vai ser a mesma que a vai fazer acabar!

Cumprimentos Enduristas

Ir para o topo Ir para baixo
JMR
Promoção
Promoção



Mensagens : 30
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 38
Localização : Alentejo

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 4:59 pm

É uma pena ver a husaberg desaprecer, pelo passado da marca e pelo contributo que deu ao mundo do enduro, se bem que ultimamente são umas ktm's mais requintadas, mas e uma marca que vende bem e em crescimento.

Outra coisa que li foi que a pesquiza e desenvolvimento ira ser feito na Austria e fabricadas em Italia, ou seja deixa de haver uma marca "made in Sweden" tal como no passado quando o husky foi para Italia.
Ir para o topo Ir para baixo
foguette
Verde
Verde



Mensagens : 215
Data de inscrição : 10/05/2011
Localização : Norte

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Não compro mais...   husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 5:09 pm

Tenho pena porque já tive várias Husabergs, desde 2001, a dita FE400 sem motor de arranque que era "cansativa" mas muito leve mesmo.. também a 501... agora a 390.

Não me vejo a comprar cortadores de relva e rossadeiras... perdoem me os amantes da Husqvarna e da Honda.

Provavelmente passo a comprar KTM, o que não beneficia a lógica da fusão a não ser que passem a ser significativamente diferentes, para melhor... e mesmo assim...



Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 6:02 pm

foguette escreveu:
Não me vejo a comprar cortadores de relva e rossadeiras... perdoem me os amantes da Husqvarna e da Honda.
Boas foguette,

Eu acho que és capaz de continuar a comprar destas máquinas, porque de Husqvarna julgo que apenas vão ter o nome...

Penso que todos concordam que as Husaberg`s, tanto a 2 como a 4T, são das mais evoluídas, senão mesmo as melhores motas de enduro que estão no mercado.
Por isso, cá para mim, as máquinas que resultarem desta fusão (Husaberg/Husqvarna) serão Husaberg´s, com o nome Husqvarna, e apenas isso... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
cienta crazy
Promoção
Promoção



Mensagens : 47
Data de inscrição : 11/06/2010

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 6:58 pm

Vou deixar de ver husaberg's paradas ao domingo à tarde no rio à vista... já era da praxe!!!
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_tmr
Promoção
Promoção
fabio_tmr


Mensagens : 83
Data de inscrição : 14/03/2011
Idade : 36
Localização : Tomar

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 7:52 pm

Já circulam imagens engraçadas na internet:

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  268980_10200948230337000_275256843_n
"Photoshoppata 2014 — com Joel Stafford."

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
HUSK308
Verde
Verde
HUSK308


Mensagens : 111
Data de inscrição : 30/03/2012

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySex maio 17, 2013 8:37 pm

Devem apostar nas motorizadas de cilindrada mais baixa com o motor #picullo# falta muito desenvolvimento ,digo eu !! e espero que os escape continue pelo lado esquerdo Twisted Evil king
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyTer maio 21, 2013 2:54 pm

E já há fotos das Husaberg 2014 que, coincidindo com o 25º aniversário da marca, são as últimas da história:

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Husaberg3502014

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Husabergfe3502014

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Husabergte1252014
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
HL
Verde
Verde
HL


Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 47
Localização : Évora-Reguengos-Monsaraz

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyTer maio 21, 2013 3:21 pm

Só para apimentar...

Estas são as ultimas berg´s ktm da história...

As últimas BERG... tinham um motor com 70º de inclinação!!

Mas são giras as maganas!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySáb Out 05, 2013 11:33 am

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Xeoo
E aqui está uma Husqvarna 2014:

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Pbx2
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
rui miguel
Promoção
Promoção
rui miguel


Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 46
Localização : penacova

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySáb Out 05, 2013 12:24 pm

aparencia top bem como equipamento, vamos aguardar o seu desempenho nas unhas certas, ja haverá dedos apontados a pilotos ?
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyDom Out 06, 2013 5:00 pm

Está previsto chegarem ao mercado em Novembro:

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  M9dc

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  8jfh

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  H8ik
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Fcs
Promoção
Promoção



Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/09/2009
Idade : 41
Localização : Viana do Castelo

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyDom Out 06, 2013 7:35 pm

Mais um dia triste para os amantes de motos TT, em poucos anos a KTM AG destrói duas marcas emblemáticas e históricas no mundo motorizado de duas rodas fora estrada.
É incrível como o poder económico, ou melhor a busca por ele, extermina motos de paixão (Husqvarna e Husaberg eram motos de paixão, feitas em competição, quem não se lembra do motor #inclinado# da husaberg que nasceu da ideia de um par de engenheiros, ou do motor #picollo# da Husqvarna que demorou anos a ser desenvolvido, e que por acaso foi um dos melhores da categoria?)

O que ontem foi apresentado não passa de um produto que a KTM tem em produção nas suas linhas de montagem, apenas introduziram uma nova decoração e um ou outro detalhe/melhoramento (como por exemplo sistema de bielas na susp. traseira) no fundo não passa de um produto que pode ser comprado com outro nome.
Como amante do fora de estrada fico triste que isto aconteça, cada vez mais a escolha resume-se a KTM, já que os construtores Nipónicos estão desinteressados do Enduro.

Para terminar, quem será o próximo a ser canibalizado pela KTM AG? GASGAS, SHERCO, BETA OU TM?
pensem nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
xeno
Nacional
Nacional
xeno


Mensagens : 430
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 46
Localização : marco de canaveses

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyDom Out 06, 2013 8:32 pm

Fcs escreveu:
Mais um dia triste para os amantes de motos TT, em poucos anos a KTM AG destrói duas marcas emblemáticas e históricas no mundo motorizado de duas rodas fora estrada.
É incrível como o poder económico, ou melhor a busca por ele, extermina motos de paixão (Husqvarna e Husaberg eram motos de paixão, feitas em competição, quem não se lembra do motor #inclinado# da  husaberg que nasceu da ideia de um par de engenheiros, ou do motor #picollo# da Husqvarna que demorou anos a ser desenvolvido, e que por acaso foi um dos melhores da categoria?)

O que ontem foi apresentado não passa de um produto que a KTM tem em produção nas suas linhas de montagem, apenas introduziram uma nova decoração e um ou outro detalhe/melhoramento (como por exemplo sistema de bielas na susp. traseira) no fundo não passa de um produto que pode ser comprado com outro nome.
Como amante do fora de estrada fico triste que isto aconteça, cada vez mais a escolha resume-se a KTM, já que os construtores Nipónicos estão desinteressados do Enduro.

Para terminar, quem será o próximo a ser canibalizado pela KTM AG? GASGAS, SHERCO, BETA OU TM?
pensem nisso.
Apesar de dura esta é a realidade...antes eram KTM's azuis e agora é o mesmo com a Huskvarna...eu tenho uma Yamaha Yz de origem com a qual pratico enduro e não se porta mal, aquilo com uns ajustes da marca seria uma grande máquina de enduro...entre outras japonesas
Ir para o topo Ir para baixo
XOXAIX
Verde
Verde
XOXAIX


Mensagens : 296
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 47
Localização : Viana

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyDom Out 06, 2013 10:12 pm

Isto são KTM's, como já o eram as últimas husaberg. É verdade que huskvarna já era, menos uma marca a competir com KTM, porque isto são KTM's.
Ir para o topo Ir para baixo
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptySeg Out 07, 2013 8:45 am

Sim, concordo com o que vocês estão a dizer e acho que a partir deste (2014), que é o último ano das Husaberg, e o primeiro das Husqvarna nas mãos da KTM, as Husqy vão ter crescimento.

No fundo, o que acontece é que as Husaberg desaparecem e passam a chamar-se Husqvarna (é o que se vê quando olhamos para estas Husqvarna 2014).

E este é o primeiro video, das Husqvarna 2014:

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
Jofico
WEC
WEC
Jofico


Mensagens : 4146
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 50
Localização : Esposende

husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  Empty
MensagemAssunto: Re: Fusão Husaberg e Husqvarna    husaberg - Fusão Husaberg e Husqvarna  EmptyQua Out 09, 2013 9:26 am

Mais um video:

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.enduroportugal-shop.blogspot.com/
 
Fusão Husaberg e Husqvarna
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Manual de reparação KTM, Husaberg, Husqvarna
» Husaberg
»  vor 503 vor 450r klx 650 husaberg fe 400
» HUSABERG 400 FE
» husaberg ktm ??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Temas :: Geral-
Ir para: