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 Desgaste na arvore de cames

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2 participantes
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lynks
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Mensagens : 14
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MensagemAssunto: Desgaste na arvore de cames   Desgaste na arvore de cames EmptySeg Jan 16, 2017 11:53 am

Bom dia a todos,

Tive um problema numa rmz 450 porque notava alguma falta de compressão no kick, depois de abrir reparamos que tinha um dos segmentos colado, pelo que terei de substutuir piton e segmentos.

Há uma coisa que chamou a atenção que para a qual não encontro explicações a arvore de cames mostra algum desgaste no metal como se pode ver pela foto?

Desgaste na arvore de cames 2iqhdn4

Alguém me consegue ajudar aqui, o que poderá ter provocado isto?

cumps
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LUIS QUINTA
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Mensagens : 1541
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MensagemAssunto: Re: Desgaste na arvore de cames   Desgaste na arvore de cames EmptySeg Jan 16, 2017 2:39 pm

Olá

O que provocou isso aparentemente foi falta de óleo nessa zona.
A cabeça do motor é uma zona bastante sensível aos níveis baixos no óleo. Dependendo de caso para caso basta por vezes andar no nível mínimo e num limite tipo rotações altas, lá acontece isso.
Também pode acontece de o orifício por onde o óleo passa ter ficado obstruído e dificultar a circulação do óleo por essa zona. Ainda no outro dia vi um caso de um mecânico mais descuidado ter aplicado bastante silicone numa tampa de passagem do óleo num motor de um Honda Vtec e o sistema deixou de funcionar por obstrução parcial dessa passagem.
Eu em tempos tive uma também Suzuki DR 350 e gripei uma árvore de cames exactamente como o teu caso e foi por falta de nível de óleo.
Para solucionar isso aconselho-te a passar uma lixa muito fina tipo uma 500 na árvore de cames e uma 1000 na zona de apoio. No fim aplica uma massa lubrificante para altas temperaturas e verifica bem o circuito do óleo, em todos os motores existe um parafuso que se desaperta com o motor a trabalhar, para ver se o óleo está a circular.
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lynks
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Mensagens : 14
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MensagemAssunto: Re: Desgaste na arvore de cames   Desgaste na arvore de cames EmptySeg Jan 16, 2017 2:52 pm

LUIS QUINTA escreveu:
Olá

O que provocou isso aparentemente foi falta de óleo nessa zona.
A cabeça do motor é uma zona bastante sensível aos níveis baixos no óleo. Dependendo de caso para caso basta por vezes andar no nível mínimo e num limite tipo rotações altas, lá acontece isso.
Também pode acontece de o orifício por onde o óleo passa ter ficado obstruído e dificultar a circulação do óleo por essa zona. Ainda no outro dia vi um caso de um mecânico mais descuidado ter aplicado bastante silicone numa tampa de passagem do óleo num motor de um Honda Vtec e o sistema deixou de funcionar por obstrução parcial dessa passagem.
Eu em tempos tive uma também Suzuki DR 350 e gripei uma árvore de cames exactamente como o teu caso e foi por falta de nível de óleo.
Para solucionar isso aconselho-te a passar uma lixa muito fina tipo uma 500 na árvore de cames e uma 1000 na zona de apoio. No fim aplica uma massa lubrificante para altas temperaturas e verifica bem o circuito do óleo, em todos os motores existe um parafuso que se desaperta com o motor a trabalhar, para ver se o óleo está a circular.

Muito obrigado pela tua explicação, provalmente foi isso, eu tenho bastante cuidado com o oleo mas como comprei a mota ja em segunda não sei o tratamento que levou antes, vou seguir os teus conselhos de lixar e aplicar essa massa, tenho de descobrir qual é esse parafuso para testar o circuito e verificar se está a circular oleo.

Thanks
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LUIS QUINTA
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MensagemAssunto: Re: Desgaste na arvore de cames   Desgaste na arvore de cames EmptySeg Jan 16, 2017 3:44 pm

Exactamente, isso pode estar ai a algum tempo e de certeza que descobris-te quando tiveste o problema da compressão.
Atenção que esse tratamento com lixa deve ser feito com cuidado e concentração principalmente, pois trata-se de uma intervenção que havendo descuido pode arruinar a possibilidade de recuperação barata e ai terás que investir numa mais cara...
Por acaso entretanto estive a ver um manual técnico da Suzuki RM-Z 450 2006 e não fala do tal parafuso de verificação do circuito! A minha Yamaha WR450F tem isso...mas sempre podes confirmar da seguinte forma, depois de mudar o filtro de óleo colocas o motor a trabalhar e ao fim de 3 minutos ao relanti desligas, voltas a desapertar a tampa do filtro e verifica se já está com óleo.
Verifiquei também que pelo menos na de 2006 o nível deve ser verificado com mota direita num chão nivelado, arrancar o motor frio e deixar ao relanti 3 minutos, sem acelerar, esperar 2 minutos e verificar nível desapertando o parafuso de nível. 
Muita atenção a estes procedimentos pois são fundamentais para a fiabilidade do motor.
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