| Preparação das suspensões na MXT | |
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+12geobik andréferreira wrz HuskyBoy oskar85 benduro nuno_gsm hondaredrider nfreitas valmeiral nacnac R.Tavares 16 participantes |
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Autor | Mensagem |
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R.Tavares Promoção
Mensagens : 53 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 38 Localização : Mangualde
| Assunto: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 10:23 am | |
| Boas,
Tenho de fazer alguma coisa às suspensões da minha GasGas. Não consigo afiná-las de maneira nenhuma, nem percebo muito disso....
Estou na iminência de as mandar para a MXT, mas tou um bocado de pé atrás porque, ao fim ao cabo, as suspensões vão e vêm e nem sequer as testo.
Já alguém aqui do fórum mandou para lá as suspensões?
Eu sei que o Sr. Rui Assunção é um mestre, mas o facto de ser tudo +- às c€gas deixa-me algo apreensivo.... | |
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nacnac Admin
Mensagens : 3077 Data de inscrição : 17/07/2009 Idade : 45 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 11:44 am | |
| Eu preparei as minhas na LCmotos em Penafiel (Luís Correia) e o processo é o mesmo. É certo que a coisa é um pouco às cegas pois eles baseiam-se apenas no teu peso, nível de pilotagem e indicações que dês. No entanto, tens sempre a possibilidade de levar lá a mota e dp experimentá-la com as alterações e fazer-se uns acertos finais. Não sei qual é o teu nível, mas na minha opinião, para um piloto com nível médio de pilotagem podes confiar. Vais notar bem as diferenças principalmente se fizeres uma preparação do nível 2 e vais ficar satisfeito, quer seja na MXT quer seja na LCmotos | |
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nacnac Admin
Mensagens : 3077 Data de inscrição : 17/07/2009 Idade : 45 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 11:56 am | |
| Mas deixa-me que te diga que eu fiz a preparação nível 1 e já notei bem as diferenças.. Mas a minha mota é uma KTM de 2008 e aquela frente de origem... No entanto estou convencido que mais cedo ou mais tarde faço a de nível 2. Pensa bem no teu caso | |
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R.Tavares Promoção
Mensagens : 53 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 38 Localização : Mangualde
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 12:26 pm | |
| Pois, tenho de pensar bem..... A frente da minha GasGas não está muito má, agora a traseira..... ... já apanhei uns valentes sustos, em travagem então é uma coisa por demais, vai sempre a saltitar, e devia ir colada ao chão.... Mas quanto mais penso pior é, mais contas faço | |
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valmeiral Nacional
Mensagens : 465 Data de inscrição : 13/08/2009 Idade : 49 Localização : Serra da Boneca
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 2:10 pm | |
| Eu já preparei umas suspensões da gasgas na MXT e não gostei muito do resultado. Agora tenho RaceTech e gosto mais. Eu tenho marzochi na frente e ohlins na traseira. | |
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R.Tavares Promoção
Mensagens : 53 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 38 Localização : Mangualde
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 2:15 pm | |
| As minhas são ambas da Sachs.... Agora fiquei ainda mais indeciso.... | |
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nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 49 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 3:09 pm | |
| A mim parece-me que se trata mesmo de problemas de afinação. Podes ter 2 tipos de comportamento: 1- Durante a travagem num piso irregular a traseira vai aos saltos, com pancadas secas e que provocam desiquilibrio? Então o recuo está demasiado preso e a suspenção não é capaz de recuperar entre cada irregularidade e "não lê" o caminho. É necessário desapertar um pouco o parafuso de baixo, em incrementos de 2 em 2 clik's até que fique boa. 2- À entrada da curva na transição travagem/aceleração e durante a aceleração a traseira vai a bailar, com desequilibrio e a fugir repentinamente, então está com a compressão mole demais. Nesse caso aperta o parafuso de cima conforme descrito acima. Assim poderás fazer uma afinação grosseira e depois com calma ir procurando melhorias. Aconselho a procurar uma curva onde notes bem esses problemas e insistir sempre no mesmo sítio conforme vais mexendo na suspensão, de forma a poderes notar as diferenças de comportamento. Só um aparte: Eu nunca mandei preparar suspensões!!! | |
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hondaredrider WEC
Mensagens : 1699 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 47 Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 3:57 pm | |
| Bons conselhos caro Nfreitas ...
As generalidade das motas de TT já têm suspensões de corrida, como tal devem ser afinadas para o peso e depois tentar click a ckick afinar ao nosso gosto. Rui Tavares, Provavelmente estás a ficar louco com as suspensões porque já mexeste demais. O que te posso aconselhar é a leres o manual, pores tudo como vem de fábrica e a partir daí procurares as tuas afinações, como o Nfreitas diz sempre em pequenos incrementos ou recuos, de forma a não te perderes no que estás a fazer. Tens toda a vantagem em conhecer a suspensão da tua mota, pois uma suspensão nunca é boa para tudo, pois se está boa na pedra não pode estar boa na areia e por aí fora .... assim se conheceres bem a suspensão , quando trocares de terreno ou do seco para molhado por exemplo, já ficas a saber os clicks para a frente ou para trás que tens de dar. Agora como me disse uma vez o grande Gio"the legend"Sala, Facile dirse, pero dificile farse .... Faz com calma e cabeça para tentar perceber o que estas a fazer. | |
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nuno_gsm WEC
Mensagens : 1632 Data de inscrição : 11/09/2009 Idade : 43 Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 4:13 pm | |
| Por falar em clics, peso, etc etc eu tenho 1 crf 450r , meço 172 mais ou menos peso a volta dos 70 / 75kg , alguem sabe o nr de clics em baixo e em cima na suspensão da frente? Eu salvo erro tenho 11 em baixo e 11 em cima mais ou menos a meio pois tem 20 clics. Ela como esta serve para mim mas se conseguir melhorar melhor abraço | |
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nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 49 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 4:56 pm | |
| Amigo, não existem tabelas para se tirar valores... Tudo muda de marca para marca, de modelo para modelo... Mesmo dentro do mesmo modelo pode haver diferenças, basta o óleo ser mais ou menos viscoso, ter mais ou menos quantidade de óleo, etc... Por exemplo, eu gosto de baixar um pouco a frente às minhas motos (subir 2 ou 3mm as bainhas nas mesas) de forma a ter uma melhor inserção em curva... Basta mudar 1 ou 2mm na altura da frente para mudar bastante o comportamento da moto e ser necessário reajustar a afinação. Uma vez mais, o principal conselho é fazer como diz o hondaredrider, ler com calma o manual e perceber como as suspenções funcionam. Depois é fazer experiências, com pequenos incrementos e ir verificando o comportamento da moto. Por exemplo, decides mexer na frente. Escolhes a afinação da compressão e mudas 2 click's. Vais experimentar e verificas se melhorou ou piorou. Se melhorou então continuas nesse sentido até k piore. Se piorou, então mudas no sentido contrário e voltas a experimentar. Por isso é importante fazer uma pequena pista com meia dúzia de curvas e andar sempre ali às voltas até se chegar ao melhor compromisso. Assim poderás sempre sentir as variações. Se estiveres sempre a andar pra frente, nunca poderás fazer uma boa comparação. Agora aviso, É PRECISO MUITA PACIÊNCIA E CONCENTRAÇÃO. E há muita probabilidade de ficares com um nó na cabeça e teres de voltar a pôr tudo como estava antes. Por isso nunca esquecer de apontar tudo direitinho antes de mexer, ok?? | |
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R.Tavares Promoção
Mensagens : 53 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 38 Localização : Mangualde
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 5:14 pm | |
| Antes de gastar dinheiro acho que é isso que vou fazer.... pôr tudo no sítio e começar do princípio!
Uma coisa que eu sinto na GasGas é a aceleração em curva sem apoio.... Epá, desde que tenho a mota não me dá confiança nenhuma abrir gás a meio da curva, ou seja, quando a mota está ainda inclinada, tenho sempre a sensação de que a qualquer momento a roda de trás me vai passar ao lado... Mas concerteza que é afinação das suspensões.... | |
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nuno_gsm WEC
Mensagens : 1632 Data de inscrição : 11/09/2009 Idade : 43 Localização : MINHO >TERRA DOS INDIOS< *SEMPRE POR MAUS CAMINHOS*
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 5:58 pm | |
| - nfreitas escreveu:
- Amigo, não existem tabelas para se tirar valores... Tudo muda de marca para marca, de modelo para modelo... Mesmo dentro do mesmo modelo pode haver diferenças, basta o óleo ser mais ou menos viscoso, ter mais ou menos quantidade de óleo, etc...
Por exemplo, eu gosto de baixar um pouco a frente às minhas motos (subir 2 ou 3mm as bainhas nas mesas) de forma a ter uma melhor inserção em curva... Basta mudar 1 ou 2mm na altura da frente para mudar bastante o comportamento da moto e ser necessário reajustar a afinação.
Uma vez mais, o principal conselho é fazer como diz o hondaredrider, ler com calma o manual e perceber como as suspenções funcionam. Depois é fazer experiências, com pequenos incrementos e ir verificando o comportamento da moto.
Por exemplo, decides mexer na frente. Escolhes a afinação da compressão e mudas 2 click's. Vais experimentar e verificas se melhorou ou piorou. Se melhorou então continuas nesse sentido até k piore. Se piorou, então mudas no sentido contrário e voltas a experimentar. Por isso é importante fazer uma pequena pista com meia dúzia de curvas e andar sempre ali às voltas até se chegar ao melhor compromisso. Assim poderás sempre sentir as variações. Se estiveres sempre a andar pra frente, nunca poderás fazer uma boa comparação.
Agora aviso, É PRECISO MUITA PACIÊNCIA E CONCENTRAÇÃO. E há muita probabilidade de ficares com um nó na cabeça e teres de voltar a pôr tudo como estava antes. Por isso nunca esquecer de apontar tudo direitinho antes de mexer, ok?? OBG pelas sabias dicas | |
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benduro WEC
Mensagens : 950 Data de inscrição : 27/07/2009 Idade : 45 Localização : braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 6:12 pm | |
| outro teste que fazem é o dos cm a que tem de estar as suspençoes contigo em cima da mota e fora dela,
é um pequeno teste que tem valores mais ou menos certos, de certeza que algum dos pilotos aqui do forum ja o fez, mas isso nao é
bem afinaçao de suspençoes é mais o equilibrio das duas que tambem é muito importante.
ter uma suspnçao afinada e outra nao de nada vale.
fazer uma revisao as suspençoes no mecanico de sempre tambem nao é mau, mudar o oleo e verificar se esta tudo bem. | |
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hondaredrider WEC
Mensagens : 1699 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 47 Localização : Zona Oeste - Terra de Cowboys e Coboiadas !
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 6:14 pm | |
| têm aqui algumas dicas que podem tomar como exemplo sobre sintoma vs correcção retiradas do manual da CRF450 de 2004
http://www.4shared.com/file/160343729/2af50af7/suspension.html | |
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nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 49 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Nov 26, 2009 6:23 pm | |
| Rui Tavares, pelo que dizes é mesmo a compressão demasiado mole. Numa dessas curvas que não te dá confiança, passa 2 vezes com a moto como tá. A seguir, aperta logo 4 click's no parafuso de cima da suspensão traseira e volta a fazer a curva. De certeza que vais notar a diferença. A partir daí vais melhorando aos bocados. Agora atenção a uma coisa, esse efeito também pode ser provocado pelo recuo também estar demasiado solto. Quando travas em descidas com lombas não tens a sensação da traseira te atirar pra cima do guiador? Ou teres a sensação que a traseira vai ali aos saltos? Se sentires isso é porque também terás que apertar um pouco o recuo (parafuso de baixo). Eu na KTM, por causa do PDS que dá essa sensação, uso o recuo sempre muito apertado o que depois me penalisa nas trialeiras, mas prefiro assim e poder fazer as descidas a top, de manga arregaçada | |
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oskar85 Verde
Mensagens : 100 Data de inscrição : 08/10/2009 Idade : 38 Localização : Oliv. Frades - Viseu
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Sáb Nov 28, 2009 9:40 pm | |
| - nfreitas escreveu:
- Amigo, não existem tabelas para se tirar valores... Tudo muda de marca para marca, de modelo para modelo... Mesmo dentro do mesmo modelo pode haver diferenças, basta o óleo ser mais ou menos viscoso, ter mais ou menos quantidade de óleo, etc...
Por exemplo, eu gosto de baixar um pouco a frente às minhas motos (subir 2 ou 3mm as bainhas nas mesas) de forma a ter uma melhor inserção em curva... Basta mudar 1 ou 2mm na altura da frente para mudar bastante o comportamento da moto e ser necessário reajustar a afinação.
Uma vez mais, o principal conselho é fazer como diz o hondaredrider, ler com calma o manual e perceber como as suspenções funcionam. Depois é fazer experiências, com pequenos incrementos e ir verificando o comportamento da moto.
Por exemplo, decides mexer na frente. Escolhes a afinação da compressão e mudas 2 click's. Vais experimentar e verificas se melhorou ou piorou. Se melhorou então continuas nesse sentido até k piore. Se piorou, então mudas no sentido contrário e voltas a experimentar. Por isso é importante fazer uma pequena pista com meia dúzia de curvas e andar sempre ali às voltas até se chegar ao melhor compromisso. Assim poderás sempre sentir as variações. Se estiveres sempre a andar pra frente, nunca poderás fazer uma boa comparação.
Agora aviso, É PRECISO MUITA PACIÊNCIA E CONCENTRAÇÃO. E há muita probabilidade de ficares com um nó na cabeça e teres de voltar a pôr tudo como estava antes. Por isso nunca esquecer de apontar tudo direitinho antes de mexer, ok?? Peço desculpa em utilizar este topico, mas para não abrir outro e já que o assunto é relacionado... A minha suspensão só tem afinação de pré-carga e até já sei afinar o SAG (tenho +- 100 mm de SAG atrás)... Sinto a frente da mota pesada e tenho as bainhas um pouco subidas nas mesas (ficaram assim quando alterei a mota de SM para Enduro). Será que se colocar as bainhas na posição original vou sentir muita diferença? A mota não deve fugir de frente, já que a mota não tem muita potência e também não é das mais leves... Qual o SAG traseiro indicado para a dureza tendo em conta que o amortecedor tem 300mm de curso? Cpmts oskar | |
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nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 49 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Seg Nov 30, 2009 9:04 am | |
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HuskyBoy Elite
Mensagens : 521 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 37 Localização : Santarém
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Jan 14, 2010 7:21 pm | |
| estou com umas duvidas no fundo para que serve a compressão ou a ostensão (recuo) alguém me sabe explicar individualmente o que cada um faz numa suspensão por ex. | |
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wrz Verde
Mensagens : 208 Data de inscrição : 13/01/2010 Localização : nuorte
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Qui Jan 14, 2010 7:39 pm | |
| bem...
existe a mola.. e a parte hidraulica
a mola faz o trabalho e a parte hidraulica condiciona a mola para que o movimento nao seja demasiado rapido.
a compresao faz com que, num salto por exemplo, a mola nao esgote logo e haja progressividade na compressao da mesma, quanto mais apertares a compressao maior e o efeito do hidraulico para este movimento.
a extensao ]e o inverso, depois de um salto a mola sozinha tenderia a extender/se rapidamente e ao apertares a extensao tas a limitar a rapidez do retorno da mola a posi;ao inicial. sem ela davas cada pinote.... com mt a suspensao mantem/se em baixo e ja nao ]e capaz de trabalhar p outro salto logo a seguir
num minuto ]e basicamente isto | |
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HuskyBoy Elite
Mensagens : 521 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 37 Localização : Santarém
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Sex Jan 15, 2010 1:17 am | |
| e num minuto fiquei a perceber agora só falta por isso em pratica | |
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andréferreira Elite
Mensagens : 754 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 54 Localização : Porto
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nfreitas WEC
Mensagens : 821 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 49 Localização : Braga
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Sex Jan 15, 2010 11:38 am | |
| Eu costumo dizer de uma forma mt pouco rigorosa que a compressão dá-nos a estabilidade e a extensão dá-nos o conforto. Quanto mais dura a compressão mais estável é a moto em rectas e curvas, pois a moto fica muito presa. Mas isso funciona muito bem em pisos lisos ou pistas de MX, no entanto em pisos irregulares levámos com as pancadas todas e logo se vai a estabilidade. Se pensarmos nos Karts ou carros de velocidade em asfalto, piso perfeitamente liso, vemos que quase não têm suspensão, porque o objectivo é estabilidade. Quanto mais solta a extensão, mais macia se torna a suspensão e a mota passa pelas pedras sem as notarmos, no entanto queremos entrar numa curva e parece que vamo de baloiço e não conseguimos fazer uma curva em condições. Por norma costumo começar por afinar as compressões até conseguir curvar e acelerar como quero, conseguir ser rápido. Depois de ser rápido vou tentando soltar os recuos até atingir o máximo de conforto sem perder a rapidez Admito que normalmento fico com as suspensões um pouco duras porque prefiro manter a rapidez. Por isso as minhas más prestações em provas Extreme, pois necessitaria de suspensões mais moles. Por outro lado acho que nas resistências e enduros já consigo melhores resultados Mas alguém que não faça corridas pode sempre soltar mais a moto e previligiar o conforto. Acho que esta é uma abordagem menos técnica e mais simplicista, que poderá funcionar para alguns de vós. Espero ter ajudado | |
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HuskyBoy Elite
Mensagens : 521 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 37 Localização : Santarém
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Sex Jan 15, 2010 7:21 pm | |
| o problema que eu tinha era e extensão muito apertada e a suspensão estava tipo atrofiada quando existia muitas irregularidades .
na traseira da-me a sensação da mola estar muito branda naquelas situações mais bruscas | |
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R.Tavares Promoção
Mensagens : 53 Data de inscrição : 18/08/2009 Idade : 38 Localização : Mangualde
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andréferreira Elite
Mensagens : 754 Data de inscrição : 06/08/2009 Idade : 54 Localização : Porto
| Assunto: Re: Preparação das suspensões na MXT Seg Jan 18, 2010 11:03 am | |
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É de 2009... 250 Racing![/quote]
Ganda máquina...
Já andas-te bastante na moto?? | |
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