Bem as trocas
de óleo de motor, até são tarefas muito fáceis
de fazer em casa, contudo que não tenha noções
de como funciona o sistema
de lubrificação da mota ou não tenha ferramentas adequadas, o melhor mesmo é entregar a quem sabe.
A tua mota tem um sistema
de lubrificação
de cárter seco. Isto quer dizer que quando o
óleo está frio encontra-se no cárter do motor, mas quando está quente encontra-se no quadro.
Como deves fazer a troca
de óleo com o motor quente, terás que desapertar o parafuso do fundo que está no tubo frontal do quadro e também o que está no cárter do lado esquerdo por debaixo do pedal das mudanças.
Aconselho-te também a trocar o filtro
de óleo, para isso tens
de tirar o três parafusos que prendem uma pequena tampa que está do lado direito do motor junto á bomba
de água.
Por precaução deves também desapertar a mangueira que aperta no tubo da frente do quadro da mota, por lá dentro tem um filtro que deve ser limpo se tiver sujidade.
Em termos
de quantidades são 1.3 L com a troca
de filtro e 1.2 L sem trocar filtro (não aconselho).
Aproveita e observa bem o filtro, caso tenha muita sujidade ou partículas douradas e
de alumínio, o melhor é desmontar o motor e ver o que precisa
de manutenção.
Estes motores são bastante robustos, atrevo-me a dizer que deve ser o 250 4 tempos
de motocross enduro mais robusto, mas quando sujeitos a maus tratos, tipo mudanças
de óleo tardias sem trocas
de filtro e usar óleos
de pouca qualidade, acabam por dar problemas.
Atenção que para colocar o
óleo é pelo parafuso (plástico) que está no lado esquerdo.
Para verificares o nível, colocas a mota a trabalhar cerca
de 3 minutos e depois
de desligar podes ver o nível na vareta no quadro.
Vou colocar um link com o manual técnico da mota em questão, lá está tudo em pormenor, bom trabalho.
https://www.yamaha-motor.eu/pt/servico/manuais-proprietario/index.aspx
Só tens
de escolher o que pretendes e fazer o download.