Mudar o tensor da corrente de distribuição é uma operação delicada que convém ter um conhecimento técnico acerca do funcionamento das válvulas de um motor a 4 tempos.
Dito isto, a operação em concreto é relativamente fácil.
A primeira coisa a fazer no motor é colocar no ponto de se poder aliviar o tensor da corrente de distribuição. Para isso é preciso tirar as tampas das válvulas a tampa que dá acesso ao parafuso do volante do motor e a tampa por se vê a marca que indica o ponto do motor.
Depois de estar no ponto, já se pode desapertar o tensor, para isso temos de retirar o parafuso central que normalmente tem uma anilha de cobre. Depois deve-se aliviar a tensão com uma pequena chave de fendas e fixando a chave, aí sim podemos desapertar os parafusos laterais do tensor.
Para o montar é seguir os passos inversos, sendo importante montar o tensor aliviado de carga, só depois de apertados os parafusos laterais é que se deve largar o tensor, ( nas japonesas é assim em todas).Antes de montar o tensor é necessário verificar a junta, se estiver danificada, é melhor substituir.
Já que o motor está nesta posição e depois de o tensor estar montado, aconselho a ver a folga das válvulas e a folga da corrente na roda dentada. Está folga deve ser vista no topo da roda dentada superior e a corrente depois de ser puxada pelo topo, não dever sair dos dentes até metade, se estiver mais do que isso a corrente está gasta.
Para facilitar a coisa o melhor é pesquisar na NET e arranjar o manual técnico da mota, ( service manual).
Quanto a ferramentas uma importante é cave dinanometrica e apalpa folgas para ver a folga das válvulas. Quanto a apertos, no tensor o parafuso central é cerca de 7Nm e os laterais 10Nm, os das tampas das válvulas também 10Nm.