enduroportugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum Português sobre Enduro (Visita www.enduroportugal.com.pt)
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrarHusqvarna 125 cr  Botaof12
 

 Husqvarna 125 cr

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Giovanni0
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/02/2023
Idade : 30

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptyQua Fev 22, 2023 3:15 pm

Boas ! Sou novo por estas bandas e precisava de ajuda de quem já percebe disto ! Very Happy
Ora bem , comprei uma husqvarna 125 a 2 tempos do ano 2013, é uma cr e estou a muda-la para uma wr.
Tive um pequeno problema com ela , o pistão agarrou , riscou cilindro , ganhou folgas, biela, rolamentos.. e pronto , levou material todo novo!

tenho duas duvidas .. umas delas é se realmente é difícil encontrar peças para este modelo em especifico ou se foi simplesmente o mecânico a dar-me a volta.
Pois ainda dei uma bela nota só por cilindro ( de origem ).

e, gostava que me aconselhassem a melhor forma de lhe fazer a rodagem e cuidados a ter para não ter o azar de acontecer o mesmo!


Obrigado e boas curvas.
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptyQui Fev 23, 2023 10:09 pm

Husqvarna 2013 embora o nome seja o mesmo, não tem nada a ver com a Husqvarna atual, por isso seja mais difícil e por consequência mais caro material de desgaste para essas motas.
Quanto a rodagem que aconselho fazer o mais importante é a mistura de óleo gasolina, nunca menos de 3% nas utilizações do motor, e nunca andar muito tempo seguido de forma a não deixar aquecer e demasia, inclusive aconselho por cada 30 minutos parar 5.
Outra coisa importante é o regime do motor e posição do punho. No regime é nunca andar com o motor em muito baixas rotações em esforço principalmente subidas e nunca andar em muito altas rotações nem que seja com o punho pouco aberto. O punho deve andar entre 1/8 a 1/4. Portanto isto diria nas primeiras duas horas de uso. Depois progressivamente pode-se aumentar o nível de esforço mas manter os 3%.
Outros cuidados para que haja garantias que o motor não volte a gripar... vela do motor usar a indicada pelo fabricante, carburação bem ajustada (pela cor da vela que no ideal é castanha clara no cento e preta bassa nas bordas) e a qualidade do óleo. Num uso que não seja competição não justifica usar óleos muito caros mas também não usar os muito baratos, aconselho o Motul 710. outo cuidado a ter é com o filtro do ar, usar sempre limpo e com lubrificante próprio, principalmente se a mota andar fora de estrada.

Jofico e Giovanni0 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Giovanni0
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/02/2023
Idade : 30

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptyDom Fev 26, 2023 1:49 pm


"Husqvarna 2013 embora o nome seja o mesmo, não tem nada a ver com a Husqvarna atual". Não fazia a mínima ideia , pode-me explicar o porquê?

em relação á rodagem , todos esses cuidados, basta tê-los durante os dois primeiros depósitos ?

Desde já ,agradeço por toda a informação !

Um abraço.


Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptyDom Fev 26, 2023 2:01 pm

Posso...foi comprada pela toda poderosa KTM em 2014 a BMW, que por sua vez comprou a marca em 2011. portanto a KTM comprou basicamente o nome deixando dessa forma de parte a responsabilidade de garantir peças de reposição para os modelos antigos.
As motas que eram Husqvarna passaram a deixar de ser produzidas e a KTM começou a aplicar as suas montagens do grupo.
Neste momento a Husqvarna antiga, está na posse da SWM que só usa as versões 4t. As 2t deixaram de ser produzidas logo em 2014.
Neste momento, peças de reposição estão a cargo das marcas ditas de concorrência, e no caso das 4t acho que a SWM ainda as produz por estarem a utilizar as ultimas versões.
Sim os cuidados devem ser tidos no primeiros depósitos após a reparação, eu diria 2.

Giovanni0 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Giovanni0
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/02/2023
Idade : 30

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptyDom Fev 26, 2023 3:14 pm

Depois dessa explicação ,agora as coisas fazem mais sentido e questiono-me se realmente fiz bom negócio .
Posto isto, sendo que as de 2t deixaram de ser produzidas, como o caso este modelo, será que isso um dia irá valoriza-la ou pelo contrário?! Ou, só me vai dar mais dores de cabeça por causa das peças !?
não é por nada mas dei à volta de 600€ por um cilindro da marca, só cilindro , já o piston foi da concorrência .. Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptyDom Fev 26, 2023 7:43 pm

Se compras-te essa mota para lhe dar muito uso no monte, poderás começar a ter problemas em arranjar peças, tais como plásticos e outros pormenores.
Quando dizes que deste 600€ por um cilindro, sim é um pouco caro contudo é uma peças que quase sempre tem de ser original. Contudo ficas a saber que poderias ter mandado arranjar o cilindro estragado...em Espanha existem algumas empresas que o fazem, em Portugal não. Para as encontrar basta pesquisar na net, normalmente esse tipo de reparação para uma 125 fica por volta dos 200€. Só tens de enviar o cilindro velho com o pistão novo e já está. Pelo que tenho visto fica impecável. Nunca caias é na asneira de meter camisa de "ferro" o motor nunca mais fica o mesmo, aquece mais e tem maior desgaste.

Giovanni0 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Giovanni0
Piloto de fim-de-semana
Piloto de fim-de-semana



Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/02/2023
Idade : 30

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptySex Mar 17, 2023 11:32 am

Sim eu estou a par disso que fazem em Espanha a nikasil , e claro que seria uma boa opção mas neste caso , comprar um novo , foi a única solução.
Obrigado pela info !!
Uma última questão.. estou aqui com um dilema em relação á quantidade de óleo(mistura) que devia pôr na moto ..
Tenho posto 125ml da motul 710 por 4l de gasolina , e acho que seja muito.. Alguma sugestão?
Abraço e boas curvas !!
Ir para o topo Ir para baixo
LUIS QUINTA
WEC
WEC



Mensagens : 1525
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 50
Localização : Esposende

Husqvarna 125 cr  Empty
MensagemAssunto: Re: Husqvarna 125 cr    Husqvarna 125 cr  EmptySex Mar 17, 2023 12:45 pm

Respondendo diretamente a tua questão, estás a fazer uma mistura de 3,125 % o que para fazer uma rodagem ou andar em muitas altas rotações está bom.
Para saberes sempre a quantidade certa de óleo a colocar, basta ter um medidor de líquidos e multiplicas a quantidade de gasolina que metes no deposito pela percentagem pretendida. este método é bom quando se vai a bomba e dá uma quantidade de gasolina aleatório, por exemplo colocas 4,35 litos de gasolina, e queres fazer uma mistura de 3%, 4,35x3=13,05, convertendo em mililitros dá 130,5 ml de óleo.

Jofico gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
 
Husqvarna 125 cr
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Husqvarna 449 TC/TE
» Husqvarna TE 250
» husqvarna tc 510
» husqvarna TE 450 09
» Husqvarna 610

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
enduroportugal :: Departamento Técnico :: Oficina-
Ir para: