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 Amansar CR 250 de 2001

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MensagemAssunto: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySeg Jun 21, 2010 4:17 pm

Estive a ler com atenção o Tópico sobre "Endurizar" uma YZF 450, e estava a pensar fazer algo semelhante na CR

Eu na minha CR 250 de 2001 já não pedia tanto, já só queria amansa-la um pouco, pra que fique mais fácil de dosear o acelerador

Há pouco tempo tive outra CR 250 mas de 1996, que está nas fotos dete Link:

https://2img.net/r/ihimizer/g/img132oz.jpg/

Mas como não era matriculada, vendi-a e comprei uma de 2001 com matricula


Algumas das coisas que aparecem nas fotos passei prá nova antes de vender: Pneus, Luzes, Espelho, Proteções de mãos, etc.

Na de 2001 já lhe pus as suspensões mais macias, (até pq o antigo dono era bem mais pesado que eu), pus as fitas de nylon para a puxar qd preciso, pus as luzes, espelho, fiz seguro, etc

só que a de 1996 era mto mais "domesticada", esta esgota a 5ª em menos que nada

A transmissão que tem é: 13 / 50

Comprei um pinhão de 14 dentes pra lhe montar


O que pergunto é o posso fazer, além disso, para a por mais "mansinha", e tb mais vocacionada pra Enduro

Mas têm de ser coisas simples, que não posso agora gastar mto dinheiro


Estava a pensar num vaso de expansão, pró radiador, pq circulamos mtas vezes a baixa velocidade, e as motas aquecem

Estou a ver no Manual da minha WR 450, as ligações do vaso de expansão: um tubo liga à tampa do radiador e à parte inferior do vaso.

Da parte superior do vaso parte um tubo apenas de respiro.

Acham que posso montar uma coisas destas na CR ?
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 12:27 pm

Boas ... Vieste bater á porta certa .... Very Happy
Há 10 anos que estas duas amigas partilham juntas os trilhos da zona oeste !!!

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Como deves calcular já está muito trabalhinho para acertar a suspensão, que é uma a dor de cabeça para fazer Enduro, no caso da minha a de 96 ainda tem frente kayaba foi fácil e está perfeita ... mama tudo em segurança... a showa da de 2001 valha me Deus ... ainda hoje andamos as aranhas ...

Esquece o vaso de expansão .... a Cr será sempre uma mota de MX, nem as CRE tinham, como tal pouco podes fazer, mas nestas 2 da imagem acima o que está feito ... pelo mestre das Cr´s (Esgravulha Pai) é o seguinte:

Transmissão 14/48 - vai te resolver o problema da 5ª
Kit Luz da CRE (da HM) vai alongar as mudanças ... especialmente no fim da mudança ou seja em vez de "vomitar" logo tudo o motor fica mais redondo.

E a "manha" da valvula de escape, que não sei como é feita mas que é o que transforma o motor, ou seja a valvula de escape é atrasada, e como cavalos é o que não faltam a esse motor, nas trialeiras em vez de ir a querer abrir a valvula de escape, esta vai fechada e o binario junto com mais peso do kit de luz faz com que o motor te leve em baixas até ao cimo do monte ...
de resto pouco mais vais conseguir endurizar a tua Cr.

eu gosto de motas bravas e já me habituei a velhinha como tal é a minha mota de enduro desde 2000 ... e não a troco por nada.
Se pudesse comprava uma gasgas 300 ou uma tm 300 pois a minha vida não me permite sustentar motas a 4 tempos ....
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 2:36 pm

meter uma segunda junta na culassa ( ou uma mais grossa ) pra fazer baixar a taxa de compressão fazia-se nas YZ...

mas o rotor e afinar a válvula pra abrir mais tarde pode ser a solução.
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 3:37 pm

obrigado, era mm isso que eu queria saber !

o tal kit de luz, (é o mm que rotor ?), vai criar mais inércia no motor, é isso ?

ou seja, a subida de potência vai ficar mais controlada

ora bem, onde é que isso se vende, como se pede ?

é que matava 2 coelhos cuma cajadada: ficava com a mota mais doseável e com luz


E tenho que ver como se regula a válvula de escape


Eu qd comprei a CR 250 de 96, logo no 1º dia não a queria levar, queria ir na WR

pq estava a chover, e iamos andar para pedra

mas os meus amigos "obrigaram-me" a levar a CR

foi uma enorme surpresa: subidas de seixos redondos, molhados, lama, areia, charcos e riachos, passou tudo, subiu tudo !

vim depois a saber que tinha a válvula de escape com tt carvão que nem abria...

se calhar era por isso k tava tão fácil de controlar !


Esta CR de 2001 é um bicho selvagem, tenho de a amansar...


Já agora, e pq o amigo hondarider tocou no assunto, uma 4t não tem de ser um sorvedouro de €

a minha WR 450 muda de óleo cada 1.000Km (é só 1L), e de filtro cada 2 mudas.

e cada x que muda de filtro, o mecânico tira o depósito e a tampa das válvulas e afina: são + 20€

só uma vez é que teve de levar uma coisa chamada "pastilha" acho, que tb foi baratissima

já deu pra ver que eu tou impressionado com a WR, né ?

mas acreditem, é uma máquina espantosa, e em termos de fiabilidade, é um prodígio !

tenho-a há cerca de ano e meio e tem passado cada aventura...

um companheiro habitual de passeios, que tem uma ktm 300 2t, nesse tempo, já teve de por segmentos, piston, pelo menos 2 x retentores na forquilha, rolamentos nas rodas, e sei lá + o quê...
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 3:51 pm

As motas a 2 tempos kuando embirram ou ganham o vicio do mecanico sao meninas para nos levaram os bolsos, as calcas e o cu Amansar CR 250 de 2001 Icon_eek
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 6:07 pm

acabei de montar o pinhão de 14 dentes
depois de o montar apenas dei um volta ao quarteirão, mas já deu pra ver que faz diferença !

agora era uma cremalheira 48, certo ?

no Endurosales estive a ver e só há cremalheiras de aluminio

mas tb já ouvi falar em cremalheiras de aço

quais as indicadas ?


Agora tenho que ver isso do kit de luzes (ou rotor?)

(eu luzes pus, não tão é ligadas a nada...)

não consegui descobrir isso, dizem-me um link ?

pus "Kit Luz HM" no Google mas não deu em nada...
o unico link relacionada é precisamente deste Forum...

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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 10:50 pm

Mete uma carmalheira de aluminio com uma corrente de orings quanto á junta naõ é na colaça mas sim duas no cilindro ,na valvula de escape terás de colocar uma mola mais forte ou uma anilha a fazer mais força á mola da valvula E GAZ TÒNIC sem medo
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyTer Jun 22, 2010 11:26 pm

este homem sabe do que fala, segue os conselhos do luis que te safas...
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQua Jun 23, 2010 1:03 am

Estou a prestar o máximo de atenção ao que me dizem !

A questão da válvula de escape tenho que falar com o meu mecânico, pq já ultrapassa o tipo de manutenção que está ao meu alcance

Eu pensava que a abertura da válvula podia ser simplesmente regulada por um parafuso
Não há motos em que é assim ?


Mas digam-me como e onde procurar o tal kit de luzes que tb permite "acalmar" o motor

tenho várias paginas de acessórios abertas, mas não encontro isso

Estive tb a ler alguns tópicos no Thumpertalk em que falam dum peso pró "flywheel", é isso ?


E fiz umas fotos com o TM à CR 250 de 2001

estão neste Link:
https://2img.net/r/ihimizer/g/img212d.jpg/

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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQua Jun 23, 2010 6:44 pm

Os kit que te falo era o kit que vinha montado na CRE 250, não sei onde se vendia, mas quem o fabricava eram estes senhores,

http://www.hmmoto.it/ita/default.asp

Não sei quanto custa o meu foi me gentilmente oferecido Very Happy

mas és de onde ? se fores de região de lisboa aconselho-te a ie ter com o António Oliveira que ele enduriza te a CR num piscar de olhos Wink
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQua Jun 23, 2010 9:22 pm

Sou de Leiria

tenho que saber onde arranjar isso, e pedir ao meu mecanico pra o montar

Fui à pagina que referes, mas não aparentam ter material avulso para venda

provavelmente só vendem motos já preparadas

Mas certamente que tem de haver esses kits de luz pra venda

se não for dessa marca será de outra


Alguma da preparação vou fazendo eu tb

parte do meu entertem do Enduro é preparar as motas

p.ex. quero fazer uma proteção de carter, e de radiadores


E tb queria por um por descanso lateral

é que um dia destes, pra ajudar um amigo enrascado, tive de deitar a mota no chão, e com a pressa, esqueci fechar a torneira da gasolina...
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQui Jun 24, 2010 8:21 am

Bernstein

o que tu precisas é disto:

http://www.electrexworld.co.uk/st1215l-lighting-and-ignition-stator-6738-0.html
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQui Jun 24, 2010 9:45 am

joints escreveu:
Bernstein

o que tu precisas é disto:

http://www.electrexworld.co.uk/st1215l-lighting-and-ignition-stator-6738-0.html

O da HM é diferente desse as bobines são por fora e tem um acrescento ao rotor que se mantém o original logo dá a o tal peso a cambota ... eu esta semana estou no algarve de férias, mas para a semana já te tento arranjar uma coisa dessas da HM, se conseguir e se quiseres posso te levar para a figueira.
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQui Jun 24, 2010 7:41 pm

hondaredrider escreveu:

O da HM é diferente desse as bobines são por fora e tem um acrescento ao rotor que se mantém o original logo dá a o tal peso a cambota ... eu esta semana estou no algarve de férias, mas para a semana já te tento arranjar uma coisa dessas da HM, se conseguir e se quiseres posso te levar para a figueira.

isso é que era altamente !

é que tou cada vez a ficar + confuso com isto...

fui agora mesmo a uma grande loja/stand/oficina, aqui em Leiria, perguntar pelo kit de luz

aquilo que me disseram, é que, além do rotor, tem de levar tb uma espécie de "estabilizadores" pra não fundir logo as lampadas, e que o conjunto fica em mais de 300€

Não é só a questão do dinheiro, é que fiquei com receio de tar a comprar uma coisa que não é a indicada pró que eu quero.

Por isso não encomendei

encomendei só umas proteções de radiadores da Cross-pro, e um kit de descanso lateral da TrailTech
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyQui Jun 24, 2010 11:03 pm

Eles tem razaõ seja que grupo gerador que coloques tem sempre que levar um ractificador para que o excesso de intencidade naõ queime as lampadas E GAZ TÒNIC
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySex Jun 25, 2010 9:56 pm

Luis-excelencia escreveu:
Eles tem razaõ seja que grupo gerador que coloques tem sempre que levar um ractificador para que o excesso de intencidade naõ queime as lampadas E GAZ TÒNIC

Sim claro caro Luis ...

O Kit da HM trás isso tudo, ligação para stop´s a frente e atrás, comutadores de luz e buzina .... Very Happy ou seja vinha com a instalação completa era só montar !!!

Para a semana já vejo se o Oliveira tem lá algum que queira vender e digo alguma coisa.
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySex Jun 25, 2010 10:51 pm

ok, fico a aguardar
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySex Jun 25, 2010 10:57 pm

Sim hondaredrider eu tive uma CRE de2004 e na realidade trasia todo o material electrico assim como descanço lateral que era uma mer,,,e tambem uma carnagem frontal E GAZ TÒNIC
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySáb Jun 26, 2010 8:19 am

Já comprei a cremalheira de 48 dentes

Comprei esta:

http://sunstar-mc.com/products.aspx?cat=WorksZ

eu nc tinha visto uma cremalheira assim

mas o vendedor fez-me o preço de uma normal (cerca de 30€)


E neste Link tá um teste, em que dizem mto bem dela:

http://www.easterndirt.com/?p=2734

Gostei especialmente desta frase:

" The Team R2W GNCC race KX450F when ridden by our pro tester can go through a new chain and sprocket set in one event, depending on conditions. To this point, we have had the Sunstar Works Z sprocket on the Kawasaki for 3 full events and it is still looks brand new, proving to us just how good these Sunstar Works Z sprockets are."

costumavam trocar de transmissão em cada prova, e desta vez já vão em 3 provas, e continua com aspecto de nova !


O que acham, fico com ela ?

eu inda não a desembrulhei, ptt tenho hipotese de a trocar
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySáb Jun 26, 2010 12:49 pm

camarada a nivel de cremalheiras quando tiver oportunidade meta uma supersprox e dps diga algo.
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySáb Jun 26, 2010 1:31 pm

Isso é uma cremalheira de aço... Nunca experimentei nem conheço ninguém que ja tenha usado uma.
Mas sendo isso de aço,bem mais duro que as de alumínio, não vai estragar mais a corrente, ter um desgaste maior???

Eu normalmente quando mudo a cremalheira mudo também o pinhão de ataque e normalmente a corrente também...
O desgaste destes 3 componentes costuma ser igual!
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptySáb Jun 26, 2010 2:13 pm

sim, eu tb qd mudo a transmissão mudo sempre o kit completo: corrente, cremalheira e pinhão

só que agora ainda ando a tentar encontrar a relação de transmissão correcta pra mim

qd a encontrar, depois no futuro passarei a mudar novamente o kit completo


Falando em cremalheira de aço, uns amigos aqui há pouco tempo, puseram nas Bergs deles cremalheiras nos 2 materiais: aço e aluminio

o corpo em aluminio pra ser + leve, e os dentes em aço pra ser + resistente

são bem + caras, (acho que custam o dobro das normais), mas eles dizem que vale pena

são a dourada e azul desta pagina:

http://www.husaberg.com/Parts.25.0.html?subcategory=&cHash=bf72bed254&category=2010


Esta Sunstar que eu comprei ontem, inda não rebentei a embalagem

posso troca-la, mas tava a pensar ficar com ela, pois nos testes dizem bem dela

e parece que a Sunstar, (que eu nc tinha ouvido falar), é só o maior fabricante mundial de cremalheiras...

se tiver as qualidades que falam:

" Works Z sprockets weigh up to 50% less than standard steel sprockets, can be up to 4 times more durable, and have 1.2 times the lateral strength of aluminum sprockets."

ah, e no teste dizem que custa 100 Dls, (nos States)
eu dei 30€, até me pareceu bom negócio...


EDIT:
encontrei esta pagina do ThumperTalk em que dizem mto bem dela:

http://www.thumpertalk.com/forum/archive/index.php/t-512222.html


EDIT 2:
fui tb ver a Supersprox que o amigo alfagt elogiou:

http://www.supersproxusa.com/our_products_stealth.php

http://www.mitasbrasil.com.br/supersprox.html

têm tb as tais cremalheiras com corpo em aluminio e dentes em aço


Em relação à questão se o aço estraga a corrente + depressa, eles dizem:

"Will a steel sprocket damage my chain?
Kind of stupid sounding question, but there's a lot of misinformation out there. So, think about bearings for example. They`re steel on steel and that works pretty well. Steel on steel is the best combination. So when someone tells you different, you should ask if they only sell aluminium. We guarantee our sprockets. If they don't do what we claim, you can have your money back."
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyDom Jun 27, 2010 11:12 pm

Ontem à noite montei a cremalheira 48

agora está com 14 / 48

como sou um despistado, só depois de dar uma volta é que reparei que tinham sobrado peças...

neste caso, uma peça metálica el "L" que fica debaixo do protector do pinhão de ataque

depois de a montar, vi que, como o pinhão é maior, a corrente roça muito ligeiramente nessa peça

passo-lhe um esmeril, pra não haver contacto nenhum ?


Hoje à tarde montei uma proteção em aluminio no escape

mas já tou como diz um tipo no Thumpertalk:
depois de 2 h de wrestling, a unica coisa que consegui foi um bocado de aluminio torcido...

acho que cumpre a função, mas de aspecto... ficou uma bela cagada...

tenho que ver noutras motas como estão as abraçadeiras...
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MensagemAssunto: Re: Amansar CR 250 de 2001   Amansar CR 250 de 2001 EmptyDom Jul 11, 2010 3:32 am

Quanto mais pesado for o volante mágnético mais lenta é a subida de rotação.
Quanto mais comprida a ponteira menos disparo a mota tem , a turbine core da fmf é uma boa ponteira por ex.
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