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 QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?

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MensagemAssunto: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 12:38 am

BOAS
RESOLVI CRIAR ESTE NOVO TOPICO,POIS PARECE-ME QUE SERÁ IMPORTANTE TECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOVAS TENDENCIAS DO MUNDIAL DE ENDURO.FICOU BEM PATENTE EM FAFE QUE O LOBI DO FACILITISMO POR PARTE DOS PILOTOS ESTÁ A GANHAR FORÇA E ADEPTOS.
A NOVA GERAÇÃO E ALGUNS MAIS GASTOS ESTÃO A POR Á PROVA ORGANIZADORES E F.I.M.
AFINAL,QUANDO MONTAVA UMA PROVA DO NACIONAL E TINHA ALGUMAS CAUTELAS EM RELAÇÃO AO PERCURSO,O QUE SERIA LOGICO ERA QUE PARA O MUNDIAL AS DIFICULDADES TERIAM QUE SER SUPERIORES....BEM, PARA ALGUNS NÃO É BEM ASSIM...E FRISO BEM..."PARA ALGUNS".
A CARAVANA DO MUNDIAL ESTÁ DIVIDIDA, DE UM LADO OS TEST MAN,PILOTOS QUE ACHAM O PERCURSO UMA SECA O IDEAL ERA TER SÓ ESPECIAIS,MAS DE PUMHO ENROLADO E SEM DIFICULDADES NEM PERIGOS......TIPO MOTOCROSS.
DO OUTRO LADO E POUCO APOIADOS OS ENDURO MAN,AQUELES QUE GOSTAM DE UM PERCURSO RIJO E BOAS ESPECIAIS COM EXTREME E TUDO.
NO MEIO DESTES LOBIS APARECE O GIO SALA E AS ORGANIZAÇÕES QUE TENTAM QUE O EQUILIBRIO PERVALEÇA,ABDICANDO MUITAS VEZES DA SUA FILOSOFIA DE ENDURO.
SENTI ISTO EM FAFE,TECI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES COM RESPONSAVEIS PELA MODALIDADE,PENSO QUE CAIU EM SACO ROTO AS MARCAS ESTÃO A LANÇAR UM NOVO ENDURO,ESTANDO-SE DE ACORDO OU NÃO.
CONCORDO COM A EVOLUÇÃO DO ENDURO,MAS SEMPRE COM O ESPIRITO INICIAL....DUREZA PARA O BINOMIO PILOTO/MOTA.
SÓ UM APARTE EM 2004 ALAIN BLANCHARD DAVA UMA ENTREVISTA DIZENDO QUE O ENDURO IDEAL ERAM VOLTAS DE 20KM COM O MAXIMO DE ESPECIAIS POR VOLTA...EM 2004 AS EXTREMES NÃO ERAM OBRIGATÓRIAS....SERÁ QUE ALGUEM QUER POR ISTO EM PRATICA?
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 7:47 am

Achei que a questão surgiu naturalmente porque quando a competição evolui há mais pressões e cada vez maiores.

O tempo que se perde numa extreme caso haja algum "azar" é sempre mais do que noutras especiais, e os pilotos e equipas querem alguma estabilidade.

A maior parte dos pilotos treina velocidade e cada vez está mais rápido porém menos completo.

A origem dos pilotos de enduro é variada, há pilotos feitos no enduro, outros no motocross, outros no trial.

Perdeu-se o hábito de o percurso contar para alguma coisa, já ninguém penaliza; só em situações de avarias e quedas fortes.

Não há suficiente cobertura televisiva para toda uma prova, o que parece sobresair são quase sempre as especiais porque o andamento é mais vivo; fazendo com que o percurso sejam apenas "ligações".

Não conheço pessoalmente o Gio mas segui grande parte da sua carreira e penso que é das pessoas mais indicadas para a função que exerce actualmente. Tenho a expectativa que ele está a manter o Enduro dentro da "normalidade" dado o gosto que tem pela modalidade.


Creio que, actualmente, todas as entidades organizadoras de provas importantes nesta modalidade têm uma responsabilidade acrescida. Cada organização tem as suas influências e é natural que umas sejam mais duras q outras.

Parece-me que, por incrivel que pareça, somos todos humanos. Se existem partes do percurso muito técnicas e lentas (acho bem que existam), devem ser transitáveis em cima da moto em todas as voltas e em caso algum devem causar engarrafamentos.

Temos de tirar partido das singularidades desta modalidade, da total abrangência dela, não a especializando para coisas parecidas a motocross ou o trial. Por mim uma prova deve ser o mais equilibrada possível, para não favorecer nenhum estilo de condução, fazendo com que a classificação final preveligie o piloto mais completo e consistente.


PS: Ó MASTERGUI, porquê o caps lock sempre ligado? Nós escutamos-te, podes falar normalmente.
(é apenas por uma questão de comforto para quem lê)
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 10:57 am

WR250Z escreveu:
Achei que a questão surgiu naturalmente porque quando a competição evolui há mais pressões e cada vez maiores.

O tempo que se perde numa extreme caso haja algum "azar" é sempre mais do que noutras especiais, e os pilotos e equipas querem alguma estabilidade.

A maior parte dos pilotos treina velocidade e cada vez está mais rápido porém menos completo.

A origem dos pilotos de enduro é variada, há pilotos feitos no enduro, outros no motocross, outros no trial.

Perdeu-se o hábito de o percurso contar para alguma coisa, já ninguém penaliza; só em situações de avarias e quedas fortes.

Não há suficiente cobertura televisiva para toda uma prova, o que parece sobresair são quase sempre as especiais porque o andamento é mais vivo; fazendo com que o percurso sejam apenas "ligações".

Não conheço pessoalmente o Gio mas segui grande parte da sua carreira e penso que é das pessoas mais indicadas para a função que exerce actualmente. Tenho a expectativa que ele está a manter o Enduro dentro da "normalidade" dado o gosto que tem pela modalidade.


Creio que, actualmente, todas as entidades organizadoras de provas importantes nesta modalidade têm uma responsabilidade acrescida. Cada organização tem as suas influências e é natural que umas sejam mais duras q outras.

Parece-me que, por incrivel que pareça, somos todos humanos. Se existem partes do percurso muito técnicas e lentas (acho bem que existam), devem ser transitáveis em cima da moto em todas as voltas e em caso algum devem causar engarrafamentos.

Temos de tirar partido das singularidades desta modalidade, da total abrangência dela, não a especializando para coisas parecidas a motocross ou o trial. Por mim uma prova deve ser o mais equilibrada possível, para não favorecer nenhum estilo de condução, fazendo com que a classificação final preveligie o piloto mais completo e consistente.


PS: Ó MASTERGUI, porquê o caps lock sempre ligado? Nós escutamos-te, podes falar normalmente.
(é apenas por uma questão de comforto para quem lê)


Caro WR250Z é certo o que dizes, mas querem estabilidade para quê ? o percurso e as especiais não são iguais para todos ? o risco é o mesmo para todos... se numa volta o Ahola pode ficar preso, na outra o Cervantes pode cair lá, isso é o que acontence nas corridas ...

O lobi que se está a instalar é na minha opinião o fim de carreira no Motocrosse e ínicio no Enduro, são rápidos na especiais e no percuroso a direito, na mecÂnica levam 10 a zero de um piloto de enduro ... mas até isso já não é decisivo, pois já quase toda a gente pode fazer tudo na mota, longe vão os anos en que Tianen, Sala, Peterhansel, Sainct, Castera, Esquirol faziam a diferença na mecanica e nas ligações, na altura em que penalizavam na altura em que viamos motas no parque fechado com um pneu e uma mousse no guiador, para montar nos 10 minutos da manhã ...
Tudo isso se treina e aí também se ganhavam corridas, coisa que os pilotos de MX não estão habituados, pois só aprenderam a sentar o cú na mota, temos um exemplo disso mesmo em Portugal, o Oliveira fez toda a sua carreira no MX de 1979-1994 quando passou para o enduro treinou com força o que era mais fraco, torcar pneus, no estágio da federação seguinte já era o maior lá do sítio a trocar pneus, felizmente não precisou de treinar mecânica e porque era o dia a dia...
Hoje temos no TOP do Enduro Mundial:
Cervantes - MX, Thian-MX, Aubert-MX, Meo-MX, Bellometi-MX, Nambotin-MX etc .... de enduro puro e duro Temos o Knight, o Ahola e poucos mais ´que resistem conntra a armada dos reformados do Motocross, que na minha opinião querem mesmo é descanso, pois o treino especifico para o Enduro á antiga é muito duro, tanto ou mais que o do MX, daí o fazer cada vez mais fácil, para evitar essa parte complexa e díficil do Enduro.
Pois os tempos mudaram e as corridas também, pessoalmento considero que neste momento as corridas de mundial estão no mínimo aceitável, menos dificuldade que isto perde-se a mística, pelo menos aquela que aprendi e que idolatrei.
Não quero parecer de forma alguma um "velho do restelo", mas olhem para os primordios de há cerca de 1 centena de anos e vejam o que eles faziam...


Última edição por hondaredrider em Ter maio 11, 2010 11:05 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 11:03 am

hondaredrider assino por baixo !!

na minha opinião o enduro só precisava de um pouco mais dificuldade no percurso para haver uma diferença do piloto mx para o enduro!!
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 11:19 am

Pois Fábio ... o Problema é esse o Enduro Mundial é a colonia de férias dos pilotos reformados do MX mundial, por um lado até é bom que aconteça assim, mas pelo outro acho sinceramente que não é a modalidade que tem de se adaptar aos pilotos, é precisamnte o contrário, mas infelizmente creio que isso requer mais trabalho do que eles estão dipostos a ter ....
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 11:55 am

Excelente Hondaredrider, pouco mais haverá a dizer...

Cada vez mais a componente espectáculo/negócio é mais preponderante e vai condicionar o futuro do enduro. Infelizmente os percursos serão cada vez menos importantes e tudo se vai resumir às especiais. O Mundial vai-se tornar naquilo que antigamente existia na Trafaria: Uma especial espectáculo e nada mais.... No Mundial serão várias especiais.... Nessa altura o MCG deixará de organizar enduros e vai-se dedicar ao que ficar a substituir, seja Extremes ou algo semelhante Wink
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 12:19 pm

nfreitas escreveu:
.... Nessa altura o MCG deixará de organizar enduros e vai-se dedicar ao que ficar a substituir, seja Extremes ou algo semelhante Wink

Na minha opiniao o futuro do nosso desporto passa um bocadinho por aí!! No blog do Ahola ele diz que não quiseram fazer a extreme nocturna todos os dias e a q a XT era muito dura (blá blá blá) e que o EWC corria o risco de se tornar uma prova do XWEC!!!
Por um lado compreendo o homem, pois passaria de piloto de topo pra piloto do meio da tabela, e a função dele é fazer pressão pra que sejam ouvidas as "reclamações". A culpa é de quem cede e nao de quem pede!!!! Ja muitas vezes se disse ovelhas nao sao pro mato , e os meninos vindos do MX e que acham o enduro muito duro podem sempre voltar ao MX e ficar lá!
Por outro lado nao me faz muita confusão que o EWC dê a volta e passe a ser um "show" pró povo ver , cheia de especias e de camaras, patrocinios e o resto (no caso do SX resulta) ; pois nessa mesma altura de certeza que ja existirão novas modalidades (HardEnduro, ExtremeEnduro, etc.) que certamente serão provas pra homens!!! Os meninos ficam a brincar "na areia" porque a pedra faz ferida...
Hoje em dia ja temos N modalidades diferentes dentro do MX/Enduro.... Acaba por ser melhor assim pois assim fica cada macaco no seu galho e não há bocas do genero que se têm vindo a verificar nestes ultimos GP's de enduro. Quando isso acontecer podem sempre dizer: olha inscreve-te noutro campeonato.... cabecada festa

Abraço

P.s- o mais engraçado é que basta os patrocinios quererem.....vejam o que fez a RED Bull e a Throttle Entertainment ....XWEC... Wink


Última edição por paxx em Qui maio 13, 2010 1:10 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 12:32 pm

Mas custa ver o "nosso" ENDURO, a modalidade que sempre nos apaixonou, que nos fez amar as motos, ficar completamente desvirtuada No
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 12:38 pm

nfreitas escreveu:
Mas custa ver o "nosso" ENDURO, a modalidade que sempre nos apaixonou, que nos fez amar as motos, ficar completamente desvirtuada No

Custa e de que maneira.... Evil or Very Mad scratch Mas toda gente tem um preço (ou quase toda) .....e no final é sempre a mesma historia.... scratch

Money makes the world go round.... lol! dirt afro cabecada cabecada

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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 12:57 pm

olhem aqui aos 2m20s os meninos de hoje apanharem este filme .... ui ui ...

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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyTer maio 11, 2010 3:04 pm

Olá Mastergui, sei o que sentes!!! Uma pessoa como tu que acompanhou a evolução da modalidade, adquirindo vasta experiência tanto em participações como em organizações, é legitimo estar "preocupado" com o desfecho deste "episódio"...

Respondendo de uma forma um pouco rebelde, os verdadeiros enduristas resolveram criar as ditas provas Extreme, vocacionadas directamente para os reais "enduroman's", que resultaram muito recentamente num campeonato que terá inicio a doer, já na proxima temporada. Situação bastante confortavel para quem realmente gosta de andar a partir pedra, e que cada vez mais, atrai mais adeptos. Veja-se Erzberg; Romaniacs; Hell's Gate; etc, o mar de gente que assiste a estes eventos, que de alguma forma começam a ganhar força junto dos principais sponsor's.

A luta pela "regularidade" no estado actual do Enduro, poderá ser um principio bastante positivo, no que diz respeito á divulgação da modalidade junto do publico; especiais espectaculo, trajecto curto (20/30 Kms), são os ingredientes necessários para o Show-off da modalidade, ou seja, a rampa de lançamento da divulgação e o dar conhecimento deste desporto. Dentro deste desporto, existirão algumas modalidades satelites, que serão o campeonato Extreme; o Cross country; etc., com o mesmo intuito, que terá como ferramenta... a moto de enduro. Um pouco como o que aconteceu com o futebol, foram criados outro desportos com a "bola", existe o futebol que toda a gente conhece, para homens que não se importam de jogar á chuva e ao sol, e existe o futebol de salão, para aqueles que não gostam de ficar despenteados... Os senhores da caravana actual são os de "futebol de salão", e os bravos das extremes serão os "que toda agente conhece"...
Quem sabe se a notoriedade do campeonato Extreme não se irá sobrepor ao WEC? Quem sabe...
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptySex maio 14, 2010 9:48 am

Acho que as preocupações do Mastergui são as de todos os que, como nós, gostam de ver e andam de mota em percursos de enduro e não apenas em especiais.

Eu treinando na zona de Lagares o que mais gosto, bem como todos aqui, é de dureza e quanto mais melhor. Todos os anos aparecem trialeiras novas que no inicio só com muito eforço de braços e pernas é que consegues transpôr mas no fim da época já fazes quase sem esforço nenhum. Porque só com desafios difíceis é que conseguimos evoluir.

Quando comecei a andar de mota não se falava em extremes e chamava-se aquilo que faziamos Enduro, o que fazia antes é o que faço hoje e agora toda a gente chama a isso extreme. Eu continuo e vou continuar a chamar a isso Enduro.

Quanto ao Enduro de competição fico triste que esteja cada vez mais parecido com o motocross e se o rumo actual se mantiver vamos ter pilotos que saem do motocross num ano e são campeões de enduro no próximo. Actualmente isto aínda não se verifica porque temos percursos que massacram e extremes que fazem a diferença.

O mais engraçado nisto tudo é que os mesmos que reclamam que o enduro é muito duro vão ser os que vão perder mais pois se abolirem as extremes e tornarem o percurso mais fácil então eles em vez de terem 2 concorrentes ao título vão ter 10 pois a armada do motocross vai avançar para a conquista.

Não pensem que é a mesma coisa terem um campeonato de enduro soft e um campeonato de extreme que terem um campeonato de enduro à séria. Perde-se muita coisa no meio pois ambos vão tentar se distanciar um do outro e vão colocar as coisas nos extremos. A beleza do enduro é a combinação desse aspectos como seres rápido nas especiais e também seres bom em trialeiras, seres capaz de reparar a moto a meio do percurso, saberes mudar um pneu. Tudo isso é o enduro.

Espero que o enduro não morra e que os meus filhos possam aínda ver provas de verdadeiro enduro.
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptySáb maio 15, 2010 3:54 pm

Realmente, e infelizmente, o enduro foi tomado de assalto pelos crossmen. Mas que raio que estes gajos querem!! onde esta o velho ditado que diz que o cliente tem sempre razão... confused Pois o cliente somos nos, e se não fossemos nos, e no no caso do enduro somos clientes e operários ( estou a falar de todos os que pertenceram as organizações ao longo dos anos), os meninos iriam correr mas erra no no atletismo ou em casa do c******* Evil or Very Mad

Como tudo neste mundo o enduro esta sujeito a evolução, acho que esta foi positiva até um determinado ponto, as especiais mais rápidas por um lado vieram introduzir o show que e necessário para a divulgação da modalidade, mas por outro as XT a mecanica as ligações apertadas, duras e longas e as penalizações para quem não sabe o que é uma trialeira, são fundamentais para que o enduro continue a ser a nossa modalidade do coração.

Se efectivamente como foi dito pelo Miguel Carvalho o XWEC se vier a sobrepor ao WEC e porque o ditado realmente esta certo " O cliente tem sempre razão" . Sinceramente espero que tenha, mas não quero dizer que quero que o WEC perca valor, não espero que as grandes marcas, as FIM's e companhia e sobretudo os pilotos, abram a pestana e percebam que os enduristas de fim de semana (os que lhes pagam o salário) gostam de enduro e que o WEC se mantenha genuíno, e que os pilotos e outros que não gostam que nos deixem em paz e que vão marrar com o c****** cabecada cabecada dirt
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MensagemAssunto: Re: QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO?   QUE RUMO LEVARÁ O MUNDIAL DE ENDURO? EmptyDom maio 16, 2010 10:32 pm

Tudo isto vem aconteçendo no enduro mundial porque mais hoje a questaõ EUROS fala mais alto e quando se corria e naõ podia hesistir qualquer tipo de premios monetarios só apareçia nos enduros os verdadeiros apaixonados pela modalidade pois já sabiam de antemaõ que os precursos eram apertados e muitas vezes naõ eram ganhos nas especiais mas sim no conjunto geral e temos que levar em conta que naõ hesistiam,as suspençoes de hoje, as motas de hoje nem o material que há mas uma coisa hesistia naõ se reclamava e comentarios era no final entre pilotos isto há 30 anos e havia o espirito endurista coisa que pouco hesiste hoje com alguns meninos. E GAZ TÒNIC
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