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 cilindrada perfeita

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MensagemAssunto: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Ago 07, 2009 2:01 am

Ora viva criei este tópico para darem a vossa opinião acerca da cilindrada mais adequada ao piloto amador ou pondo por claces
( E1; E2; e E3) tentando debater um bocado de tudo.
Para mim penso que a classe mais acertada será a E1 ( 125 2T ou 250 4T) visto serem motas mais amigas, divertidas e menos cansativas, no meu caso vou para as 4t


Cump. e comentaem
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Ago 07, 2009 9:33 am

Sim, esta é uma questão interessante!

Na minha opinião, o piloto jovem amador, deve andar de 125 cc 2T: máquina que, para andar bem (elas andam: é preciso é saber puxar por elas) exige muita agressividade; são motos leves e com custo de aquisição e de manutenção relativamente baixo.
Depois, eu acho que, quem anda bem de 125 cc 2T, é capaz de se adaptar com facilidade a qualquer outra cilindrada, ou seja, as 125 cc são a melhor escola.

Mas é claro que, este piloto, se quiser deixar de ser um puro amador deverá comprar uma 250 cc 4T, pois estas são mais rápidas.
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Ago 07, 2009 10:50 am

Boas.

Na minha opinião, e como em tudo na vida, devemos começar pelo principio... seja 125cc ou entao uma xr, Dr...etc.
Acho que nem sempre a questão da cilindrada é o mais importante, mais o comportamento da bixa. Ou seja, uma xr ou uma dr, klx são motas bem mais "amigaveis" do que uma 125 de competição (seja Mx ou enduro), pois falando da minha experiência pessoal (comecei com uma Yz125) foi muito duro começar logo com uma mota que so tinha ON/OFF... Laughing Cool .
Depois passei pra uma 400exc e foi como passar de burro pra cavalo, era tudo muito mais facil..
Se tivesse muitos euros na conta provavelmente teria uma 250 4T (e ja tive) mas o problema são as despesas que elas dão se forem bem puxadas...pra mim não dá!!!
De momento tenho uma 250 2T e acho que tão cedo não quero ouvir falar de outra coisa, seja pela manutenção (quase nada), ou seja pela pica que dá conduzir uma 2T. Uma 2504T é muito mais facil de levar ..ok.....mas uma a 2T dá o dobro da pica (pelo menos pra mim) e quando bem explorada faz tudo e mais algumas coisas que fazm as 4T. No entanto são opções e nao vale a pena entrar naquele velho "esquema" da minha é maior que a tua... Laughing Laughing

O mais importante é ter mota , nem que seja uma dtLC "kitada" pra curtir umas bouças ao fim de semana.... Wink

Abraço


Última edição por pax1980 em Sáb Ago 08, 2009 2:42 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Ago 07, 2009 1:23 pm

Cilindrada perfeita...

Na minha opinião, actualmente, as motas mais eficazes são as 250 4t, sem dúvida. São motas muito fáceis de conduzir por isso quer seja um piloto sem qualquer experiência, quer seja um piloto profissional, fica muito bem servido com esta motorização.

No entanto, existem dois factores que podem mudar a escolha. Um é o gosto em termos de condução, o outro é a manutenção da mota.

Começando pelo primeiro, para muitos incluindo eu, não há nada como um motor 2t para curtir. E o meu objectivo ao andar de mota é exclusivamente esse, curtir.
Se assim for, a mota ideal será outra, uma 125 no caso de um piloto amador novo ou uma de maior cilindrada, no caso de um piloto com mais alguma idade. Eu tenho uma ktm 125 e já estou em idade de passar para uma mota de cilindrada superior, mas não o faço pq sou doente por 125s... Razz

Depois temos a questão da manutenção. Apesar das 4t estarem cada vez mais fiáveis, é um facto que quando precisamos de lhes mexer no motor é um "ai jesus", comparando com as 2t.
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySáb Ago 08, 2009 2:23 am

Bem pelo que me apercebo as 2T é que mandão por aqui.
Mas não fugindo ao tópico é verdade que as 125 2T e 250 4T são mais amigas e tal mas também têm limitações como foi dito a manutenção deve de ser a principal mas tem outras como a necessidade de estar a jogar com caixa muitas vezes uma penalizante, menos baixas e a sua fragilidade quando postas em alcatrão.
mas

Então e se as motas de motorizações mais baixas são as mais indicadas porque é que as motas de cilindradas maiores é que têm mais venda será uma questão moda , manutenção menos apertada ou é só homens de barba rija por ai?
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySáb Ago 08, 2009 1:39 pm

HuskyBoy escreveu:


Então e se as motas de motorizações mais baixas são as mais indicadas porque é que as motas de cilindradas maiores é que têm mais venda será uma questão moda , manutenção menos apertada ou é só homens de barba rija por ai?


Acho que é sobretudo uma questão de gosto...e depois depende muito do tipo de terreno que tens pra andar!! Uma 250F ou uma 125 de certeza que não é mota indicada pra andar nas planicies alentejanas Exclamation Da mesma forma que uma 530 não será a mota mais indicada pra andar nas serras do norte!!

Mas o mais importante é mesmo o gosto que se tem pela marca e pela cilindrada. Se é pra competir num campeonato (TT,CNE,Xtreme) tem de ser uma escolha consciente e com o objectivo de melhorar as performances do piloto... mas se o objectivo é curtir (90% das motas em portugal) aí já é mesmo pela vontade de freguês... Laughing Laughing

Acho que cada uma tem um objectivo especifico mas no entanto todas elas têm um objectivo geral...CURTIR... Laughing Laughing

Abraço
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyDom Ago 09, 2009 3:17 am

Boas

Pax é verdade tudo o que disseste mas a realidade já não é assim a maior parte do pessoal compra motas á toa só para dizer que a minha é melhor que a do outro e não tiram todo o potencial da mota e por vezes põem em risco a sua segurança e as dos outros .


Mas os pensamentos já estão a mudar tanto dos construtores como do pessoal que dá uso as motas agora já se está a adoptar pelas cilindradas médias como as 200 2T e as 300 4T uma mais valia acho eu para a segurança

Cump.
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySeg Ago 10, 2009 5:30 pm

Eu comecei com uma KDX200 e continuo a achar que se trata do modelo ideal para os inicios. É bem mais leve que uma 250 e tem baixas suficientes para ter uma condução mais calma. A partir daí há muitos factores, tal com disse o Paxx.

A escolha vai depender da utilização que se pretende dar, do tipo de terreno e do fisico do piloto. Depois há o factor gosto, pois muita gente prefere uma moto brava e que faça barulho a andar bem de moto. Esses querem é dar nas vistas, mas são assim, nada a fazer.

A escolha entre 2T e 4T também depende do gosto. Eu sempre preferi as 4T pois prefiro uma condução mais regular e constante. Se calhar é um pouco como a minha forma de estar em cima da moto. E porque quero ser rápido e eficiente durante muito tempo e a 250F é que me permite ter isso tudo.

Mas para um piloto mais nervoso e que queira muita adrenalina, então as 2T são o ideal, principalmente a 125...

No fundo é uma questão de gosto.
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySeg Ago 10, 2009 7:44 pm

HuskyBoy disse: "Então e se as motas de motorizações mais baixas são as mais indicadas porque é que as motas de cilindradas maiores é que têm mais venda será uma questão moda , manutenção menos apertada ou é só homens de barba rija por ai?"

Sim, é verdade que as máquinas de cilindrada superior (450 4T) são as que se vendem mais.
Mas também é verdade que, a maior parte do pessoal não tira partido de tanta potência, só que é fixe chegar ao café e poder dizer que se vai "crossar" com uma 450...

Enfim, é tudo uma questão de modas...
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyQua Ago 12, 2009 11:54 pm

Bem, já foi muita coisa aqui dita, já tive XR400, YZ426F, KTM 400EXC e actualmente tenho KTM525EXC, de realçar que não sou nenhum bruta montes, antes pelo contrário, meço 1.70 e peso 65 kg, o que realmente interessa é que a gente goste daquilo que "monta" Laughing , as motas que tenho tido, sempre foram compradas em 2ª mão, e no meu caso particular sempre foram negócios de ocasião.

Mas realço que prefiro uma moto com motor a mais do que a menos, pois elas só andam o que a gente quer, e esta ultima que possuo (525) enche-me as medidas, pois tem umas baixas incrivelmente fortes e umas altas que ... nem vale a pena mancionar, aquilo anda que se farta, mas eu dou bem conta do recado, acho que a ideia de que aquilo é só para homens de barba rija está um bocado "catalogada", agora também é certo que ao sentarmo-nos num bicho destes temos de ter noção que aquilo não é nunhuma 125, e uma coisa que realmente me mudou a mota, foi um amortecedor de direcção, pois desde que o coloquei cnsigo tirar ainda mais partido da mota.

Outro ponto, quando tinha a minha XR estava constantemente a cair, pois andava sempre com aquele motor no limite, e esse tipo de conduçÕ não se apluca aos meus gostos de pilotagem, pois prefiro o binário, a rotação, e é esquesito quando vou andar com alguem que conduz as 2504T, é que eles andam sempre com a traseira a rabear e o motor a berrar, e vou praticamente a passera atras deles com o motor quanse ao rolantim.

Mas como em tudo na vida acho que temos de encontrar a cilindrada que nos enche mais as medidas, e eu já encontri a minha 525, mai nada, tão cendo não troco de mota, nem pensar nisso, adoro a minha máquina.

Abraços
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MensagemAssunto: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyQua Fev 17, 2010 11:14 pm

Eu ja ando de mota des dos meus 6 anos mas só agora é que consegui arranjar uma..
tenho uma RM 125 e posso dizer que me vi a rasca nos primeiros tempos devido a "falta" de baixas.. por vezes até tinha que levar a WR450 do meu padrinho dirt
pra mim a melhor coisa é começar com uma "cabra" destas porque quem sabe andar em motas a 2t que são muito fracas nas baixas tambem sabe andar em 4t Very Happy
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyQui Fev 18, 2010 7:23 pm

Boas Husky,

Na minha opinião....já tive 2 tempos e 4 tempos.... As motos que me deixam saudades são uma EXC 250 2 Tempos e maravilhosa EXC 400!!!

Moto para corridas e passeios de fim de semana....aconselho-te por exemplo a KTM EXC 400...se alguém aqui do forum...sabe do que estou a falar!

esta é a minha opinião....
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Fev 19, 2010 11:45 am

É apenas e só o modelo mais equilibrado que há Wink
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Fev 19, 2010 12:33 pm

Pois é Freitas...principalmente se já estamos fora da idade de "teenager"....e gostamos de suavidade com resultados!
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Fev 19, 2010 2:22 pm

É isso mesmo Wink quando pego numa 450 é só adrenalina mas dura quanto? 15, 30 minutos? Na 250 aguento bem uma tarde inteira mas falta aquele "pontapé na costas"... A 400 tem de tudo um pouco e é por isso que tou ansioso que venham as 350 Laughing
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MensagemAssunto: Fernando Dias   cilindrada perfeita EmptySáb Fev 20, 2010 1:57 am

Boas.
Nuno Freitas tb começas te com uma KDX 200? Que espetáculo de mota.

Eu comecei a andar com uma, é o melhor que existe para começar, baixas fantásticas anda que chegue e parece um sofa. Smile

De momento tenho uma YFZ 205 e só trocava por um modelo mais recente visto que a minha é de 2004.
Só o facto de não ter que fazer mistura cada x k ando ja vale a pena largar as 2 tempos, nem que seja por uns tempos.

Mas deixo uma palavra para o gozo que se tira na condução de uma mota a 2T.
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySáb Fev 20, 2010 12:39 pm

Boas,


Gostei muito de andar recentemente de Husaberg 390 mas tal como a KTM 400 têm um grande contra que é o peso.

Dão para explorar mais do que uma 450 mas pesam exctamente o mesmo do que estas e é isso que nos faz cansar.

Já andaste na mota do Vitor Nuno? Eu andei quando tinha a YZ 250 F e aquilo puxava mesmo muito....agora que tenho uma 250 2 Tempos andei umas horas na mota dele no outro dia (ele não conseguia largar a minha bicicleta lol) e já achei muito equivalente a nível de potência.

Apesar de ser uma mota excelente o peso está lá e é isso que nos cansa, ainda para mais nas romanas de caminha sempre nas cacetadas Cool

Tal como o Vitor me disse e bem, para competir com uma 450 têm de se estar numa forma fisica implacável para a poder explorar bem.

Como todos sabem e basta olhar para os resultados de qualquer campeonato nacional de enduro ou mundial as 250 4T fazem tempos similares e muitas vezes ganham à geral por isso é mesmo uma questão de preferência Cool

Falaram na KDX 200...é mesmo uma grande mota, recordo-me de andar a primeira vez numa e ter ficado apaixonado por aquilo, excelente mota!!!

Fernando isso da mistura não é desculpa, qualquer pessoa anda com uma sacoche e não custa nada perder 30 segundos a fazer a mistura.... Twisted Evil

Mas tens razão, as 2T dão mesmo um gozo especial.

Eu tive 10 anos sem andar de mota e comprei uma WR 450 seguido de duas YZ 250 F e agora voltei para as 2T, identifico-me mais com um motor a 2T e não podia estar mais contente.

Podem ser teoricamente menos eficazes do que uma 4T mas isso tambem depende de quem as está a conduzir porque basta ver o que faz quem conduz bem uma 2T..
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySáb Fev 20, 2010 7:29 pm

Citação :
Podem ser teoricamente menos eficazes do que uma 4T mas isso tambem depende de quem as está a conduzir porque basta ver o que faz quem conduz bem uma 2T..

Para mim, é uma verdade inegável que, quem conduz bem uma 2T, proporciona mais espectáculo, para quem assiste: aquele som (principalmente se for a alta rotação de uma 125) de motor endiabrado; e a instabilidade da mota (sim, porque não tem a tracção de uma 4T e, por vezes, anda bem "atravessada")... - Mas é lindo dirt
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySeg Fev 22, 2010 11:26 am

Sim, pode-se dizer que comecei com a KDX200, pois a 50 não conta Smile Foi uma excelente escola, é a mota indicada para os iniciados, que não saberão tirar partido de uma 125 nem terão experiência (unhas) para uma 250, falando nas 2T.

E falando em 2T, embora eu as tenha abandonado muito cedo continuo a achar que são uma excelente escola e que após uns anos nas 2T é que se consegue tirar um bom partido das 4T.

Car12, por acaso nunca andei na 450 do Vitor e acredito que as 390 ainda tenham o peso da 450, pois na verdade trata-se do mesmo quadro e motor, apenas há redução nas dimensões da câmara de combustão. No entanto acredito que as novas 350 sejam ao contrário, uma 250 "engordada", ou seja, deverão manter a leveza de uma 250 com toda a força de um motor 350. Tal com já referi, estou ansioso.... Laughing

Jofico, essa teoria do atravessado não me convence muito, acho que qualquer uma anda atravessada, depende da condução Wink Ontem em V. Boa de Quires andava tudo bem atravessado na zona da erva Twisted Evil Twisted Evil

Agora o som de um 2T é sempre agradável de ouvir Wink
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySeg Fev 22, 2010 1:57 pm

Acho que quando sairem as novas 350 vamos ter umas motas muito interessantes pois ficam com quase a totalidade da potência aproveitada pela maioria dos mortais e com um peso ultra-light. Acho que vão ser motas fantásticas para o Enduro nomeadamente na classe Nacional.

A 390 da Hsb tem um motor fantástico e se bem que o peso não se nota muito em andamento ele está lá e nas zonas mais técnicas é um ponto negativo em relação ás motos com motores 250.

O que importa é ter dinheiro para gastar porque escolhas à muitas e boas sejam elas a 2 ou a 4 tempos.
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyTer maio 25, 2010 10:55 pm

Boas, na minha opinião se é alguem que já tem noção da embraiagem, do acelerador e da caixa, resumindo se é alguem que já sabe andar de

mota, penso que deve comprar uma KTM200 exc, na minha opinião não há melhor mota pra passear, além de ser uma 125 com um motor 200

equiparado a uma 250, devido ao peso potência, tem umas baixa fantásticas, é uma mota muito redonda.

As suspensões são super suaves e a travagem macia, mas bastante eficaz em pedra.

Comparando com um 125 torna-se menos exaustiva devido ao facto de ter de andar sempre em altas, numa trialeira, é só "queimar" embraiagem.

A manutenção comparada com uma 4t é uma pechincha, como qualquer mota 2t, requer mais atenção á mistura.

A meu ver é a melhor compra, aliás tenho uma e para caminhos estreitos, trialeiras e pequenos circuitos da um prazer e segurança fora do vulgar,

pois esta debita uma potencia nem demais nem de menos, o suficiente para uma boa saída de curva de roda no ar Smile

Abçs pessoal

E boa compra.....
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySeg Mar 09, 2015 6:31 pm

nfreitas escreveu:
e é por isso que tou ansioso que venham as 350  Laughing
Pois estavas nfreitas (há 5 anos atrás), e agora estás-te a dar muito bem com a tua  dirt - Parabéns pela vitória, ontem no Enduro de Castelo Branco cheers

E sobre as 350 (acho uma óptima cilindrada), recomendo a leitura da Motojornal desta semana (vão perceber porque é que é com esta cilindrada que o Cairoli costuma bater todas as 450, em MX1):

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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptySex Dez 30, 2016 1:22 pm

Sendo que, para hard enduro, as 300 2T são as rainhas queen - Video: KTM 300 EXC vs Husqvarna TE 300 2017

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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyDom Out 29, 2023 2:52 pm

Boas sou novo aqui no fórum, eu já desde bem pequeno que ando de mota no campo Alentejano.
Pretendo adquirir uma mota nova, tive blaster200, cr125 2T de 1992.
Quero uma mota para ir dar uns passeios pelos terrenos alentejanos para possivelmente fazer uma prova do campeonato nacional de Todo-o-Terreno na classe hobby.
125 2T ou 250 4T ??
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MensagemAssunto: Re: cilindrada perfeita   cilindrada perfeita EmptyDom Out 29, 2023 3:14 pm

Ou então uma Quad 450cc…??
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