| Drz 400 não pega | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Dr_Lion Verde
| Assunto: Drz 400 não pega Dom Out 23, 2016 4:33 pm | |
| Boas, após uns valentes meses afastado daqui e da mota, que passo a vida na garagem, como era de esperar a mota não pega!
Obviamente que seria um problema de bateria, pus à carga, carregou e está boa, até porque já fiz os testes também com a mota ligada a um carro para despistar eventuais problemas de bateria.
-Então é assim, o motor de arranque roda, ouve-se a rodar e bem, não se arrasta nem nada.
- Tirei o depósito fora, troquei a gasolina, enchi.
-Tirei a vela fora, e meti uma vela nova, testei a ver se fazia faísca, e fez! (vela encostada ao quadro enquanto rodava a chave para a ignição.
Tudo montado no sítio, vela, depósito, etc etc, tento pegar a mota com o ar aberto e fechado (com a gasolina aberta e na reserva) e simplesmente não pega! O motor de arranque roda, a mota tem óleo, tem líquido de refrigeração até cima!
A ideia que me dá é que não chega gasolina à camara/vela, porque não se ouve nem sequer aquele barulho dela a querer pegar mas não se aguentar, parece que o motor de arranque está a fazer o motor rodar em seco!
Alguma ideia?
| |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Dom Out 23, 2016 10:07 pm | |
| Fonix já é a segunda DR-Z 400 com problema desses Já viste o sistema de arranque a quente? Já desmontas-te o carburador para ver se está entupido? normalmente isso acontece quando está muito tempo sem funcionar. | |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Qua Out 26, 2016 10:51 pm | |
| Pois, ainda não mexi no carburador, também já me lembrei disso, mas... Uma vez desmontei o carburador de uma pitbike, mas este deve ser bem mais complexo e tenho algum receio de fazer asneira... Mas logo vejo consoante o que me disserem que levam numa oficina, também é da maneira que fico a conhecer a mota.
Arranque a quente como assim? Mas se a mota não pega, estará fria digo eu.. | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
Mensagens : 1541 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 50 Localização : Esposende
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Qui Out 27, 2016 2:00 am | |
| Esse carburador na net deve ser o mais ilustrado onde explica muito bem como desmontar e montar. O arranque a quente ó gatilho que se usa quando o motor esta quente, para facilitar o arranque. Ora por isso mesmo se este estiver a funcionar mal, dificulta e muito o arranque a frio... | |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Sex Out 28, 2016 10:47 pm | |
| Esse gatilho de que falas e o "botão" que se puxa perto do carburador, do lado esquerdo da mota certo? Eu associava a abrir/fechar o ar, isso costuma avariar? | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Sáb Out 29, 2016 9:25 am | |
| O botao que está no carburador é para arrancar a frio, o gatilho é para arrancar a quente. Se por acaso este último estiver bloqueado na posição de aberto, a mota custa muito a pegar a frio. Mas o mais provável é teres que desmontar o carburador é limpar.
| |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Sáb Out 29, 2016 2:16 pm | |
| - LUIS QUINTA escreveu:
- O botao que está no carburador é para arrancar a frio, o gatilho é para arrancar a quente.
Se por acaso este último estiver bloqueado na posição de aberto, a mota custa muito a pegar a frio. Mas o mais provável é teres que desmontar o carburador é limpar.
Agora é que me deixaste de boca aberta! Não sabia da existência desse gatilho!!! Vou procurar na net onde é que isso está localizado, a ver se muda alguma coisa. Ou isso é uma peça interna? Se tiveres por aí uma foto ou video à mão onde mostre o sítio, ajudava. Estou a ver que tenho que tirar um curso sobre motas Encontrei estas duas imagens na net, será que é algum destes? | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Sáb Out 29, 2016 4:16 pm | |
| Pois...eu por acaso não tenho nem nunca tive uma DR-Z e pelas fotos a 1ª é o gatilho de arranque a frio e mostra o afinador do relanti, a 2ª foto mostra o afinador de ar/gasolina. No teu caso, ou tens um gatilho no guiador ou então deves ter um no carburador na parte de cima e deve ser vermelho, pelo menos era na WR426F, que deve ter exactamente o mesmo modelo de carburador da tua. | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Dom Out 30, 2016 11:23 am | |
| Então a DR pega ou não... | |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Seg Abr 24, 2017 6:10 pm | |
| Boas, ora bem, tenho andado um bocado ocupado e afastado, mas estou de volta.
TEnho tido pouco tempo, mas já tirei o carburador fora, quero ver se o vou abrir para inspecionar e limpar esta tarde.
Reparei noutra situação: O cabo do acelerador que vai ao carburador tem duas espias (com duas espirais). Uma delas está partida mas a outra está boa, e o roldana onde estas prendem roda apenas com uma espia.
Que mecanismo é este? O problema pode ser devido a ter uma espia partida? Ou as duas é apenas uma segurança para não se ficar a pé quando uma parte? | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Seg Abr 24, 2017 7:12 pm | |
| Esses dois cabos são um para acelerar e outro do retorno, embora não seja a causa da tua mota não pegar, ambos tem que estar em condições, ou seja nenhum deles pode estar partido para que o sistema de acelerador funcione correctamente.
| |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Seg Abr 24, 2017 10:32 pm | |
| Pois, acontece que o de retorno está partido. Vou ter que trocar, mas não sei se dá para trocar só um, ou se tenho que trocar os 2 e a peça junto do acelerador.. No entanto houve uma altura que sentia o acelerador preso (não fazia retorno) mas depois voltou a fazer, isto ainda antes de ter parado a mota já à largos meses.. Hoje surgiram outros assuntos e não consegui pegar no carburador, mas amanhã de manhã vai ter que ser mesmo. Não há por onde fugir senão acaba-se o tempo. | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Seg Abr 24, 2017 10:39 pm | |
| Esse cabo é comprado num conjunto de dois, só precisas dizer que é para uma mota japonesa com carburador keihin, custa em média 25€. | |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Ter Abr 25, 2017 12:25 pm | |
| Ok, vou comprar um cabo então, imagino que já traga a espiral e a espia tudo junto certo?
Já estive a dar uma limpeza ao carburador agora de manhã, abri a parte de cima onde tem uma tampa que parece um T visto de cima, e onde anda uma peça lá dentro que faz subir e descer a agulha, por baixo não me aventurei a abri-lo porque tem lá um bracinho que está junto ao corpo de cima e quero evitar de fazer asneirada...
Limitei-me a tirar o parafuso para o escorrer por baixo. Vamos a ver se fizeram alguma diferença os mimos. | |
|
| |
Dr_Lion Verde
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Ter Abr 25, 2017 8:08 pm | |
| Its aliiiiiiive! Pegou.... Voltei a ter mota Desde já agradeço toda a ajuda prestada. | |
|
| |
LUIS QUINTA WEC
| Assunto: Re: Drz 400 não pega Ter Abr 25, 2017 8:12 pm | |
| | |
|
| |
| Drz 400 não pega | |
|